3º Simpósio Brasileiro de Uva e Vinho realizado em Jales







A secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Jales, Sandra Gigante,  representou o Executivo Municipal  na cerimônia de abertura do 3º Simpósio Brasileiro de Uva e Vinho – Cultivo e Processamento em Regiões Tropicais, realizado na manhã da quarta-feira, dia 21, na Associação Nipo Jalesense, em Jales.
 O objetivo do evento é promover um espaço para discussão de novas pesquisas e tecnologias do setor produtivo e de processamento, estimular negócios do segmento e expor equipamentos e empresas ligadas ao setor.
A terceira edição do evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, superando o público da primeira edição que aconteceu no município de Ilha Solteira em 2000, e do segundo encontro promovido em 2008 em Jales. O simpósio, que acontece nos dias 21 e 22, é direcionado a empresários do setor de processamento, produtores, pesquisadores, estudantes, cooperativas e profissionais que atuam na área.
 A programação incluiu palestras com pesquisadores e representantes do setor produtivo de uva e seus derivados. O evento é realizado pela CATI Regional de Jales, com apoio da Unesp de Ilha Solteira e a empresa Fracaro Consultoria de Assistência.
 Entre os temas abordados estão “Panorama da Viticultura e Perspectivas”, “Cultivares utilizadas para processamento”, “Sistemas de Condução”, “Experiências na produção de vinho”, “Aproveitamento da uva para processamento”, “Legislação sobre processamento de Uva”, “Produção de suco em pequena empresa”, “Produção de óleo de uva”, “Produção de polpa de uva”, entre outros.
 A abertura do 3º Simpósio Brasileiro de Uva e Vinho contou com a presença da secretária de Agricultura, Sandra Gigante, do bispo Diocesano Dom Demétrio Valentini, do diretor da CATI, Luiz Pedrão, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales, Wilson Donda, do representante da Fracaro Consultoria de Assistência, Antonio Luiz Fracaro e da representante da Unesp, Aparecida Boliani.
 “Estou aqui hoje representando a prefeita Nice que está em Brasília juntamente com um grupo formado por representantes da sociedade civil organizada, em busca do Aeroporto Regional para Jales. A prefeita está muito feliz por este terceiro simpósio estar sendo promovido em Jales, trazendo mais informações e tecnologia para empresários, produtores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área. Além disso, um Simpósio como esse consegue alavancar a Viticultura e levar o nome de nossa cidade, que já é identificada como a ‘terra da uva’ para outros municípios do país. Ressalto que a Prefeitura está de portas abertas e à disposição, com funcionários e técnicos, capazes e preparados para contribuir com aquilo que estiver ao nosso alcance para o desenvolvimento e crescimento desse setor. Já estamos trabalhando para que, no mês de setembro, nossa Festa da Uva seja realizada e traga ainda mais novidades a todos vocês”, disse a secretária de Agricultura, Sandra Gigante

Comentários