Páginas

sábado, 27 de julho de 2013

Tá na hora

A prefeita Nice deve aproveitar os próximos meses para cobrar dos órgãos governamentais, deputados federais, estaduais e partidos políticos, a liberação de recursos prometidos para o município através de emenda parlamentar ou pedidos individuais. Com essas manifestações populares colocando o político na ponta da pirâmide da insatisfação, vão precisar o máximo de apoio, e para isso vão fazer de tudo para liberar o que puderem em termos de recursos para os municípios.
E o tempo passa...
Nesse domingo, 28 de julho, fará 30 dias que o AI 692428 do famoso "Caso Facip" onde são réus os ex-prefeitos Antonio Sanches Cardoso e Humberto Parini e mais cinco acusados, mudou de relator. Saiu o ministro Joaquim Barbosa e entrou Roberto Barroso e continua sem uma decisão final. O processo foi instaurado na 4ª Vara da Comarca de Jales, sob o nª de ordem/controle 844/1998, distribuído em 01/06/1998 às 00h 00m 00s. E lá se vão 15 anos. É difícil entender esse tipo de demora num caso de impobridade administrativa enquanto que, em outros casos, o processo em um ano vai de decisão a penhora de bens.
Mau sinal
Uma assessora da prefeita Nice Mistilides ao explicar em um programa de rádio sobre a construção de prédios próprios para ESFs, disse que aquele que será construido próximo da rua 24, dará assistência aos eventos que serão realizados no estádio municipal. É uma pena que desde que o futebol profissional morreu em Jales e, sabia-se, que ele jamais seria ressuscitado, os prefeitos não se preocuparam em dar fim àquela área improdutiva dentro do perímetro urbano. A fala da chefe de gabinete, é um sinal que o Jurassic Park continuará ali e recebendo dinheiro para pequenas reformas e atravacando o desenvolvimento daquela região. É lamentável
Novos
O Conselho Municipal de Trânsito que estava apagadão está sendo regulamentado por decreto da prefeita Nice. Órgão é o responsável pelas diretrizes no trânsito municipal. Os 12 membros foram indicados e devem, doravante, analisar, debater e resolver muitos dos problemas existentes no trânsito, principalmente solucionar a sinalização caótica do trânsito municipal. Em um quarteirão da avenida Francisco Jalles, num trecho de 80 metros existem 9 placas de sinalização. O contribuinte merece respeito. Se assim não o fizerem, continua tudo na mesma.
Porta voz
O vereador Luiz Rosalino (PT) disse que a retroescavaderia recebida pela administração municipal foi uma conquista à época do prefeito Parini. Como também todas as demais máquinas (65) entregues foram conquistas de ex-prefeitos que não conseguiram a reeleição ou não disputaram, dado o ano da criação do PAC. O importante não é quem pediu e quem está recebendo. O importante é que os vereadores façam uma fiscalização se a retroescavadeira será usada em benefício do agricultor em geral, e não permita que se conceda privilégio Qualquer conquista desde ou daquele, quem ganha é a população
Fala e eu escuto
Os membros da CEI que investigam se houve eventuais irregularidades nas contratações, recebimentos e pagamentos da 44ª FACIP que seria realizada em abril deste ano e acabou dando com os burros na água, está convidando além da imprensa, outros empresários para dar explicações. Os sócios de uma casa de shows em Jales, João Eduardo Gomes Orta e Rivaldo Minas estiveram na manhã desta quinta-feira, 25 de julho, dando explicações aos membros da CEI
Núcleo de mediação
A prefeita Nice Mistilides participou na tarde de quinta-feira, 25 de julho, da inauguração do Núcleo de Mediação Comunitária da Polícia Militar de Jales. A cerimônia contou com a presença do juiz e diretor do Fórum de Jales, José Pedro Geraldo Curitiba, do Major Antonio Umildevar Dutra Júnior, do capitão Luis Carlos Cobacho Presutto, do Tenente Ricardo Merlotti e policiais militares da corporação da 2ª Cia do 16º Batalhão de Polícia Militar, além de autoridades municipais e civis.
Lacrado
A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, por meio da operação "De Olho na Bomba, cassou nesta quinta-feira ,25 de julho, a inscrição estadual do estabelecimento Auto Posto Marinópolis Ltda, por desconformidade do combustível coletado com os padrões exigidos pela Agência Nacional do Petróleo

Mesópolis recebe restroescavadeira e adquire dois veículos


O prefeito do município de Mesópolis, Leandro Aparecido Polarini, o vice-prefeito Aparecido Vieira, o presidente e vereadores da Câmara Municipal, comemoraram a conquista na quarta-feira, 17 de julho, em cerimônia realizada em Jales, de uma retroescavadeira do Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O prefeito Leandro Polarini adquiriu também dois veículos para atender a população mesopolense.
Por volta das 18 horas, da quarta-feira, 17 de julho, a população foi surpreendida com uma carreata pelas principais ruas, para apresentação da retroescavadeira e os dois veículos, que foram expostos na principal praça da cidade. O prefeito Leandro disse que uma retroescavadeira como a que o município recebeu "é de grande valia para Mesópolis e a utilizaremos da melhor maneira possível em nosso município".
A entrega pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) da retroescavadeira a Mesópolis, visa dar continuidade ao projeto de melhoramento das condições das estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção nos municípios onde a população agrícola é advinda principalmente da agricultura familiar.
Um dos veículos, foi adquirido através de uma emenda parlamentar ao orçamento estadual do deputado Itamar Borges (PMDB), foi destinado para a execução do trabalho Social e para o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e, o outro veículo, segundo carro foi adquirido também, mediante emenda individual do deputado federal Julio Semeghini e também destinado para prestar serviços juntos ao setor social da prefeitura de Mesópolis.
O prefeito Leandro Polarini fez questão de agradecer o ministro Pepe Vargas, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) , bem como os deputados Itamar Borges e Júlio Semeghini, que através de emendas no Orçamento do Estado e da União tem apoiado as demandas e projetos de interesse do município de Mesópolis e, em especial, a presidenta Dilma Rousseff.
Ele fez questão de afirmar que vai continuar se empenhado nas reivindicações junto aos órgãos governamentais tanto da União como Estado, deputados estaduais e federais que se prontificaram a colaborar com o município de Mesópolis. "Queremos o melhor para a nossa população", afirmou Leandro.

Mesópolis escolhe a Rainha do Rodeio 2013


Momento da apresentação das três finalistas,
das quais uma delas seria escolhia a Rainha da Festa do Rodeio

Ana Luiza, Renata Faria, Kamilla Martins, escolhidas para reinar
durante os dias em que será realizada a Festa do Peão de Mesóplis 2013
A primeira dama Marinangela Zequini Campos Polarini, organizou com a comunidade a tão esperada escolha da Rainha do Rodeio de Mesópolis 2013. Foram escolhidas também a Princesa e a Madrinha da Festa. A escolha foi realizada no sábado, 20 de julho, às 22 horas na praça da Matriz, onde as belas candidatas mostraram graça e desenvoltura na passarela . A festa foi um sucesso absoluto, .A belíssima jovem Kamilla Martins Betoni foi escolhida pelos jurados como Rainha do Rodeio de Mesópolis 2013. O título de Princesa ficou para a bela jovem Renata Faria da Silva e a bela morena Ana Luiza Ribeiro dos Santos foi escolhida como a Madrinha dos Peões A primeira dama Marinangela Polarini muita satisfeita com o sucesso do evento e o apoio recebido da comunidade agradeceu a todos que "contribuíram para que o evento fosse um sucesso".

Dona Maria Olga : 100 anos de vida


Vice-Prefeito, Vicente Christiano Neto, Vereadores Márcio Arjol Domingues, Orlando Vieira, Tomaz Coronado Sanches, Prefeito Francisco Airton Saracuza, Vereadores Marcos Alexandre de Oliveira, João Jovino Batista, Odair Bezerra Dias, Donizeti Mussato, Marinete Munhoz Borges Saracuza e a homenageada
Sra. Maria Olga Vedovelli Braga

Sra. Maria Olga Vedovelli Braga e o cartão de
homenagem pelos 100 anos de vida

José Antonio Vedovelli Braga, Maria Olga Vedovelli Braga, Benedito
Pinto Ferreira Braga Junior, Maria Aparecida Braga Roman.
Ao fundo, o retrato do fundador
de Urânia, Benedito Pinto Ferreira Braga (in memorian)
No dia 13 de julho de 2013, a Câmara Municipal de Urânia, homenageou a Senhora Maria Olga Vedovelli Braga, pelos 100 anos de vida. Exemplo de dedicação como primeira dama, a Senhora Maria Olga Vedovelli Braga é esposa do fundador do município de Urânia, Benedito Pinto Ferreira Braga, o popular Zico Braga (in memorian. O autor da homenagem, o vereador Odair Bezerra Dias, juntamente com os demais Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito Municipal, agradecem em nome de toda população
o trabalho realizado em prol ao progresso e desenvolvimento de Urânia.

Francisco

Paiva Neto
Fraternalmente saudamos a chegada ao Brasil do papa Francisco, reconhecido exemplo de humanidade. Ele vem para a Jornada Mundial da Juventude (Rio 2013). O jovem é o futuro no presente!
Ao ser eleito bispo de Roma, como gosta de ser citado, na sua nobre modéstia, o argentino Bergoglio escolheu o nome do poverello de Assis, Francisco, que, por sinal, é o patrono da Legião da Boa Vontade.
Portanto, é com satisfação que vemos nele propósito similar de vida do santo protetor da Natureza, na sua preocupação com os pobres. Com Jesus, o Cristo Ecumênico, aprendemos que o Amor Divino é a perfeita ordem que direciona a sociedade para tempos melhores, de respeito às diferentes culturas e etnias do planeta que nos abriga.
A perseverança dos jovens na militância do Bem só pode trazer benefícios às comunidades. Por isso, a recomendação evangélica de Jesus, o Profeta Divino — "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei", João, 13:34 —, deve iluminar constantemente a agenda dos que vivem e trabalham pela Caridade — sinônimo de Amor — e pela Paz.
Renascimento do Espírito Divino
E para saudar o Dia da Caridade, 19/7, em sua elevada abrangência, apresento-lhes alguns trechos de meu livro "Reflexões da Alma", no qual afirmo que — a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo é a mais diligente dialética, sempre realizadora e atual — por mais que passe o tempo —, porquanto fraterna e generosa. Fala ao coração, não somente ao cérebro, sustentando-os na "Paz que o mundo não lhes pode dar" (Evangelho segundo João, 14:27). Daí a capacidade de curá-los, tendo como ponto de partida a mente. Cuida do corpo humano em seu aspecto integral, proclamando-o como a morada do Espírito enquanto reencarnado. (...)
A Terra é um Educandário Divino onde se espraiam as nobres lições de Jesus, o Catedrático Celeste. A grande reforma dessa Universidade Sublime é superior ao Renascimento que se deu na Europa, anteriormente preparado pelos muçulmanos, que foram, na Antiguidade histórica, buscar a sabedoria esquecida dos gregos. No Ocidente, surgiram figuras luminares, a exemplo de Da Vinci, Michelangelo, Cellini, Raffaello, Giovanni Picco della Mirandola, Pietro Pomponazzi. Esses, entre outros, entraram na História como ilustres destaques do Renascimento, movimento artístico, literário e científico (do qual Galileu Galilei é expoente), que floresceu no Velho Continente durante o período que corresponde à Baixa Idade Média e o início da Era Moderna, do século 14 ao 16. O Universalismo, uma das principais características da época renascentista, considera que o indivíduo deve desenvolver todas as áreas do conhecimento.
Mas a consciência que há de brilhar no mundo é muito mais que isso! É a nova Ressurreição do Cristo e de todos aqueles que se comprazem no verdadeiro Bem que de Deus desce a este orbe. Trata-se do definitivo Renascimento do Espírito Divino, a beneficiar cada criatura e toda a sociedade ansiosa de Luz, mesmo quando não o percebam.
Depositemos nossa Fé Realizante no Poder Celestial, na vida e no progresso. Enfim, mantenhamos o ânimo, confiando na habilidade do ser humano e de seu Espírito Eterno. Com respeito e esperança devemos motivá-lo. Batalhemos, pois, de forma incessante — como propunha Alziro Zarur (1914-1979), no seu "Poema da Amizade" — para, "mesmo assim de rastros, tentar trazer o paraíso à Terra".
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Pescador


O OLIMPIO, DA SABESP, COM UM PINTADO DE MAIS DE 26 KGs, FISGADO NO RIO PARAGUAI
O JOÃO LAÉRCIO, DA ESCOLA OBJETIVO,
COM UM PINTADO
DE MAIS DE 25 KGs
O POPULAR "JILÓ" COM UM PINTADO DE MAIS DE 12 KGs FISGADO
EM MAIO DE 2012 NO RIO PARAGUAI, PRÓXIMO A CÁCERES MT
o popular andre fagali, com um pintado de mais
 12 kgs fisgado este ano no rio paraguai

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
IAGO DE MATOS e ROBERTA MAYUMI YURINO GERMANO MELO. ELE,
natural de Botucatú, deste Estado, nascido aos 11 de setembro de 1.992, técnico em eletrônica, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Marcos Antônio de Matos e de Iracilia Jesus dos Santos. ELA, natural de Paranapuã, deste Estado, nascida aos 30 de maio de 1.994, recepcionista, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Roberto Germano Melo e de Suely Satiko Yurino.
ITALO HORÁCIO GUZZO e DANIELLE FERNANDA DOS SANTOS. ELE,
natural de São Bernardo do Campo, deste Estado, nascido aos 08 de julho de 1.989, vendedor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Helio Mesquita Guzzo e de Rosangela Aparecida Horácio. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 27 de agosto de 1.988, micro empresária, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Aparecido Donizeth dos Santos e de Sandra Regina Monzani dos Santos.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

Vice Pedro Callado participa de formatura de 5 turmas da ETEC

O vice-prefeito Pedro Callado (PSDB), participou na noite sexta-feira, 19 de julho, daformatura dos alunos da Escola Técnica Estadual "Dr. José Luiz Viana Coutinho", mantida pelo Centro Paula Souza. O evento aconteceu no Galdino Eventos,
Convidado pela diretora Luzia Corsini Dejavite, o vice-prefeito prestigiou a formatura das 3ª turma de Técnicos em Agronegócios, 5ª turma de Técnicos em Alimentos, 6ª turma de Técnicos em Informática, 6ª turma de Técnicos em Administração e 6ª turma de Técnicos em Contabilidade, sendo as duas últimas extensões da ETEC Jales na escola Deputado Oswaldo de Carvalho.
O evento aconteceu no Galdino Eventos,
"Para mim é uma honra ser convidado e poder prestigiar a formatura dos alunos dessas cinco turmas que concluem hoje mais uma etapa de suas vidas e iniciam uma nova e bonita jornada. Ao longo desses anos de aprendizado as experiências foram somando-se e o crescimento de cada aluno nas mais diversas dimensões, foi se tornando visível aos olhos dos que tiveram a alegria de partilhar esta aventura. Desejo parabéns pelo sonho realizado e um futuro próspero, mas acima de tudo, que exerçam com amor a profissão que escolheram para suas vidas", disse Pedro Callado.

Pró-Reitor do IFSP visita Jales e conversa com a prefeita Nice

Na terça-feira, 23 de julho, à tarde, prefeita Nice Mistilides e vários vereadores, receberam no gabinete do Poder Executivo , a visita do Pró-Reitor de Extensão do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Wilson de Andrade Matos, que esteve acompanhado do coordenador da Universidade Aberta do Brasil – Pólo de Jales, Nilton Marques
Durante a visita, Wilson de Andrade recebeu um ofício solicitando a instalação de um campus do IFSP, uma vez que o Pólo de Jales da UAB possui infraestrutura suficientes para novos cursos, contando com laboratórios de informática, sala de videoconferência, laboratório de educação musical, laboratório de biologia, química e física, sala de aula presencial, biblioteca e demais dependências exigidas pelo MEC.
O pró-reitor se colocou a disposição do município e pediu para que as autoridades contate o Ministério da Educação para a formalização do pedido. Após a reunião com a prefeita Nice, o pró-reitor foi conhecer as instalações do Pólo de Jales da UAB

Aparecida d’Oeste receberá Centro “Conviver”

A cidade de Aparecida d’Oeste é mais nova beneficiária direta do Programa São Paulo Amigo do Idoso. O convênio, que garante recursos de R$ 250 mil para implantação do Centro "Conviver", foi assinado, na quinta-feira, 25 de julho, pelosecretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, e pelo prefeito Izaias Aparecido
De acordo com o secretário Hamam, é necessário ter Centro Conviver no município porque ele possue quantidade significativa de idosos. "O Centro servirá de lazer e incentivo para a população da terceira idade".
A previsão de entrega dos Centros Conviver é para o inicio do primeiro semestre de 2014.
Centro "Conviver"
– A partir de agora, o Centro de Convivência de Idosos passa a ser chamado de Centro "Conviver". O nome ressalta o lado mais humano e acolhedor das iniciativas do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Os Centros Dia tambémmudarão de nome, passando a ser chamado Centro "Novo Dia".
O Centro Conviver é um espaço de convivência, socialização, lazer e atividades, onde os idosos com mais de 60 anos podem frequentar. Ou seja, trata-se de um instrumento de proteção básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
Programa São Paulo Amigo do Idoso
– Lançado em 2012 pelo governador Geraldo Alckmin, o Programa São Paulo Amigo do Idoso prevê a implantação de 108 Centros Novo Dia e 126 Centros Conviver para idosos. Aproximadamente cinco mil idosos serão beneficiados com os novos equipamentos em todo Estado.
Outra ação do programa para beneficiar os idosos é o Cartão Amigo do Idoso, realizado em março deste ano. O benefício mensal de R$ 100,00 é direcionado a idosos com idade superior a 80 anos, com renda mensal de até meio salário mínimo.
Para ter direito ao auxílio, o idoso deve estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e não ser atendido nos programas de benefícios individuais, como o Renda Mensal Vitalícia (RMV) ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Inscrições para Prêmio Petrobras de Jornalismo vão até 31 de julho

As inscrições para o Prêmio Petrobras de Jornalismo terminam na quarta-feira, 31 de julho. Jornalistas e fotógrafos de todo o Brasil podem concorrer com até seis diferentes trabalhos que abordem assuntos relacionados a esporte, cultura, responsabilidade social/ambiental e petróleo/gás/energia, dentro das categorias nacional ou regional. As matérias e fotos devem ter sido veiculadas em jornal/revista, rádio, televisão ou em portais de notícias entre 10 de maio de 2012 e 9 de maio de 2013. Os trabalhos inscritos não precisam citar a Petrobras.
Serão premiados 35 trabalhos com valores que vão de R$ 7 mil a R$ 30 mil (valores brutos). Os 17 vencedores da categoria regional receberão R$ 7,15 mil cada. Os 17 ganhadores na categoria nacional serão premiados com R$ 17,2 mil cada. E o vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo receberá R$ 30 mil.
Os trabalhos vencedores e seus respectivos autores serão conhecidos em outubro deste ano.
Confira o regulamento e acesse a ficha de inscrição no site (www.petrobras.com.br/agenciapetrobras).

Santa Casa de Jales recebe recursos

A Santa Casa de Jales recebeu do governo federal repasse no valor de R$ 414,2 mil para investimento em equipamentos e material de consumo hospitalar.
De acordo com o que consta no projeto, o valor será destinado para compra de 22 camas hospitalares, um aspirador cirúrgico, cinco desfibriladores, dua macas de transferência, três perfuradoras ortopédicas e três ventiladores pulmonares. Com isso, seis camas serão direcionadas para equipar a sala de emergência que foi reformada e ampliada com recursos da promoção "Na Santa Casa eu boto fé".
Para o provedor José Pedro Venturini, o expressivo valor merece destaque e representa uma grande ajuda para o hospital que, além de adquirir novos equipamentos ainda vai economizar com a compra de materiais de consumo, já que serão adquiridos com recursos do governo.

Jales se beneficia de governo Dilma

*Luis Fernando Rosalino e Pérola Maria Fonseca Cardoso
Há poucos dias nossa cidade sediou a entrega de 66 retroescavadeiras para municípios da região com menos de 50 mil habitantes, dentre os quais está incluída Jales. Ao todo o Governo Federal distribuirá mais de quatro mil dessas máquinas aos municípios, algo jamais visto no país.
Jales sediou o encontro porque houve uma mobilização do PT local junto ao Governo Federal, particularmente no Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, para que a entrega das máquinas ocorresse em nossa cidade, fortalecendo-nos como centro de região. Uma vez assegurado que o evento ocorreria em Jales, o Diretório Municipal do PT procurou a Prefeita e, em conjunto, organizaram o evento.
A entrega destas retroescavadeira foi a primeira etapa de um programa do PAC 2 que visa assegurar aos municípios maquinários para que possam oferecer boas condições de deslocamento à população. Ainda neste ano estes mesmos municípios se beneficiarão com uma motoniveladora e no início de 2014, caminhões basculantes, equipamentos que em conjunto mais de um milhão de reais.
Já no final de 2012, Jales havia sido beneficiada com uma grande patrulha de máquinas e equipamentos agrícolas, também encaminhados pelo Governo Dilma. Ainda em benefício das famílias rurais, foram liberados os recursos com os quais foi construído o ESF – Rural já inaugurado próximo da sede do SAMU, outro programa do Governo Federal.
Na mesma linha democrática, Dilma acaba de confirmar a liberação de recursos para a construção três Unidades Básicas de Saúde para Jales. Este é um pleito que já vinha sendo apresentado ao Ministério da Saúde desde 2011 e que, finalmente, também como uma resposta às manifestações populares nas ruas, se concretizou. Estas UBSs serão para os Bairros Novo Mundo, Oiti e JACB e custarão mais de 1,2 milhão de reais. Novas UBSs foram liberadas para centenas de outros municípios brasileiros, sem distinção partidária, numa ação republicana do Governo Dilma. A prioridade de Governo da Presidenta é sempre atender às demandas das populações locais sem distinção ideológica dos governos de plantão.
Relembre-se também o grande destaque da educação municipal que mais uma vez foi confirmada, pela avaliação do SARESP realizada em novembro de 2012, com uma qualidade bem acima da média estadual. Em língua portuguesa, enquanto a média estadual das escolas municipais foi 200,1 pontos, nossas escolas alcançaram 221,1 pontos. Em matemática ficamos com 238,2 pontos, enquanto a média estadual das escolas municipais foi de 209,4 pontos. São diferenças de qualidade na nossa educação construídas ao longo de oito anos de governo municipal do PT, com investimentos bem direcionados e com total prioridade para a melhoria da qualidade. Cabe lembrar que foi neste governo passado que se conquistou a Universidade Aberta do Brasil, que hoje conta com mais de mil alunos.
Os investimentos em educação realizados em Jales nos últimos anos são, também, reflexos da grande prioridade nacional que é dado para a educação pelo Governo Dilma. Embora a educação ainda necessite de mais investimentos e melhoras de qualidade, nunca na história do Brasil, a educação foi abordada como grande prioridade de Governo, como nos Governos de Lula e Dilma o que, mais uma vez, beneficia aos Jalesenses como um todo. *Luis Fernando Rosalino e Pérola Maria Fonseca Cardoso são vereadores do PT na Câmara Municipal de Jales

FSS de Mesópolis realizou Bazar Solidário



A presidenta do Fundo Social de Solidariedade de Mesópolis, primeira dama Marinangela Zequini Campos Polarini e a sua equipe, realizarem na segunda-feira, 22 de julho, a partir das 19 horas, um Bazar Solidário com aproximadamente 900 peças de roupas novas e usadas, bijuterias, calçados e bolsas, doados pela população mesopolenses e empresas da região.
Toda a renda auferida com o evento, segundo a primeira dama Marinangela Polarini, "será revertido através do FSS à própria população, de acordo com a necessidade". Ela fez questão de agradecer a todos doadores, compradores, e a equipe do Fundo Social que não mediu esforços para que o evento alcançasse o seu objetivo que foi o sucesso.

A catequese do Papa Francisco

D. Demétrio Valentini
A presença do Papa Francisco é contagiante. Seus gestos e palavras vão direto ao coração do povo brasileiro, com suas mensagens ao mesmo tempo simples e profundas. Tão logo não esqueceremos esta catequese, feita dos episódios de sua agenda, que assim se transformam em cenários para as novas parábolas do mesmo Evangelho de Cristo.
Desta maneira, seus ensinamentos recebem um contexto concreto, que ajuda a medir o alcance de sua "doutrina social", feita não de princípios teóricos, mas de afirmações claras e práticas.
Para isto certamente o ajuda sua formação jesuítica, com os tradicionais três pontos, que vão cadenciando suas afirmações.
Esta sequência de três pontos pode ser identificada em sua fala na favela. Lá ele tomou a realidade concreta da pobreza, para desenvolver seu raciocínio. A primeira afirmação é primorosa:
"Uma sociedade que não cuida dos seus pobres, se empobrece a si mesma.". À primeira vista pareceria só uma frase de efeito. Mas conferindo bem o seu alcance, nos damos conta de sua pertinência e sabedoria. A pobreza maior não se encontra junto aos pobres, mas se constitui do empobrecimento perverso de quem se fecha em seu egoísmo, e ignora as riquezas humanas que se encontram nos pobres.
Prosseguindo em sua catequese social, o Papa Francisco constata que "a melhor maneira de medir a grandeza de uma sociedade é ver a maneira como ela trata os mais necessitados". Que sabedoria e que lucidez!
Daí decorre o terceiro ponto de sua breve homilia. Ele tem evidentes feições práticas, sinalizando o compromisso que ele propõe a todos. No atendimento aos seus pobres, a sociedade pode redescobrir seus melhores valores, que acabam enriquecendo o conjunto da sociedade, que passa a integrar a solidariedade como valor prático que faz multiplicar os bens que aumentam na medida que são compartilhados.
Outros ensinamentos muito oportunos foram dados por ocasião da visita ao Hospital São Francisco, onde é feito um trabalho caridoso e competente de recuperação de dependentes químicos. O difícil assunto a abordar era a droga. E ele o abordou de maneira serena e firme.
Em primeiro lugar, afirmou que a situação da droga hoje em dia pede da sociedade um gesto de coragem. Isto implica uma postura consciente, decidida e articulada contra a droga, buscando sempre as causas de onde brota o problema, em cuja raiz existem duas vertentes. Uma é a ganância, que leva os traficantes a perderem o escrúpulo de matar para garantir o seu lucro. Outra vertente é a falta de valores, especialmente nos jovens, que se tornam vulneráveis diante de ofertas feitas de modo traiçoeiro por quem deseja envolvê-los para depois explorá-los.
De fato, o problema da droga é tão sério que a sociedade deveria se declarar em estado de calamidade, para um enfrentamento claro contra "os mercadores da morte".
No combate contra a droga é preciso integrar as duas dimensões, lembradas na abertura do Concílio pelo Papa João XXIII, referindo-se à severidade e à misericórdia. Muito otimista, João XIII observava que a Igreja ganha mais usando hoje o remédio da misericórdia, do que o remédio da severidade.
Com a droga, é preciso integrar as duas posturas. Com os traficantes, usar o remédio da severidade. Com as vítimas da droga, usar o remédio da misericórdia, revestindo-nos dos sentimentos de Cristo, que tinha compaixão com as multidões, mas batia de rijo contra os fariseus.
Portanto, com os "mercadores da morte", o remédio da severidade. Para com os drogados, o remédio da misericórdia. Com isto, inverteríamos a tendência: em vez da droga degenerar a sociedade, o combate contra ela redescobriria o caminho para a sua realização verdadeira.

Unijales agora tem FIES

Mais uma conquista da Unijales. Pensando no aluno que sonha em fazer um curso superior, a Unijales buscouo Programa de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, o FIES,  e a partir de agora conta com mais esse benefício para o estudante universitário.
O FIES é um programa de financiamento estudantil que tem como missão tornar o acesso à educação superior mais democrático, dando oportunidade de financiar em até 100% a graduação daqueles estudantes que não podem arcar com os custos de sua formação.
O programa, que desde 1999 beneficiou milhares de pessoas, financia a mensalidade de alunos em universidades particulares cadastradas e bem avaliadas pelo MEC, o que significa conceito maior ou igual a 3 no ENADE. O financiamento funciona como espécie de empréstimo, é valido para todo o período de estudo na faculdade. Após o término do curso superior, é dado um período de carência de até 18 meses para que o estudante se estabilize financeiramente comece a pagar. Isso significa, no caso de quem faz um curso de 4 anos de duração, que tem até 13 anos para pagar as despesas da faculdade, começando a pagar um ano e meio depois de terminar o seu curso.
Um dos requisitos exigidos a partir de 2010 para obter o FIES é prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES, deverão ter realizado Exame Nacional naquele ano ou no ano posterior. Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica.
Para se inscrever no Programa de Financiamento, é preciso acessar o Sistema Informatizado do FIES (SisFies) http://sisfiesportal.mec.gov.br. O aluno poderá fazer a inscrição em qualquer período do ano, de janeiro a junho, para o financiamento relativo ao 1º semestre, e de julho a dezembro, para o financiamento relativo ao 2º semestre do ano.
Pioneira na educação há mais de 43 anos, a Unijales reafirma seu compromisso de oferecer um ensino de qualidade e lutar pela educação e por um mundo igualitário e democrático. Acesse o site www.unijales.edu.br e acompanhe para quais cursos o financiamento está disponíve (Daniel Zílio.

Medicina total

Reginaldo Villazón
A história da medicina teve início há milhares de anos, quando os povos antigos desenvolveram conhecimentos e utilizaram práticas de controle e cura de doenças. Algumas dessas correntes médicas – como as originadas na Índia, na China e no Egito – foram concebidas com elevada sabedoria sobre a natureza e o corpo humano. E não lhes faltou uma abordagem filosófica de conteúdo imaterial.
A partir do Renascimento (séculos XV e XVI), que marcou o fim da Idade Média, a medicina passou a ter caráter científico. As pesquisas e descobertas científicas se tornaram a base dos procedimentos, instrumentos e produtos médicos. O resultado foi muito além do excelente. Doenças graves foram curadas e evitadas. As terapias se humanizaram, a qualidade e a expectativa de vida se superaram.
Dois médicos da antiguidade – o egípcio Imhotep e o grego Hipócrates – hoje dividem as opiniões sobre quem é o Pai da Medicina. Porém, a medicina de caráter científico – denominada oficial ou convencional – é ensinada nas universidades e praticada nas instituições médicas sem vínculo com tudo o que existiu e existe fora dela. Isolou-se para se impor como a medicina única e verdadeira.
É questionável que isto tenha acontecido por arrogância, preconceito ou interesse dos médicos e suas associações. Muito provável é que a economia capitalista tenha afastado da medicina convencional os conhecimentos e práticas (antigos e novos) fora do seu controle. É justo, na economia capitalista, que as empresas do ramo médico valorizem suas pesquisas e patentes, que concorram para recuperar seus investimentos e auferir lucro.
Mas a medicina convencional tem definições diferentes para eficácia, eficiência e efetividade dos seus tratamentos. Reconhece que seus medicamentos podem curar, não surtir efeito ou intoxicar pacientes. Cataloga as doenças pelos sintomas, quando desconhece suas causas. Também, os tratamentos das medicinas não-convencionais se enquadram na regra: podem curar, não fazer efeito ou deixar os pacientes piores.
Importante é que há relatos confiáveis de curas em todas as medicinas. Até de curas magníficas, verdadeiros "milagres". Podem acontecer por uma microcirurgia, um remédio natural ou uma oração diante de um copo d`água. É por isto que 38,3% dos norte-americanos também fizeram uso da medicina não-convencional em 2007, segundo dados do Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa dos Estados Unidos.
Acupuntura, Ayurveda, Fitoterapia, Hipnose, Homeopatia, Meditação, Reiki, Shiatsu, Tai Chi Chuan e Yoga são terapias não-convencionais freqüentes. Em 1991, o médico Brian Berman fundou o primeiro Centro de Medicina Integrativa, na Universidade de Maryland (EUA). É a soma da medicina convencional com todas as outras medicinas. Hoje há muitos desses Centros em universidades e hospitais de alto conceito.
No Brasil, os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), estão nesse grupo. No SUS (Sistema Único de Saúde), os pacientes se beneficiam da medicina integrativa desde 2006. Cresce a cada ano o número de atendimentos de Acupuntura, Fitoterapia, Homeopatia e outros. Em 2012, só de práticas corporais (Tai Chi Chuan, Pilates e Yoga) houve 3,8 milhões de sessões.
A humanidade já está com um pé fincado nessa medicina abrangente, conduzida dentro da lei, da ética, da competência e dos resultados. Que vê o ser humano na sua composição: corpo, mente e espírito. É como uma manhã de sol. Muito boa para quem gosta de luz.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

Pergunta
– O que poderá acontecer ao mundo se continuarem as atuais agressões contra a natureza?
Chico Xavier
– Acontece que estamos agredindo não a natureza, mas nós próprios e responderemos pelos nossos desmandos.
É importante pensar que se criou a ecologia para prevenir estes abusos e aqueles que acreditarem na ecologia, acima de seus próprios interesses, nos auxiliarão nessa defesa do nosso mundo natural, da nossa vida simples na Terra que poderia ser uma vida de muita saúde e de muito mais tranqüilidade se nós respeitássemos coletivamente todos os dons da natureza.
Mas, se a continuarmos agredindo demasiadamente, o preço será pago por nós próprios, porque depois voltaremos em novas gerações plantando árvores, acalentando sementes, modificando o curso dos rios, despoluindo águas, drenando os pântanos e criando filtros que nos liberem da poluição.
O problema será sempre do Homem. Teremos que refazer tudo porque estamos agindo atualmente contra nós mesmos.
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da "Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papa Francisco faz aumentar registro com seu nome

Com base nos dados dos Cartórios de Registro Civil, a Fundação Seade constatou que houve aumento de 30% no registro de crianças com o nome "Francisco" após a nomeação do papa, em 13 de março deste ano. De 1º de janeiro a 12 de março foram registrados 248 Francisquinhos. Já entre 13 de março e 31 de maio deste ano, 320 meninos receberam esse nome, no Estado de São Paulo.
Atenção: Não há dados por municípios nem regiões do Estado

Nomes bíblicos são os mais registrados nos Cartórios de São Paulo nos últimos 8 anos

Levantamento inédito da Arpen-SP junto a todos os Cartórios paulistas nos últimos oito anos aponta o predomínio de nomes relacionados ao catolicismo.
Confira o ranking dos 10 nomes masculinos e femininos mais registrados.
O nome bíblico Maria foi o mais registrado pela população paulista nos últimos oito anos, aponta levantamento inédito organizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) junto a todos os 836 Cartórios de Registro Civil do Estado. Entre janeiro de 2007 e junho de 2013 foram registrados 163.039 crianças com o nome Maria no Estado de São Paulo. Na sequência aparece Ana, com 139.622 registros, e na terceira posição o primeiro nome masculino, João, com 85.407 registros de nascimentos.
A preferência da população paulista por nomes relacionados a santos continua nas demais posições do ranking elaborado pela Arpen-SP. Na quarta posição dos nomes mais registrados no Estado nos últimos oito anos aparece Gabriel, com 81.412 registros, enquanto Pedro, com 78.944 registros está na quinta colocação. Em seguida, foram 68.082 crianças chamadas Julia na sexta posição, 63.584 Lucas na sétima posição, 54.738 Miguel na oitava posição, 54.738 Guilherme na nona posição e 53.691 Gustavo na décima posição. Predominam nomes masculinos no topo do ranking.
A análise detalhada das planilhas elaboradas pela Arpen-SP ano a ano apresenta algumas peculiaridades. Em 2007 os nomes preferidos foram: Maria, Ana, Gabriel, João e Pedro. Em 2008 e 2009 João foi para o terceiro lugar, deixando Gabriel e Pedro para trás. Em 2010 e 2011, Pedro ficou em terceiro lugar, passando João e Gabriel para o quarto e quinto lugares, respectivamente.
Já em 2012 e 2013 houve uma mudança mais significativa nos nomes masculinos. Em 2012 o ranking foi: Maria, Ana, Pedro, Miguel e Davi. E em 2013, Davi passou para terceiro lugar, Miguel para o quarto e Pedro acabou em quinto lugar. Essas mudanças podem ser explicadas pela ascensão de personalidades.
Davi, por exemplo, foi o nome escolhido pela cantora Claudia Leitte para seu primeiro filho, em 2009, e pelo jogador Neymar, que teve seu filho Davi Lucca em 2011. O nome, que em 2008 estava em 33° lugar no ranking, subiu para 14° em 2009, 11° em 2010, 10° em 2011, quinto em 2012 e agora está em terceiro lugar, sendo o nome masculino mais utilizado para os recém-nascidos.
O mesmo ocorre com o nome Sophia. Em 2010 estava em 25° lugar e agora é o terceiro nome mais usado em meninas (sendo o 11° no ranking geral). Algumas personalidades podem ter influenciado essa escolha. Ronaldo Fenômeno, em 2010, e o cantor Pedro Leonardo, em 2011, batizaram suas filhas de Maria Sophia. Em 2012, Grazi Massafera e Cauã Reymond tiveram sua primeira filha, também chamada Sophia.
Nomes femininos: 1° Maria; 2° Ana, 3° Julia, 4° Beatriz, 5° Yasmin, 6° Isabella, 7° Sophia, 8° Laura, 9° Giovanna e 10° Mariana.
Nomes masculinos: 1° João, 2° Gabriel, 3° Pedro, 4° Lucas, 5° Miguel, 6° Guilherme, 7° Gustavo, 8° Matheus, 9° Davi e 10° Arthur.

Polícia Militar apreende mais de 600 kg de droga


Nesta sexta-feira, 26 de julho, por volta das 7h40m, equipes da Polícia Militar do 52º Batalhão de Polícia Militar do Interior de São José do Rio Preto e do 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior de Catanduva, em operação conjunta para Prevenção de Roubo de Cargas e Caminhões Produto de Furto na Rodovia Washington Luiz, SP 310, KM 398, município de Catoiguá/SP, obteve sucesso em abordar o veículo Scania com reboque que transportava pneus e, ilicitamente, levava mais de 670 kg de entorpecente (547 KG de maconha e 126 KG de cocaína - pasta base) (fotos).
O condutor V.B. era o condutor do caminhão, sendo conduzido preso até a Delegacia da Polícia Federal em São José do Rio Preto.
Neste ano, foi a maior apreensão de droga na região de Rio Preto, e uma das apreensões mais consideráveis dos últimos anos.

Inauguração da Base de Radiopatrulhamento Aéreo de São José do Rio Preto

O Governo do Estado inaugura neste sábado, 27 de julho, às 9h, a sede da Base de Radiopatrulha Aérea de São José do Rio Preto da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na Av. Clóvis Oger, nº 501, bairro Jardim Novo Aeroporto, que atenderá a Região do Comando de Policiamento do Interior – 5 região de São José do Rio Preto.
A BRPAe São José do Rio Preto é uma das dez bases do Grupamento de Radiopatrulha Aérea "João Negrão" destacadas no interior do Estado de São Paulo, que desde 12 de agosto de 2010 atua atendendo 96 municípios da região de São José do Rio Preto, contando com um helicóptero a disposição para apoio nas ocorrências policiais, sendo que se encontrava provisoriamente instalada juntamente com o Corpo de Bombeiros - PB Aeroporto e a partir de agora contará com sede própria.
O GRPAe conta atualmente com 21 helicópteros AS-350 Esquilo, 01 helicóptero modelo EC-135, 02 helicópteros HU-30 SchweizerCBi e 4 aeronaves de asa fixa.

As denúncias acusam 23 pessoas por fraude em licitação, formação de quadrilha e falsidade ideológica

O Ministério Público Federal em Jales (SP) ofereceu nesta quarta-feira, 24 de julho, duas novas denúncias relativas às fraudes perpetradas pela Máfia do asfalto nos municípios de Jales e São João de Iracema. Cada uma das denúncias foi oferecida em face de 23 integrantes da organização criminosa que corrompia agentes públicos e fraudava licitações para a contratação de serviços, especialmente de pavimentação e recapeamento asfáltico no Noroeste do Estado.
Em São João de Iracema, a fraude consistia basicamente no fato de que empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico participavam de licitações como se fossem concorrentes, sendo que em alguns casos havia, inclusive, identidade parcial de sócios. Foram quatro licitações fraudadas, cujo montante somado chega a R$ 479.141,49.
Por sua vez, em Jales as fraudes foram praticadas de duas formas distintas. No primeiro caso, ocorrido em duas licitações, utilizou-se do mesmo artifício praticado em São João de Iracema, no qual empresas do mesmo grupo econômico participavam do certame como se concorrentes fossem. Em outro caso, a licitação, cujo valor era superior a seis milhões de reais, foi realizada com uma única empresa pertencente ao grupo criminoso, sem que houvesse, assim, qualquer competição. As licitações fraudadas, se somadas, atingem o valor de R$ 7.698.719,26.
Além da atuação criminosa dos empresários e lobistas, as fraudes contaram com a participação de agentes públicos municipais, também denunciados. Os acusados nas ações penais responderão pela prática dos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e fraude em licitação.
Denúncias anteriores
– O MPF já tinha denunciado 19 envolvidos no esquema fraudulento em 16 de abril do presente ano, bem como um policial civil que violou sigilo funcional e prejudicou as investigações a pedido de um dos lobistas do grupo, em 12 de julho.
Ainda serão apresentadas outras denúncias ao longo dos próximos meses pelo MPF, a partir das provas obtidas ao longo das investigações. Fraudes semelhantes ocorreram em cerca de 80 municípios da região, e o valor dos desvios pode ter alcançado a cifra de R$ 1 bilhão.
Prisão do líder da organização criminosa
– O MPF em Jales conseguiu junto à Justiça Federal a decretação da prisão preventiva de Olívio Scamatti, líder do grupo empresarial responsável pelas fraudes, em 18 de abril do presente ano. Mesmo tendo sido impetrados diversos habeas corpus, inclusive no Superior Tribunal de Justiça, o empresário continua preso.

Impostômetro registra R$ 900 bilhões amanhã

Em 2012, valor foi atingido seis dias depois; presentes para o Dia dos Pais chegam a ter 54% de impostosNeste sábado (27/7), por volta das 23h30, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo vai chegar à marca dos R$ 900 bilhões. O valor corresponde a todos os impostos pagos pelos brasileiros desde janeiro deste ano para a União, estados e municípios. Em 2012, o valor foi atingido seis dias depois (no dia 02/08), revelando que a carga tributária tem aumentado."Temos que deixar de ser súditos para sermos cidadãos; os cidadãos precisam ser informados sobre o quanto estão pagando. Queremos que todos saibam que nada é de graça - nem escola, nem hospital, nem serviço público algum", ressalta o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), Rogério Amato.
Carga tributária dos presentes para o Dia dos Pais:
O Impostômetro Localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista, o Impostômetro foi criado em 2005 para mostrar, em tempo real, o quanto os brasileiros pagam em impostos. O painel virou referência para quem quer se localizar na região central. Outras cidades - como Curitiba e Recife - também aderiram e instalaram o seu Impostômetro em áreas de grande circulação. No site www.impostometro.com.br, é possível verificar o quanto a população de cada município ou estado brasileiro pagou de tributos. Imposto no Dia dos PaisOnze de agosto será Dia dos Pais. E, para presenteá-los, os brasileiros terão que pagar altas taxas de impostos, embutidos nos preços dos produtos. Uma garrafa de vinho, por exemplo, tem 54,73% de impostos; um relógio, 53,14%; um porta-retratos, 43,47%. Quem for levar o pai para almoçar vai pagar 32,31% de impostos.As informações são do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que gerencia o Impostômetro.

Os mais de 122 mil trabalhadores dos Correios de todo o Brasil iniciam mais uma campanha salarial da categoria.

Com pauta definida no último Conselho Nacional dos Representantes dos Trabalhadores dos Correios (Conrep), realizado entre 17 e 20 de julho, eles reivindicam aumento real de 15%, reposição da inflação do período em 7,13 %, aumento linear de R$ 200, pagamento das perdas salariais no período de 1994 a 2002, entre outros pontos.
A pauta nacional de reivindicações, que já foi enviada a todos os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect), deve ser aprovada nessa semana nas assembleias que serão realizadas em todo o Brasil. O documento, que será entregue à ECT em Brasília no dia 30/07, ainda traz como reivindicações o adicional no turno, a antecipação da gratificação natalina, horas extras, anuênio, e a não privatização da ECT.
Segundo o secretário de Imprensa da Fentect, representante legítima da categoria, James Magalhães, outros pontos antigos de luta da categoria são a redução da jornada de trabalho dos atendentes para 6 horas, segurança nas agências e entregas de correspondências pela manhã. Ressalta ainda, entre outros pontos, a contratação imediata de funcionários através do Concurso Público e a defesa do plano de saúde dos ecetistas, sem nenhuma mudança.
Estão previstos para a última quinzena de agosto atos nacionais em várias regiões do país e para meados de setembro assembleia de deflagração de Estado de Greve, caso não haja avanços nas negociações.
Veja a pauta completa de reivindicações aprovada no Conrep:
- Aumento Real de 15%;
- Reposição da Inflação do período de 01 de Agosto de 2012 a 31 de Julho de 2013 em 7,13 %;
- Aumento Linear de R$ 200,00;
- Pagamento das Perdas salariais (1994-2002) no valor de 20% em Dezembro;
- Vale Alimentação/Refeição de R$ 40,00 (R$ 920 e R$ 1.080,00 para quem recebe 23 e 27 vales, respectivamente);
- Vale Cesta de R$ 400,00;
Além disso, o eixo de lutas também foi aprovado no Conrep. Nele consta:
– Contratação já de 110 mil trabalhadores;
– Pelo fim do SAP, SARG e GCR;
– Contra a PLR 4330 da terceirização;
– Anistia a todos os trabalhadores. Sanção presidencial do PLC 83/2007 com retorno imediato dos demitidos, já!;
– Em defesa do Postalis/BD;
– Em defesa do Correios Saúde. Não ao Postal Saúde!;
– Pelo fim do Assédio Moral;
– Pela redução da jornada de trabalho para 30h semanais. 6h para atendentes comerciais!;
– Por segurança a todos os trabalhadores;
– Entrega pela manhã em todo o país;
– Por um Correios 100% estatal;
– Não ao PCCS 2008 da escravidão

Dia do Agricultor é comemorado com missa no Córrego do Jataí

Em comemoração ao Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho, a prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice participou na noite dessa quinta-feira, dia 25, de uma missa celebrada na Associação dos Produtores do Bairro do Jataí.
  
A prefeita foi recebida pelo presidente da associação, Sebastião Cestari e fez questão de cumprimentar os moradores dos bairros da zona rural, Barra Bonita, Córrego do Veadão, Matãozinho, Subida Preta e Jataí 1 e 2.
 A missa em homenagem ao Dia do Agricultor foi celebrada pelo Padre Edvagner Tomaz da Cruz e emocionou os presentes no evento.  “Estamos aqui para comemorar o Dia do Agricultor, deles que já foram chamados por diversos termos: lavradores, camponeses, pequeno produtor, agricultor de subsistência, entre outros, mas que independente disso, são os responsáveis pelo desenvolvimento do nosso país. Estou muito feliz de estar aqui e poder celebrar com vocês essa data tão importante”, disse a prefeita.
 
Nice participou do evento acompanhada pela chefe de gabinete da secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social, Maria José Leite e pelo secretário de Comunicação Social, Bruno Guzzo. Após a missa os participantes foram convidados a saborear um delicioso lanche com pratos preparados pelos próprios agricultores.

Prefeita participa do Dia de Visita na Casa do Poeta e Escritor



No último sábado, dia 20, a prefeita Eunice Mistilides Silva, na foto entre Vandisley Garcia e Cavalheiro Verardo, visitou a Casa do Poeta e Escritor de Jales no Dia de Visita, data em que toda a população teve a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pela entidade.
O presidente fundador da Casa do Poeta, Cavalheiro Verardo Neto, afirmou que “a presença de Nice muito engrandece o evento”. A prefeita também foi recebida pelo escritor gaúcho e artista plástico Mário Feijó que declamou uma poesia de Vinicius de Moraes sobre o valor dos amigos. O escritor jalesense Wandisley Garcia declamou um poeta que fez em homenagem a reabertura da Fonte Luminosa da Praça Dr. Euphly Jalles.
Nice agradeceu o carinho e a atenção de todos e reafirmou o “compromisso que administração municipal tem com a cultura local e com a Casa do Poeta, que muito honra nossa cidade, na divulgação de artistas e talentos da nossa gente”.

Dominguinhos é homenageado na TV Cultura

O programa Ensaio deste sábado (27/7) presta uma homenagem a Dominguinhos, que faleceu nesta terça-feira (23), em São Paulo. Exibida à 00h15 (de sábado para domingo), na TV Cultura, a atração revive momentos do rei da sanfona, quando conta sobre sua trajetória e interpreta sucessos que marcaram a música regional brasileira.
Durante o bate-papo com o apresentador Fernando Faro, Dominguinhos fala da importância e da influência de Luiz Gonzaga em sua vida pessoal e profissional. Conta sobre sua infância e o começo de carreira, época em que tocava em casas noturnas no Rio de Janeiro; sua participação no Trio Nordestino; o primeiro apelido musical como "Nenem do acordeon’’ e a mudanca do nome artístico para Dominguinhos. Ele também fala da parceria formada com sua ex-mulher, Anastácia.
Neste programa, gravado em agosto de 1990, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo, o músico canta diversas canções, dentre elas: Eu só quero um xodó, Isso aqui tá bom de mais, Tantas palavras, Tenho sede, Paraíba e Asa Branca.
No domingo (28), às 11h15, uma dupla homenagem dá vez ao maior sanfoneiro do Brasil, com a exibição do episódio Dominguinhos, da série O Milagre de Santa Luzia. Originária do documentário homônimo, que mostra como e por que a sanfona continua entre as maiores tradições musicais do País, a atração conta com 52 episódios conduzidos pelo mestre (Dominguinhos).
A edição que vai ao ar, intitulada Dominguinhos, faz um desenho da carreira e da importância desse grande cancioneiro do Brasil.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Abertas as inscrições para o concurso Rainha da Festa do Peão de Barretos

O tradicional concurso que elege o "reinado" da maior Festa do Peão da América Latina está com inscrições abertas. As beldades que queiram se candidatar a uma vaga na disputa podem se inscrever até o dia 1º de agosto. Neste ano, serão eleitas Rainha e Princesa do evento.
Podem participar da seleção, garotas com idade acima de 18 anos, solteiras, sem filhos, com altura mínima de 1,60 m. As inscrições são gratuitas e devem feitas pessoalmente no Parque do Peão em Barretos. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h, sábado das 9h às 12h. A candidata deve levar RG e uma foto de corpo inteiro.
As inscritas passarão por uma seleção interna que escolherá de 10 a 15 candidatas para o concurso.
A escolha

O concurso Rainha Os Independentes acontecerá no Espaço Berrantão, localizado no Parque do Peão, no dia 8 de agosto, às 22h. Serão de 10 a 15 candidatas que desfilarão em dois trajes: country, com roupas da grife Os Independentes, e o traje típico que terá assinatura do estilista barretense Marcelo Ortale.
Em uma parceria inédita, o concurso acontece junto com a festa Bota Dentro - O esquenta oficial de volta às aulas. A festa é promovida pela república Vira Latas. Após o concurso haverá show com a dupla Thalles e Tiago e o grupo Beat Samba House Music, sensação do house-rock-samba. Os ingressos para pista custam R$ 10,00.

PMA realiza “Operação Venati”


A Polícia Militar Ambiental, nesta quarta-feira, 24 de julho, através de operação policial realizou a repressão aos crimes de caça de animais da fauna silvestre, e também ao porte e posse ilegal de armas de fogo, visando à apreensão de armamentos em situação irregular e de material utilizado para a prática de tais crimes.
Foram cumpridos 21 mandados de busca domiciliar com o objetivo de apreender armas de fogo, materiais utilizados na caça de animais silvestres, e quaisquer objetos relacionados a ilícitos penais.
A operação, comandada pelo Capitão PM Mário Luciano Siconeli, batizada de "Venari" (caça em Latim), teve início às 04h30m da manhã, na região dos municípios de Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Rubinéia e Santa Clara D´Oeste. Ao todo foram empregados 93 policiais militares e 27 viaturas, que fiscalizaram 26 propriedades.
Foram conduzidas para a Delegacia de Polícia 19 pessoas que foram presas em flagrante delito, contudo mediante o pagamento de fiança serão colocadas em liberdade.
Ao todo foram apreendidos: - 52 armas de fogo, tais como espingardas, revólveres e garruchas de calibres diversos; 3.365 munições de diversos calibres; 03 miras ópticas; 01 couro de jacaré e 01 cabeça de veado; 1,5 kg de agrotóxico conhecido popularmente como ‘Regente’; 01 tarrafa de nylon; 01 arpão; 11 pássaros silvestres, dentre estes 03 mutuns, aves ameaçadas de extinção, 08 gaiolas/alçapões ee diversos materiais e petrechos para recarga de munição.
Os infratores foram autuados administrativamente através de Autos de Infração Ambiental, que totalizaram R$ 22.500,00.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Via Rápida Emprego convoca 180 candidatos em Jales e região

O Governo do Estado São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), inicia nesta semana mais uma etapa de convocação dos candidatos que participarão, em agosto, dos cursos profissionalizantes do programa Via Rápida Emprego. Em Jales e região, serão chamados 180 candidatos, em seis cidades
Os candidatos selecionados serão informados por meio de carta, telegrama e/ou e-mails oficiais. Aqueles que receberem o aviso deverão comparecer ao local indicado na correspondência, munidos de RG e CPF, para realização da matrícula.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, entre janeiro e julho deste ano, mais de 10 mil pessoas já ingressaram nos cursos do Via Rápida Emprego. "Nos próximos meses estão previstas novas chamadas. Para facilitar o processo de convocação, é importante que os candidatos inscritos mantenham os dados atualizados. Aqueles que ainda não se cadastraram e têm interesse em participar dos próximos cursos, podem consultar as opções disponíveis no site do programa", explica.
Em Jales e região
:
MUNICÍPIO               Curso                  Executora           candidatos convocados
A
parecida d’Oeste     Recepção e atendimento Centro Paula Souza (Etec/Fatec) 30
Dolcinópolis
Assistente Contábil Centro Paula Souza (Etec/Fatec) 30
Jales
Básico em Rotinas de Escritório Senac 30
Marinópolis
Assistente Administrativo Centro Paula Souza (Etec/Fatec) 30
Nova Canaã Paulista
Assistente de Crédito e Cobrança Centro Paula Souza (Etec/Fatec) 30
Urânia
Recepção e atendimento Senac 30
Os cursos terão duração de um a três meses, com aulas ministradas por profissionais de Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP e também do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições contratadas pelo Governo do Estado.
Além do material didático, os alunos matriculados receberão auxílio financeiro de R$ 100,00 para alimentação e de R$ 150,00 para o transporte. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também terão direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210,00.
A seleção dos candidatos é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Desempregados e mulheres arrimo de família têm prioridade.

Temperaturas caem ainda mais e noroeste paulista segue sendo castigado pela frio

Toda a semana vem sendo marcada pelo frio intenso no sul e no sudeste do país, e no noroeste paulista não foi diferente. As temperaturas que já vinham baixas caíram ainda mais entre a madrugada e a manhã de 24 de julho de 2013. As mínimas foram registradas em Itapura novamente, com 6,8°C às 6h29 e 7,1°C em Ilha Solteira às 4h54, que como noticiamos ontem, não havia atingido temperaturas tão baixas desde agosto de 2011, quando chegamos a 6,3°C. Lembrando que desde 2000 em Ilha Solteira, só houve frio de menos de 7.1 °C em 16 oportunidades. Em todas as outas estações daRede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, mantida pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira <
http://clima.feis.unesp.br/>, as menores temperaturas ocorreram entre as 4h e as 8h da manhã, com exceção à Populina, onde os 8,1°C foram atingidos próximo às 13h. Nas estações localizadas em Populina e Paranapuã há registro de chuva desde o início da tarde, chegando agora (16h) a 5,1 mm e 7,1 mm, respectivamente. Com isso, a temperatura que vinha subindo desde o meio dia em toda a região, caiu nessas cidades, que só ultrapassaram 10°C após as 14h, marca que já havia sido alcançada em todas as demais estações às 10h. Veja nos gráficos a seguir: Neste momento a temperatura vem se mantendo na faixa dos 14°C em toda a região, com máximas de 14,4°C em Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros) e 13,5°C Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) e 13,4°C m Ilha Solteira: Para acessar os dados climáticos do noroeste paulista no Canal do Clima digite
http://clima.feis.unesp.br/

terça-feira, 23 de julho de 2013

Falta de aplicação no Fundeb condena contas de Nova Canaã Paulista

Reunida nesta terça-feira, 23 de julho, às 11h00, no plenário ‘Professor Luiz José Inácio de Anhaia Mello’, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), decidiu pela emissão de parecer desfavorável às contas de 2011 da Prefeitura de Nova Canaã Paulista, fiscalizadas pela Unidade Regional de Fernandópolis.
Segundo o voto, relatado pelo Auditor-Substituto de Conselheiro Antônio Carlos dos Santos, a ausência de aplicação do saldo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no primeiro semestre de 2012 é desacerto com gravidade suficiente para comprometer as contas.
O relator ainda apontou como agravante, o fato de que a parcela em tela nem sequer estaria depositada na conta específica do Fundo em 31 de dezembro de 2011.

Santa Salete receberá 50 casas da CDHU

Nesta segunda-feira, 22 de julho, foi assinado o convênio entre a Secretaria da habitação, CDHU e a prefeitura de Santa Salete para a construção de 50 casas no município.
O deputado Itamar Borges, líder do PMDB, acompanhou e apoiou o prefeito Ivalderis Molina em audiência com secretário da Habitação, Silvio Torres, e o gerente regional da CDHU, Olímpio Cardoso de Morais (Neto), em São José do Rio Preto, para solicitar a construção das casas.
Borges tem como prioridade do seu mandato a habitação, e conquistar mais moradias para as cidades da região. "Fico muito feliz com mais essa conquista, que irá beneficiar muito os moradores de Santa Salete", afirmou o parlamentar.