Fisioterapia da FEF e Santa Casa promovem campanha do Dia Mundial do Rim



 
Objetivo é alertar e informar a população sobre como evitar e reconhecer os sinais iniciais da Doença Renal
No dia 13 de março, será comemorado o Dia Mundial do Rim. Durante esta semana, o curso de Fisioterapia da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) e o Setor de Hemodiálise da Santa Casa irão realizar na cidade, a campanha lançada pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), “1 em 10. O rim envelhece assim como nós”.
Com o objetivo de orientar e alertar, a campanha tem como foco informar a população sobre os principais fatores que desencadeiam a Doença Renal Crônica (DRC). Segundo dados da SBN, a prevalência de doenças renais pode chegar a 10% da população, principalmente, em idosos, pois o risco da DRC aumenta com o envelhecimento.
Em 2013, foram realizadas na Santa Casa de Fernandópolis cerca de 24 mil sessões de hemodiálise. O procedimento é utilizado como uma das alternativas para o tratamento da Doença Renal Crônica, que é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções dos rins.
Realizada de 10 a 15 de março, a campanha em Fernandópolis contará com palestras e orientações em Unidades Básicas de Saúde, escolas, no campus da FEF e também na Praça da Matriz.
"Há vários anos, o curso de Fisioterapia da FEF e o Setor de Hemodiálise da Santa Casa de Fernandópolis participam dessa campanha, levando para a população informações sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC), bem como, distribuição de material informativo e educativo em eventos em vários locais em Fernandópolis e região. A participação dos discentes na Campanha favorece o processo de ensino aprendizagem, através da integração extra sala na promoção de saúde”, explica Luciana Marques Barros, coordenadora do curso de Fisioterapia.

 

Comentários