Unijales oferece gratuitamente curso de Libras

Daniel Zilio

Como forma de ampliar a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva, a Unijales oferece, a partir do dia 5 de abril, um curso gratuito de Extensão em Libras.
Estão abertas as inscrições para o curso que será ministrado pela professora Vânia Maria Pacheco, com aulas quinzenais e aos sábados.
O curso de Extensão em Libras tem como objetivo contextualizar as Línguas de Sinais com enfoque prático na Língua brasileira de Sinais como modalidade linguística, conceitual e pedagógica. É uma forma de linguagem, que possibilita o acesso a todo tipo de informação. A utilização de Libras é necessária especialmente nos espaços educacionais, favorecendo ações de inclusão social e oferecendo possibilidades para a quebra de barreiras linguísticas entre surdos e ouvintes.
A Libras é a Linguagem utilizada pela comunidade surda e, segundo o site www.libras.org, tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. Vale ressaltar que cada país tem sua própria Língua de Sinais.
“Os movimentos que asseguram os direitos dos surdos estão ganhando cada vez mais força, mas atualmente a sociedade está carente de qualificação e informação nesse sentido. A partir do curso de Libras que a Unijales vai oferecer, será possível obter informações e até dar início a uma futura especialização junto à Instituições que atuam no ensino dessa linguagem”, afirmou a professora Vânia Pacheco.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Unijales, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 16h30 e das 19h às 22h. Mais informações pelo telefone (17)3622-1620

Comentários