Nice e Gilbertão viabilizam vinda de carreta do "Via Rápida Emprego" para curso em Jales

 
A prefeita Nice Mistilides Silva se reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Jales, Gilberto Alexandre de Moraes, na terça-feira, 28 de janeiro, para discutirem a vinda da carreta do Via Rápida Emprego para Jales. Com o objetivo de capacitar profissionalmente trabalhadores da área de mecânica de automóveis, a unidade móvel deve ficar no município no mês de fevereiro deste ano.

O curso de manutenção automotiva que será ministrado na carreta tem a certificação do Centro Paula Souza em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e visa capacitar trabalhadores de oficinas mecânicas ou interessados em obter uma qualificação. O profissional pode realizar diagnóstico, manutenção e instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos, além de avaliar e buscar melhorias quanto à emissão de gases poluentes e às condições gerais de funcionamento e segurança do veículo, podendo atuar em oficinas mecânicas, locadoras de veículos, retificadoras de motores e sistema de transmissão, transportadoras e frotistas, indústrias e distribuidoras de autopeças, concessionárias, centros automotivos e centros de Inspeção Veicular.

A prefeita Nice ressaltou a importância da qualificação profissional oferecida pela carreta do Via Rápida Emprego ao dizer que "esse curso é muito bem-vindo em nossa cidade, pois temos aqui várias oficinas mecânicas e pessoas interessadas nos serviços oferecidos". Nice também destacou a parceria com o presidente da Câmara Gilbertão, e afirmou "que vamos trabalhar juntos para beneficiar a população de nossa cidade".

No começo de 2013, Nice fez questão de buscar pessoalmente três cursos do Via Rápida para a cidade, na secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.  Foram oferecidos ao longo do ano os cursos de Técnicas de Vendas, Rotinas Financeiras e Rotinas de Escritório.

A unidade móvel deve ser instalada em local de fácil acesso, ainda a ser definido, para beneficiar os interessados de todas as regiões da cidade que desejam a qualificação profissional. A Prefeitura disponibilizará toda a infraestrutura necessária para a realização do curso. A carreta é equipada com computadores, ar-condicionados, kit de direção hidráulica, bancadas de teste elétrico e muitos outros equipamentos. As inscrições devem ser abertas na próxima semana.

Carretas – Viajando por todo o Estado desde 2011, as unidades móveis do Programa Via Rápida Emprego já visitaram mais de 40 municípios paulistas. As carretas do Via Rápida, como são conhecidas, levam os cursos do Programa em um formato inovador que une a mobilidade das unidades com um espaço de ensino que integra os conhecimentos teóricos e práticos dos diversos cursos oferecidos. Tudo em ambientes que simulam diversas situações que serão encontradas pelos participantes em suas rotinas de trabalho.

Comentários