Páginas

sábado, 9 de novembro de 2013

Inscrições abertas para a IV Copa Natal de Futsal em Urânia

Estarão abertas as inscrições no período de 11 a 25 de novembro para a IV Copa Natal de Futsal - Urânia 2013. Na abertura da Copa serão inauguradas as novas dependências da quadra poliesportiva da EMEI Pìnguinho de Gente.
Os interessados devem procurar o Departamento de Esportes e falar com José Rocha ou pelos telefones 3643 33512 ou 99752-9124. Só podem se inscrever para a Copa, jogadores residentes no município de Urânia.
A IV Copa Natal de Futsal, será realizada no período de 3 a 20 de dezembro, O certame conta com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Urânia.

Urânia adquire ônibus acessível por emenda do deputado Paulo Maluf



A frota municipal de Urânia ganhou mais um ônibus escolar acessível (foto), graças a uma emenda ao orçamento da União apresentada pelo deputado federal Paulo Maluf (PP) no valor de R$ 196.500,00, cujos recursos foram liberados através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pelo Programa "Caminho da Escola", do Ministério da Educação (MEC),
Esse novo ônibus, foi adquirido devido à adesão da Prefeitura de Urânia ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, no qual assumiu a responsabilidade de executar o Plano de Ações Articuladas (PAR).
Os alunos do ensino fundamental que residem na zona rural e estudam na sede do município, terão melhor atendimento em transporte.
Falando sobre mais essa conquista em seu governo, o prefeito Airton Saracuza agradeceu o apoio do deputado federal Paulo Maluf que "foi através de uma emenda parlamentar sua que adquirimos mais esse ônibus escolar para o transporte de alunos. Só tenho que agradecer ao deputado Maluf pelo apoio que sempre nos deu e à nossa cidade".
Caminho da Escola
– Criado em 2007, o programa Caminho da Escola tem por objetivo renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
O programa consiste na aquisição de veículos zero-quilômetro, padronizados para o transporte escolar, a preços reduzidos, e o aumento da transparência nessas aquisições.

Prefeitura de Santa Fé do Sul adquire máquina para escrita em Braille



Com o objetivo de promover maior acessibilidade aos alunos com deficiência visual da Rede Municipal de Ensino, o Governo da Estância Turística de Santa Fé do Sul por meio da secretaria Municipal de Educação adquiriu com recursos próprios uma máquina para escrita em Braille no valor de R$ 2.800.
A Educação Municipal já prepara profissionais para atender alunos com deficiência visual, capacitando professores de alfabetização no Sistema Braille e agora adquiriu esta máquina para que o aluno cego seja alfabetizado.
"O Sistema Braille constitui-se num instrumento fundamental para a eficácia do desenvolvimento intelectual do indivíduo cego, uma ferramenta de grande importância para o processo de ensino e aprendizado desses alunos. Na realidade, é um recurso de acessibilidade para a escrita e leitura, que garante uma melhor condição para a inclusão", disse a secretária de Educação Marilza de Almeida Marques.

Governo Federal promove reunião em Jales para pactuar adesão ao Pronatec



Pactuar os cursos e vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecido nos municípios para atender os beneficiários do cadastro único e proporcionar a inclusão produtiva será o objetivo de reunião a ser realizada na quarta-feira, 13 de novembro, eem Jales com a presença de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS).
A reunião é uma oportunidade para que as instituições ofertantes das vagas e os municípios participantes tirem suas dúvidas acerca do Pronatec, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria.
Vão estar presentes, segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, 35 municípios da região. O evento acontece na sede da Associação Comercial e Industrial de Jales das 8 às 17 horas. e é organizado pela Prefeitura de Jales
Em recente viagem a Brasília, Nice destacou que o município está de portas abertas para o MDS. "Quando fui buscar mais informações sobre o Pronatec para o nosso município tivemos essa grata surpresa de sermos contemplados como sede deste importante evento. A vinda do programa além de beneficiar a comunidade de Jales com os cursos, também vai oferecer qualificação profissional para que os cidadãos possam entrar no mercado de trabalho", afirmou a prefeita.
O Pronatec é uma ação de formação profissional voltada para beneficiários de programas de transferência de renda, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada. O objetivo do programa é ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho dos beneficiários de programas federais de transferência de renda por meio do incremento da formação e qualificação profissional.

Inédita no país, medida irá beneficiar proprietários rurais



Na quinta-feira, 7 de novembro, o secretário de estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, o presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb, Otavio Okano e o presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), Flauzilino Araújo dos Santos, assinaram, com a anuência da Corregedoria Geral de Justiça, no Fórum João Mendes, um acordo de cooperação técnica para sistematizar e disponibilizar informações de propriedades rurais paulistas e viabilizar a inscrição do número do SiCAR-SP (Sistema de Cadastro Ambiental Rural) nas matrículas dos imóveis.
O acordo permitirá, por exemplo, que para viabilizar alterações no registro de matrículas seja suficiente apenas averbação do número do SiCAR-SP. A cooperação permitirá, ainda, que as informações sejam compartilhadas por um sistema integrado: será possível tanto a Secretaria do Meio Ambiente como a Cetesb acompanhar os ritos legais, quanto à ARISP verificar a adequação ambiental das propriedades rurais inscritas no SiCAR-SP.
Segundo informações da Assessoria de Imprensa da secretaria estadual do Meio Ambiente, a assinatura do termo põe fim à paralisação das retificações de área rural em diversos Registros de Imóveis do Estado de São Paulo e ainda será possível desvencilhar os procedimentos retificatórios dos proprietários rurais que querem cumprir suas obrigações quanto à Reserva Legal, às Áreas de Proteção Permanente (APPs) e outras encargos ecológicos e encontram barreiras formais

Edinho visita novo procurador-chefe do Ministério Público Federal de São Paulo



O deputado estadual e presidente do PT paulista, Edinho Silva, exaltou hoje o trabalho do Ministério Público para o fortalecimento da democracia. Ele se reuniu na manhã desta quarta-feira, 7 de novembro, com o novo procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, dr. Pedro Barbosa Pereira Neto. Participaram também da reunião os procuradores dr. Osvaldo Capelari Júnior e a drª Mônica Nicida Garcia, e o Assessor Jurídico do mandato, Ernesto Gomes Esteves Neto.
De acordo com Edinho, a visita foi de cortesia e teve como objetivo desejar êxito ao dr. Pedro Barbosa Pereira Neto à frente do Ministério Público Federal em São Paulo e região. "Penso ser extremamente importante e saudável esse diálogo institucional entre o Legislativo e o Ministério Público", disse. "O MP é um instrumento importante para o fortalecimento da democracia. Auxilia muito no desenvolvimento das políticas públicas, no resguardo da segurança pública e na proteção dos direitos coletivos", continuou.
Enquanto prefeito, Edinho trabalhou para instalação de uma sede do Ministério Público Federal em Araraquara por entender a atividade fundamental exercida pelo órgão. "Dr. Osvaldo Capelari foi o primeiro procurador", lembrou Edinho.

Corredor Bibi, é primeiro na prova pedestre em Ilha Solteira





Foi realiza no domingo, 3 de novembro, em Ilha Solteira, a 1ª Prova Pedestre e Caminhada da da Saúde. Prova que contou com participação varios corredores de toda região. Percurso com 4 km de caminhada e 4 e 8 km de corrida.
Os jalesenses corredores de rua estiveram presentes representando Jales e mais uma vez colocoram o nome da cidade no lugar mais alto do pódio.
Na prova corrida de 4 km, o atleta jalesense João Carlos da Silva do Santos(BIBI) conquistou primeiro lugar no classificação geral. Participaram também da prova Vagner Aredes e ALexandre Fermino do Santos.
Na prova de 8 km, Carlos Pereira de Rezende, o Neneinha, ficou em 2º lugar na sua categoria, João Alves Martins (Dãozim) obteve 4º lugar na sua categoria e Antonio Gasques Lopes (Ratinho) foi o 7ºcolocado na sua categoria.

CEI começa apurar irregularidades na licitaçãoe qualidade do material utilizado nos uniformes

Os vereadores Jesus Martins Batista (DEM), André Viotto (PSD) e Rivail Rodrigues Junior (PSB), respectivamente presidente, vice-presidente e relator da Comissão Especial de Inquérito -CEI dos Uniformes Escolares, se reuniram na segunda-feira, 4 de novembro para iníciar os trabalhos.
A CEI irá apurar possíveis irregularidades na licitação e compra dos uniformes escolares para alunos da rede municipal de ensino neste ano de 2013, especialmente no que diz respeito à modalidade do certame licitatório; critérios técnicos de classificação do material utilizado; valores pagos; empresas que participaram do certame e da confecção e qualidade do material entregue.
A Comissão foi constituída após apresentação de requerimento na sessão ordinária de 23 de setembro, assinado pelos vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Rivail Rodrigues Junior, Claudir Aranda da Silva, Sérgio Yoshimi Nishimoto e Tiago Abra.
O requerimento foi apresentado após o recebimento pelos vereadores de diversas denúncias devido ao alto valor pago à empresa vencedora da licitação e também discorrem acerca do material com que foram confeccionados os uniformes escolares.
Na reunião da segunda-feira, os membros da CEI começaram a analisar os documentos pertinentes ao certame licitatório. Segundo os vereadores "ocorreram reclamações de pais e alunos sobre a qualidade do uniforme escolar entregue, com peças apresentando defeitos ou descosturando com facilidade".
Desta feita, todo o processo, desde o certame até a entrega do material, será investigado pelos vereadores que compõem a Comissão.

Aconteceu em Jales

Quando se ouve uma notícia de que alguém encontrou uma mala de dinheiro e devolveu ao dono, a reação imediata de muitos é dizer: "que idiota!". Mas isto não se aplica à todos, felizmente.
Estes fatos geralmente são noticiados na TV, o que nos leva a crer que são próprios dos grandes centros urbanos, onde pessoas anônimas, humildes e honestas, não se deixam apaixonar por algo tão valioso, ou por não conhecerem o poder aquisitivo daquele tesouro, ou simplesmente porque estão bem assim. Ledo engano! Nem isto apenas acontece nas grandes cidades e nem somente nelas existem pessoas de boa índole, sejam pobres ou ricos, abastados ou desprovidos de qualquer sorte. No interior, também se encontra estes seres especiais que nos surpreendem com gestos de honestidade.
Foi o que aconteceu na última quarta-feira, quando um ilustre desconhecido devolveu um aparelho celular que talvez, não tenha a possibilidade de possuir um igual. Para um jovem trabalhador, da sua idade e posses, um Sansung última geração é um sonho! É só trocar o "chip" que custa muito pouco, e pronto. Mas para o honesto, passar dias procurando o dono do aparelho, perder algumas horas do seu preciso tempo, não querer para si o que tem chance de devolver, é muito mais valioso. Esta atitude pode causar um certo espanto, pois afinal de contas, é apenas um jovem cheio de sonhos, porém, para quem preza os verdadeiros valores e os transmite, admira-se em ver que vale à pena investir nos nossos filhos e educandos, pois herdam de nós tudo o que somos e vivemos, e um dia, provarão ao mundo que aprenderam a lição: "Prejuízo, a gente põe no próprio bolso, não dá à ninguém".
Tiago já não é um ilustre desconhecido, mas um amigo à quem que queremos conservar , agradecer e parabenizar por este gesto tão incomum nos dias de hoje.

Marco Antonio Marques, esposa Ângela e o filho Rafael

Vencedores do Concurso de Redação recebem o prêmio nesta quinta-feira




Os delegados de polícia Altair Ramos Leon e Charles Wiston de Oliveira, Seccional de Polícia de Jales, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales – ACIJ, nesta quinta-feira, 7 de novembro, foram recebidos pela prefeita Nice Mistilides, para juntos entregarem os prêmios aos vencedores do Concurso de Redação em alusão à Campanha Educativa de Trânsito realizada no final do mês de setembro.
A XI edição da campanha teve como tema "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito – efeitos, responsabilidade e escolhas" e foi realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Polícia Civil e ACIJ.
A programação incluiu a distribuição de panfletos, folhetos, mensagens através de emissoras de rádio, exibição de vídeos com as cinco principais causas de acidentes de trânsito e o concurso de redação que envolveu alunos da rede municipal de ensino.
As alunas Sophia Batista Pizziguini, aluna da professora Vanelí, da Escola Municipal Professora Elza Pirro Viana, e Beatriz Santana da Cruz, aluna da professora Greicieli, da E.M. Professor João Carlos Andreo Avelhaneda, foram as vencedoras e ganharam uma bicicleta, cada.
"É de fundamental importância apoiar a realização de campanhas educativas que consigam diminuir drasticamente o número de acidentes no trânsito. Temos que dar um basta em acidentes causados pelo uso de álcool e drogas e, educando nossas crianças e jovens, teremos cidadãos responsáveis no futuro"., disse a prefeita
Também participaram da entrega dos prêmios a secretária de Educação, Simone Aranda, a chefe de gabinete da pasta, Fabiana Barbosa, a diretora da E.M. João Arnaldo Andreo Avelhaneda, Fabrícia Moreira de Souza e a professora Greicieli, a diretora da E.M. Professora Elza Pirro Viana, Ivana Scatena, além dos pais e familiares das alunas.

Eu sou o que visto

como a roupa influencia na personalidade das pessoas

*Por María Julia Costa

Ao falarmos em roupas e personalidade estamos falando de assuntos intrinsecamente ligados, que desencadeiam na formação de um estilo pessoal. Além do aspecto individual na escolha de um estilo, há também a influência do ambiente externo: sociedade, família, trabalho, clima e, sem sombra de dúvida, a cultura do país que vivemos. Sendo assim, dar a devida atenção na hora de fazermos compras resultará na construção da nossa identidade pessoal.
Você já viu que, quando uma mulher tem um evento, ela corre para o guarda-roupa e solta o famoso bordão: "Eu não tenho nada pra vestir!"? Pela minha experiência, observo que a falta de planejamento anterior ao momento da compra, leva a escolhas precipitadas e inadequadas de roupas que acabam em desuso.
Faça diferente! Primeiramente, reflita para identificar o seu estilo. Pense no seu dia a dia, nos ambientes que você mais frequenta, quais as roupas que mais se repetem e qual característica você mais preza: conforto, sensualidade, exuberância, entre outros. O conjunto dessas informações dará pistas sobre o seu estilo.Veja algumas dicas:
- Se você se sente bem com peças sensuais é bem provável que o seu estilo seja sexy/exibicionista. Mas isso não quer dizer que você é vulgar, apenas que gosta de valorizar o seu belo corpo.
- Você preza pelo conforto acima de qualquer coisa? Então, o seu estilo é esportivo/casual. Você não sai por aí com roupas de academia, mas prioriza peças com tecidos e modelagens que ofereçam conforto e praticidade. Nada que incomode ou que tenha que ficar ajeitando toda hora.
A escolha de determinado estilo é de dentro pra fora, é a sua personalidade sendo exteriorizada por meio de suas roupas. O que pode acontecer é que uma pessoa, por diversos fatores, usa roupas com as quais na verdade ela não se identifica e passa uma imagem diferente da que ela acredita ter. Essa imagem exterior reflete de maneira inconsciente na percepção que as pessoas têm de alguém, mas que acaba por influenciar na formação da identidade e imagem pessoal.
O prejuízo de uma pessoa passar a imagem errada é passível de conserto, mas requer um trabalho bem maior do que quando já se acerta logo de cara.
O que significa acertar na hora de se vestir?
É uma combinação de peças que valorizem o seu biotipo, passem a imagem que você tem de si mesmo e valorizem os melhores aspectos da sua personalidade em qualquer situação: profissional ou pessoal. E isso requer dedicação.
Acertar na hora de se vestir é saber que o estilo muda, afinal de contas, a vida muda, as rotinas, as prioridades, a condição financeira e, por vezes, até a personalidade. Agora, errado mesmo é não fazer nada pela sua imagem, pois ela não tem preço.
*María Julia Costa é consultora de estilo e imagem pessoal desde 2009, sendo formada em Imagem Pessoal, em São Paulo e Imagem Pública e Política, em Buenos Aires (Argentina). É formada em Coach, pela Sociedade Latino Americana de Coach, em CoolHunter, pela Universidade de Palermo (Argentina), Eneagrama, pelo Instituto Eneagrama, tem MBA em Marketing e é bacharel em Turismo.
Para completar a formação, fez curso de maquiagem profissional também em Buenos Aires. (www.mariajuliacosta.com.br).

Semana Interdisciplinar e de Pedagogia encerram o ciclo de Semanas Acadêmicas da Unijales








Os cursos de graduação da Unijales são complementados com as Semanas Acadêmicas que tem como objetivo integrar os alunos nas diversas áreas do curso, mostrar a importância e a diversidade dos temas expostos, além de divulgar a vasta experiência dos palestrantes que se apresentam.
Assim os cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Estética e Cosmética da Unijales, coordenados pelos respectivos professores, Luiz Arruda, Luciana Ribeiro Ramos, Bruno Rubinho Toniolli e Adriana Lourenção Valério, realizaram a Semana Acadêmica Interdisciplinar.
As atividades foram realizadas entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, com palestras ministradas por conceituados profissionais, minicursos e aulas práticas em todas as áreas de conhecimento. Toda a programação foi realizada na Unidade Central da Unijales. A festa de confraternização aconteceu no Sato Buffet, na sexta-feira, dia 1 de novembro, com a presença dos alunos, professores, coordenadores e palestrantes.
O curso de Pedagogia, coordenado pela professora Maria Angélica Mistilides Polízio também realizou a Semana Acadêmica. As palestras, oficinas e minicursos aconteceram na semana seguinte, entre os dias 4 e 8 de novembro.
Na abertura, a peça teatral, "Um pequeno animal selvagem", da Companhia de Teatro, Os Cogitadores foi apresentada para os alunos.
No dia 5, terça-feira, foi ministrada uma palestra com o tema "Por que eu", com o Psicólogo Washington Pissuto. Em seguida a academia News Corpus participou com uma apresentação de dança.
A programação da Semana Acadêmica de Pedagogia seguiu com um Sarau Cultural, Exposições, Oficinas e uma Palestra Interativa.

Rodeio beneficente em prol a SantaCasa de Urânia acontece em dezembro



A dupla George Henrique e Rodrigo vão se
apresentar na sexta-feira, 13 de dezembro
Os trabalhos de organização e preparação do Rodeio Saúde de Urânia estão em ritmo acelerado. O evento que é totalmente em prol a Santa Casa do município já está com tudo definido, dias do evento, shows, boate e valores das entradas.
O Rodeio Saúde promete ser uma grande festa, criado com o objetivo de ajudar a Santa Casa de Urânia com as contas no final do ano, o evento também visa virar tradição no município. Marcado para acontecer de 12 a de 14 de dezembro no Recinto de Exposições "Wanderlei Gelonez", este evento será realizado com o empenho de todos os vereadores, da própria Santa Casa, amigos da Santa Casa e com o apoio da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal.
Os shows definidos são: na quinta 12, Maurício e Luciano que cantam os sucessos "Arroxa", "Vamo Ferve", "Aô Buteco", "Movimento Louco" e o mais novo "Na Pegada". Já na sexta, 13, quem se apresenta é George Henrique e Rodrigo, que cantam uma das músicas mais pedidas em todas as rádios do Brasil, "Conto até dez", além de outros sucessos, como: "Quando amanhece", "Receita de amar" e "E agora". Quem encerra o evento no sábado, 14, é a dupla Ivis e Carraro, "Daquele modelo", "Danada vem que vem", "Vem fazer o pam pam pam" e outros sucessos vão balançar a galera no ultimo dia de festa. O rodeio em touros será narrado pelos locutores, Adauto Severo, Luciano de Oliveira e André de Brito.
Os permanentes da festa podem ser adquiridos nos pontos de vendas em Jales, na Banca do Edu e no Clube do Garfo, e em Urânia, na Dellary Modas e no Serv Festas do André, no valor de R$ 40,00. As mesas com 4 lugares estão sendo vendidas pelo fone: (17) 9 9763 9292 com Natália Quatrina no valor de R$ 250,00 e lembrando que quem compra a mesa ganha uma entrada de estacionamento. A boate oficial da festa é Boteko Itinerante

Acadepol realizou curso EAD sobre crimes eletrônicos em São Paulo



A Academia de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo realizou curso de crimes eletrônicos pelo sistema de Ensino a Distância – EAD.
Na oportunidade, o professor Higor Vinicius Nogueira Jorge ministrou aulas sobre a investigação de crimes cibernéticos, as principais ameaças que envolvem a utilização de dispositivos de informática e os procedimentos para o uso seguro destes dispositivos.
Segundo o diretor da Academia de Polícia, Mário Leite de Barros Filho, o Ensino a Distância representa a democratização da educação na Polícia Civil, na medida em que proporciona acesso à informação e ao conhecimento a todos os integrantes da Polícia Judiciária paulista.
O professor Vagner Bertoli, que foi o âncora do curso, disse que o curso foi um sucesso, tendo os policiais civis de todo o Estado participado com perguntas a respeito do assunto, demonstrando que o tema é instigante e que o palestrante domina o assunto com maestria.
O curso contou com a participação de policiais civis que acompanharam as aulas na Academia de Polícia e nos Núcleos de Ensino da Acadepol espalhados por todo o Estado de São Paulo.

Noite de Pizzas


Depois do grande sucesso com o evento Rodízio de Pizzas, a Associação Espírita "Chico Xavier" promove neste sábado, 9 de novembro, das 20 às 22 horas, o evento beneficente denominado "Noite de Pizzas".
Serão servidos vários tipos de pizzas, tais como: Atum, Frango com Catupiry, Mussarela, Portuguesa e Quatro Queijos.
Cada convite para essa sensacional "Noite de Pizzas" custa apenas R$ 17, e pode ser adquirido com os dirigentes e ou colaboradores para com a instituição. Reserve logo o seu.
Toda a renda auferida com o evento é revertida em prol às famílias carentes assistidas pela instituição. A sede da Associação Espírita "Chico Xavier" fica à rua Goiás, 4.336, jardim Paulista.
Estamos aguardando você e sua família.

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
MARCOS ANTONIO FRANCISCO e LUCILENE IZIDORIO. ELE,
natural de Fernandópolis, deste Estado, nascido aos 1º de setembro de 1.976, pedreiro, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Josias Francisco e de Delfina Nunes Francisco. ELA, natural de Aparecida do Taboado, Estado de Mato Grosso do Sul, nascida aos 08 de janeiro de 1.974, doméstica, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Hizidorio e de Sueli de Fatima Izidorio.
RAFAEL MIGUEL FISNACK e GLAUCIA DOS REIS SANTOS. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 23 de setembro de 1.988, autônomo, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Osvaldo Fisnack e de Célia Maria Miguel Fisnack. ELA, natural de Pereira Barreto, deste Estado, nascida aos 07 de abril de 1.983, escriturária, solteira, residente e domiciliada em Itapura, deste Estado, filha de Aparecido dos Santos e de Lucia Magri dos Reis Santos. Cópia para ser afixada no Oficial de Registro Civil de Itapura – SP, onde reside a contraente.
LUIZ GUILHERME GOUVEIA FLORIANO e LUDIENI CLAUDIA DE ALMEIDA. ELE,
natural de Fernandópolis, deste Estado, nascido aos 06 de abril de 1.983, vendedor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Ailton Floriano e de Regina Dalva Gouveia. ELA, natural de Fernandópolis, deste Estado, nascida aos 23 de agosto de 1.985, secretária, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Jair Augustinho de Almeida e de Maria Aparecida Loquete de Almeida.
JAIMIRO LESSA DE SOUZA e ELVIRA ROSSI. ELE,
natural de General Salgado, deste Estado, nascido aos 13 de março de 1.954, aposentado, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Francisco Lessa de Souza e de Julia Maria Lessa. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 1º de março de 1.966, do lar, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Rossi e de Maria Boni Rossi.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

Deputado Itamar Borges reivindica em prol de Fernandópolis

O deputado Itamar Borges, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, participou nesta segunda-feira, 4 de novembro, de uma audiência com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional Julio Semeghini para tratar de melhorias para Fernandópolis.
Borges fez gestão pela viabilização da segunda etapa da obra de canalização do córrego que se estende da Cohab Vereador Antonio Brandini até o viaduto que dá acesso à usina hidroelétrica de Água Vermelha, na rodovia Euclides da Cunha.
A canalização do córrego é uma antiga reivindicação do presidente da Câmara de Fernandópolis e líder comunitário, Chico Arouca, que luta junto com o deputado pela conquista antes mesmo de ser eleito vereador.
Durante o encontro, o deputado Itamar Borges, que é presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos na Alesp, também falou sobre a liberação de R$ 2,5 milhões para o custeio de despesas da Santa Casa de Fernandópolis.
Segundo Itamar essa verba é essencial para a instituição, que passa por dificuldades financeiras. "A Santa Casa de Fernandópolis exerce um papel fundamental no sistema público de saúde e atende pacientes de diversas cidades da Região", afirmou Borges.
O parlamentar também reivindicou o prolongamento do asfaltamento da marginal Litério Grecco com a rodovia Percy Waldir Semeghini.. Uma antiga solicitação da população.

Prefeitura e CATI assinam convênio para recuperação de estradas na zona rural



A Prefeitura de Jales formalizou na terça-feira, 5 de novembro,a assinatura de convênio que visa a manutenção e reabilitação de estradas rurais do município.com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral para o Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II
Participaram do ato de assinatura o diretor do EDR de Jales, engenheiro agrônomo Luiz Antônio Pedrão, a secretária municipal da Agricultura, Sandra de Lima Gigante e Luiz Eucézio Parra Soares, que além de técnico agrícola é engenheiro civil e coordenou por parte da Prefeitura a elaboração do Projeto Técnico junto à UTE – Unidade Técnica de Engenharia da CATI, comandada pelo agrônomo Osmar Guimarães.
"Estou muito feliz e satisfeita com a celebração desse projeto que vai garantir ainda mais melhorias para nossas estradas rurais. Nossa secretária de Agricultura, Sandra Gigante já conseguiu cumprir 80% de nosso plano de governo e continua engajada em projetos que beneficiem nossa cidade nos setores de agricultura, pecuária, abastecimento e meio ambiente e a Prefeitura está de portas abertas para atender reivindicações e ouvir ideias que beneficiem a vida de nossos produtores rurais que utilizam as vias para escoamento de suas produções", disse a prefeita Nice.
As estradas rurais contempladas são a JAL 414 com 3 km no bairro Barra Bonita, e a JAL 377 com 3 km no bairro do Picadão , que terão recuperação nos trechos críticos. Já na estrada do Córrego do Matão, a JAL 350, com 3 quilômetros, será realizada a intervenção de manutenção.
O valor do convênio é de R$ 308.374,19, com uma contrapartida de R$ 30.837,42 por parte da Prefitura de Jales.
Segundo a secretária municipal de Agriculutra, Sandra Gigante, a assinatura deste projeto representa uma grande conquista para a população. "No início do ano quando assumi a pasta da Agricultura, descobri que havia sido assinado um convênio no ano passado, mas que faltava o projeto para a recuperação das estradas. Diante da situação, nos reunimos com nossos técnicos e este projeto agora é uma realidade", finalizou.

Portas abertas

D. Demétrio Valentini
Estamos chegando na reta final do Ano da Fé. Iniciado em 11 de outubro de 2012, ele vai se concluir oficialmente no dia 24 deste mês de novembro.
Ele foi instituído pelo Papa Emérito Bento XVI, e será concluído pelo Papa Francisco. Sua motivação principal esteve ligada ao Concílio Vaticano II. Isto explica a data do seu início, no dia em que se completavam 50 anos da abertura do Concílio.
Todo documento oficial do Vaticano é identificado por suas primeiras palavras, que geralmente são escolhidas por evocarem, de maneira especial, o assunto principal do documento.
Desta vez, as palavras escolhidas foram: "Porta Fídei", isto é: "A Porta da Fé".
Na verdade, são de uma citação bíblica. Foram palavras usadas por Barnabé e Paulo, ao voltarem da primeira excursão apostólica em terras pagãs do império romano. Traziam a "boa notícia" de que "Deus abriu aos pagãos a porta de fé" (Atos 14, 27). Na iminência de concluir este "Ano da Fé", nos damos conta que a palavra "porta" se presta bem, não só para celebrar um ano, mas para designar o novo espírito, a nova postura, o novo clima de relacionamento e de confiança, trazido para dentro da Igreja, muito além das expectativas iniciais do Ano da Fé.
Vivemos agora sob o signo da porta aberta. Se Bento XVI, com a promulgação do Ano da Fé usou as chaves de Pedro para abrir de novo a porta da fé, o Papa Francisco veio escancarar todas as portas.
De fato, a Igreja é desafiada hoje a abrir as portas, sem receio de ser invadida e perder sua identidade. Ao contrário, a Igreja se sente desafiada a acolher todos os clamores que surgem das situações concretas. A Igreja se vê na obrigação, como portadora do Evangelho, de ter para com todas as pessoas uma palavra de ânimo, de esperança, e da certeza do amor de Deus.
Esta disposição de abrir as portas pode ser facilmente identificada na decisão tomada pelo Papa Francisco, de convocar um sínodo extraordinário sobre a família, em outubro de 2014.
O interessante é perceber que já havia um sínodo sobre a família, convocado para 2015. Para que, então, um extraordinário sobre o mesmo assunto, em 2014?
Aí mora a estratégia do Papa Francisco. Este primeiro sínodo é para "escancarar as portas" dos problemas muito sérios e profundos, que atingem hoje a família.
Com esta decisão, o Papa "abre a porta" para que sejam colocadas à mesa da reflexão todas as situações, mesmo as mais complexas e difíceis.
Não como alguém que só recorda os grandes princípios, e com eles condena todos os que não os vivem em plenitude. Mas, isto sim, como alguém que escuta com atenção os problemas vividos hoje pelas famílias, e se pergunta o que pode fazer, para que continuem experimentando o amor que Deus tem para com cada pessoa, em qualquer situação que se encontre.
Assim se entende o grande elenco de questões, sobre as problemáticas mais complexas e novas, que atingem hoje a família, desde o divórcio, o casamento gay, os métodos contraceptivos, e tantas outras situações, provocadas pelas 38 perguntas do sínodo, colocadas em aberto, para todos os que quiserem expressar sua opinião.
Não é a Igreja que escolhe o "cardápio" dos problemas a serem enfrentados. Esses problemas são trazidos pela realidade. A Igreja reflete sobre eles, para entendê-los, sim, mas sobretudo para se perguntar o que pode fazer pelas pessoas que os vivem.
Ela olha a realidade, sob a luz da Boa Nova, e sob o prisma da misericórdia a ser administrada em nome de Cristo.

Tumor de testículo: tem maior incidência em homens jovens

O Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), alerta para a prevenção do câncer de testículo, que atinge os homens, principalmente, entre 15 e 35 anos, e representa 5% dos tumores urológicos.
Hereditariedade, infertilidade e síndromes genéticas são alguns dos fatores de risco atribuídos a este tipo de tumor. Homens com testículo criptorquídico (que não desceu até o escroto) também têm maior chance de desenvolver a doença.
O urologista do Centro, Claudio Murta, explica que a expectativa de cura é maior quando esse tipo de tumor é diagnosticado logo no início. "Depois de tratado, o paciente continua em acompanhamento por um período mínimo de cinco anos", ressalta.
O especialista esclarece, ainda, que na maioria dos casos o tumor cresce de forma rápida e indolor. Os sintomas se assemelham a uma infecção com dor local, aumento do tamanho do testículo e até febre. A dor está presente em 30% dos casos.
"Se o paciente sentir o aumento do testículo deve procurar o médico para confirmar o diagnóstico com a realização de ultrassom", enfatiza Murta. Outros exames também podem ser solicitados para verificar a disseminação da doença como tomografia do tórax, do abdome e da pelve, pois o tumor pode atingir gânglios nesses locais.
Autoexame do testículo
O autoexame é rápido, fácil e deve ser feito regularmente.
Ficar em pé em frente ao espelho e observar:
- Alteração de tamanho (é normal se um dos testículos for ligeiramente maior que o outro).
- Sensação de peso (parecer mais pesado do que o habitual).
- Dor na região da virilha ou no abdome inferior.
- Dor no testículo ou no escroto.
- Presença de líquido no escroto.

Em se tratando da saúde pública

Por Ana Flávia e Caroline Camargo
A Organização Mundial da Saúde aponta que estar com saúde é estar em perfeito bem estar físico, mental e psicológico. Entretanto, por que este conceito não "serve" para o Brasil? Ou se serve, por que grande parte do conteúdo só fica na teoria?
É visível e preocupante a situação em que se encontra a saúde pública no Brasil: grande parte dos serviços oferecidos é de baixa qualidade e de quantidade insuficiente para atender a todos. Nós, brasileiros, que precisamos desse serviço, esperamos horas e até dias para conseguir uma consulta, almejando receber o diagnóstico precoce e o pronto tratamento, porém a única coisa que recebemos é um chá, não aquele servido em algumas clínicas particulares, mas sim aquele bem típico em hospitais públicos: o famoso "chá de cadeira" (em cadeiras que nem existem, obrigando os enfermos a esperar de pé ou sentados no chão). Eis então que surge outra dúvida e que provavelmente fica nos "trendstopics" da cabeça de muitos brasileiros "Onde está a verba destinada para investimentos na área da saúde?".
Normalmente, a única resposta que obtemos é que não há verba suficiente, explicação que está um tanto quanto vaga e abusiva diante da inocência do brasileiro, já que sabemos que sofremos com uma das mais altas cargas tributárias do planeta; a questão é que de fato existem duas doenças: a má gestão e a corrupção, consideradas até então contagiosas e que estão matando aos poucos a saúde pública e os brasileiros, principalmente os mais pobres.
Não é novidade que há falta vontade política para resolver o problema. A população está carente e necessitando de alguém imune a essas tais doenças, alguém com um olhar diferenciado, que se preocupe e que não finja sofrer de uma "cegueira crônica" diante da falta de investimentos, equipamentos e infraestrutura, alguém com capacidade para fazer uma "reanimação cardíaca" no Sistema Único de Saúde para que o mesmo passe a atuar de forma mais imponente, oferecendo ao cidadão de forma concreta um serviço de qualidade, tanto em esfera federal, estadual ou municipal.
Dedicar a vida a uma profissão seja a de administrador público, médico ou qualquer outra, certamente trará muitas responsabilidades, que devem ser exercidas de forma que traga o melhor cumprimento do Estado Democrático de Direito.
Trazer profissionais de outras regiões ou países para "taparem" buracos no Sistema Único de Saúde não é a única solução para curar a ineficiência da saúde pública em muitas localidades, tendo em vista a falta de estrutura de hospitais, clínicas e postos de saúde, onde não se faltam apenas médicos, mas remédios, leitos, entre outros.
Uma boa administração e a consciência acerca do que é público devem pertencer a todos e podem ser um dos remédios para o tratamento das doenças do SUS e para todo o país, começando através da "desalienação" da população. Até quando aceitar corrupção vai ser comum para o seu dia a dia?
*Ana Flávia da Silva Santos: Acadêmica do curso de Administração da UFMS - Câmpus de Três Lagoas (MS). nah.flavia@hotmail.com – *Caroline Leite de Camargo: ex-professora de Direito da UFMS - Câmpus de Três Lagoas (MS), Diretora do Instituto Três Lagoas de Educação Profissional – karoll_kamargo@hotmail.com

Nice Mistilides presta depoimento à CEI da FACIPA prefeita municipal Nice Mistilides acompanhada pelo advogado Luís Fernando de Paula, prestou depoimento à Comissão Especial de Inquérito – CEI, que investiga eventuais irregularidades nas contratações, recebimentos e pagamentos da 44ª FACIP – Feira Agrícola, Comercial, Industrial e Pecuária de Jales, que deveria ter sido realizada no mês de abril.

A prefeita municipal Nice Mistilides acompanhada pelo advogado Luís Fernando de Paula, prestou depoimento à Comissão Especial de Inquérito – CEI, que investiga eventuais irregularidades nas contratações, recebimentos e pagamentos da 44ª FACIP – Feira Agrícola, Comercial, Industrial e Pecuária de Jales, que deveria ter sido realizada no mês de abril.
A Comissão é formada pelos vereadores Gilberto Alexandre de Moraes (DEM), presidente; Sérgio Yoshimi Nishimoto (PTB), vice-presidente e Luís Fernando Rosalino (PT), relator.
O depoimento da chefe do Poder Executivo jalesense é, por ora, o último a ser ouvido pelos membros da CEI. Cabe ressaltar que a oitiva da prefeita Nice foi adiada por duas vezes por solicitação da mesma.
O prazo final para encerramento da CEI da FACIP é dia 16 de novembro.

Em 2012, dívida da Prefeitura de Jales era de R$ 75 milhões


Na segunda-feira, 4 de novembro, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP, divulgou um relatório que traz uma análise sobre a Dívida Fundada e a Dívida Ativa dos municípios paulistas, relativos aos anos de 2010, 2011 e 2012, em dados fornecidos pelos próprios municípios ao Sistema Audesp e que, por ocasião da emissão de pareceres por parte da Corte de Contas, passam por devidas e oportunas correções.
Publicado no Diário Oficial do Estado, o trabalho está organizado em diversos quadros, onde se verifica a situação de cada município, individualmente e em conjunto com os da mesma região administrativa, o que proporciona, por comparações, uma classificação em rankings.
No quadro ao lado estão os 23 municípios da Região de Governo de Jales constantes do relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
De modo geral, segundo o relatório do TCESP, verifica-se o crescimento percentual da Dívida Ativa, já que a maioria dos municípios não utiliza instrumentos capazes de recuperar créditos. Em um ‘confronto de contas’, entre os valores apurados agora com os de 2004, os números apontam que a Dívida Fundada em 2012 cresceu 326% e a Dívida Ativa a um patamar de 113%.
Segundo relatório divulgado pelo TCESP, no município de Jales, a variação anual da Dívida Fundada, de 2011 no valor de R$ 39.649.168,08, passou para R$ 75.764.165,53 em 31 de dezembro de 2012, um aumento de 91,0%. A dívida ativa do município de Jales em 2012 era de R$ 10.724.411,69. O relatório do TCESP, não discrimina quais são os credores das prefeituras mas apenas a dívida total.
Segundo o relatório, o município de Vitória Brasil não aparece com dívida fundada 2, 2012.
Os 22 municípios da Região de Governo de Jales fecharam o ano de 2012 com uma dívida fundada em R$ 301.739.155, 76
Além de Jales, outros oito municípios da Região de Governo (ver quadro ao lado), também estavam devendo acima de R$ 10 milhões em 2.012, que são : São Francisco, Marinópolis, Mesópolis, Paranapuã, Rubineia, Santa Albertina, Turmalina, Santa Fé do Sul e Urânia. Juntos, estes municípios entraram o ano de 2013 devendo R$ 249.286.177,61

Demonstrativo da Dívida Fundada por município da região de Jales e por exercício,
com respectivos percentuais em relação às Receita Arrecadada e Receita Corrente Líquida.
Ano
              Dívida Fundada Total Receita Arrecadada %Dívida Fundada Receita corrente líquida
Aparecida d´Oeste
2010 7.984.775,60 11.230.854,29 71,10% 9.326.292,93 85,62%
2011 4.156.149,90 12.719.549,63 32,68% 10.733.399,14 38,72%
2012 4.310.215,72 14.100.193,79 30,57% 12.050.465,55 35,77%
Aspásia
2010 4.880.832,46 7.981.166,92 61,15% 6.912.725,59 70,61%
2011 9.590.673,18 8.833.060,88 108,58% 8.315.808,82 115,33%
2012 5.189.475,24 10.112.697,48 51,32% 9.098.821,84 57,03%
Dirce Reis
2010 3.126.474,61 8.513.933,29 36,72% 7.885.296,12 39,65%
2011 0 10.057.755,21 0,00% 9.203.053,25 0,00%
2012 4.689.796,53 11.608.138,89 40,40% 9.842.570,01 47,65%
Dolcinópolis
2010 633.725,16 8.735.724,49 7,25% 8.089.188,35 7,83%
2011 578.459,84 9.498.679,01 6,09% 8.786.433,14 6,58%
2012 236.732,89 10.830.368,56 2,19% 10.042.785,26 2,36%
Jales
2010 0 0 0
2011 39.649.168,08 82.761.599,67 47,91% 69.811.946,22 56,79%
2012 75.764.165,53 95.173.135,91 79,61% 77.478.611,29 97,79%
Marinópolis
2010 10.322.410,53 8.499.788,39 121,44% 7.330.883,85 140,81%
2011 12.868.144,73 9.916.989,94 129,76% 8.797.868,70 146,26%
2012 13.380.420,45 11.101.510,43 120,53% 9.698.463,59 137,96%
Mesópolis
2010 7.628.799,13 9.796.079,74 77,88% 8.031.100,14 94,99%
2011 8.788.165,32 10.569.297,06 83,15% 9.606.780,39 91,48%
2012 14.662.659,57 12.062.483,16 121,56% 10.592.870,53 138,42%
Nova Canaã Paulsita
2010 3.441.619,87 9.486.926,22 36,28% 8.101.756,19 42,48%
2011 4.413.785,47 10.338.527,59 42,69% 9.542.356,28 46,25%
2012 8.790.656,57 12.118.075,88 72,54% 10.554.493,20 83,29%
Palmeira d´Oeste
2010 21.480.948,12 16.309.555,79 131,71% 13.290.139,16 161,63%
2011 8.017.064,31 17.829.358,81 44,97% 14.509.590,74 55,25%
2012 8.105.974,96 20.076.962,97 40,37% 15.963.195,31 50,78%
Paranapuã
2010 8.875.693,07 10.838.332,48 81,89% 8.134.866,94 109,11%
2011 2.676.046,83 12.503.698,47 21,40% 9.830.841,77 27,22%
2012 13.710.418,77 14.165.541,42 96,79% 10.727.760,30 127,80%
Pontalinda
2010 6.886.695,02 11.428.251,96 60,26% 9.083.155,41 75,82%
2011 5.643.461,97 12.845.591,59 43,93% 10.756.822,80 52,46%
2012 5.621.626,85 15.158.725,39 37,09% 11.775.181,35 47,74%
Populina
2010 1.769.806,36 14.589.395,52 12,13% 12.434.621,04 14,23%
2011 5.539.873,14 16.188.014,47 34,22% 13.065.563,02 42,40%
2012 7.240.043,43 17.392.907,10 41,63% 14.399.299,84 50,28%
Rubineia
2010 9.260.095,74 14.880.048,41 62,23% 12.326.913,60 75,12%
2011 8.938.299,57 16.964.863,55 52,69% 14.813.529,87 60,34%
2012 10.925.007,63 19.420.752,82 56,25% 15.988.520,52 68,33%
Santa Albertina
2010 14.767.331,36 15.442.911,78 95,63% 12.108.521,04 121,96%
2011 14.767.331,36 16.159.592,10 91,38% 13.464.958,66 109,67%
2012 18.459.619,46 20.176.636,05 91,49% 16.629.666,11 111,00%
Santa Clara d´Oeste
2010 721.162,52 10.934.316,71 6,60% 9.079.258,57 7,94%
2011 886.346,70 11.889.757,11 7,45% 10.909.622,45 8,12%
2012 625.448,56 13.282.409,78 4,71% 11.311.912,08 5,53%
Santa Fé do Sul
2010 21.734.324,85 79.481.671,09 27,35% 66.432.544,30 32,72%
2011 26.729.031,96 89.601.949,89 29,83% 74.589.522,15 35,83%
2012 27.906.542,97 98.867.890,24 28,23% 82.499.607,30 33,83%
Santa Rita d´Oeste
2010 5.320.668,36 11.136.986,03 47,77% 9.477.746,59 56,14%
2011 6.543.645,33 11.971.770,13 54,66% 10.946.185,20 59,78%
2012 8.275.707,11 15.460.343,30 53,53% 12.301.742,41 67,27%
Santa Salete
2010 3.544.871,87 8.639.445,13 41,03% 7.065.396,16 50,17%
2011 4.170.135,36 9.487.894,65 43,95% 8.872.437,15 47,00%
2012 7.664.914,21 11.708.848,55 65,46% 10.024.407,83 76,46%
Santana da Ponte Pensa
2010 494.622,57 8.166.374,13 6,06% 7.271.112,09 6,80%
2011 446.319,19 9.498.859,17 4,70% 8.851.062,42 5,04%
2012 659.130,01 10.759.069,44 6,13% 9.384.799,23 7,02%
São Francisco
2010 318.030,76 9.225.402,60 3,45% 7.850.537,70 4,05%
2011 10.455.366,10 11.139.151,64 93,86% 9.200.483,09 113,64%
2012 12.785.609,91 11.987.776,95 106,66% 10.246.340,26 124,78%
Turmalina
2010 10.195.648,36 10.275.225,94 99,23% 9.558.944,16 106,66%
2011 13.402.782,86 11.142.338,86 120,29% 10.371.484,57 129,23%
2012 17.066.878,11 11.199.532,75 152,39% 10.344.414,56 164,99%
Urânia
2010 14.919.972,63 14.033.574,32 106,32% 11.560.235,44 129,06%
2011 17.654.307,73 16.743.901,69 105,44% 13.716.325,32 128,71%
2012 44.624.855,21 18.345.868,17 243,24% 15.326.854,99 291,15%
Vitória Brasil
2010 12.367,40 6.970.564,34 0,18% 6.522.270,07 0,19%
2011 0 8.188.169,45 0,00% 7.901.533,24 0,00%
2012 0 9.836.740,16 0,00% 8.628.729,74 0,00%

Parceria entre os municípios de Jales e Urânia desinterdita ponte da Barra Bonita



Os moradores do Córrego da Barra Bonita que utilizam da estrada JAL 141 podem agora trafegar com mais segurança pela ponte do bairro. Uma parceria entre as prefeituras de Jales e Urânia permitiu que o local fosse liberado em novembro depois de uma interdição há alguns meses.
Todo o trabalho feito no local foi acompanhado "in loco" pela prefeita de Jales, Nice Mistilides e o prefeito de Urânia, Francisco Airton Saracuzza, além de visitas periódicas da secretária municipal de Agricultura, Sandra Gigante, do técnico agrícola e engenheiro civil, Luiz Eucézio Parra Soares e do servidor público Maurinho "Eletricista", além de funcionários da pasta.
Em visita a estrada, Sandra informou que como não havia manutenção na ponte, com o passar do tempo a estrutura ficou comprometida provocando desequilíbrio em toda a estrutura, por isso foi necessário refazer uma nova ponte para evitar acidentes. Após a interdição, as prefeituras de Jales e Urânia se mobilizaram para fazer os reparos.
"Os trabalhos realizados envolveram o desvio das águas do córrego para que pudessem assentar nova galeria no leito do córrego. Novas proteções tiveram que ser construídas, para que pudessem diminuir a velocidade da água, com vigas de sustentação, dando estabilidade e segurança para os usuários. Os custos dos reparos realizados foram divididos entre os dois municípios em sistema de parceria, cabendo R$5.000,00 a cada um, além de mão de obra", afirmou Sandra.
Para a prefeita Nice, os trabalhos executados foram de excelente qualidade e já começaram a apresentar elogios dos produtores que trafegam pelo local. "Esta ponte é estratégica, pois encurta o caminho de Jales aos moradores dos municípios vizinhos, inclusive Paranapuã, que está muito próximo. Ela facilita também o escoamento da produção, pois este bairro se caracteriza por produzir hortifrutigranjeiros consumidos na nossa cidade e região, além de sediar o centro de pesquisa da Embrapa".
"Desde o início do ano, nossa secretaria de Agricultura tem colocado como prioridade a manutenção das estradas rurais e um cuidado maior com as pontes já existentes. É um compromisso nosso com o produtor rural que há alguns anos "aparentemente" foi esquecido", finalizou a prefeita.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

Certa vez, ao término de uma de nossas reuniões, fui abordado por um senhor alcoolizado que mastigava um pedaço de pão... Ele me disse:
Dizem que você é muito humilde... Eu vim até aqui para saber se é verdade ou se é mentira.
E tirando da boca o pão que não engolia, o estendeu para mim, falando a cambalear:
Se Chico Xavier é humilde, coma comigo este pedaço de pão...
Ante as pessoas que nos observavam, sem interferir, respondi:
Meu amigo, para mim isto não é nenhuma prova de humildade, mas não terei problemas em auxiliá-lo a comer o pão que você me oferece...
Ele saiu convencido de que eu era humilde, no entanto fiquei pensando que, se ser humilde fosse algo que dependesse de a gente engolir um pedaço de pão todo babado...
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da "Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.

Rotary Club de Jales “Grandes Lagos” faz doação à Santa Casa

O Rotary Club de Jales "Grandes Lagos" na quinta-feira, 7 de novembro, entregou uma doação para compra de sete poltronas reclináveis para o projeto "Humanização e Conforto" da Santa Casa de Jales. As poltronas serão destinadas para conforto dos acompanhantes da Maternidade e Pediatria. O projeto tem o objetivo de proporcionar maior conforto aos acompanhantes dos pacientes internados pelo SUS. A doação completou as 37 poltronas necessárias para o setor. Outras 60 já estão em uso nas Unidades I e III (SUS) devido ao apoio da comunidade que colaborou na promoção "Na Santa Casa Eu Boto Fé".

Universidade gratuita, quem paga a conta?

*Vitor Sapienza
Quando vemos as manifestações de estudantes, principalmente das universidades públicas, entendemos que não deixa de ser salutar a manifestação em si, sinônimo de que ainda existem pessoas que lutam pelo que julgam ser o seu direito. No entanto, quando vemos as invasões e a depredação do patrimônio público e privado, a nossa frase inicial começa a perder o sentido. Ou seria a constatação de que eles, os vândalos travestidos de estudantes perderam a noção do que é direito, do que é dever, do que é educação?
Assim, a primeira e a segunda frase não se completam. Nós sabemos o quanto é difícil o ingresso nas universidades públicas, consideradas as melhores e, teoricamente dotadas de melhores meios de ensino. No entanto, quando atingido o objetivo que é a vaga, geralmente depois de muito esforço, muitos estudantes não percebem a sua condição de privilegiados, é claro, um privilégio que eles conquistaram, mas que, nem por isso lhes garante o direito de destruir o patrimônio da universidade.
Quando vemos o que acontece depois que eles concluem os cursos, e o retorno pífio que muitos dos profissionais ali formados dão à sociedade que pagou por seus estudos, somos obrigados a pensar na extinção da universidade gratuita. Sei que muitos dirão, apontando os mais necessitados, que eles precisam de apoio. Mas, quantos dos tais necessitados estão matriculados nas universidades públicas? A eles sobraria a alternativa de reembolsar o Governo, depois de formados, trabalhando durante algum tempo, tanto a serviço do Estado ou em instituições mantidas por ele.
Quando o Governo coloca recursos em universidades públicas, onde a grande maioria teria condições de arcar com o pagamento das anuidades, certamente ele está cortando ou destinando menos recursos à escola pública que deveria ser a base de tudo. É evidente que dotando o ensino básico e médio com recursos necessários, investindo na base, certamente teríamos mudanças no alto da pirâmide, e os efeitos seriam facilmente percebidos, com o aumento do número de pessoas mais carentes que estariam ingressando nas universidades públicas.
A situação atual é tranquila para os que estão nas universidades públicas, e uma incógnita para aqueles que sonham com uma vaga, principalmente os mais humildes, os que não conseguiram formar uma boa base para o sucesso nos concorridos vestibulares. Todos sabem que quando o cobertor é curto, nem sempre quem tem a perna mais comprida vai sentir frio nos pés.
A nossa realidade mostra que a tranquilidade dos que conquistaram esse privilégio começa a se juntar prepotência, a arrogância e a irresponsabilidade, e em nome do direito de se reivindicar, o passo seguinte é o exagero travestido de vandalismo contra a escola, contra o comércio, ou contra a agência bancária instalada no caminho dos tais manifestantes.
Enquanto isso, aos que sempre pagam a conta, resta apenas a indignação ante o descaso, a irresponsabilidade, a impunidade. E esse clamor ainda não foi para as ruas, e se o fizer, será mais contundente que os movimentos esporádicos dos estudantes; será mais intenso porque trará, em seu bojo, a longa amargura dos tributos recolhidos, e que de maneira extremamente ingrata nunca mostram o retorno tão sonhado.
*Vitor Sapienza
é deputado estadual (PPS), ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, economista e agente fiscal de rendas aposentado. Acesse: www.vitorsapienza.com.br

Exercício democrático

Reginaldo Villazón
Em 2006, o presidente do México era Vicente Fox Quesada, do PAN (Partido da Ação Nacional), eleito com promessas democráticas. O governador do Estado do México, onde se localiza a capital do país, era Enrique Peña Nieto, do PRI (Partido Revolucionário Institucional), um advogado de 40 anos. O México vinha de um longo período de governos eleitos pelo povo, porém sob a supremacia de um partido político há mais de 50 anos.
Naquele ano, nos dias 03 e 04 de maio, nas cidades vizinhas de Texcoco de Mora e San Salvador Atenco, próximas à capital – Cidade do México –, houve confrontos violentos entre forças policiais e moradores. O povo defendia o comércio de flores fora do Mercado Municipal de Texcoco e se opunha à construção de um Aeroporto Internacional em Atenco.
No dia 03, fiscais e policiais de Texcoco impediram o comércio de flores fora do Mercado Municipal. Os comerciantes de flores pediram apoio à população de Atenco. Os grupos solidários de Atenco chegaram na companhia de ativistas da Frente dos Povos em Defesa da Terra, conhecidos pela luta contra a construção do Aeroporto Internacional em suas terras. A polícia repeliu os manifestantes e fez 84 prisioneiros. Os manifestantes reagiram, bloqueando uma rodovia e aprisionando funcionários públicos.
No dia 04, uma força de 2.515 policiais – federais e estaduais – foi posta contra os manifestantes na cidade de Atenco. O relatório de investigação da Comissão Nacional de Direitos Humanos, publicado 05 meses depois, apontou o saldo da tragédia: 207 pessoas (incluindo menores) sofreram tratamento cruel, desumano ou degradante; 145 pessoas foram presas arbitrariamente; 26 mulheres foram violentadas; 05 estrangeiros foram agredidos e expulsos do país; 02 jovens foram mortos.
Seis anos depois, após ter cumprido o mandato de governador do Estado do México, Enrique Peña Nieto (PRI) estava em campanha pela presidência do país. No dia 11 de maio de 2012, apresentou seu programa de governo numa palestra na Universidade Iberoamericana, na Cidade do México, diante de professores e estudantes. Questionado pelos estudantes sobre os acontecimentos de 2006 em Atenco, ele respondeu que utilizou a força policial para restaurar a ordem e a paz. Foi intensamente vaiado pelos estudantes e precisou da ajuda dos seus agentes de segurança para abandonar a universidade.
Seus partidários e a grande mídia mexicana minimizaram o episódio e afirmaram que não foi um ato espontâneo de estudantes, mas um ato premeditado de opositores. Em resposta, 131 estudantes divulgaram um vídeo na internet, no qual se apresentavam munidos de suas carteiras da Universidade. Dias depois, o jornal inglês The Guardian divulgou provas do envolvimento desonesto dos políticos com a grande mídia. Então, surgiu o movimento "Yo Soy 132" (eu sou o estudante 132) que se alastrou no país e no exterior.
Enrique Peña Nieto venceu as eleições com a vantagem de 6,6% sobre o segundo colocado, vantagem menor do que nas pesquisas eleitorais. Tomou posse em 01 de dezembro de 2012. Na presidência do México, ele tenta se afastar de escândalos e promover reformas estruturais no país. A onda de protestos do movimento "Yo Soy 132" valeu a pena.
Objetivamente, este caso mostra que não se faz democracia apenas com eleições, instituições e leis democráticas. O autoritarismo acontece dentro das democracias. Por isto, as manifestações políticas são necessárias. Elas não indicam crises nas democracias, mas correções de rumo nas democracias. As crises, estas existem até nas melhores democracias, quando o povo se deixa iludir pelos políticos, permanece calado e submisso.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Nice acompanha alunos em viagem a Votuporanga para conhecer novo ônibus

Os universitários e alunos que frequentam aulas de ensino técnico em Votuporanga fizeram o trajeto da viagem acompanhados por uma ilustre passageira na noite de terça-feira, dia 5 de novembro. A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice fez questão de viajar com os estudantes para inaugurar e conhecer o ônibus recém-adquirido para o transporte escolar.

O veículo foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Jales, através da Secretaria de Educação, no valor de R$ 415 mil. Segundo a secretária da pasta, Simone Aranda, o ônibus é adaptado para transporte de portadores de necessidades especiais e possui ar-condicionado, seguro e capacidade para 45 passageiros.

De acordo com o presidente do ônibus, Fabio Eduardo “é muito bom poder fazer esse trajeto confortavelmente, pois a maioria dos estudantes trabalha durante o dia e estuda a noite, e é muito cansativo ter que viajar todos os dias. Neste novo ônibus poderemos descansar um pouco até chegar à faculdade e depois na volta, com segurança e conforto”.

Para a prefeita Nice, o novo veículo vai contribuir para suprir uma demanda crescente no transporte de alunos e dar mais conforto e comodidade aos estudantes que precisam viajar todos os dias. “Durante a campanha eleitoral assumi um compromisso com a educação e estou cumprindo a promessa. Além da compra deste novo veículo que garante além de conforto, segurança, que é o mais importante, temos investido consideravelmente na educação municipal: professores vêm sendo capacitados, salas de aula com ar condicionado, seguro em todos os veículos da frota e compra de uniformes de qualidade. Nessa primeira viagem que fiz junto aos alunos, tive a oportunidade de ver de perto a resposta positiva dos estudantes e isso é gratificante”.

Os alunos disseram estar gratos pelo novo veículo, que além de confortável é equipado com ar-condicionado, luzes para poder estudar e ler durante a viagem e possuir cinto de segurança em todos os bancos, deixando-os despreocupados em relação à segurança durante o trajeto.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PRF apreende na rodovia BR-158 em MS, veículo com 850 pacotes de cigarros que seriam vendidos em Jales


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na terça-feira,5 de novembro, um carregamento de 850 pacotes de cigarros. O flagrante aconteceu na BR-158, em Três Lagoas. De acordo com a PRF, durante fiscalização de rotina, foi abordado o veículo Ford Courier, com placa de Jales (SP).
Em vistoria, foram localizados diversos pacotes de cigarro de origem paraguaia.Indagado sobre a quantidade de pacotes de cigarros, o condutor do veículo de 38 anos, informou que haviam 850 pacotes e que havia pago R$ 8.5 mil pela carga em Bataguassu. Ele contou ainda aos policiais que venderia a carga em Jales R$ 11 mil.

Descendência polonesa no Bella da Semana


Estreia neste domingo, 10 de novembro, o ensaio da modelo Dani Grzesczak no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br).

O sobrenome de origem polonesa pode até ser complicado, mas Dani gosta mesmo é das coisas simples. Aos 24 anos, a paranaense de Francisco Beltrão gosta de sair com as amigas para um happy hour e revela que beleza importante mesmo é a interior.

Para ela, homens que tentam conquistá-la devem ser gentis e carinhosos. Ah, um detalhe interessante sobre as loucuras que Dani já fez inclui uma praça pública na Itália e desejo à flor da pele. ‘Adoro a adrenalina do local proibido’, diz a loira sobre o local mais inusitado onde já transou.

É essa a ousadia implícita no ensaio que da modelo, que fotografou para as lentes de Walmor de Oliveira
( enviado por Janaína º Comunicação e Tradução - email janaina@belladasemana.com.br www.belladasemana.com.br).

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Quadrilha que explodiu caixa eletrônico em Pontalinda é ouvida em Jales

Nove homens foram presos na madrugada desta terça-feira (5) na rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), em Araçatuba, suspeitos de fazer parte de uma quadrilha especializada em roubo a caixa eletrônico. A prisão aconteceu cerca de uma hora depois de um equipamento do tipo ter sido explodido na cidade de Pontalinda, região de Jales.
Com o grupo foram apreendidos aproximadamente R$ 39 mil em dinheiro, duas armas e dois carros utilizados na ação. Os veículos têm placas de Santa Bárbara D’Oeste, na região de Campinas, e São Caetano do Sul. O delegado operacional da Polícia Civil de Jales, Sebastião Biazi, disse que a prisão foi consequência de um trabalho conjunto realizado pela corporação e a Polícia Militar do município. Segundo ele, a explosão do caixa eletrônico aconteceu por volta de 1h. Na ação, o posto de atendimento onde o equipamento funciona ficou totalmente destruído.
Uma residência ao lado e um carro que estava na garagem também foram danificados. Além disso, foi apreendido pela perícia um coquetel molotov, que foi arremessado contra a sede da PM da cidade, mas não explodiu.
Buscas
– O crime foi comunicado e imediatamente equipes das polícias civil e militar da cidade foram acionadas e saíram em patrulhamento. A informação passada era de que os bandidos teriam seguido em direção à Araçatuba pela Elyeser Montenegro Magalhães em um Honda Civic e um Astra.
Uma equipe do 2º Batalhão da PM de Araçatuba, liderada pelo tenente Carlos Henrique Rovina, seguia em direção a Santo Antônio do Aracanguá e conseguiu interceptar os dois veículos no quilômetro 49 da rodovia. Policiais do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) da Polícia Militar Rodoviária de Araçatuba também participaram da operação. Cinco dos presos estavam no Honda e os outros quatro tentaram fugir com o Astra. Neste segundo carro foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma pistola 380 e munições. A polícia conseguiu recuperar R$ 37.550 que foram furtados do banco. O restante do dinheiro estava com os bandidos.
Fuga
– Apesar de a denúncia ser de que o furto ao caixa eletrônico teria sido praticado por nove pessoas, a polícia suspeita de que outros bandidos tenham participado do crime. Durante a busca pelos ladrões, foi avistada também uma caminhonete Hyllux, que foi acompanhada pela rodovia, mas conseguiu fugir nas imediações do município de Santo Antônio do Aracanguá.
Mesmo assim os policiais de Jales seguiram em direção a Araçatuba e colaboraram com a prisão da quadrilha. Os nove presos foram levados até a Delegacia Seccional de Jales, onde foi registrado o boletim de ocorrência. Segundo o delegado, todos têm passagens pela polícia e um deles é foragido da penitenciária de Casa Branca, na região de Campinas. Eles são moradores em Santa Bárbara D’Oeste e Americana e têm idades que variam de 22 a 37 anos.
Como existe a suspeita de que os criminosos tenham participado de furtos semelhantes na região, testemunhas foram convidadas a comparecer à delegacia para fazer o reconhecimento. Após serem ouvidos, os acusados seriam encaminhados para cadeias da região de Jales. Eles serão indiciados por furto qualificado e formação de quadrilha ou bando.

Santa Casa tem comissão que minimiza riscos ao paciente


Reunião da Comissão de Segurança do Paciente acontece mensalmente e traça metas e soluções para problemas identificados (foto/Assessoria/Santa Casa)

Preocupada com a segurança do paciente, a Santa Casa de Fernandópolis implantou uma comissão que avalia os riscos que podem ocorrer durante o atendimento prestado e minimizar as falhas dentro do hospital. A intenção é capacitar colaboradores e conscientizá-los da importância, por exemplo, de evitar erros na identificação do paciente, falhas na administração de medicação, até mesmo quedas e infecção hospitalar.
O Ministério da Saúde já determinou que, em breve, todos os dados envolvendo questões de segurança do paciente de hospitais sejam encaminhados para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão vai fiscalizar os riscos e as entidades que não estiverem de acordo com as normas propostas correm o risco de ser fechadas.
"Desde fevereiro já estamos nos antecipando e trabalhando com essas questões para proporcionar aos nossos pacientes, além de uma melhor assistência, um atendimento mais humanizado voltado para sua própria segurança, para que ele não fique exposto aos riscos", contou o farmacêutico Alan Maicon de Oliveira, secretário da Comissão de Segurança do Paciente.
O grupo multiprofissional é formado por outros 23 colaboradores que se reúnem mensalmente para discutir as ocorrências e propor ações. Alunos da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) e Unicastelo, além de membros de outras instituições, também participam dos encontros para contribuir na discussão do tema.
Identificação
– Por meio de um formulário, o colaborador da Santa Casa preenche que ocorrência foi registrada durante a prestação de serviço ao paciente. A intenção é evitar problemas como feridas causadas durante a internação de um paciente que fica o tempo todo acamado, risco de flebite, risco de fuga, além de falhas na anestesia e procedimentos cirúrgicos.
"Todos os problemas apresentados pelos colaboradores, que podem vir de forma anônima, são discutidos durante as reuniões e propostas ações, que vão desde implantações de protocolos com treinamentos até mesmo palestras", disse o farmacêutico.
Além disso, se o funcionário que identificou a falha na segurança do paciente não se importar com sua identificação no formulário, ele recebe por escrito uma carta da Comissão informando que tipo de ações estão sendo tomadas para evitar novas ocorrências. Segundo Oliveira, a Comissão não tem caráter punitivo, mas apenas proporcionar um ambiente livre de perigo para os pacientes.

Dai Macedo está em 2º lugar na lista de 15 finalistas na disputa pelo Miss Bumbum Brasil 2013



A modelo Dai Macedo "Miss Bumbum Goiás" esta em 2º lugar na lista de 15 finalistas na disputa pelo título de Miss Bumbum Brasil 2013. Dai tem 25 anos, nasceu em Goiânia e mora há apenas 6 meses em São Paulo. Ela representa o estado de Goiás com 107 cm de bumbum. Sempre simpática e polêmica, Dai faz muito sucesso com os fãs nas redes sociais e é uma das favoritas do público para o prêmio.

Miss e Mister Estudantil Votuporanga é nesta sexta-feira

Concurso Miss e Mister Estudantil Votuporanga será na nova Concha Acústica "Geraldo Alves Machado"; etapa municipal será nesta sexta-feira; Este ano, Votuporanga promove as três seletivas do concurso Miss e Mister Estudantil.
Nesta sexta-feira (8/11), a cidade conhecerá os mais belos e belas jovens da etapa municipal do concurso Miss e Mister Estudantil. O desfile será promovido, às 20 horas, na nova Concha Acústica "Geraldo Alves Machado", com entrada gratuita, sob organização de Beto Ferraz e apoio da Prefeitura de Votuporanga.
"Votuporanga já é conhecida como terra de gente bonita e, durante os próximos dias, vai receber ainda mais beleza e charme, com as três seletivas do concurso. Escolhemos a nova Concha Acústica, por ser um espaço que comporta um grande número de pessoas, já que o evento será aberto para a participação de toda a comunidade", comenta o coordenador do concurso, Beto Ferraz.
Os participantes serão divididos em cinco categorias: mini, infantil, infanto juvenil, juvenil e estudantil. "Eles vão desfilar com dois trajes: esporte e gala. No primeiro, todos estarão de short jeans e camiseta, já no segundo, os homens usarão terno, e as mulheres vestido", lembra Ferraz.
Um corpo de jurados irá avaliar itens como beleza, elegância e simpatia. Aquele que tiver mais nota em cada categoria, será o vencedor da seletiva municipal e representa Votuporanga, no ano que vem na etapa estadual do concurso.
Revelando talentos
Promovido desde 1984, o concurso Miss e Mister Estudantil é responsável por revelar grandes nomes do cenário da beleza nacional. Entre os destaques o modelo Lucas Gil, que foi Mister Estudantil Votuporanga 2001, quando ganhou as passarelas nacionais e conquistou, em 2002 o Mister São Paulo e em 2007 o Mister Brasil.
Outros votuporanguenses vencedores do concurso também ganharam destaque nacional e internacional, como : Ana Carina Góis Homa (Miss Brasil/Beleza Internacional 1996), Joyce Aguiar (Miss Brasil/Mundo 2001) e Camila de Freitas (Miss São Paulo 1997).
INFORMAÇÕES
Fase municipal – 8 de novembro
missemistervotuporangaestudant@gmail.com
Fase estadual – 10 de novembro
missemistersaopauloestudantil@gmail.com
Fase nacional – 17 de novembro
missemisterbrasilestudantil@gmail.com

Quadrilha é presa em rodovia após explodir caixa eletrônico em Pontalinda

Lázaro Jr. (Folha da Região - Araçatuba)
Pelo menos oito homens foram presos na madrugada desta terça-feira (5) na rodovia Eliezer Montenegro Magalhães (SP-463), em Araçatuba, suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha especializada em roubo a caixa eletrônico. A prisão aconteceu cerca de uma hora depois de um caixa eletrônico ter sido explodido na cidade de Pontalinda, região de Jales.
A polícia foi informada, via rádio, que os suspeitos fugiram em dois carros sentido a Araçatuba e conseguiu fazer a abordagem próximo ao Parque Industrial da cidade. Com os presos, que seriam da região de Campinas, foram apreendidas duas armas e parte do dinheiro roubado.
A ocorrência ainda está em andamento e a polícia suspeita que outras pessoas tenham participado da ação. O caso será registrado na delegacia de Jales.