Promoção Social e Casa de Apoio ao Migrante promovem palestra sobre “população em situação de rua”


 
A Prefeitura de Jales, através da secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social e a Casa de Apoio ao Migrante, promoveu na manhã dessa terça-feira, 14 de janeiro, uma palestra com a temática "Condicionalidades com População em Situação de Rua". O evento aconteceu das 8 às 12 horas no IPASM – Instituto Municipal de Previdência Social de Jales.

Com o objetivo de expor experiências e iniciativas de sucesso que garantam acesso às políticas públicas para pessoas em situação de rua, o evento contou com palestra ministrada pelo psicólogo Alexandre dos Santos.

Durante o encontro, os participantes trocaram experiências e foram envolvidos em uma dinâmica em grupo que visou oferecer as pessoas uma resposta as necessidades lúdicas escassas de cada um, tanto na vida pessoal, como em diversos ambientes. A dinâmica além de integrar o grupo em um lado descontraído e crítico, facilitou despertar o autoconhecimento e a observação de características comportamentais que todos lidam na vida como: controle emocional, trabalho em equipe, criatividade,  tolerância, pressão, frustração, flexibilidade, argumentação, participação, e valores pessoais.

A secretária de Promoção Social, Maria José Leite, que mencionou a importância de atender a população que se encontra em situação de rua, muitas vezes em função da desigualdade social e falta de incentivo para se desenvolverem na vida. "É através de eventos como esse que podemos compartilhar experiências e temos a oportunidade de trabalhar as mais variadas situações que lidamos no dia a dia".

Participaram da palestra a coordenadora da Casa de Apoio ao Migrante, Sirlei Barrientos Marcelino e integrantes, e representantes das ESF’s Municipais, CREAS, Promoção Social, Paróquia Santo Antônio, Pastoral da Sobriedade Catedral, Santa Casa de Misericórdia de Jales, Pastoral da Sobriedade São José Operário e Núcleo Central de Saúde.


Comentários