Prefeitura participa de evento em comemoração aos 109 anos do Rotary Internacional

O Rotary Club Jales Grandes Lagos e o Rotary Club de Jales realizaram neste sábado, dia 22, na Praça João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré), evento para comemorar os 109 anos de fundação do Rotary Internacional e a Prefeitura participou através das secretarias municipais de Saúde e de Esportes, Cultura e Turismo com diversas atividades.
O Serviço Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAI/CTA) vinculado a Secretaria de Saúde realizou 51 testes de hepatite C, sífilis e HIV, além de distribuir gratuitamente preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e squeeze personalizado do programa de DST/AIDS. Uma unidade móvel do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também esteve presente na Praça, para atender eventuais emergências.
A secretária de saúde Nilva Rodrigues ressaltou a importância das ações voltadas para a conscientização e prevenção. "Sabemos que a prevenção é a melhor forma para evitar um tratamento médico, seja ele qual for, por isso realizamos esses testes e distribuímos preservativos, como também orientamos as pessoas as melhores maneiras de se prevenirem", disse Nilva.
A coordenadora do SAI/CTA Vanessa Ferreira Martins Aparício destacou a realização do teste rápido. "Com esses testes, as pessoas podem saber a real situação de sua saúde quanto à hepatite C, sífilis e HIV, e também se prevenirem dessas doenças", disse ela. Durante o evento, houve apresentações culturais programadas pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo. As crianças do Ponto de Cultura do Lar Transitório São Francisco de Assis através do Projeto Corpo e Mente apresentaram três danças, que foram aplaudidas e elogiadas pelos presentes. O Ponto de Cultura Resgatando e Valorizando a Cultura Sertaneja se apresentou com o Coral de Violeiros e os integrantes da academia de dança New Corpus se apresentaram e encantaram o público.
Para encerrar a festa, o músico e poeta jalesense, André Gandolfo, interpretou canções do repertório da MPB (música popular brasileira), como Chico Buarque, Tom Jobim, Nando Reis e Los Hermanos. A assessora de Cultura Ivani Franco ressaltou a participação das atrações culturais afirmando que "as apresentações contribuíram ainda mais para a festa, que é voltada para atender a população, proporcionando momentos de lazer e descontração".
O ROTARY– Em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago - EUA, o advogado Paul P. Harris formou uma das primeiras organizações de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, como um lugar onde profissionais com conhecimentos distintos poderiam trocar ideias e fazer amizades significativas e duradouras. O nome Rotary surgiu da prática inicial de fazer um rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado. Atualmente a organização está presente em quase todas as nações do planeta e conta com 1,2 milhão de associados, além de ser membro permanente da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Vaticano e a Cruz Vermelha – únicas organizações que não são países a que participam da Assembleia Geral.

Comentários