FOLHAGERAL

 
"A sabedoria começa na reflexão".
Sócrates
 
 
Esta semana a turma do botequim da vila foi pródiga e recheada de comentários dados os fatos ocorridos pelas mudanças no trânsito. Uma parte gostou imensamente das mudanças mas acreditam que a Polícia Militar deve exercer uma fiscalização rigorosa principalmente nos cruzamentos com semáforo para evitar o abuso de motoqueiros e motoristas apressadinhos que invadem faixas.
A turma do contra, acredita que tudo isso não passa firula e que logo, logo não se verá tubos bloqueando os espaços nas ilhas e que foi uma forma encontrada para dar satisfação à população que reclamava do caos que está o trânsito da cidade.
A decisão do Conselho Municipal de Trânsito a pedido da Polícia Militar em autorizar mudanças necessárias para agilizar o tráfego de veículos vem recebendo elogios apesar dos contras que só veem o que lhes interessa.
Falando sobre as mudanças no trânsito local, o 1º tenente Alex Tominaga, da 2ª Cia de Polícia Militar de Jales, enfatizou em uma entrevista divulgada pela Secretaria Municipal de Comunicação, que foi deliberado durante a reunião do Conselho Municipal de Trânsito que "as mudanças efetuadas, caso não mostrem bons resultados, podem ser suspensas ou que novas alterações sejam feitas visando melhorar o fluxo de veículos e a redução de acidentes". Nesse caso deduz-se, que se alguém questionar que está errado as mudanças, chuta-se o balde. Tanto que cresce o boato que tudo voltará ao normal.
Como já se fala que estaria sendo preparado um abaixo-assinado junto aos comerciantes para colocar fim a essas mudanças. O trânsito jalesense é caótico. É necessário pensar no município como um todo.
Para mostrar que as mudanças vieram para ficar independentemente da chiaderia ou não, a Prefeitura deve ir tomando a iniciativa de colocar guias, sarjetas e a calçada nos trechos das ilhas bloqueados para manter a estética urbana.
Há muito o trânsito jalesense precisa sofrer modificações. Na gestão do então prefeito Parini, a Secretaria Municipal de Planejamento e Trânsito segundo se comentou, teria solicitado através de uma empresa um estudo para mudanças no trânsito, que não sabe se foi realizado. Inclusive, falou-se que ficaria proibido para quem desce o viaduto Antonio Amaro na avenida João Amadeu, entrar à esquerda, na rua 14. Local perigoso.
Corre a boca pequena que, com o bloqueio do espaço na ilha da avenida João Amadeu entre as ruas 19 e 17, a retirada do semáforo seria uma opção para atender alguns comerciantes insatisfeitos. Com o semáforo, acidentes na esquina da rua 17 com a avenida diminuiram em 99,99%.
Um local que a Polícia Militar não apresentou como passível de acidentes é muito lembrado pelos motoristas, está localizado na avenida João Amadeu cruzando com a marginal antes do viaduto José Carlos Guisso na rodovia Euclides da Cunha. Como consideram que a rua 3 entre a avenida e a rua 14 deve ser mão única, sentido bairro e o trecho da avenida entre a rua 3 e a rua 1, a ilha deve ser estendida até o alinhamento da guia e sarjeta da rua 1 para não haver favorecimento e melhorar para quem trafega no sentido bairro. Ali o movimento veículo é muito.
Um petebista de Vitória Brasil disse a este escrevinhador que os correligionários do ex-prefeito Eliseu Alves da Costa estão exultantes com a possibilidade dele vir a disputar o pleito de 2.016. Perguntado a respeito, Eliseu não confirma mas também não desmente. Apenas sorriu.
Lá no botequim da vila as raposas políticas estão certas que a vaga de Secretário Municipal da Administração está sendo reservada para o ex-presidente do PSDB jalesense Carlos Roberto Cardoso da Silva, mas segundo se ouve, Nice esteve sondando outros nomes para o cargo.
Mas também aventou-se a possibilidade do atual Chefe de Gabinete do Poder Executivo Roberto Timpurim ser designado para a Secretaria Municipal de Administração
 
 

Comentários