Seicho-No-Ie propõe transformar o Brasil através de manifestações de Amor ao próximo

 Respeito e reverência à Vida proporcionam milhares de "revoluções" individuais, todos os anos, nos eventos realizados pela Seicho-No-Ie do Brasil (SNI/BR), dentro e fora de seus mais de 3 mil locais de reuniões. Mais de 100 mil pessoas/ano se reúnem para palestras e ações sociais, educacionais e socioambientais. Em 2014, a entidade confraterniza com a sociedade a sua fundação neste domingo, 9 de março, pela manhã, em sua sede Central, em São Paulo, e em mais de 400 sedes espalhadas pelo Brasil. A celebração ganha contornos oficiais na segunda-feira , ao de março, das 10h às 12h, na solenidade do Dia da Seicho-No-Ie, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A proposta de transformação social praticada pela Seicho-No-Ie
A partir da atuação dos milhares de voluntários do Movimento, ocorrem, entre outras benfeitorias, a queda do índice de violência e o aumento da consciência cidadã em cidades, bairros e comunidades escolares de todo o País.
"Ao contrário dos confrontos que vemos no noticiário, podemos, sim, transformar o Brasil de forma pacífica. É isso que a Seicho-No-Ie põe em prática por meio de ‘manifestações’ de Amor ao próximo", explica a Diretora-Presidente da entidade no Brasil, Preletora Marie Murakami.
Ela cita exemplos concretos: "Em Atibaia, por exemplo, onde somos mantenedores de uma creche, os índices de violência diminuíram, conforme constataram autoridades e imprensa locais, que elogiam o método educacional utilizado. Outro exemplo se dá em escola do Rio Grande do Norte, em Maracajaú. Ações socioeducativas em parceria com o Sebrae têm fomentado o desenvolvimento da localidade por meio da criação de projetos sustentáveis".
O pilar filosófico da Seicho-No-Ie
É tradição, na Seicho-No-Ie, celebrar anualmente sua data de fundação, que se deu em 1º de março de 1930, no Japão, pelo Professor Masaharu Taniguchi. Considerado por pensadores como Joseph Murphy, Fenwicke Holmes, Glenn Clark e Harvey Hadman como um "gênio espiritual" do século XX, em torno de seus escritos surgiu, espontaneamente, um movimento de estudos filosóficos e práticas religiosas baseado no encontro da felicidade pela harmonia, pensamento positivo e pela concretização de um mundo de amor mútuo e cooperação.

Momento para orar pela bênção e proteção de Deus aos jornalistas
 
Durante a programação do evento, na Assembleia, o cinegrafista Santiago Andrade será lembrado em um Minuto de Silêncio. "Elevaremos uma oração em sua memória, e também oraremos pela proteção de todos os jornalistas brasileiros na cobertura de tempos tão conturbados. Em 1973, quando o Professor Masaharu Taniguchi esteve no Brasil, abençoou os jornalistas durante entrevista coletiva que concedeu. Disse ele, na ocasião: ‘Os senhores têm a importante missão de iluminar o povo através da palavra escrita. É um trabalho sagrado, atribuído por Deus aos senhores, como mensageiros do céu’", rememora a Preletora Marie Murakami.

Comentários