Colaboradores da Santa Casa passam por capacitação




Todos os meses, colaboradores da Santa Casa de Fernandópolis participam de uma reciclagem e capacitação envolvendo temas atuais. O objetivo é diminuir falhas durante o atendimento ao paciente e também proporcionar uma educação continuada àqueles que trabalham no hospital.
Ao longo do ano, o NEP (Núcleo de Educação Permanente) da Santa Casa define 12 temas para serem trabalhados com os colaboradores. Esse número, no entanto, pode aumentar conforme a necessidade dos cursos e também de acordo com as novidades que forem surgindo na área de Saúde.
Durante essa semana, por exemplo, colaboradores de todos os setores participam de cursos de manhã e à tarde sobre os cuidados e manuseio com equipamentos de alto custo. Eles estão aprendendo a manusear os dois eletrocardiógrafos de 12 canais, de R$ 4 mil cada um, que foram adquiridos recentemente. O aparelho é usado para realizar o exame eletrocardiograma, que diagnostica arritmias do coração ou até mesmo infartos.
“A reeducação é bom para o colaborador, que vai se aperfeiçoar em diversos temas, além de ser bom para o paciente, que também passa a contar com um atendimento mais eficaz”, conta Aparecida Eliane Reis, gerente do setor de Enfermagem da Santa Casa de Fernandópolis.
Segundo ela, os treinamentos realizados no hospital são aplicados por outros colaboradores e até mesmo especialistas no assunto. Os cursos duram, em média, 20 minutos e são aplicados por turmas compostas por cerca de 30 pessoas.
TEMAS
Entre os 12 temas que serão abordados em 2014 estão: atendimento em parada cardíaca e respiratória, sistematização da assistência de enfermagem, boas práticas e técnicas de higiene e conservação hospitalar, cuidados e preparos na administração de medicamentos, entre outros.

Comentários