Páginas

sábado, 3 de agosto de 2013

Cruzamento está ficando perigoso


Alguma autoridade ou membro do Conselho Municipal de Trânsito já teve a paciência de verificar "in loco" o que acontece nesse cruzamento da avenida Maria Jalles com a rua das Palmeiras (preferencial) em horários de maior fluxo de veículos? Pela manhã e a tarde é o caos. Sem sinalização, os motoristas se vêem loucos quando um despreparado pára bem no meio da via para entrar a esquerda sentido rua 10 ou no sentido ao pesqueiro. Nada aconteceu de grave até agora.

Folhageral

Por enquanto
Até o momento em que fechávamos esta edição ontem à tarde, o Portal da Transferência do Governo Federal, onde são veiculados todos os convênios assinados entre a União e os Municípios não constava nada relacionado com convênios a serem liberados para Jales. Talvez mais pra frente. Quem sabe.
Enfrentamento
O PSDB de Jales, insuflado, segundo as raposas do botequim da vila, estaria se preparando para formar um governo paralelo ao de Nice Mistilides. Os tucanos podem dar com os burros n`água nessa utopia. Para buscar recursos não é preciso uma mesa e uma cadeira numa sala com um tucano de expressão atrás dela. Basta reivindicar, ganhar, buscar e anunciar. Todos sabem que no frigir dos ovos, quem assina convênios e paga a conta é o Poder Executivo. O PSDB, se defender a tese, quer mesmo que o seu barco afunde de vez eleitoralmente
Muito alto
O cidadão Lauro Gonçalves Leite de Figueiredo, o popular Matogrosso, que faz muita gente perder o sono, teria ingressado com uma representação junto ao Ministério Público Estadual (MPE) contra prefeita Nice, questionando o valor da compra dos uniformes escolares para alunos das escolas municipais, considerado por ele acima da realidade.
E eu?
A Secretaria Municipal de Comunicação não envia mais releases da Secretaria Municipal de Saúde a imprensa citando apenas a titular da Pasta, Nilva Gomes. A assessoria de imprensa está orientada a citar também a chefe de gabinete Celma Crepaldi em ações da saúde, que, segundo as raposas do botequim da vila é a que tem a voz de comando. Ela foi uma das principais assessoras de Nice na campanha eleitoral.
Ainda não
Uns 20 dias atrás, este jornal telefonou para a Secretaria de Planejamento e Trânsito solicitando a informação se havia convênio assinado entre a Prefeitura e a Polícia Militar para aplicação de multa na Área Azul. Atenciosa, a atendente disse que a Secretaria estava verificando e tão logo fosse possível, retornaria a ligação para o jornal. O tão logo já faz quase um mês e a notícia não saiu.
Atrativos
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, fez um balanço dos investimentos do governo federal em infraestrutura turísticas em mais de quatro mil municípios durante Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas em São José (SC). "São obras fundamentais para as cidades receberem melhor os seus visitantes e aumentarem a qualidade de vida dos próprios moradores", disse.
Pois é
Por aqui desprezam investimentos em Cultura, Lazer e Turismo que são os maiores chamariz para melhorar a qualidade de vida dos moradores e atrair visitantes. Vamos ficando para trás em relação às cidades vizinhas. E olha que se quiserem para dar o turismo encaixar em nosso município.

Comissão Processante dá andamento à investigação


Os vereadores Sérgio Yoshimi Nishimoto, Jesus Martins Batista e Claudir Aranda da Silva, respectivamente presidente, vice-presidente e relator da Comissão Processante se reuniram na sexta-feira 26 de julho, na sala de reuniões "Vereador Jairo de Mattos Azevedo".
Criada para averiguar uma epresentação apresentada pelocidadãoLauro Gonçalves Leite Figueiredo,a Comissão tem por objetivo apurar eventual infração político-administrativa praticada, no caso o nepotismo, pela prefeita Eunice Mistilides Silva e pelo vice-prefeito Pedro Manoel Callado Moraes.
A reunião teve por objetivo apresentar o Parecer da Comissão Processante, opinando pelo prosseguimento ou pelo arquivamento da denúncia. Além dos vereadores estiveram presentes na reunião o diretor administrativo da Câmara de Jales, Marco Antonio Zampieri e o assessor jurídico do Legislativo, José Antonio Martins de Oliveira.
Após a leitura e discussão do parecer, os membros da Comissão Processante votaram pelo prosseguimento da apuração da denúncia.
A Comissão Processante segue com os trabalhos e tem o prazo até 3 de setembro para a conclusão dos trabalhos.
O vereador Jesus Martins Batista integra a Comissão Processante em substituição ao vereador Gilberto Alexandre de Moraes (DEM), em razão de sua renúncia como membro da Comissão.

Doação de cama hospitalar


O Rotary Club de Jales "Grandes Lagos", juntamente com os promotores do evento Violada Cinco Estrelas, efetuaram a doação de uma cama hospitalar para Luzinete de Souza Freitas de 34 anos, residente em Jales, que após um acidente de automóvel sofrido no ano de 2001, se tornou tetraplégica. A cama foi adquirida com recursos do Club e da 5ª Violada Cinco Estrelas.

Edinho visita Urânia



O deputado federal Edinho Araújo (PMDB), esteve nesta sexta-feira, 2 de agosto, visitando a cidade de Urânia. Ele foi recebido no Gabinete do Poder Executivo pelo prefeito Airton Saracuza, o vice-prefeito Vicente Christiano, o presidente da Câmara Municipal Donizete Mussato, assessores, funcionários e correligionários, Esteve presente também ao ato, o ex- vice-prefeito de Urânia, Jungo Nishi, que fez uso da palavra para saudar a visita de Edinho Araújo.

Urânia realiza jantar de confraternização para os idosos









Na noite de sexta-feira, 26 de julho, no Barracão de Festas, dezenas de idosos e seus familiares participaram do Jantar de Confraternização que todos os anos é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Fundo Social de Solidariedade de Urânia.
O evento contou com a presença do prefeito municipal Francisco Airton Saracuza e sua esposa, primeira dama e vereadora Marinete Saracuza, presidente da Câmara Municipal Donizete Mussato, vereador Odair Bezerra Dias (Fião), o vice-prefeito Vicente Christiano Neto, vereador Orlando Vieira.
Um cardápio muito bem preparado para a ocasião, e agradou a todos os convidados e seus familiares e recebeu muito elogios. O prefeito Airton Saracuza, durante o evento enfatizou que o seu compromisso de garanti às pessoas da terceira idade ações de incentivo, principalmente culturais e festivos para melhor qualidade de vida.

Jovens do Interact Club de Jales participam de evento em homenagem aos motoristas


O Interact Club de Jales, esteve presente nos dias 26 e 27 de julho no grandioso evento em homenagem aos motoristas de Jales e região.
Os jovens (foto) contaram com o apoio da Sabesp que disponibilizou uma barraquinha para que pudessem vender trufas recheadas, brigadeiros, maçã do amor e pirulitos coloridos recheados com brigadeiro. A renda arrecadada será revertida em prol da realização de projetos beneficente

Parabéns a vocês

Carlos Roberto Valério Júnior (Pequeno) e a esposa Adriana Lourenção estarão comemorando aniversários na próxima semana: Ele festeja seu niver na segunda-feira, 5 de agosto e ela no sábado, 10 de agosto Ambos são funcionários da Unijales, e Adriana, professora no curso de Fisioterapia, e Carlos no Departamento Financeiro.

Almoço beneficente

Acontece neste domingo, 4 de agosto, das 11h30m às 13h, na sede da Associação Espírita "Chico Xavier", o tradicional almoço beneficente promovido mensalmente pela instituição. No cardápio, o delicioso Frango Dourado, acompanhado de macarronada, arroz e salada.
Você tanto pode degustar esse delicioso almoço com a sua família na sede da Associação ou buscando para servir-se em sua residência.
Cada convite custa R$ 15 e pode ser adquirido com os diretores e colaboradores para com a instituição ou no local.
A sede da Associação Espírita "Chico Xavier" fica à rua Goiás 4.336, no jardim Paulista.
Toda a renda auferida com o evento será revertida em prol das famílias assistidas pela Associação. Colabore.

A emocionante visita do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude



por João Donizeti Pascui
300 jovens. Esse foi o número de representantes que a Diocese de Jales enviou para participar da grandiosa Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Cerca de 40 jovens foram selecionados para passar uma semana, e os demais o final de semana, juntamente com alguns padres.
Foi muito gratificante estar uma semana na "Cidade Maravilhosa" com milhões de jovens católicos em busca de uma mesma razão: a fé. Claro, que como peregrinos, tivemos que aguentar o frio, a chuva, os transtornos nos transportes, a paciência na fila de alimentação e, inclusive, o saneamento básico em Copacabana no dia da vigília.
Fora isso, estivemos muito bem acolhidos por uma generosa família que abriu as portas de sua casa se doando totalmente para o nosso conforto.
Porém, a maior estrela sem dúvidas era o Papa. Sim, estive a poucos metros dele e pelo simples olhar que ele me deu, pude sentir um verdadeiro sentimento de humildade e dedicação que ele tem pela sua igreja, e como lhe disse, ele realmente fez valer a pena todas estas dificuldades.
Em suas simples palavras, Francisco foi bem objetivo no que ele queria dos jovens, que nada mais era do que "ide sem medo de evangelizar" os outros jovens, para que assim eles possam sentir o verdadeiro amor de Jesus Cristo em suas vidas.
Divulgado pelas mídias, o Rio de Janeiro bateu recorde de publico em Copacabana, foram cerca de 3 milhões e 200 mil pessoas, um número incrível demonstrando que existe sim, jovens que tem esperança, fé, e amor em Jesus Cristo.
Sem dúvida, ficará registrado na história e nos corações dos brasileiros a visita do Papa Francisco ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude 2013.

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
JOSÉ GONÇALVES FILHO e APARECIDA MARIA MARQUES DE SOUZA. ELE,
natural de Estrela D’Oeste, deste Estado, nascido aos 14 de abril de 1.950, funcionário público estadual, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José Gonçalves e de Leonor da Conceição. ELA, natural de Populina, deste Estado, nascida aos 24 de julho de 1.955, do lar, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de João Belchior de Souza e de Espedites Marques de Souza.
REINALDO FERNANDES DANTAS e NILVA FERREIRA LISBOA. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 07 de janeiro de 1.965, mecânico, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Espedito Dantas e de Maria Teodora Fernandes Dantas. ELA, natural de Itu, deste Estado, nascida aos 19 de maio de 1.979, do lar, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Julio Ferreira Lisboa e de Lourdes Carvalho Lisboa.
TIAGO JOSE REIS DOS SANTOS e GISELE MARTINIANO DA SILVA. ELE,
natural de Fernandópolis, deste Estado, nascido aos 26 de agosto de 1.986, autônomo, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Jeronimo Pereira dos Santos e de Celia dos Santos. ELA, natural de Limeira, deste Estado, nascida aos 21 de agosto de 1.982, enfermeira, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Heleno da Silva e de Rita Martiniano Neta da Silva.
DENILSON FERREIRA DE ALMEIDA e ERICA PAULA CIRILO LOPES. ELE,
natural de Urânia, deste Estado, nascido aos 17 de novembro de 1.986, balanceiro, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Manoel Messias de Almeida e de Jacira Ferreira. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 19 de agosto de 1.979, inspetora de alunos, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Ademilton Quirino Lopes e de Valdelice do Carmo Cirilo.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

Pavan comemora 72 anos de vida


Na quarta-feira, 7 de agosto, será um dia muito especial para a família de Nilton Mario Pavan Alves , atualmente residindo na belíssima Mirassol d` Oeste (MT), que estará completando 72 anos de idade. Pavan como é carinhosamente chamado no meio esportivo tem uma vasta folha de serviços prestados a Jales e região.
Graças a Pavan vários torneios de futsal de nível internacional foram organizados e com a sua ousadia formou em Jales uma equipe de futsal que participou de importantes campeonatos da Federação Paulista, tendo enfrentado as melhores equipes do estado de São Paulo.
Com a colaboração de seu amigo José Devanir Rodrigues (Garça), o esportista jalesense Pavan, promoveu um evento inédito para a época, marcante para a categoria no interior do estado de São Paulo, quando trouxe a Seleção Brasileira de Futsal com todos os seus titulares, inclusive o notável e extraordinário jogador Zego, para se apresentar em Jales.
O Ginásio Municipal de Esportes "Dr. Waldemar Lopes Ferraz", recebeu um público record, quando mais de quatro mil torcedores foram ao delírio com o show de bola apresentado pela Seleção Brasileira.
Pavan também foi fundamental quando participou ativamente de organização dos Jogos Regionais e da construção e reformas de várias praças esportivas.
Na década de 1970, foi várias vezes premiado como dirigente esportivo. Recebeu das mãos do apresentador Walter Foster, da extinta Rede Tupi de Televisão, o Troféu "Índio de Ouro" como melhor dirigente esportivo do interior paulista, como também, o troféu "Gandula", criado pelo jornalista Wilson Brasil já falecido) destinado a premiar anualmente "Os Melhores do Desporto".
Nilton Pavan recebeu na cidade de Montevidéu, outra honraria que foi o título de "Cônsul do Futsal Uruguaio no Brasil"
Em 2012 foi homenageado pela Câmara Municipal de Jales com a Medalha XV de Abril, segunda maior honraria do Município, pelos relevantes serviços a Jales.
Nilton Pavan faz questão de frisar que na maioria dos bons eventos realizados em Jales sempre contou com o apoio de Sidnei Aldrigue, José Antonio de Carvalho, Adauto Dias, Wilter Guerzoni, Professor Dias, Ademir Molina e tantos outros "cuja folha de serviços prestados ao desporto jalesense é muito grande", disse.
Ao aniversariante Nilton Mário Pavan Alves, os parabéns de todos os esportistas e seus amigos de Jales e região pelos 72 anos de vida.

Sebrae promove palestra gratuita em Urânia

Em agosto, o Escritório Regional do Sebrae-SP de Votuporanga promoverá palestra gratuita, com o objetivo de capacitar empreendedores da cidade de Urânia.
A palestra "Aumente suas vendas", ministrada pelo consultor Frank da Silva Morais, será realizada em 6 de agosto,em Urânia a partir das 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Urânia.
As inscrições já estão abertas pelo (17 )3421-8366 ou 08005700800.

Inscrições para Pós-graduação em Mediação de Conflitos Sociais e Educacionais na Unijales

A Unijales está com matrículas abertas para a 1ª turma do curso de Pós-graduação, "Lato Sensu" em nível de Especialização em Mediação de Conflitos Educacionais e Sociais, com início previsto para o mês de agosto.
Mediar, como a própria palavra expressa, é a busca de um meio que supere as diferenças e encontre um termo que promova a boa convivência. O Objetivo do curso é capacitar profissionais graduados na área de saúde e educação, que atuam ou pretendem atuar na mediação de conflitos, buscando o diálogo multidisciplinar entre os profissionais envolvidos, possibilitar aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre intervenções de mediação, capacitar para o uso dos próprios recursos para trabalhar, mediando conflitos em diferentes contextos, além de reconhecer a importância do trabalho multidisciplinar na mediação de conflitos educacionais e sociais.
"Aos poucos a sociedade está percebendo que mais eficiente que punir é negociar. Negociando nos despimos de velhos conceitos e nos preparamos para o novo. Essa perspectiva é fundamental em todos os espaços sociais dos tempos atuais, como forma de se construir uma convivência pacífica e de respeito mútuo", afirmou o diretor de Pós-graduação, pesquisa e extensão, Silvio Luiz Lofego.
O curso será direcionado a profissionais de todas as áreas do conhecimento que necessitem intervir para facilitar o diálogo nas diferentes situações de conflitos, em especial, educadores, psicólogos, assistentes sociais, administradores, advogados e enfermeiros. Mediação de Conflitos Educacionais e Sociais terá duração de 12 meses, com aulas quinzenais aos sábados.

Desconstruindo

Adelvair David
À medida que o tempo passa a criatura humana edifica muros em torno do coração; acredita manter-se ali em relativa segurança e de onde determina a maioria das suas ações.
O que é preciso ponderar é que, sendo imperfeito, o homem pode interpretar como segurança ou nobreza aquilo que nem sempre verdadeiramente o é. Que as determinações da conduta calcadas em achismos e vivências superficiais não são boas e que, algumas vezes, ela é firmada por conversões automáticas a este ou àquele pensamento filosófico religioso, sem o devido discernimento. Estas posturas podem confundi-lo trazendo-lhe grandes dissabores emocionais, morais e materiais.
Ao longo dos anos o espírito vai também construindo para si mesmo conceitos por própria conclusão; fundamentados em expressivas determinações em sua natureza provindas de experiências de outros tempos existenciais, nem sempre recomendáveis. As suas tendências o induzem a este ou a aquele comportamento, assim, as suas escolhas podem transformar-se em luzes para o seu caminho ou em trevas que o aprisionam em consequências lamentáveis, que se manifestarão nesta vida ou nas que ainda virão.
Uma parcela significativa de homens permanecem alheios a este processo de auto-entendimento e dos propósitos da própria existência. Aqueles que conseguem superficialmente avaliar os porquês das suas decepções, quase sempre caem na descrença, instalando na alma o autodesprezo; tendo se permitido iludir, acreditam-se desprovidos de autovalor. Ao aceitar o duvidoso sem questionamentos declaram-se inaptos a fazerem escolhas e desistem das melhores propostas de crescimento da vida. Neste sentido, a resposta emocional é tão negativa que leva o homem a não mais confiar em ninguém, porque também não confia em si mesmo, a não mais fazer nada de bom para ninguém, porque então não acredita ser competente para fazê-lo a si mesmo, passando a compor a turba dos indiferentes que caminham pela vida sem se importarem com o valor do tempo, das horas que devem ser utilizadas na construção dos valores nobres e da inteligência.
O que preserva o homem deste caminho enganoso é ser o mais honesto possível consigo mesmo. Optando por buscar a sua renovação através do abandono dos hábitos nocivos, dos vícios morais e ou materiais, propondo falar sempre a verdade e viver o amor em todas suas formas de expressão, principalmente em relação às almas frágeis da caminhada humana, irá desconstruindo aos poucos tudo o que a sua ilusão edificou. Através das elevadas conquistas, construirá recursos inquebrantáveis para a sua verdadeira proteção, evitando fazer o mal e levando-lhe a fazer o bem em toda parte.
A religiosidade é fundamental para o sucesso desta empreitada íntima. Porém, ensina-nos o espiritismo que uma religião que não torna o homem melhor não pode ser boa. A sua função é a de religar o homem a Deus através do cumprimento da Lei de Amor; deve oferecer-lhe condições para se conhecer, conhecer as suas imperfeições e os meios de lutar contra elas, para não se transformar em vítima passiva do seu jugo. Asseverou Jesus: "Vigiai e orai para não cairdes em tentação". Ressaltamos aqui principalmente as tentações que vem de dentro da alma.
DESCONTRUIR O VELHO HÁBITO RUIM EDIFICANDO O BOM E NOVO É MOVIMENTO DA VIDA QUE IMPULSIONA O ESPÍRITO PARA DEUS ATÉ A PERFEIÇÃO.

Amontoado de pedras faz com que a água fique empoçada



É uma vergonha, mas a administração municipal está mostrando incompetência para lidar com pequenas coisas. Há alguns meses, foi postado no blog da Folha Noroeste, fotos mostrando esses dois locais na avenida Maira Jalles com água empoçada. As fotos acima, tiradas no dia 30/07, terça-feira, às 17 horas, mostram os mesmos locais: trechos entre a rua Jatubá e rua das Palmeiras e da rua das Palmeiras à rua 10. Inclusive assessores da prefeita Nice foramfoi alertados sobre o problema e que estava havendo reclamações. Nenhuma providência foi tomada. Funcionários da Prefeitura fizeram reparos próximo dali e sequer ousaram tirar os entulhos, mas foram competentes para largar sobras de pedras dentro do valetão. Lamentável.

Núcleo de Mediação Comunitária da Polícia Militar é inaugurado em Urânia


Da esquerda para a direita: Marcos Rogério, Fabio Pacheco, Fião, Donizete Mussato, Marinete Saracuza, capitão PM Presutto, Sargento Washington, tenente Merloto, Marcio Arjol, João Jovino, e os Sargentos Martins, Urias, Venancio e Coneglian
Com a presença do presidente da Câmara Municipal de Urânia, Donizete Mussato e os vereadores Odair Bezerra Dias (Fião) , Marinete Saracuza., Marcio Arjol e João Jovino Batista foi inaugurada na segunda-feira, 29 de julho, o Núcleo de Mediação Comunitária da Polícia Militar de Urânia.
O Núcleo visa atender o público em geral nos casos em que houver a necessidade de mediação comunitária de conflitos e funcionará sob a mediação de um policial militar capacitado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) focados em gerir os problemas sociais derivados de comportamentos reprováveis, antevendo conflitos e empregando práticas preventivas que minimizem a incidência de manifestações violentas.
Haverá a transmissão de orientações ao cidadão, de forma a estimular a solução em conjunto, através da ajuda mútua, frente aos problemas comuns, despertando o espírito de cidadania
Restabelecendo-se conflitos destas naturezas, pretende-se também a diminuição de determinados crimes mais graves, haja vista que conflitos interpessoais não resolvidos (ou mal resolvidos) tende a agravar-se.
Como funciona
– Em toda ocorrência policial ou atendimento público que se identifique a existência de um conflito que esteja relacionado em um rol de ocorrências passíveis de mediação (tais como injuria, calunia, difamação, dano, exercício arbitrário das próprias razões, outras fraudes, conflitos familiares e de vizinhança, etc), as partes litigantes serão consultadas quanto ao interesse em promover a solução do conflito, em data oportuna, no núcleo de mediação. Havendo o interesse de ambas as partes, será agendada sessão no referido núcleo e as partes serão ouvidas e concitadas a buscarem uma resolução pacífica do conflito
Da mesma forma, as pessoas que tiverem interesse na mediação comunitária também poderão procurar os núcleos ou os quartéis da Polícia Militar.
Também marcaram presença prestigiando o evento, capitão PM Luis Carlos Cobacho Presutto e Tenente Ricardo Luiz Martins Merloto, ambos de Jales, Dr. Fabio Pacheco, assessor jurídico da Prefeitura, Marcos Rogério Gavioli (Pik), Sargento Washington da Silva Herrera comandante do Destacamento da PM em Urânia, Sargento Martins de Palmeira D´Oeste, Sargento Coneglian de Dolcinópolis, Sargento Venancio de Paranapuã e Sargento Urias, de Santa Salete

Insistências do Papa Francisco

D. Demétrio Valentini
A presença entre nós do Papa Francisco se constituiu em abundante semeadura. Cabe a nós agora cultivar essas sementes, a começar pelas mais necessárias para a caminhada de renovação eclesial em que nos encontramos.
Tendo presente o conjunto de suas homilias e de seus gestos simbólicos, é fácil perceber algumas insistências do Papa Francisco, fruto de suas convicções. Vale a pena destacar algumas.
Uma primeira insistência é de ordem espiritual, e propõe uma atitude de muita confiança na misericórdia de Deus. No começo, parecia que esta insistência na misericórdia divina era meramente circunstancial, em vista do "domingo da misericórdia" que estava sendo celebrado no início do seu pontificado. . Mas logo se percebeu que ultrapassava as circunstâncias concretas, e se constituía em mensagem central do Evangelho. E não deixa de ser verdade, que a misericórdia divina faz parte do núcleo central do Evangelho de Cristo. A própria Igreja precisa assumir "as entranhas maternas da misericórdia".
Outra insistência do Papa Francisco está ligada à simplicidade, à transparência e à pobreza. A começar pelo testemunho que ele transmitiu, deixando bem claro que ele não se identifica com ambientes de elite, onde prevalecem a ostentação e o luxo. Foi enfático em advertir que não fica bem para as pessoas consagradas para estarem ao serviço do povo se valham desta situação para buscar aparências superficiais e enganosas.
A constatação de que o próprio Deus se faz de necessitado, mostra o alcance desta atitude de desprendimento e simplicidade. "Deus entra pelo subterfúgio de quem mendiga". Deus se faz de necessitado, para facilitar a acolhida e o diálogo.
Outra insistência se refere à "conversão pastoral", que reiteradas vezes apareceu em suas homilias. A recomendação concreta enfatiza a importância da proximidade que a Igreja precisa ter face às pessoas e à sociedade. "A proximidade toma forma de diálogo, e cria a cultura do encontro". São dimensões que fazem pensar nas situações cotidianas que envolvem a pastoral, e que precisam caracterizar a postura da Igreja, chamada a criar espaços de diálogo e oportunidades de encontro.
Uma insistência "revolucionária" foi expressa pelo Papa Francisco em forma de abertura missionária. A Igreja precisa "abrir as portas", não só para acolher bem os que a procuram, mas sobretudo para sair de si mesma, e ir ao encontro dos que se estão afastados, ou mesmo já separados da própria Igreja.
Por aí passa a mudança radical que o Papa está propondo. Se for assumida, mudam as perspectivas eclesiais. De uma Igreja acuada e refugiada em suas próprias estruturas, se passaria para uma Igreja que vai ao encontro das pessoas e da sociedade, se faz próxima, e se coloca ao serviço das grandes causas do Evangelho.
Na verdade, a grande insistência do Papa se traduz na proposta de uma Igreja que deixa de ser "auto referencial", de ter a si mesma como medida para sua ação. Mas que, ao contrário, escuta os apelos e os desafios que a realidade de hoje lhe apresenta, para aí situar o sentido de sua presença e de sua atuação.
Ele fala numa Igreja "descentrada", que deixa de ter suas estruturas como referência, mas se situa na "periferia", e a partir da periferia ela pode reencontrar sua verdadeira identidade e sua missão própria.
É importante perceber como o Papa situou suas recomendações no horizonte da "Conferência de Aparecida" com sua proposta de realizar uma "missão continental", colocando a Igreja em "estado permanente de missão".
Tudo indica que este documento, com o Papa Francisco, assumirá significado mundial, ultrapassando os limites de sua destinação original para o continente latino americano. Neste contexto, deciframos melhor o que o Papa quis nos dizer com suas valiosas homilias.

Conselheiros Tutelares de Urânia são empossados



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou na quinta-feira, 25 de julho, na Câmara Municipal de Urânia SP), a cerimônia de posse dos Conselheiros Tutelares, eleitos no pleito de 21 de julho, para o triênio 2013/2016.
A cerimônia de posse foi proferida pela coordenadora da Assistência Social do Município, Izenir F. de Lima Gavioli. Presentes ao evento, várias autoridades, entre as quais, o prefeito municipal Francisco Airton Saracuza, presidente da Câmara Municipal Donizete Mussato representando os demais vereadores do Legislativo, comandante do Destacamento da Policia Militar Washington da Silva Herrera, Presidente do CMDCA Egles Piva Christiano, Assistente Social e gestor Luís Henrique Messias, e o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Rodrigo Ferreira dos Reis que em seu pronunciamento, enfatizou a importância do trabalho do Conselho Tutelar frente a comunidade, e a execução dos atendimentos junto as famílias e a parceria entre Governo Municipal e Ministério Público Estadual

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

Pergunta
– O senhor não acha que há um momento em que as pessoas têm direito de ter raiva, de sentir ódio?
Chico Xavier
– Estamos encarnados na Terra, espíritos imortais que somos, para nos humanizarmos, de modo que todo processo de ódio ou de cólera é reminiscência de nossa vida animal. Vida animal que estamos deixando pouco a pouco, através de nosso burilamento.
Então, é possível que tenhamos raiva ou que tenhamos ódio, é possível, sem termos direito para isso. Porque o ódio que sentirmos ou a cólera que alimentemos recai sempre sobre nós, no sentido de doença, de abatimento, de aflição e só pode nos causar mal, já que deixamos, há muito tempo, a faixa da animalidade para entrarmos na faixa da razão.
Somos criaturas humanas e por isso devíamos sentir a verdadeira fraternidade de uns para com os outros, sem possibilidade de nos odiarmos, porque os irmãos verdadeiros nunca se enraivecem, uns contra os outros.
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da
"Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.

Turbulências

Reginaldo Villazón
As manifestações populares de junho no país pegaram de surpresa os analistas sociais. Não havia nuvens no horizonte para anunciar os acontecimentos, como se deram, em conteúdo e abrangência. No início, jovens reivindicando "passe livre" em algumas capitais foram mostrados sem relevância nos noticiários de rotina. Inesperadamente, as manifestações adquiriram o caráter de luta política apartidária.
Em pequena escala, houve ações de vandalismo. Felizmente, os governantes contiveram a violência policial e isto evitou uma tragédia que fizesse mártires e produzisse uma revolta geral de graves conseqüências. Passada a surpresa, os analistas sociais tiveram o bom-senso de classificar as ações de vandalismo como atos destrutivos, que devem ser inibidos pelas autoridades mas merecem respeito como fatos políticos.
Daquelas manifestações populares nada resultou de concreto. Mas a percepção do povo brasileiro não é a mesma de antes. E o futuro da política brasileira vai ser afetado por isto. As autoridades políticas permanecem sem ânimo para mudanças, mas suas explicações não convencem mais. As denúncias de corrupção e mal-uso do dinheiro público agora soam como fatos consumados, descarados e indefensáveis.
No Rio de Janeiro, persistem os protestos pacíficos e não-pacíficos contra o governador Sérgio Cabral. Os manifestantes enfrentam a polícia para reclamar junto ao Palácio Guanabara (sede do governo), à residência particular do governador no Bairro Leblon, à Câmara de Vereadores e ao Estádio do Maracanã. Além da pauta de reivindicações, há indignação contra o uso particular abusivo de helicópteros do Estado.
Dos cartazes "Queremos transporte, escolas e hospitais no padrão FIFA", resta em andamento o confronto entre o governo federal e os médicos. O governo, de forma medíocre, resume os problemas da saúde na escassez de médicos no SUS. Os médicos fazem greve contra a contratação de médicos estrangeiros, contra a residência médica obrigatória no SUS e aproveitam para reivindicar melhores condições de trabalho e salários.
Este cenário – no qual existem governos apáticos, políticos desonestos, manifestantes violentos e profissionais classistas – parece ser de uma pura crise democrática. Ou seja, de uma ruptura com os ideais e práticas democráticos. Afinal de contas, não é assim que a nação vai conquistar transporte, educação e saúde de padrões elevados. Parece óbvio que a democracia está sendo testada e poderá não reagir.
Mas é um erro pensar que isto é crise. Os políticos incompetentes e desonestos, os violentos que depredam e incendeiam, os médicos que se defendem e se omitem são estratos normais de uma nação democrática. Eles não rejeitam nem colocam em risco o regime democrático. Tais quais outros grupos sociais, eles provocam turbulências na dinâmica democrática, mas sofrem mudanças impostas pelas tendências democráticas.
Os poderosos bancos internacionais e empresas globais, estes sim, colocam em crise as modernas democracias, pois restringem as liberdades sociais nos países. Porém, a pior crise democrática acontece onde o povo vota, mas diminui sua participação política, permitindo a degeneração da representatividade e a exclusão de contingentes sociais. Porque, não há democracia de fato onde o povo se comporta como espectador.

É possível

Por Alcídes Leite*
Por Alcídes Leite*
Eu sou engenheiro civil e sei quanto custa construir uma casa, tanto o preço do terreno como o da construção. Sou também professor de economia e sei que é possível a todo cidadão brasileiro viver em uma casa com água tratada e coleta de esgoto. Sei que todas as crianças podem estar na escola e que todos podem ter acesso a um posto de saúde decente. O Brasil não é um país pobre. Com o nosso PIB todo cidadão pode viver decentemente.
Espero que os manifestantes que saíram às ruas recentemente canalizem suas energias: Casa, Escola e Atendimento de Saúde para todos! Devemos gritar: Favelas nunca mais! Cortiços nunca mais! Casas sem coleta de esgoto e serviço de água tratada nunca mais! Crianças brincando sobre córregos imundos nunca mais! Crianças fora da escola nunca mais!
Presidente, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados, Vereadores, Empresários, Profissionais Liberais, Servidores Públicos, Funcionários de Empresas Privadas: É possível, hoje, a todo brasileiro viver dignamente! E se é possível, então por que não conseguimos ainda?
A primeira coisa que devemos dizer é: A corrupção é um crime hediondo! Não pode haver perdão para corrupto! É dinheiro público que deixa de ser usado para o bem comum. Fora corruptos! Fora quem usa dinheiro público para benefício privado! Fora Já!
A segunda coisa que devemos fazer: Todos nós devemos nos unir para acabar com a miséria no Brasil. Vamos à luta, vamos fazer uma revolução pacífica. Vamos pressionar a Justiça para que resolva rapidamente os problemas de espólios e heranças de propriedades desocupadas. Vamos pressionar para que aqueles que possuem imóveis desocupados destinados à especulação sejam taxados progressivamente e suas propriedades sejam destinadas à desapropriação.
Se as recentes manifestações não encontrarem um canal para potencializar sua energia, o povo vai se decepcionar. Os mercadores do caos e os malandros vão entrar em ação. Aliás, eles já entraram. Depredam a cidade ou dizem que as manifestações são conseqüência das melhorias alcançadas recentemente.
Eu acredito que, com bom senso e rigor patriótico, nós podemos dar um salto em qualidade! O Brasil pode ser o país emergente que conseguiu canalizar a revolta do povo para mudar de patamar seu processo de desenvolvimento.
Quem sabe, poderemos aproveitar a visita do Papa Francisco para darmos uma guinada na nossa história. Reforma Urbana, Casa para todos, Escola para todos e Cadeia para Corruptos e Vândalos. Vamos canalizar as nossas revoltas. De forma pacífica e organizada o povo brasileiro pode mudar o Brasil.
* Alcides Leite é economista e professor da Trevisan Escola de Negócios

Mas afinal, o que dizer de Francisco?

Elka Candelária
Humilde, carismático, do povo, essas foram as definições para o Papa Francisco depois da visita ao Brasil na JMJ (Jornada Mundial da Juventude). .Jorge Mario Bergoglio, argentino, nascido em Buenos Aires em 1936 é o 266º Papa da Igreja Católica mostrou-se uma figura popular que gosta de estar no meio das pessoas levando alegria e renovação aos seus fiéis.
Papa Francisco tem um perfil que impressiona e atrai, não por nada extraordinário muito pelo contrário, por sua normalidade, seus gestos. Suas atitudes fazem dele uma pessoa comum como qualquer outra, fazendo assim todos se identificarem com ele.
Há muitos que dizem que o antecessor Bento XVI não chegava nem aos pés de Francisco com sua brandura, mais Bento XVI teve um ato muito heróico ao renunciar o papado devido sua saúde frágil, um gesto inesperado. A decisão dele em renunciar o cargo de líder da Igreja Católica o torna corajoso e humilde em admitir sua verdadeiras condições.
Papa Francisco mostrou para o nosso país e o mundo os valores da fé, as coisas boas e simples da vida, se reaproximou das pessoas fazendo até muitos não- católicos se levantarem e aplaudirem de pé sua simplicidade. Lembrou algo que estava esquecido a tempos, a união entre religiões e uma Igreja alegre e participativa numa era cheia de vaidade.
Que nesta visita ao Brasil o Papa sirva de instrumento de esperança e paz para melhorias em nosso país, porque muitos políticos inclusive a nossa Presidenta Dilma que já se estranhou com a Igreja Católica estavam a todo momento com um sorriso caloroso no rosto dando um show de simpatia e fingimento. Que os bons ventos dessa visita sirva de lição em nossos corações que acolheu tão bem a Francisco, pois como diz o ditado "A voz do povo é a voz de Deus".

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Colônia japonesa celebra a fé em evento no Anhembi

Novas gerações de descendentes de japoneses, e também pessoas de outras origens, terão oportunidade de conhecer arte e cultura tra
Descendentes e apreciadores das artes e costumes japoneses, e também os mais jovens que não tiveram oportunidade de conhecer essas tradições, terão, neste domingo, 4 de agosto, uma boa opção de visita à cultura nipônica fora do tradicional eixo de atrações do bairro da Liberdade, em São Paulo-SP.
Das 8h às 16h, o Palácio das Convenções do Anhembi será "uma espécie de ‘embaixada’ cultural da maior colônia japonesa do mundo, com todo o ambiente a revelar uma força simbólica milenar de um Japão de ‘raiz’, apresentado por meio de atividades que restauram uma emoção ancestral dos feitos dos antepassados", explica o Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor Junji Miyaura.
Não obstante as palestras de conteúdo filosófico em torno do tema "Manifeste o Amor Infinito de Deus", a 27ª Convenção Nacional da Seicho-No-Ie em idioma japonês receberá cerca de 3 mil pessoas de várias origens religiosas para um desfile de importantes nomes do Karaokê, grupos de Odori (dança tradicional), Taiko (tambores), corais e Yosakoi (dança tradicional, mas em ritmo jovem). Uma programação dinâmica e sempre pontual é emoldurada pelas cores do oriente em cada adereço e figurino, nos mínimos detalhes.
Quem não domina a língua japonesa também pode participar. Haverá um auditório especial no qual as atrações serão todas em idioma português. "Sob a perspectiva da Fé, nosso objetivo é também transmitir valores intrínsecos da cultura nipônica para as novas gerações, sejam os jovens descendentes de japoneses ou não", explicou o Preletor Miyaura.
 

Decoração natalina nas ruas comerciais começa a ser planejada

Com cinco meses de antecedência, a prefeita Nice Mistilides começou a planejar a decoração natalina de 2013. Uma reunião realizada no gabinete da prefeitura, na quarta-feira, dia 31, tratou das primeiras ações do projeto de iluminação de Natal desse ano.
Para trabalhar o projeto de decoração natalina foi formado um grupo de estudos, liderado pela Assessora de Cultura, Ivani Franco Pereira, composto por membros do poder público, comerciantes e sociedade civil para trabalhar o projeto. Além das principais ruas e avenidas comerciais a perspectiva é iluminar alguns pontos estratégicos.
A iniciativa da prefeita foi bem elogiada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales e do Sincomércio, Alexandre Alves Rensi. "Quero aqui parabenizar a prefeita Nice pelo entusiasmo e de se antecipar para este importante projeto, alguns anos isso foi pensado de última hora e a decoração não ficou das melhores. Nós estamos à inteira disposição", afirmou.
Nice lembrou que desde o início do ano os alunos da rede municipal estão arrecadando garrafas pet e haverá concurso para as escolas que mais arrecadarem. "O objetivo é agregar nesse planejamento o maior número de entidades, tanto públicas como privadas, para comemorarmos um natal realmente em comunhão. Nosso interesse é ver a cidade cada vez mais bonita e contribuir para o fortalecimento da nossa economia, através do comércio", afirmou.
Na reunião também ficou decidido que caberá à secretaria de Comunicação a divulgação do concurso, através das redes sociais do município, que irá escolher as fachadas e vitrines de lojas e casas mais decoradas, além de definir também o tema natalino.
A reunião contou com a presença dos responsáveis pelas secretarias de Esportes, Cultura e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Administração, Desenvolvimento e Promoção Social, Obras, Educação, Comunicação, Fazenda, Planejamento e Trânsito, da Sabesp, da Comunidade Terapêutica, Associação dos Artesãos, Coopersol e representantes da sociedade civil. O próximo encontro do grupo ficou marcado para terça-feira, 06.

Jales recebe mais de 3 mil pessoas para a fase final dos Jogos Escolares na próxima semana

Estaremos de braços abertos para receber as mais de 3 mil pessoas que vem de diversas cidades do Estado para participar do mais importante dos campeonatos escolares do país, a fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), categoria mirim. Estamos trabalhando há meses para que seja uma grande festa do esporte e para que sejamos bons anfitriões nesses dez dias do evento”, disse a prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice que aproveitou a oportunidade para convidar toda a população de Jales e região a prestigiar as competições que serão realizadas na cidade.

E o evento terá mesmo grandes proporções: serão 15 delegações com atletas de ambos os sexos e idade entre 12 a 14 anos, somando aproximadamente três mil pessoas entre atletas, comissão técnica e dirigentes. As modalidades que estarão em disputa são Voleibol, Futsal, Tênis de Mesa, Basquetebol, Handebol e Xadrez.

Também já está quase tudo pronto nas praças esportivas Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Lopes Ferraz (cerimônias de abertura e encerramento, basquete, vôlei e futsal), Ginásio de Esportes Professora Vera Lúcia Maldonado Martins, no Jardim Paraíso (handebol e futsal), quadra coberta da E.E. Dr. Euphly Jalles (futsal e vôlei), Ginásio de Esportes Cristóvam Soler, na Unijales (basquete e vôlei), quadra coberta da E.M. Professora Eljácia Moreira (futsal e handebol), Ginásio de Esportes da Cooperjales Objetivo (basquete, futsal, handebol e vôlei), Salão Social do CIEVI (congresso técnico de xadrez), Salão Social da Aderj (tênis de mesa), quadra coberta da E.M. Professora Olympia Braga Sobrinho (vôlei), quadra coberta da E.E. Onélia Fagioni Moreira (futsal e vôlei) e Câmara Municipal de Jales (instalação da Comissão Especial de Justiça Desportiva). “Faltam apenas alguns detalhes pequenos para que tudo esteja pronto e possamos iniciar os Jogos Escolares, oferecendo segurança e conforto aos atletas”, revelou a prefeita.

O presidente do Comitê Organizador, o secretário municipal de Esportes, Cultura e Turismo, Bruno Altimari e os representantes da secretaria estadual de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), José Antônio de Carvalho e Wilter Guerzoni enfatizaram que os alojamentos também estão prontos para receber as equipes. “Teremos 16 escolas que servirão de alojamento para atletas dirigentes e comissão técnica, entre elas a E.E. Dr. Euphly Jalles, E.E. Dom Artur Horsthuis, E.E. Profº Carlos Arnaldo Silva, E.E. Sueli Maria Batista, E.E. Juvenal Giraldelli, E.E. Profª Onélia Fagioni Moreira, ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho, E.M. Profª Eljácia Moreira, E.M. Profº Alberto Gandur, E.M. Profª Jacira de Carvalho, E.M. Profº Oswaldo Soler, E.M. Profª Elza Pirro Vianna, E.M. Profº João Arnaldo Andreo Avelhaneda, Escola Vocacional e duas escolas em Urânia, a E.E. Profº Akio Satoru e a E.E. José Teixeira do Amaral”.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

UNIFEB abre inscrições para vestibular e anuncia aplicação da prova em quatro cidades

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos abre nesta quinta-feira, 1º de agosto, o período de inscrições para o Vestibular UNIFEB 2014. Neste ano, a instituição realizará o vestibular em quatro cidades: Barretos (SP), São José do Rio Preto (SP), Frutal (MG) e Rio Verde (GO), simultaneamente em 6 de outubro, das 13h às 18h, com abertura dos portões às 12h.
A expectativa é que mais de 3 mil pessoas participem do processo seletivo concorrendo às vagas dos vinte e seis cursos de graduação. As inscrições para o vestibular UNIFEB poderão ser feitas pelo site www.unifeb.edu.br. O custo é de R$ 30 e o boleto pode ser pago na rede bancária e casas lotéricas.
A instituição conta com ampla estrutura composta por laboratórios e salas novas e equipadas, corpo docente de 80% de doutores e mestres e diversos programas de iniciação científica. Há cursos diurnos, noturnos e em tempo integral, sendo 20 de bacharelados e seis de licenciaturas, específicos para a formação de professores. Além disso, o Centro Universitário também disponibiliza aos seus alunos o acesso a diversos programas governamentais de incentivo ao ensino superior e também convênios internacionais como o intercâmbio cultural para os Estados Unidos, realizado durante as férias de janeiro e julho, estágios em fazendas americanas e parceria com o Programa Federal Ciência sem Fronteiras, que neste ano já aprovou 12 alunos da instituição.

Inaugurado em Santa Fé Núcleo deMediação Comunitária da Polícia Militar

A Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) iniciou na terça-feira (30) o curso de Assistente Administrativo para pessoas com deficiências.
O objetivo geral do curso é promover a qualificação profissional em relação à ocupação de Assistente Administrativo envolvendo toda a rotina básica da área administrativa desenvolvendo habilidades que possibilitem procedimentos de atendimento ao cliente, controle de arquivo e preenchimento de documentações. A turma é composta por 20 pessoas referenciadas na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania que buscam uma vaga no mercado de trabalho.
O estudante também atuará como auxiliar no departamento de recursos humanos, financeiro, compras e estoque de materiais administrativos. O curso tem a duração de três meses e é ministrado pela professora Marli Poiati, que participou de uma capacitação em São Paulo para ministrar as aulas e, como incentivo, o Governo do Estado repassa aos alunos o valor de R$ 210 para quem não tem nenhum benefício, R$ 150 de auxílio transporte e R$ 100 de auxílio alimentação. “Esse curso vem contribuir de forma efetiva a fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, haja vista, a porcentagem de vagas destinadas a pessoa com deficiência nas empresas”, finalizou a secretária Municipal Leidnéia Gonçalves da Rocha Berlute.
Estiverem presentes na abertura do curso, o prefeito Armando Rossafa, o vereador e participante do curso Ortêncio Ramos, a secretária Leidnéia Gonçalves da Rocha Berlute, a assistente social Queila Máira Castro, o presidente da Funec Ademir Maschio,  a professora Marli Poiati e a supervisora da Avape Márcia Ferreira.

Santa Fé do Sul promove curso de Assistente Administrativo para pessoas com deficiência



A Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) iniciou na terça-feira (30) o curso de Assistente Administrativo para pessoas com deficiências.
O objetivo geral do curso é promover a qualificação profissional em relação à ocupação de Assistente Administrativo envolvendo toda a rotina básica da área administrativa desenvolvendo habilidades que possibilitem procedimentos de atendimento ao cliente, controle de arquivo e preenchimento de documentações. A turma é composta por 20 pessoas referenciadas na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania que buscam uma vaga no mercado de trabalho.
O estudante também atuará como auxiliar no departamento de recursos humanos, financeiro, compras e estoque de materiais administrativos. O curso tem a duração de três meses e é ministrado pela professora Marli Poiati, que participou de uma capacitação em São Paulo para ministrar as aulas e, como incentivo, o Governo do Estado repassa aos alunos o valor de R$ 210 para quem não tem nenhum benefício, R$ 150 de auxílio transporte e R$ 100 de auxílio alimentação. “Esse curso vem contribuir de forma efetiva a fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, haja vista, a porcentagem de vagas destinadas a pessoa com deficiência nas empresas”, finalizou a secretária Municipal Leidnéia Gonçalves da Rocha Berlute.
Estiverem presentes na abertura do curso, o prefeito Armando Rossafa, o vereador e participante do curso Ortêncio Ramos, a secretária Leidnéia Gonçalves da Rocha Berlute, a assistente social Queila Máira Castro, o presidente da Funec Ademir Maschio,  a professora Marli Poiati e a supervisora da Avape Márcia Ferreira.

Prefeito Armando Rossafa, de Santa Fé do Sul, conquista mais uma creche escola



O prefeito Armando Rossafa assinou nesta segunda-feira (29) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o convênio para a construção de mais uma creche escola no município.
Uma creche já será construída ainda este ano no Jardim Universitário II, ampliando o atendimento e aumentando significativamente o número de vagas. De acordo com o prefeito o local da segunda creche já está sendo estudado. "Já estamos estudando e correndo atrás de um terreno para a instalação da creche, e percebemos que os bairros que mais necessitam são os bairros nas imediações do Jardim Ana Lucia, vamos escolher com todo cuidado uma localização que atenda bem todas as mães", disse Armando.
O prefeito agradeceu o empenho dos deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges na conquista deste convênio junto ao Governo do Estado, e salientou que o governador Geraldo Alckimin sempre o apóia na busca por melhorias para Santa Fé do Sul.
Estiveram presentes na ocasião da assinatura o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, e o secretário de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam.

Agricultura participa de apresentação de nova cultivar de Uva feita pela Embrapa

A secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Jales, Sandra Gigante, participou na tarde da sexta-feira, 26 de julho, do Dia de Campo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde foi apresentado uma nova cultivar de uva preta de mesa, a BRS Núbia.
A BRS Núbia é resultado do cruzamento entre Michele Palieri e Arkansas 2095, realizado em bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em 2000. Essa nova variedade foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, coordenado pelos pesquisadores João Dimas Garcia Maia e Patrícia Ritschel.
"A BRS Núbia é uma cultivar de uva de mesa preta com sementes, de ciclo médio, recomendada para cultivo na região do Norte do Paraná, Campinas, Norte de Minas Gerais, Jales e Vale do Submédio São Francisco. É uma variedade vigorosa e apresenta boa fertilidade, com média de produtividade de 25 a 30 toneladas por hectare por ano", contou João Dimas.
Cultivada sob condições de clima quente (subtropical, tropical úmido ou semiárido), a BRS Núbia expressa bem a coloração preta, apresentando uniformidade muito apreciada pelos consumidores.
A apresentação da nova cultivar de uva aconteceu no sítio Irmãos Higa, no KM 6 da Estrada da Uva no bairro do Jataí.

A secretária de Agricultura, Sandra Gigante participou da apresentação da nova cultivar de uva BRS Núbia feita pela Embrapa

Jales promove ações de combate e prevenção à Leishmaniose

Entre os dias 5 e 10 de agosto será realizada em todo o país a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose e em Jales não será diferente. De acordo com a Superintendência de Controle de Endemias – Sucen, as atividades desenvolvidas ao longo da semana tem o objetivo de estimular ações educativas e preventivas, além de promover debates e discussões sobre as políticas públicas de controle da doença.
Segundo a profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, Vanessa Luzia da Silva, uma série de atividades será realizada e contarão com a participação de profissionais, agentes de saúde e comunidade. "A Leishmaniose é uma doença grave para o ser humano e é preciso manter o alerta para preveni-la. É importante que a população tenha alguns cuidados, evitando o acúmulo de lixo orgânico, para que não haja formação de focos do mosquito transmissor e tenha consciência da posse responsável do animal, potencial hospedeiro da doença", orienta.
Até o dia 10, a Secretaria de Saúde promove trabalhos educativos, alertas de prevenção em carros de som, trabalhos realizados junto às escolas municipais, envio de material educativo para as escolas, entre outras atividades. "Vamos intensificar o trabalho de educação com objetivo de diminuir a incidência de casos da Leishmaniose na cidade e, para atingir esse objetivo daremos destaque ao ciclo de evolução do mosquito, que acontece no solo, principalmente onde se encontram fezes dos animais, frutas e lixo. Vamos orientar as pessoas sobre a importância de manter quintais e o canil dos animais sempre limpos", revelou Vanessa.
Caberá aos gestores e profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária , Serviços de Saúde, equipes da Estratégia de Saúde da Família, Controle de Vetores e de Zoonoses e Controle Ambiental, o planejamento e a organização das ações e intervenções que forem necessárias para conter a expansão da transmissão da doença no município.som, trabalhos realizados junto às escolas municipais, envio de material educativo para as escolas, entre outras atividades. "Vamos intensificar o trabalho de educação com objetivo de diminuir a incidência de casos da Leishmaniose na cidade e, para atingir esse objetivo daremos destaque ao ciclo de evolução do mosquito, que acontece no solo, principalmente onde se encontram fezes dos animais, frutas e lixo. Vamos orientar as pessoas sobre a importância de manter quintais e o canil dos animais sempre limpos", revelou Vanessa.
Caberá aos gestores e profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária , Serviços de Saúde, equipes da Estratégia de Saúde da Família, Controle de Vetores e de Zoonoses e Controle Ambiental, o planejamento e a organização das ações e intervenções que forem necessárias para conter a expansão da transmissão da doença no município.

Nice prestigia Campeonato de Danças Urbanas

A prefeita Nice Mistilides participou neste domingo, dia 28, do NS Skate Champ e do New Style 2013, ambos na Escola Estadual Dr. Euphly Jalles. Os eventos que tiveram início no dia 27, foram organizados pelos grupos NS Skate Crew e New Style de Jales, em parceria com o Programa Escola da Família da escola, da Prefeitura Municipal de Jales, através da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, e de diversas empresas apoiadoras.
Os eventos reuniu aproximadamente 500 skatistas e B.Boys de danças urbanas das cidades de Andradina, Presidente Prudente, Dracena, Araçatuba, Aspásia, Penápolis, São José do Rio Preto, Barretos, Guaira, Indaiatuba, Auriflama, Catanduva, Perus, Assis, Bauru, Agudos, Lins, Campo Grande e Paranaíba (MS), e Uberlândia (MG), ao som do DJ Bocka e a apresentação do Alien Man.
Nice aproveitou a oportunidade para saudar "a todos os presentes no evento e parabenizar a organização pelo belíssimo trabalho". A assessora de cultura da SMECT, Ivani Franco pereira reiterou o apoio dado pela Prefeitura e do Programa Escola da Família para a realização do encontro.
A realização e organização do evento foram feitas pelos grupos NS Skate Crew e New Style de Jales, através dos promotores Jeferson e Willians (Zóio), em parceria com a Escola da Família da E.E. Dr. Euphly Jalles e apoio das empresas Augusta, New Corpus, Maroca, Top Brinque, Castelão das Tintas, Harfer Serralheria, Casa Sport II, Favorita, Bio Farma, Pantaton, Phonox, Nova Onda Confecções, Almaná, Informa Computadores, Fantoche, Dog Family, Tomate Skate Shoping, Fumaça House, TNT Rock Beer, Apoio Skate Shopping, Magnum Skate Shopping, Woow, Unysport, Clover House, OMS Skate Rua, Surf Track, Tênis e Etc, NS Skate Crew e prefeitura Municipal através da SMECT.
Os vencedores na categoria Mirim foram Ruan Mattos, de Araçatuba (1º lugar), patrocinado por Sagrada Skate Shop; Marcos Eduardo, o Dudu, de Andradina (2º lugar) e João Pedro, de São Francisco (3º lugar). Na categoria Iniciante os destaques foram para Henrique Massuia, de Aspásia (1º lugar), patrocinado por Dog Family e PM de Aspásia; João Neto, de Guaíra (2º lugar) e Vinícius, de Votuporanga (3º lugar). Na categoria Amador, Vinícius Moretti, de Votuporanga, ficou em 1º lugar, patrocinado por A.E.R.V.; Juliano Nozak, de Jales, (2º lugar), patrocinado por OMS Skate e Tua e Renan, de Araçatuba em 3º lugar, patrocinado por Woow e Sagrada Skate Shop.


Danças urbanas1 - Nice acompanhou a etapa final do Campeonato de Danças Urbanas e entregou o prêmio para a equipe campeã  Breakmonsters Crew  de Assis (SP)

quarta-feira, 31 de julho de 2013

CDHU sorteia 127 casas em Dolcinópolis, Turmalina e Mesópolis

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) sorteianesta quinta-feira, 1º de agosto, 127 casas em Dolcinópolis, Mesópolis eTurmalina, Região Administrativa de São José do Rio Preto. O investimentona construção dos empreendimentos é de R$ 10,8 milhões.
Em Dolcinópolis, às 9 horas, serão sorteadas 29 casas. O eventoacontece no Centro Comunitário, Rua Santo Antonio, s/nº. Estão inscritas 182 famílias, das quais 96% possuem renda mensal de até três saláriosmínimos. Com investimento de R$ 2,5 milhões, as moradias estão sendo edificadas na Rua Atílio Gonçalves.
Na sequência, às 11 horas, a CDHU sorteia 48 casas no município deTurmalina, na Quadra da Escola Municipal Carmita Moreira de Aguiar Pavani, Rua Treze de Maio, s/nº, Centro. Das 125 famílias inscritas, 93% têm rendade até três salários mínimos. O empreendimento, orçado em R$ 4,1 milhões, está localizado no Prolongamento da Rua Pernambuco.
Por fim, em Mesópolis, mais 50 casas serão sorteadas, durante eventoque ocorrerá às 15 horas, na Praça Angelo Finassi, Rua Circular Bandeirante, s/nº, Centro. Para este sorteio se inscreveram 179 famílias,sendo que 95% têm rendimentos mensais de até três salários mínimos. A CDHU está investindo R$ 4 milhões no empreendimento, em construção na RuaMozzart Reis com a Rua Abílio Manoel.
Do total de imóveis oferecidos pela CDHU, 7% são destinados a pessoascom deficiência, 5% aos idosos e 4% para policiais e agentes penitenciários. Os inscritos deverão comparecer aos locais dos sorteiospara depositar na urna a senha distribuída durante a inscrição. As famílias contempladas serão convocadas para o processo dehabilitação, quando deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa. Para ter direito a uma das casas é preciso terrenda entre um e dez salários mínimos, não possuir imóvel ou financiamenthabitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais dinteresse social. Além disso, é preciso ser morador no município há pelmenos três anos ou atestar que o chefe da família trabalha na cidade nomínimo pelo mesmo período.
Os empreendimentos que serão sorteados são viabilizados em parceria com as prefeituras, que doaram os terrenos e estão administrando as obras. As casas terão dois e três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área construída entre 43,50 m² e 56,67 m². Os imóveis serão entregues com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha e no banheiro, teto mais alto, forro ou laje e muro de divisa entre os lotes. Os conjuntos contarãocom total infraestrutura urbana.
O prazo para quitar o financiamento do imóvel será de até 25 anos. As prestações receberão subsídios do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. Assim, aquelas que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento.ta vez.

terça-feira, 30 de julho de 2013

MPF em Jales denuncia professora por uso de documentos falsos

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP), por meio da Procuradoria da República em Jales, denunciou professora aposentada por uso de documento falso. Na mesma ação, também foram denunciados três médicos e um dentista pela emissão de documentos ideologicamente falsos.
A professora aposentada reduziu a base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física referente aos anos-calendário de 2005 e 2006 ao informar em suas Declarações de Imposto de Renda despesas elevadas com tratamentos médicos com os profissionais citados. Ao ser requisitada pela Receita Federal a comprovar documentalmente as despesas médicas informadas, ela apresentou os recibos médicos dos supostos tratamentos.
Da análise dos documentos, assim como dos esclarecimentos prestados pelos profissionais de saúde, foi concluído que os serviços médicos declarados pela professora nunca foram efetivamente prestados. Na verdade, os recibos apresentados, que somam vinte e seis, teriam sido usados a fim de encobrir a prática de ilícito tributário.
O crédito encontra-se parcelado, ficando suspensa a punibilidade quanto ao crime tributário praticado pela contribuinte, mas o MPF/SP pede que a professora seja responsabilizada criminalmente pelo uso dos documentos falsos, bem como os profissionais de saúde que os emitiram.
A denúncia é de autoria do procurador da República Gabriel da Rocha e foi ajuizada no dia 25 de junho. Seu número para acompanhamento processual é 000757-76.2013.403.6124.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Audiência pública em Rubineia informa sobre a instalação do porto intermodal

No dia 9 de agosto será realizada uma audiência pública conjunta entre a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida pelo deputado Itamar Borges, e a Comissão de Infraestrutura, presidida pelo deputado Zico Prado, em Rubineia para tratar da instalação do Porto intermodal.
Além dos deputados Itamar Borges e Zico Prado, participarão do encontro o Dr. Casemiro Tércio Carvalho, diretor do departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, que informará sobre o processo licitatório para a implantação do sistema portuário local, a prefeita Clevoci, de Rubineia, membros das duas comissões e lideranças

Ministro Lewandowski defere liminar com base na liberdade de imprensa

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, deferiu liminar na Reclamação (RCL) 16074 e suspendeu os efeitos da decisão do juízo da 27ª Vara Cível de São Paulo, que havia impedido o site Consultor Jurídico (Conjur) de publicar matérias sobre Luiz Eduardo Bottura, qualificado pelo veículo de informações jurídicas como uma "figura pública e muito conhecida no mundo jurídico por ter sido condenado 239 vezes por litigância de má-fé".
O site, de propriedade da Dublê Editorial Ltda. Epp (autora da Reclamação), também havia sido intimado judicialmente a remover todas as publicações relacionadas a Bottura. Na Reclamação ajuizada no STF, a empresa alega que a decisão de primeira instância viola a autoridade do STF no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 130, na qual a Corte decidiu que a Lei de Imprensa não foi recepcionada pela Constituição de 1988 e que não pode haver quaisquer obstáculos à liberdade de expressão e de imprensa.
Em sua decisão, o ministro Lewandowski destaca o entendimento da Corte naquele julgamento e enfatiza que, "em um exame perfunctório dos autos, como é próprio dos pedidos de jurisdição imediata, a decisão reclamada parece ter ofendido a decisão emanada do Supremo Tribunal Federal, nos autos da ADPF 130/DF, de relatoria do ministro Ayres Britto". O ministro cita precedentes do Supremo, entre eles o que qualifica de "paradigmático" – a Reclamação (RCL) 15243, na qual o ministro Celso de Mello afirma que o exercício da liberdade de imprensa "não é uma concessão das autoridades" e sim "um direito inalienável do povo".
Naquele caso, o decano do STF lembrou que o exercício concreto, pelos profissionais da imprensa, da liberdade de expressão, "assegura ao jornalista o direito de expender crítica, ainda que desfavorável e em tom contundente, contra quaisquer pessoas ou autoridades". Assim, no contexto de uma sociedade democrática, "nenhuma autoridade, mesmo a autoridade judiciária, pode estabelecer padrões de conduta cuja observância implique restrição aos meios de divulgação do pensamento". No mesmo sentido, o ministro Lewandowski deferiu medida liminar, no exercício da presidência da Corte, na Ação Cautelar (AC) 3410, também de relatoria do ministro Celso de Mello.

Fiscalização integrada da Lei Seca flagra 20 motoristas alcoolizados em Araçatuba e São José do Rio Preto no final de semana

O Programa Direção Segura flagrou 20 pessoas conduzindo veículos sob efeito de álcool entre a noite da última sexta-feira (26) e a madrugada de domingo (28), nas cidades de Araçatuba e São José do Rio Preto, no interior do Estado. Ao todo, 293 condutores fizeram o teste do etilômetro durante as blitze.
Com as ações do final de semana, Direção Segura já atingiu todas as regiões administrativas do Estado. O Programa passou por cidades como São Paulo, Bauru, Santos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, entre outras.
Em Araçatuba, dois motoristas embriagados poderão responder por crime de trânsito. Em São José do Rio Preto, seis apresentaram índice a partir de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, esses condutores poderão pegar de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também chamada de "tolerância zero" (lei 12.760/2012).
Além do processo criminal, esses motoristas vão pagar multa no valor de R$ 1.915,40, receberão sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e vão responder a processo para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Os outros 12 condutores flagrados nas duas cidades apresentaram índices de até 0,33 no etilômetro e foram autuados por embriaguez. Eles receberão as penalidades administrativas (multa, pontos na carteira e processo para suspensão do direito de dirigir).
Pela lei, todos os motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que foram flagrados em fiscalizações têm direito de ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.
AÇÃO INTEGRADA
– Lançado no Carnaval deste ano, o Programa Direção Segura integra equipes do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP); das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica; e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre o perigo da combinação entre álcool, outras drogas e direção.
Desde o lançamento, foram aplicados 6.688 testes de etilômetroem todo o Estado. Ao todo, 533 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Outras 154 cometeram crime de trânsito. Os motoristas abordados e que têm resultado zero na detecção de álcool recebem um kit, com folder explicativo, "bafômetro" descartável, porta lixo para carro, adesivos, chaveiro e caneta, com o slogan da campanha: "São Paulo pela vida".
Além de São Paulo, as cidades que já receberam as blitze do Programa Direção Segura foram: Campinas, Santos, Sorocaba, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Americana, Jaguariúna, Bauru, Marília, Franca, Barretos, Araraquara, Itanhaém e Presidente Prudente. Gradativamente, o Programa Direção Segura será expandido para outras cidades do Estado.
Total de testes de detecção de álcool 6.688
Total de testes positivos para álcool, com índice de até 0,33 no etilômetro
533
Total de flagrantes por crime de trânsito – a partir de 0,34 no etilômetro
154
Total de testes antidrogas 6
SOBRE A NOVA LEI SECA
A lei nº 12.760, conhecida por "tolerância zero", foi sancionada em 20 de dezembro de 2012 e instituída pela resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em 23 de janeiro de 2013.
Quantidade de álcool
* Antes – Se o etilômetro registrasse até 0,10 miligrama de álcool por litro de ar expelido, o motorista era liberado.
* Hoje – A presença de 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expelido já configura infração. O novo limite equivale a menos de um copo de cerveja. Ou seja, qualquer quantidade de álcool já é suficiente para gerar a infração, o que significa "tolerância zero".
Multa e prisão
* De 0,05 miligramas a 0,33 miligramas – Multa de R$ 1.915,40 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses (sete pontos na CNH – infração gravíssima).
* A partir de 0,34 miligramas – Multa de R$ 1.915,40, suspensão do direito de dirigir por 12 meses (sete pontos na CNH – infração gravíssima), além de processo por crime de trânsito, que pode levar à pena de seis meses a três anos de prisão. Se o condutor voltar a cometer a infração no período de 12 meses, a multa será dobrada.
Provas do consumo de álcool
* Com a nova lei, podem ser utilizados, além do etilômetro, exames de sangue (e outros exames laboratoriais), testemunhos de terceiros, fotos e vídeos para comprovar a embriaguez do motorista.
Detran.SP
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.