A pedido do MPF, Justiça Federal determina inspeção em conjunto habitacional de São Carlos

A Justiça Federal em São Carlos concedeu tutela antecipada para que a Caixa Econômica Federal e a construtora Riwenda Negócios Imobiliários Ltda. vistoriem as unidades do conjunto habitacional São Carlos VIII. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal. O condomínio faz parte do Programa de Arrendamento Residencial da Caixa e apresenta uma série de problemas estruturais. Os responsáveis pelo empreendimento deverão verificar as falhas e providenciem os reparos.
Em outubro de 2013, o procurador da República Ronaldo Ruffo Bartolomazi havia ajuizado uma ação civil pública, na qual requeria, além de outros pontos, a tutela antecipada para a realização da inspeção. A requisição se baseou em análise técnica elaborada pela Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, que já apontava as deficiências no condomínio.
Laudo  - Técnicos da Defesa Civil estiveram no conjunto habitacional no dia 19 de março e verificaram a existência de rachaduras, infiltrações, telhas soltas, entre outros defeitos. Segundo os peritos, há riscos de alagamentos, corrosão da estrutura, entupimento e rompimento de tubulações, insalubridade devido à excessiva umidade no interior de alguns apartamentos, além de possíveis descargas elétricas em áreas de uso comum próximas a postes de energia. As constatações coincidiram com as do relatório feito pela USP

Comentários