Diocese de Barretos é uma joia preciosa escondida pra muitos, diz Dom Edmilson durante missa que marcou sua despedida




“Deixo a diocese de Barretos com o coração agradecido a Deus por tudo aquilo que Ele me proporcionou através de vocês que são povo de Deus: clero, as comunidades, todos os movimentos, todas as expressões e todos os carismas. Já disse várias vezes nas entrevistas (á imprensa) que aqui eu vivi as primícias do meu ministério episcopal e isso a gente não esquece, leva no coração com um aprendizado”. Essas foram palavras de Dom Edmilson Amador Caetano que se despediu da Igreja Particular de Barretos ontem (12), pois assumirá como quarto bispo a Igreja Particular de Guarulhos no próximo domingo (16).
A missa em ação de graças pelo ministério episcopal de Dom Edmilson na Diocese de Barretos (quase seis anos), na Catedral Divino Espírito Santo, contou com a presença de centena de fiéis que queriam celebrar o Senhor na Eucaristia com aquele que foi o quinto bispo diocesano, em seus últimos momentos como administrador diocesano.
A celebração foi concelebrada pelo bispo da Diocese de São José do Rio Preto (SP), Dom Tomé Ferreira da Silva, pelo administrador diocesano da Diocese de Guarulhos, padre Antonio Bosco, o clero da Diocese de Barretos e representantes do clero diocesano de São José do Rio Preto e Guarulhos. Dom Tomé disse, no final da celebração, que o povo de Deus da Diocese de Barretos pode contar com as suas humildes preces para que Deus preveja o mais rápido possível um novo bispo para essa diocese. “E também rezamos para que aquele que for escolhido como administrador diocesano possa conduzir o povo de Deus, nessa fase de vacância, com serenidade assegurando a tranquilidade necessária para bem viver a sua fé”, ressaltou.
O padre Silvio Aguilar, representante dos presbíteros do clero da diocese, agradeceu a Dom Edmilson, em nome de todos os padres, por toda a dedicação pastoral que ele teve, por toda a ação evangelizador que realizou nessa Igreja Particular de Barretos. “O senhor nos ensinou muitas coisas, principalmente a amar uns aos outros assim como Cristo também nos ensinou”, disse o sacerdote finalizando a homenagem que teve a entrega de um anel como símbolo de unidade fraterna entre ele e a Diocese de Barretos.
A jovem Tayná Abrão, em nome do Setor Juventude, também prestou uma homenagem ao prelado, e foi lida uma mensagem do padre Deusmar Jesus da Silva que atualmente é assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados da CNBB, e não pôde participar da celebração.
Em suas palavras finais, Dom Edmilson disse que deixou escrito no livro do tombo da diocese que “a Diocese de Barretos é uma joia preciosa escondida pra muitos, incrustada no norte do estado de São Paulo onde as pessoas se lembram de Festa do Peão, ou algo parecido, mas que na realidade tem um povo que deseja buscar a Deus e tem a disponibilidade e a alegria de servir o Senhor e que quer se converter”. Finalizou o bispo pedindo que o acompanhem com orações, que é o que vai precisar, já que sabe que vai para um desafio, pois na Diocese de Guarulhos há quatro vezes mais pessoas que em toda a Diocese de Barretos (composta por 13 municípios).
“Espero estar aqui presente na posse do novo bispo, muito obrigado, e que Deus abençoe a todos”, finalizou o bispo eleito da Diocese de Guarulhos.
A posse de Dom Edmilson como quarto bispo diocesano de Guarulhos será no domingo (16), às 15h, no Ginásio de Esportes Thomeuzão, em Guarulhos. A Rede Vida de Televisão transmitirá ao vivo a celebração.
Após a posse, o padre José Roberto Alves Santana, o de maior idade entre os seis sacerdotes do Colégio de Consultores, convocará o Colégio para a escolha do presbítero que será o administrador diocesano até a posse do novo bispo diocesano. Não há previsão de quando será eleito um novo bispo para a Diocese de Barretos. A Diocese de São José dos Campos (SP), por exemplo, está vacante desde abril do ano passado com a transferência de Dom Moacir Silva, como arcebispo de Ribeirão Preto (SP).
Fotos: Milton Figueiredo

Comentários