Jales marca presença no XVII Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura em São Paulo


Na segunda-feira, dia 10 de março, 600 pessoas de 395 cidades do Estado participaram do XVII Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo realizado na capital paulista. A assessora de cultura da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Jales (SMECT), Ivani Franco Pereira representou a Prefeitura no encontro.
O evento teve como objetivo discutir oportunidades de parcerias entre os municípios e a Secretaria da Cultura e difundir os diversos mecanismos que podem ampliar a rede cultural local. O secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos de Araújo apresentou o balanço de 2013 e falou sobre as perspectivas da parceria entre Estados e Municípios para este ano.
A programação teve início às 8 horas com um café da manhã e, logo em seguida, aconteceu a apresentação artística encenada pelo vencedor do ProAC edital 2013. Após o pronunciamento de Marcelo Mattos Araújo, os coordenadores das unidades de cultura falaram sobre o “Protagonismo dos municípios e articulação com a Secretaria da Cultura por meio de redes e sistemas”.
Antes do almoço, o governador Geraldo Alckmin compareceu ao evento e disse que “a cultura é transformadora, porque contribui para que a sociedade avance. Os maiores parceiros que o governo estadual pode ter são os municípios. Com essa parceria a gente consegue atender o máximo possível de pessoas, levando a elas atividades culturais gratuitas, além de fomentar a atividade cultural da sociedade civil", ressaltou.
No período da tarde, após as apresentações artísticas, foram debatidos temas transversais como “Oportunidades de fomento à cultura local: ProAC ICMS, Pro AC Edital e Pontos de Cultura” e “Parcerias entre municípios: Ações em rede e espaço aberto”.
“Este encontro foi muito importante para discutirmos ações de cultura para o ano de 2014. A pasta tem sido olhada com muito carinho pela prefeita Nice e estamos conseguindo realizar importantes ações, proporcionando à população diversas atividades culturais como o Circuito SESC de Artes, Mapa Cultural Paulista, apresentações da Orquestra Municipal de Jales, diversas peças teatrais, entre outras. Tenho certeza de que poderemos fazer muito mais e esse encontro proporciona uma troca muito importante de experiência entre os representantes de mais de 390 cidades do Estado”, disse a assessora de Cultura, Ivani Franco Pereira.

 

Comentários