Páginas

sábado, 7 de setembro de 2013

Pequenas ideias

Reginaldo Villazón

A liberdade nada tem de objetivo, concreto e definitivo. Quando alguém é questionado se tem liberdade, a resposta pode variar de um "sim" convicto a um "não" compenetrado. Diante da vida, a percepção do indivíduo sobre a sua liberdade pode gerar sensações de segurança e conforto, mas também de impotência e frustração. Pensar na própria vida, reavaliar prioridades e alimentar sonhos deságuam no mar revolto da liberdade.

Quando nasce, o indivíduo entra num processo de adequação à vida, inicialmente imposto pelos médicos e pais. O bebê é submetido à rotina dos banhos, alimentação e dormidas. Na infância, aprende que há muitas coisas que não podem ser feitas ou faladas, porque são erradas. Em casa e na escola, pela educação, disciplina-se no cumprimento de normas indispensáveis à segurança, saúde e convivência.

Por mais que a nação se classifique moderna e democrática, tem que estabelecer limites legais para conter os excessos, considerando que as atitudes extremadas prejudicam a unidade do povo e os atos de rebeldia afetam a segurança nacional. Foi por isto que os movimentos revolucionários de libertação, sem exceção, venceram os tiranos em nome da liberdade, porém tiveram que fixar novos direitos e deveres aos cidadãos.

Discute-se, por exemplo, se as desigualdades existem em função da liberdade ou da restrição da liberdade. A promessa de liberdade – embutida na frase "igualdade, fraternidade e solidariedade" – atenuou, mas não eliminou as desigualdades sociais. O capitalismo, o liberalismo e o neoliberalismo – tidos como sinônimos de liberdade econômica – criaram classes de alta, média e baixa renda, mais os marginalizados ou excluídos.

A sociedade – através das suas instituições e lideranças – inspira padrões de conduta, apesar de hoje adotar uma atitude mais tolerante contra o que transgridem os códigos sociais. Por isto, vive-se um período de mais liberdade. Jovens fazem passeatas contra políticos e leis, em favor dos relacionamentos homossexuais e da liberação da maconha. Homens e mulheres optam por profissões sem discriminação. O corte e a coloração do cabelo são livres.

Parece mesmo que a ordem e a desordem sejam opostas e necessárias. Que os limites à liberdade devam existir, mas precisem ser transgredidos. Que ninguém possa ser inteiramente livre ou totalmente privado da liberdade. Toda pessoa deve ser consciente de que não pode fazer tudo o que deseja e deve respeitar as leis e os costumes. Deve saber transgredir, fazer valer a liberdade individual quando for conveniente.

No âmbito estritamente individual, a pessoa se sente podada – destituída da liberdade – quando espera receber um "sim", mas recebe um "não". Assim, fica impedida de iniciar algo novo. Em muitos casos, o "não" sequer é pronunciado. A indiferença é suficiente para negar apoio às iniciativas e sepultam expectativas de progresso. Este é um fato comum, freqüente, que abate o entusiasmo das pessoas com o passar dos tempos.

Em qualquer idade, vez por outra, aflora a vontade de pôr em prática uma idéia nova. O convite para adesão de companheiros cai no vazio. Novamente, há a sensação de impotência, exclusão e subjugação. A receita perfeita é optar por pequenas idéias e realizá-las com carinho e dedicação, mesmo sem apoio. Muito sucesso já aconteceu a partir de alguém, sozinho, esculpindo sem pressa um pedaço de madeira.

Neneinha participará da Ultramaratona Internacional 48 horas em Guarujá

 A cidade de Guarujá, no litoral paulista, sediará nos dias 18, 19 e 20 de outubro a Ultramaratona Internacional do Atlântico 48 Horas, . Será a primeira vez que uma corrida deste porte acontecerá no Brasil.

Representando Jales e a região noroeste, estará o ultramarotonista Carlos Pereira de Rezende, o professor Neneinha que particpou por três anos seguidos da Ultrmaratona 24H - Fuzileiros Navais (RJ), da UltraMarathon 24H de Campinas (SP), Ultramaratona 24H de Marília (SP), e tantas outras provas no estado de São Paulo e em outros estados.

A 48 Horas do Atlântico terá um circuito plano, com piso de asfalto, em um percurso de 1.000 metros na beira-mar da Praia da Enseada, um dos mais deslumbrantes cartões postais do Guarujá. A largada acontece às 10 horas do dia 13, e vence o atleta que conseguir percorrer a maior distância durante o período de 48 horas ininterruptas de corrida.

A organização da prova ficará por conta da Ultra Runner Eventos, empresa especializada na realização de corridas de longa distância, como 24 Horas de Campinas, 12 horas Day Night, 100Km de Praia Grande, Circuito 50 Milhas e a Ultramaratona dos Anjos.

O recorde mundial desta modalidade é do ultramaratonista grego Yiannis Kouros, que correu em 2008 a distância de 473 Km em 48 horas, a uma velocidade média de 9,8 km/h.

São esperados para esta prova atletas de todos os níveis, desde aqueles de ponta que tentarão se aproximar do recorde mundial, até corredores amadores que desejam se desafiar para alcançar o seu próprio recorde pessoal.

Mantendo a tradição de realizar provas que atraem um grande público, a Ultra Runner anunciou que junto a corrida principal, de 48 horas, serão disputadas simultaneamente corridas de 12 e 24 horas. Uma mega estrutura será armada para receber os corredores de todas as regiões do Brasil e do exterior, com um espaço reservado especialmente para as equipes de apoio e famílias dos competidores.

Subirão ao pódio para serem premiados com troféus os cinco principais vencedores na categoria geral e os cinco melhores de cada categoria, separadamente em cada uma das provas, e os brasileiros que se destacarem na prova principal de 48 horas receberão pontuação para disputarem provas desta modalidade no exterior.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ministério da Saúde libera recursos para construção de 3 novas unidades de Saúde

A prefeita Nice Mistilides voltou de Brasília com uma grande notícia para a Saúde do município. Nice recebeu do Ministério da Saúde a confirmação de depósito de 20% dos recursos, na conta da prefeitura, para dar início a construção de três novas unidades de Saúde na cidade.
Conforme publicações no Diário Oficial da União serão contempladas com um novo prédio as Estratégias de Saúde das Famílias (ESF’s) do Jardim Municipal, JACB e Jardim Novo Mundo. O recurso disponibilizado para a construção é de R$ 1.224.000,00 (Um milhão e duzentos e vinte quatro mil reais), sendo destinado cerca de R$ 408.000,00 (Quatrocentos e oito mil reais) por unidade.
"Os 20% que chegaram para cada unidade serão utilizados na elaboração dos projetos. Esse 1º repasse no valor de 20% é destinado para a elaboração do projeto arquitetônico e abertura do processo licitatório, após definido a empresa vencedora da licitação, emite-se a ordem de início de serviço. Depois de postar esse documento no site do SISMOB é liberado o 2º repasse de 70%, postando o laudo de conclusão da obra vem o 3º repasse 10%", afirmaram a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues e a chefe de gabinete da pasta, Celma Crepaldi.
Segundo a prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice, a liberação só foi possível graças ao empenho do deputado federal Nelson Marquezelli junto ao Governo Federal que possibilitou a inclusão de Jales em um programa do Ministério da Saúde. "Ficamos muito felizes, sem contar que com a construção destas unidades os usuários desses bairros contarão com uma estrutura física nova e com um melhor acolhimento. Com isso vamos oferecer uma saúde de melhor qualidade", finalizou Nice.

Prefeita Nice inicia entrega de uniformes escolares em Jales



A Prefeitura Municipal de Jales, por meio da secretaria municipal de Educação, começou a entregar quinta-feira, dia 05, os uniformes escolares para cerca de 4 mil alunos da rede municipal de ensino. A prefeita N ice Mistilides iniciou as entregas na Escola Municipal Professor Alberto Gandur, unidades I e II, Escola Municipal Professora Iracema Pinheiro Candeo – Lola e na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Gema Aparecida Prandi Rosa.
Nice promoveu a entrega de kits que contém camisetas com manga e sem manga, bermudas, calças e jaquetas de moleton, distribuídos tanto para as meninas quanto para os meninos utilizarem no verão e no inverno. A prefeita aproveitou a oportunidade para fazer a entrega de uniformes aos motoristas e monitores da rede municipal de ensino.
A entrega dos kits escolares e uniformes garante o comprometimento ainda maior da administração municipal com os alunos da rede de ensino municipal e com os pais em relação ao estudo de seus filhos. Ações como esta garantem às crianças melhores condições de estudo e aos pais mais tranquilidade no orçamento familiar. "O uniforme padronizado é uma garantia de identificação e ainda proporciona segurança para os alunos, além de reduzir gastos e ajudar no orçamento doméstico para que os pais possam investir em outras necessidades dos filhos", disse a prefeita Nice que emendou: "Quando assumi a prefeitura já determinei que iríamos oferecer uniformes de qualidade, pedindo a opinião dos pais e do Conselho Municipal de Educação sobre os modelos a serem confeccionados e material a ser utilizado. Sou mãe e avó e sei da preocupação dos pais e avós com suas crianças e por isso fizemos questão de oferecer o que existe de melhor.Estamos entregando um kit com 5 peças, sei que demoramos um pouco, mas estou entregando o melhor para o meu povo, peças de excelente qualidade e durabilidade. Esse é só o começo de uma nova administração de uma cidade de um novo tempo".
Os eventos contaram com a presença da prefeita Nice, do vice-prefeito Pedro Callado, da secretária municipal de Educação, Simone Aranda, da chefe de gabinete da pasta, Fabiana Barbosa, do vereador André Vioto, representando a Câmara Municipal de Jales, de secretários municipais, chefes de gabinete, diretores das escolas, vice-diretores, surpevisores de ensino, coordenadores, funcionários das escolas, pais e alunos.
Durante as cerimônias, apresentações artísticas e discursos de agradecimentos dos alunos emocionavam as autoridades e convidados presentes. "É um privilégio para a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a prefeita Nice, poder fornecer esses uniformes de qualidade a todos os alunos da rede municipal de ensino", discursou a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Fabiana Barbosa. "Os uniformes representam identificação de nossos alunos, geram segurança para o aluno e suas famílias, além de sentimento de igualdade entre todos. Estamos muito felizes em podermos proporcionar isso tudo às nossas crianças e agradeço imensamente a atenção e o carinho que a prefeita Nice tem dado ao setor de educação da nossa cidade", finalizou a secretária Simone Aranda

NOTA DE ESCLARECIMENTO – FATEC JALES

A Câmara de Jales foi procurada pela diretoria da FATEC – Faculdade de Tecnologia, através de seu Assistente Técnico Administrativo, Sr. Weber Kitayama, nesta quinta-feira, 05 de setembro, devido a publicação veiculada nos jornais da cidade no final de semana passado.
A publicação supracitada contém o seguinte trecho, "A audiência, realizada na Secretaria, teve como pauta principal a solicitação de ampliação da gama de cursos e melhoria das instalações da FATEC – Faculdade de Tecnologia e ETEC – Escola Técnica Estadual de Jales e pedido de auxílio para resolução das intervenções administrativas das instituições supracitadas", que se refere à audiência agendada que os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista e Rivail Rodrigues Junior tiveram com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia, Sr. Rodrigo Garcia. Na ocasião foi protocolado pedido de apoio às instituições FATEC e ETEC. Tais informações foram passadas e retiradas do ofício protocolado na ocasião pelos vereadores presentes.
Segundo o vereador Gilberto Alexandre de Moraes o Secretário Rodrigo Garcia afirmou que há um estudo em andamento que pode possibilitar a abertura de novos cursos para a FATEC, tanto em Jales quanto no estado de São Paulo.
A pedido da diretoria da FATEC Jales, vimos, através deste esclarecer que as instalações físicas da Instituição já passam por reforma e ampliação com verba oriunda do Governo do Estado e que a Instituição não se encontra em processo de intervenção.
A Instituição informa também que já protocolou pedido de novo curso ao Centro Paula Souza e está elaborando documentação para implantação de mais curso. Segundo a Fatec, o apoio recebido por parte dos vereadores é de grande importância, pois dará peso ao pedido inicial.
A Câmara de Jales vem a público esclarecer tais informações e aproveitamos o ensejo para reiterar nossos préstimos de profunda admiração pelo trabalho de ambas as instituições citadas. Colocamo-nos, ainda, a disposição no que for possível contribuir para o trabalho das mesmas.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fundação Massaru Kitayama promove palestra motivacional para servidores

A Fundação Municipal Dr. Massaru Kitayama promoveu no último dia 30 de agosto uma palestra motivacional para capacitação profissional dos servidores e colaboradores do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Diagnóstico, Almoxarifado e responsáveis pelo transporte de pacientes. O encontro aconteceu na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales – CONSIRJ.
O palestrante foi o secretário e diretor executivo da fundação, Rogério Avéqui, que abordou questões como valorização e motivação profissional, através de palestras que visam à integração das equipes para humanização no ambiente de trabalho e a melhoria dos serviços prestados.
Motivar os profissionais da saúde para uma melhoria constante dos serviços prestados à população é uma grande preocupação da atual administração. A prefeita Eunice Mistilides Silva enfatiza a importância de um bom atendimento em uma unidade de saúde. "Estimular os servidores públicos a se adaptarem às mudanças e conviverem com alegria, harmonia e integração no ambiente de trabalho resulta em um bom atendimento e quando um cidadão é bem atendido em uma unidade de saúde, parte dos seus problemas já é resolvida."
O final do encontro foi marcado por uma confraternização entre os participantes.


Servidores e colaboradores do CEO, Centro de Diagnóstico, Almoxarifado e responsáveis pelo transporte de pacientes participaram da palestra motivacional promovida pelo diretor executivo da Fundação Massaru Kitayama, Rogério Avéqui.

Cidade Limpa recolhe 800 toneladas de lixo e entulhos em Jales

O Projeto Cidade Limpa, uma iniciativa da TV Tem, afiliada da Rede Globo em parceria com a Prefeitura de Jales recolheu aproximadamente 800 toneladas de lixo e entulhos, como móveis velhos, colchões, pneus, sofás e móveis entre os dias 19 e 30 de agosto. Os caminhões foram utilizados mais de 600 vezes para o carregamento dos materiais.
Durante a coleta, os moradores colocaram os materiais sem uso na rua (e não nas calçadas) para a retirada, além de podas de árvores da parte interna de residências e terrenos.
Para a prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice, a prefeitura aderiu ao Cidade Limpa com o objetivo de colaborar com a saúde pública. "Depois de o município ter ficado de fora do projeto por alguns anos, decidi retomar a participação de Jales, pois é de grande importância oferecer aos moradores qualidade de vida, através de uma cidade mais limpa, além de conscientizar a população sobre manter os quintais limpos e livres dos criadouros do mosquito da dengue", afirmou a prefeita.
O projeto percorreu cerca de 70 bairros da cidade. "Parabenizo a população que retirou de suas casas objetos e materiais inservíveis e participou do projeto Cidade Limpa, contribuindo para uma cidade mais limpa e sem doenças", finalizou Nice.



                              Aproximadamente 800 toneladas de lixo e entulho
foram recolhidos em Jales através do Projeto Cidade Limpa da TV Tem

Representantes de Jales participam de Congresso Técnico dos JORI

Representantes de Jales participaram na segunda-feira (03) do Congresso Técnico dos Jogos Regionais do Idoso – JORI 2013, que ocorre de 11 a 15 de setembro. O encontro, que ocorreu em Catanduva, definiu regulamento, grupos e fórmula de disputa das modalidades. A delegação de Jales será uma das maiores da competição, com 130 atletas.
As equipes disputarão 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. No total, mais de 500 competidores devem participar dos JORI, considerada a competição mais importante do Estado que envolve atletas da Terceira Idade.
Jales esteve representada no evento pelo secretário municipal de Esporte, Cultura e Turismo, Bruno Altimari, o diretor de divisão da secretaria municipal de Esportes, Ademir Molina e a educadora física, Maria Odete Custódio. O evento também contou com a participação do delegado regional de esportes do Estado de São Paulo, Renato Reis Jubilato.
A cerimônia de abertura será no dia 12, a partir das 10 horas, no Ginásio Municipal de Esportes "Anuar Pachá", localizado no Conjunto Esportivo do Parque Iracema. No dia anterior, ocorrerá o embarque da delegação jalesense de frente ao Teatro Municipal, às 13 horas. A escola que deve alojar o município ainda não foi definida.


No Congresso Técnico,
o diretor de divisão, Ademir Molina, o secretário municipal de Esportes, Bruno Altimari e a educadora física, Maria Odete ladeados pelo delegado regional de esportes do Estado, Renato Reis Jubilato.

PRF apreende 1600 pacotes de cigarro na BR 163

                              No veiculo tinha 1600 cigarros trazidos do Paraguai
Policiais Rodoviários Federais apreenderam no início da tarde de hoje (05), 1600 pacotes de cigarros de origem paraguaia. Os cigarros foram encontrados em revista no veículo Santana Quantum conduzido por um homem de 49 anos. O condutor informou aos agentes que pagou R$ 3.500,00 pela mercadoria, e que distribuiria no comércio local em Iturama/MG. A apreensão foi da BR 163 no KM 324 em Rio Brilhante, ambos o motorista e os cigarros foram encaminhados ao posto da Receita Federal em Campo Grande.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Lauro Figueiredo representa contra os vereadores Claudir Aranda e Sergio Nishimoto na Câmara Municipal

Nesta terça-feira, 3 de setembro, Lauro Gonçalves Leite de Figueiredo, protocolou junto à Secretaria da Câmara Municipal de Jales, uma representação contra os vereadores Claudir Aranda da Silva (PDT) e Sérgio Yoshimi Mishimoto (PTB), respectivamente relator e presidente da Comissão Processante instalada para apurar possíveis irregularidades de nepotismo praticados pela prefeita Nice Mistilides e o vice-prefeito Pedro Callado. O vereador Gilberto Alexandre de Moraes (DEM) vice-presidente da CP, renunciou ao cargo por estar impedido e assumiu o seu lugar Jesus Martins Batista (DEM).
Segundo Lauro Figueiredo, a Comissão Processante tentou por duas vezes notificar a prefeita Nice Mistilides, não conseguindo. No dia 3 de setembro, como sendo o prazo final para conclusão dos trabalhos, tanto o presidente como o relator da Comissão Processante "acharam por bem emitir parecer final, opinando pelo arquivamento da denúncia formulada contra a prefeita municipal e do vice-prefeito, sob o argumento de que a Súmula Vinculante n 13º não abrange agentes políticos, como o artigo 60-A, que proíbe o nepotismo, da Lei Orgânica do Município".
O vice-presidente da Comissão Processante, vereador Jesus Martins Batista, não concordou com o parecer final, sob o argumento de que "não houve a oitiva das testemunhas, as provas contidas nos autos são suficientes para a solução do processo e que o caso caracteriza nepotismo, conforme a Ata final da Comissão Processante".
O que causa mais indignação, segundo constou Lauro Figueiredo, em sua representação "é que não foi determinada a oitiva de nenhuma testemunha durante a instrução processual, nem mesmo das arroladas pela prefeita municipal, deixando transcorrer sem uma atitude contundente, aja vista que ao longo do período, a prefeita exerceu suas funções normalmente por vários dias no prédio da prefeitura, podendo ser intimada sem grandes esforços".
Para Lauro Figueiredo, tanto Sergio Nishimoto como Claudir Aranda produziram o Parecer Final pelo arquivamento da denúncia, o que fere o Código de Ética e Decoro Parlamentar, e citou os artigos a qual estariam enquadrados os dois vereadores. De acordo com Lauro Figueiredo, tanto Nishimoto como Claudir, não deram a devida atenção, como também não praticaram atos a que estavam incumbidos nos Autos da Comissão Processante "com clara infração aos dispositivos mencionados e, via de consequência infringindo o Código de Ética e Decoro Parlamentar contido na Resolução 007/2001".
"Assim, não se questiona se houve ou não a prática de nepotismo por parte da Prefeita Municipal e Vice-Prefeito Municipal, mas sim os atos dos representados escolhidos para integrarem a Comissão Processante, os quais não praticaram atos ou outras diligências que se faziam necessárias", ressaltou Figueiredo.
A representação de Lauro Gonçalves Leite de Figueiredo será lida na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal e, em seguida enviada à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar que analisará se cabe ou não abertura de processo. 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

EMANUELA DE PAULA É A NOVA MUSA DE AMIR SLAMA


A top Emanuela de Paula é a nova estrela da marca de beachwear Amir Slama. Nesta campanha, a cada mês uma top é escolhida para estampar os anúncios da marca e Emanuela será a musa de Setembro. As fotos foram feitas por Jairo Goldflus.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Polícia Federal de Jales tem novo Delegado-Chefe


O delegado federal Cristiano Pádua da Silva (foto), mineiro da cidade de Belo Horizonte, assumiu a função. A nomeação do novo gestor foi determinada pelo superintendente regional da PF em SP, delegado federal Roberto Ciciliati Troncon Filho.
Outro delegado federal, Haroldo Barcos Burghetti, paulista de Cafelândia, assumiu o cargo de chefe substituto. Ambos pertencem aos quadros da PF desde 2007 e a nomeação para representar a PF na região ocorreu em razão dos excelentes históricos funcionais e trabalhos realizados pelos nomeados nos últimos anos.
A alteração no quadro de chefias foi realizada em razão da transferência do antigo chefe, Vinícius Faria Zangirolani, para a unidade da PF em Londrina (PR). Cristiano Pádua já exercia a função de chefe substituto e agora assume a chefia da unidade definitivamente.
Recentemente a unidade da PF de Jales foi beneficiada com a ampliação da área do prédio e instalações, além da chegada de novos agentes federais. O objetivo da nova direção é a intensificação da repressão ao tráfico de drogas, que utiliza a nossa região como rota, e aos crimes de desvios de recursos públicos praticados por criminosos que atuam em nossa região.
Já no primeiro semestre deste ano, sob a chefia do DPF Cristiano, duas importantes operações policiais foram deflagradas na região. Uma delas, a Operação Fratelli, teve repercussão nacional e investigou dezenas de indivíduos que estariam participando de um esquema milionário de fraudes em licitações públicas. Outra Operação, denominada Paiol, realizada em conjunto com a Polícia Ambiental, resultou na apreensão de dezenas de armas de fogo e munições que foram comercializadas ilegalmente na região.
O combate à corrupção, tráfico de drogas, contrabando, falsificação de moedas além de outros crimes cometidos em detrimento de bens e serviços de interesse da União, são exemplos dos trabalhos realizados pela PF. Outra vertente de atuação do órgão é o controle de compra e venda de produtos químicos, registro, controle e fiscalização de segurança privada, emissão de passaportes, expedição de registro e porte de armas de fogo, além de processos relativos à permanência de estrangeiros no país. A unidade da PF de Jales está instalada na Avenida Juscelino Kubitschek, 197 – Jardim Samambaia – Jales - SP, telefone (17) 3621-6344.