1ª Vídeo Cirurgia realizada em Jales pelo Hospital de Câncer



Mais uma conquista para o Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III Jales, e toda a região, No dia 8 de maio, foi realizado no Centro Cirúrgico da Unidade a primeira videolaparoscopia – Retossigmoidectomia,   (retirada cirúrgica do final do intestino grosso e linfonodos contíguos), pelo Dr. Philip Edward Boggiss – médico cirurgião oncológico. Sendo a primeira realizada na cidade de Jales
Cirurgia realizada através de pequenos orifícios no abdome com auxilio de uma câmera de vídeo e instrumentos especiais, com manipulação interna, onde depois é realizado uma pequena incisão para a retirada da peça. A cirurgia consiste na retirada do segmento de intestino doente, com tempo de duração de duas horas e meia, tendo em vista uma recuperação mais rápida  com menor risco de infecção e pouco sangramento, com uma melhor visualização dos órgãos obtendo maior precisão.
Cirurgia padrão em sistema privado, sendo pouco oferecida por instituições publicas, e a 15 anos é oferecida no Hospital de Câncer de Barretos, considerado padrão ouro.
Paciente com tumor de sigmóide, se recuperou rápido tendo alta no terceiro dia pós operatório, com alimentação precoce,sem nenhuma alteração em sua rotina.
Procedimento realizado com sucesso pela equipe cirúrgica formada pelos Dr.s Philip Edwar Boggiss, Fernando Erneso Cruz Fellipe e Irina Bernardo Jacinto, Anestesista Dr. Miguel Cervantes, e Técnicas de enfermagem Elizete da Silva e Esmeralda Medina Molina.

 Por Edivaldo Mella Janasco

Comentários