Sebrae-SP apóia formação de rede cooperativista na região


Com o objetivo de unir forças para alcançar melhores resultados, as cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Jales, Santa Fé do Sul e Votuporanga estão formando uma rede cooperativista. A primeira reunião deste ano foi promovida na última semana na sede do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga. Novos encontros serão realizados com especialistas no assunto. Durante a atividade, o grupo fará um Termo de Adesão à rede, para que juridicamente esteja formalizado.

"Em outubro tivemos o nosso primeiro encontro, tendo como fruto dessa reunião a ideia de formar uma rede entre as cooperativas. Com a formação da rede, há a possibilidade de conquistarmos, futuramente, convênios com o governo, além de muitos outros benefícios que o trabalho em grupo pode fornecer, tendo em vista que uma lei sobre o assunto entrará em vigor ainda este ano", destacou Edgard Batista, membro da Ecoação (Associação Primavera de Defesa do Meio Ambiente e Ação Social) e idealizador da rede.

A rede inicialmente conta com as cooperativas Coopersol, Coopervinte e Coopersul e está em processo de formação. "Essa união permitirá que as cooperativas captem recursos e desenvolvam projetos, por exemplo, já que estarão associados à Ocesp - Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo –, órgão que contribui com os trabalhos das associadas", destacou a consultora de projetos do Sebrae-SP, Evelise Galbe.

Rosângela Mazonas Fonseca, presidente da Coopersol, lembra ainda que "desta maneira, as cooperativas conseguirão agregar valor, força de trabalho, além de alcançar muitas outras conquistas e aumentar o poder de negociações".

Sebrae-SP
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga está, desde outubro do ano passado, contribuindo com as cooperativas para a criação e formalização da rede.

"Serão muitos os benefícios que as Cooperativas alcançarão com a rede. Quando várias se juntam, o trabalho gera melhores resultados e todo o sistema consegue ficar ainda mais forte", afirmou Luciano Solimar Impastaro, Gerente Interino do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga. 

Outras cooperativas também poderão participar do grupo, como lembra Elias Ghiotto, da Coopervinte. "Assim que estiver formalizada, outras poderão integrar o grupo. Serão vários os benefícios, já que futuros projetos do governo, por exemplo, devem auxiliar aquelas que estiverem inseridas em uma rede, como esta que estamos formando".

Comentários