Alunos de Moçambique aprimoram conhecimentos na FMB

 
Estudantes estão inseridos em um estágio
vinculado ao Departamento de Clínica Médica
Até o dia 20 de março a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebe a visita de dois alunos de Moçambique inseridos em um estágio vinculado ao Departamento de Clínica Médica. Ana João Matsimbe - que cursa o 4° ano de Enfermagem – e Buanansa Juma  - aluno do 4º ano de Anatomia Patológica fazem parte do Programa de Incentivo à Formação Científica para Estudantes de Angola e Moçambique, ligado a CAPES.

Ana João e Buanansa, que foram selecionados pela FMB em razão do seu bom desempenho acadêmico, estudam no Instituto Superior de Ciências da Saúde na cidade de Maputo. Eles estão sendo acompanhados pelos professores Katashi Okoshi e Marina Politi Okoshi.

O objetivo do programa é trazer estudantes moçambicanos para estagiar no Brasil durante seu período de férias, nas mais diversas áreas e em várias instituições. A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e Instituto de Biociências (IBB), ambos do câmpus da Unesp em Botucatu, também receberam intercambistas pelo mesmo programa.

A moçambicana Ana João diz estar bastante satisfeita com a experiência, já que os laboratórios da FMB tem uma tecnologia que não pode ser encontrada em seu país. "Pretendo aprender muito nessa estrutura avançada e depois levar esse conhecimento para Moçambique", afirma.

Segundo Buanansa, há muito em comum entre sua área de atuação – citopatologia - em Moçambique e as atividades que tem desenvolvido em Botucatu. "Muito do conteúdo que tenho visto em minha universidade agora tenho a oportunidade de colocar em prática nos laboratórios da FMB. O contato prático é muito mais importante que a teoria", observa.

Os estudantes admitem ter vontade de retornar ao Brasil para cursar pós-graduação, desde que consigam bolsas de estudo. Eles são unânimes ao avaliar que a receptividade dos alunos da Unesp tem sido uma grata surpresa durante sua estadia no Brasil. "Se alguém me disser que os brasileiros tratam mal as pessoas, não vou acreditar", garante.
Leandro Rocha/ Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB/Unesp


Comentários