Páginas

sábado, 13 de julho de 2013

Bocha de Urânia conquista Ouro nos Jogos Regionais em Penápolis

Equipe de Urânia derrotou duas vezes a equipe de Jales, uma das favoritas à medalha
A participação da cidade de Urânia dos 57° Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, que estão sendo disputados em Penápolis, está sendo considerada como excepcional e brilhante por parte do chefe da delegação, Assis Duarte.
A equipe de Bocha de Urânia confirmou o seu favoritismo na disputa da 2ª Divisão dos 57° Jogos Regionais e conquistou a medalha de Ouro ao vencer nesta quinta-feira, 11 de julho, a equipe de Jales pelo placar de 2 x 0.
Os resultados desta quinta-feira, 11 de julho, divulgados nesta sexta-feira, apontaram a cidade de Urânia ocupando o 17° lugar no quadro de medalhas com uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, e na classificação geral ocupava o 16° lugar . A posição de Urânia deve mudar na divulgação dos resultados desta sexta-feira no dia de hoje (sábado), tendo em vista a conquista da medalha de Bronze no Vôlei Feminino. Com mais esse resultado positivo, Urânia conquista uma medalha de Ouro, uma de Prata e duas de Bronze.
Os Jogos Regionais tiveram inicio na quinta-feira, 4 de julho e vão encerrar-se neste domingo, 14 de julho. Participam da competição 58 cidades, sendo dez na 1ª divisão e 48 na 2ª Divisão da qual faz parte Urânia.
Na modalidade Bocha, Urânia disputou seis jogos e na quinta-feira, 11 de junho, jogando contra a cidade de Jales, ganhou a medalha de Ouro, invicta.
Na disputa do Vôlei de Praia feminino, a equipe uraniense conquistou a medalha de Prata ao ser derrotada por Mirandópolis no jogo decisivo pelo placar 2 x 1.
A equipe de Vôlei Feminino conquistou Bronze nesta sexta-feira, ao derrotar José Bonifácio pelo placar de 3 x 0.
A equipe de Malha que sofreu duas derrotas em seis jogos conquistou a medalha de Bronze ao vencer a equipe de Castilho por 96 a 88 na decisão do terceiro lugar, . .
Quadro de conquistas por Urânia
Bocha - medalha de Ouro
06/07 - Brejo Alegre 1 x 2 Urânia
07/07 - Urânia 2 x 1 Jales
08/07 - Urânia 2 x 0 Turiuba
09/07 - Urânia 2 x 1 Tanabi
10/07 - Urânia 2 x 1 Clementina
11/07 - Urânia 2 x 0 Jales
Vôlei de Praia Feminino - medalha de Prata
04/07 - Andradina 0 x 2 Urânia
05/07 - Urânia 2 x 0 Valparaíso
06/07 - Suzanápolis 0 x 2 Urânia
07/07 - Urânia 1 x 2 Mirandópolis
Malha - medalha de Bronze
04/07 - Urânia 88 x 68 Mirandópolis
05/07 - Glicério 0 x 38 Urânia
06/06 - Urânia 76 x 789 Santana da Ponte Pensa
07/07 - Urânia 100 x 50 José Bonifácio
08/07 - Jales 148 x 120 Urânia
09/07 - Urânia 96 x 88 Castilho
Voleibol Feminino - medalha de Bronze
12/07 - Urânia 3 x 0 José Bonifácio
11/07 - Urânia 0 x 3
Monte Aprazível
09/07 - Urânia 2 x 0
Bilac
08/07 - Valparaiso 0 x 2
Urânia
07/07 - Urânia 2 x 0
Nova Granada

 

Ilustre aniversariante

O advogado Mário José Gonçalves, que desfruta de um ótimo conceito em todos os segmentos da sociedade jalesense, também jurídico da Cúria Diocesana de Jales, na segunda-feira, 15 de julho, receberá os parabéns da esposa Lázara, das filhas Eliane e Karina, demais familiares e amigos, os cumprimentos pelo aniversário

Parabéns ao líder Saracuza

Na quarta-feira, 17 de julho, vai ser um dia de muita confraternização na Prefeitura de Urânia em razão do aniversário do prefeito Francisco Airton Saracuza, que vem recebendo elogios pela ótima administração que faz, como também ele está satisfeitíssimo pela excelente participação de Urânia nos Jogos Regionais de Penápolis. Além dos familiares, amigos e correligionários vão dar levar aquele abraço ao líder Saracuza.

FOLHAGERAL -Perder tempo em aprender

Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. Carlos Drummond de Andrade
Muita grana
No primeiro semestre a receita bruta do IPVA referente ao município de Jales foi de R$ 5.493.781,20 que descontado o Fundef, foram repassados aos cofres municipais R$ 4.395.025,00 líquidos. Daria para ter feito milhares de m2 de recapeamento asfáltico.
Não especificado
A população indaga porquê o IPVA não é utilizado para recapeamento asfáltico devido o recolhimento ser um imposto sobre veículos. A questão é que não existe um destino certo para aplicação desses recursos. O alcaide pode utilizá-lo na maneira que bem entender
Cobrar mais
Os vereadores precisam se voltar para outros problemas enfrentados pela população e esquecer um pouquinho da prefeita. Há muita reclamação em relação ao trânsito e falta de uma fiscalização rigorosa. Para tanto, como os seus subsídios é bancado pelos impostos recolhidos pelo contribuinte, nada como os vereadores cobrarem das autoridades competentes uma efetiva fiscalização. Se o efetivo policial não é suficiente, cobre-se do Estado o seu aumento. O que não pode é o vereador fazer vista grossa como se nada estivesse acontecendo em nosso trânsito e tudo estar à mil maravilhas.
Em ação
A prefeita Nice vai dar inicio ao recapeamento asfáltico no jardim do Bosque mediante a liberação de recursos pela Ministério das Cidades. Espera-se que o recape não seja "casa de ovo" para daqui seis meses só haver buraco nas ruas que receberam o benefício.
Um basta
Já está na hora, da população, ou melhor, eleitor, ficar de olho nos deputados estaduais e federais que realmente estão trabalhando em prol da cidade e da comunidade. A eleição está chegando e os chupins começam chegar.
Mostrar
Nesse caso, os partidos políticos é que deveriam mostrar à população o que o seu deputado está fazendo pela cidade e pela comunidade para ela ficar alerta e atenta. Esse negócio de mostrar a cara do candidato de quatro em quatro anos precisa acabar... e o eleitor jogar fora o seu voto. Tem deputado com uma boa votação no município e nunca deu as caras por aqui.
Também
Os senhores vereadores que são os principais cabos eleitorais de um candidato a deputado no município precisam e devem cobrar e exigir do já eleito, e que vai para a reeleição, atenção para com a cidade liberando recursos. Esse tal de nhê, nhê, nhê, precisa acabar.
Insatisfeito
As raposas do botequim da vila comentaram que o vereador Sergio Nishimoto (PTB) não anda lá muito feliz com a atuação da prefeita Nice. Mais um que pode ficar distante da alcaide.
Palestra
Sindicato Rural de Jales promove na próxima sexta-feira, dia 20 de julho, às 8h no Grandes Lagos Hotel, a palestra sobre o Novo Código Florestal. O tema será abordado pelo advogado e consultor da FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, Dr. Luis Carlos Moraes, sendo direcionada a autoridades, profissionais ligados a área agrícola e de meio ambiente, produtores rurais e demais interessados no assunto em geral, haja vista principalmente a relevância do assunto e implicações da nova lei no meio rural.
Mudança
A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), aprovou a Proposta de Emenda à Constituição de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSB-AP, que reduz as exigências para a apresentação de projetos de Iniciativa Popular.
Menos
O projeto aprovado reduz pela metade a exigência para apresentação de Projetos de Lei de Iniciativa Popular. Se aprovado, serão necessários 0,5% do eleitorado em cinco estados. Hoje, a exigência é de 1%, que significa 1,3 milhões de assinaturas. O projeto garante também que com 1% de assinaturas do eleitorado, o povo possa apresentar PECs, o que não é permitido atualmente
Digital
Outra novidade da proposta é a validação de assinaturas digitais. O Senado ainda irá discutir no Plenário, quais seriam os mecanismos para essa regulamentação via internet, evitando fraudes
Reformar
Como está havendo muita reclamação sobre desperdício de dinheiro por esse país afora, será que não estaria na hora da prefeita Nice nomear uma Comissão de nível para uma reforma administrativa?
Perguntar
não ofende?
E a licitação para publicação dos atos oficiais não vai sair?

Festa junina em Mesópolis, um grande sucesso

O mês de junho é marcado pelas tradicionais festas juninas e em nossa região não é diferente. A comunidade, professores e alunos da escola municipal de Mesópolis decoraram a praça central com bandeirinhas para a grande festa junina que aconteceu na noite de 28 de junho.
Os organizadores disseram que a festa "foi um sucesso, com praça da Matriz totalmente lotada pela comunidade que participou ativamente da festança juntamente com os visitantes das cidades vizinhas", que puderam se deliciar com muita comida típica preparada por excelentes cozinheiras e servidas com todo carinho e apresentações de danças e muita música com o conjunto Beira Rio que animou o público com um sensacional forró.
A festa foi realizada pela Prefeitura Municipal, e segundo os organizadores foi perfeita e completa e teve apresentações de quadrilhas com alunos da educação infantil e ensino fundamental da escola municipal, brincadeiras típicas para a diversão da criançada num em clima ordeiro e pacífico.
O prefeito Leandro Aparecido Polarini esteve prestigiando o evento acompanhado da família se mostrou muito satisfeito e agradeceu a todos que "não mediram esforços para a realização dessa grande festa em nossa cidade".



EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
FABIANO RIBEIRO DE SOUZA e VANUSA VALDETE DA SILVA. ELE,
natural de Populina, deste Estado, nascido aos 15 de outubro de 1.980, servente de pedreiro, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Fidelino Ribeiro de Souza e de Rita de Fátima Santos. ELA, natural de Maniaçu, Estado de Bahia, nascida ao 03 de outubro de 1.971, doméstica, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Valdete Maria da Silva.
ADRIANO MORELLI e JAQUELINE DE FATIMA LOPES CUSTODIO. ELE,
natural de Santa Fé do Sul, deste Estado, nascido aos 11 de janeiro de 1.984, funcionário público municipal, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Vivaldo José Morelli e de Lourdes de Fatima Pereira Morelli. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 13 de maio de 1.986, enfermeira, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Antonio Custodio e de Vilma de Fatima Lopes Custodio.
ENDRYO GIOVANINI DOS SANTOS e JÉSSICA PEREIRA GOMES. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 12 de agosto de 1.992, micro empresário, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Nivaldo Afonso dos Santos e de Zilda Giovanini Santos. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 27 de julho de 1.993, auxiliar de costura, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Roberto Sanchez Gomes e de Ercolina Pereira Gomes.
EDER ADAMI PARMINONDI e FRANCIELE FERNANDES PINHO. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 23 de junho de 1.988, do lar, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Benedito Parminondi e de Edna Aparecida Adami Parminondi. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 21 de abril de 1.992, do lar, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Carlos Roberto Fernandes Pinho e de Sandra Regina da Silva Pinho.
WAGNER CESAR SAFRE e ANTONIO ORTEGA ISPRITA. ELE,
natural de Palmeira D’Oeste, deste Estado, nascido aos 06 de junho de 1.977, mecânico, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Walter Safre e de Linda Cardoso Safre. ELA, natural de Estrela D’Oeste, deste Estado, nascida aos 29 de julho de 1.979, heveicultora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Natalino Isprita e de Pascualina Ortega Isprita.
IVAN ANDRADE DA COSTA e REGIANE ARANTES DA SILVA, ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 17 de dezembro de 1.986, bancário, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José Antonio da Costa e de Maria Rosa Moreira Andrade. ELA, natural de Santo André, deste Estado, nascida aos 02 de janeiro de 1.979, esteticista, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Antonio Belisário da Silva Neto e de Maria Luisa Arantes da Silva.
WELLINGTON SOCORRO NAKANO e LÍVIA DE SOUZA. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 02 de setembro de 1.982, agente de organização escolar, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Nelson Riyodi Nakano e de Eny Socorro Nakano. ELA, natural de Urânia, deste Estado, nascida aos 05 de outubro de 1.988, vendedora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Edvaldo Tiburtino de Souza e de Vanilda Buzzinaro de Souza.
ROBERTO DE OLIVEIRA E SOUZA e GISELDA ZANCO. ELE,
natural de São Paulo, deste Estado, nascido aos 29 de janeiro de 1.969, professor, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Benedito de Oliveira e Souza e de Natalmira Martinha dos Santos e Souza. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 09 de junho de 1.982, professora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Osmar Luiz Zanco e de Nelcí Cardozo Pimentel Zanco.
RENAN CARLOS BORGES LIMA e FRANCIELI MILENI CORRÊIA. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 13 de novembro de 1.990, promotor de merchandising, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Paulo Sergio Borges Lima e de Lucia Helena Pereira. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 14 de maio de 1.986, auxiliar educacional, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Arlindo Corrêia e de Helena Guiraldeli Corrêia.
CARLOS ANTONIO BARBOZA JÚNIO e ANA BEATRIZ GONÇALVES CRUS. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 30 de setembro de 1.991, pintor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Carlos Antonio Barboza e de Josilda Borges Arlindo. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 02 de dezembro de 1.994, balconista, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Gilberto Roque Crus e de Luciana Maria Gonçalves Crus.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

Empossada diretoria do Rotary Club de Jales “Grande Lagos”

A prefeita Nice Mistilides e o vice-prefeito Pedro Callado participaram na noite de sexta-feira, 5 de julho, da cerimônia de posse do Conselho Diretor do Rotary Club de Jales Grandes Lagos. O evento aconteceu no Lar Transitório São Francisco de Assis.
Na ocasião foi empossado o presidente Odacir José de Castro Fassa para o ano rotário 2013/2014. Também tomaram posse, Aparecido Beletti (vice-presidente), Luciana Ceneviva (secretária), Luiz Thomaz Pizziguini (tesoureiro) e Alessandro Rodrigo Theodoro (protocolo).
As comissões serão formadas por Antônio de Ângelo Berti (Comissão do DQA), Weber Kitayama (Comissão de Imagem Pública), Odair Brassolati (Comissão de Projetos e Prestação de Serviços), Sérgio Cavassani (Comissão da Fundação Rotária), Izaura Zambom Viola (Comissão das Novas Gerações), Wagner Andrade (Administração de Clube), Rosemeire de Lellis Naves (Oficial de Intercâmbio de Jovens), Seiji Doho (Diretor de Sede) e Otávio Santana (Governador Assistente).
Para a Casa da Amizade, além da presidente Silvia Fassa, foram empossadas Senilda Childerolli (vice-presidente), Silvana Brassolati (1ª secretária), Eliane Murta (1ª Tesoureira), Sandra Rezende (1º protocolo), Daniela Belletti (diretora de patrimônio), Carla Amaral (diretoria de Freq. E Companheirismo), Marcela Cavassani (diretora social) e Clarice Santana (administração do clube).
"Ser presidente de um Rotary Club é mais que um desafio, é uma responsabilidade muito grande. É emocionante poder ver a amizade, o companheirismo e o trabalho em prol do desenvolvimento social e dos mais necessitados. Vocês são mais de 1,2 milhão de rotarianos no mundo fazendo o bem, lutando pela dignidade do ser humano e construindo um mundo melhor. Desejo sorte nessa nova jornada e que vocês continuem transformando vidas", disse a prefeita Nice.
Homenagem
– O vice-prefeito Pedro Manoel Callado Moraes, sócio honorário do Rotary Club Grandes Lagos, foi um dos homenageados da noite e recebeu o Título "Paul Harris" pela colaboração, na época em que foi juiz de direito em Jales, à campanha do Rotary pela erradicação da Poliomielite. O apoio consistiu na destinação das penas pecuniárias aplicadas nos casos das infrações penais de pequeno potencial ofensivo para aquele programa de erradicação da poliomielite.
Um dos grandes momentos de Rotary Internacional, é a entrega de um Título de Companheiro Paul Harris, criado em 1957, para expressar a gratidão desta entidade às pessoas que prestaram colaboração e serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e o desenvolvimento de projetos em diversas áreas como saúde e educação, cujo objetivo sempre foi estimular a boa vontade e a paz mundial.
Ao receber um o título, o agraciado está sendo reconhecido por toda a comunidade rotária do mundo. Depois do prêmio Nobel da Paz, o Título de Companheiro Paul Harris é o prêmio que mais tem reconhecimento em todo planeta, pois seu "Pin" de lapela é identificável e respeitado com orgulho nos mais de 200 países onde o Rotary está presente.(por Douglas






Zillio)

Deputado Itamar Borges anuncia recursos para Santa Casa de Jales

A Santa Casa de Jales recebeu nesta quarta-feira, 10 de julho, a visita do deputado estadual Itamar Borges (PMDB/SP) que anunciou a destinação de recurso do Governo Federal para o hospital no valor de R$ 200 mil através de uma mobilização do PMDB e do deputado federal Edinho Araújo.
Segundo o provedor José Pedro Venturini, o recurso será aplicado na compra de equipamentos para o hospital. "Itamar tem sido um deputado presente. Já ajudou a Santa Casa com a compra de um aparelho de Raios X, 02 incubadoras para a UTI Neonatal e agora mais esse valor. Nosso muito obrigado pela parceria e por não se esquecer da Santa Casa de Jales", disse Venturini.
Na oportunidade, o provedor aproveitou para reivindicar junto ao deputado o repasse de R$ 600 mil para completar o valor das obras de construção do Centro de Diagnóstico por Imagem que foram iníciadas recentemente. José Pedro lembrou que os investimentos totalizam R$5 milhões, sendo que R$ 4 milhões são da iniciativa privada, R$ 400mil de doações de imóveis pela comunidade e que o restante seria a parcela de investimento do Governo do Estado.
"Temos muitas chances de êxito nesse pedido já que é uma proposta que mostra o que o hospital e a comunidade já estão fazendo a sua parte. Vou levar esse pedido ao secretário estadual de Saúde e ao governador se for preciso", disse o deputado, que estava acompanhado pelo presidente do PMDB jalesense José Devanir Rodrigues, Marynilda Cavenaghi e Jediel Zacarias.
Na presença de funcionários da Santa Casa, gestores e de representantes de classe, Itamar Borges anunciou a decisão do governo de conceder anistia de 15 anos relativa a dívidas tributárias das Santas Casas e o reajuste de 50% da tabela SUS para procedimento de média complexidade.
Tomógrafo
– A provedoria da Santa Casa de Jales esteve reunidana sexta-feira, 5 de julho com deputado federal Edinho Araújo para reiterar pedido feito em setembro de 2012, de recursos financeiros no valor de R$ 700 mil para aquisição de um tomógrafo para atender aos pacientes do hospital.
A solicitação foi entregue pelo 2º vice-provedor José Devanir Rodrigues, o Garça, que na ocasião estava acompanhado pelo provedor José Pedro Venturini, o administrador hospitalar, César Rúbio e o presidente do Conselho Deliberativo, José Luiz Socorro.

Pés portadores de paz

D. Demétrio Valentini
Um bom encontro supõe a aproximação mútua, no gesto simultâneo de cada um sair do seu lugar e ir na direção do outro.
O Papa Francisco avisou que já está se preparando para o encontro com os jovens no Rio de Janeiro. O Brasil todo já está vivendo a expectativa para o encontro com ele.
Para recolher esta expectativa e dar-lhe consistência, a Igreja no Brasil propôs que façamos desta semana que antecede a chegada do Papa uma "semana missionária", incentivando gestos de encontros concretos, sob a inspiração do Evangelho de Cristo que enviou seus discípulos a irem "a todos os lugares e aldeias onde ele próprio devia ir".
Já é tradição na Diocese de Jales, cada ano promover uma "semana missionária", em alguma comunidade da Diocese, que assim se torna destinatária dos missionários que se propõem visitar as pessoas, para um momento de convívio fraterno e de partilha, tanto das "alegrias e esperanças", como também das "tristezas e angústias", como o Concílio nos ensinou a fazer.
No símbolo motivador de cada "semana missionária" sempre consta o desenho de dois pés, em gesto dinâmico da caminhada. Eles lembram as palavras da Escritura que dizem "como são belos os pés daqueles que anunciam boas notícias, portadoras de paz".
Pois bem, pensando na visita muito especial que teremos neste mês de julho, nossa grande expectativa é que o Papa Francisco traga para todo o povo brasileiro mensagens de paz, palavras de bondade, gestos de reconciliação. Que ele faça ressoar a saudação costumeira dos discípulos do Francisco de Assis, que a todos saúdam com sua mensagem tradicional de "paz e bem!".
O motivo da visita é o encontro com os jovens. Mas pelas circunstâncias especiais deste evento, nos sentimos todos envolvidos. O Papa chega num momento de interrogações e perplexidades, que o povo brasileiro manifestou de diversas maneiras nesses dias. Nada mais oportuno do que contar neste momento com uma mensagem de esperança, vinda de um Papa que surpreendeu o mundo inteiro com seu testemunho de simplicidade e autenticidade evangélica.
Neste sentido, a figura do Papa Francisco ultrapassa sua condição de "chefe de estado", ou mesmo de "chefe de uma Igreja". Sua presença nos envolve a todos. Seu propósito nos alenta. Atravessar continentes para se encontrar com a juventude, é um gesto que o enobrece, e nos motiva, na medida que nos damos conta da importância de valorizar a juventude que se mostra sequiosa de valores verdadeiros, que Cristo oferece a todos.
Por isto, engana-se quem pretende atribuir a esta visita intenções proselitistas, achando que o Papa vem acirrar discussões religiosas, ou se valer da acolhida que o povo lhe proporciona para influir na opção de fé que cada um tem o direito de fazer.
Sobretudo, se equivoca quem pretende hostilizar sua presença com manifestações hostis, que destoariam por completo das generosas intenções da Jornada Mundial da Juventude.
Neste momento, nem se precisaria apelar para um mínimo de bom senso da parte de quem se sente intrigado com a presença do Papa no Brasil. Pois é mais do que evidente a mensagem positiva desta visita que nos honra e se destina a todo o povo brasileiro, num momento em que tanto necessitamos do clima de paz e do ambiente de fraternidade, para enfrentar os desafios que a realidade atual nos apresenta.
São belos os pés de quem traz boas notícias e anuncia a paz. Vamos pavimentar de acolhida fraterna os passos do Papa Francisco, a quem desde agora queremos expressar nossa saudação amiga. Bem vindo entre nós, Papa Francisco!

Sem Limites ou Doença???

Maristela Scandelai Gonçalves e Silvia Amaral dos Santos
Vivemos em sociedade onde existem padrões aceitos e toleráveis de comportamentos, que permite o convívio e a interação de pessoas diferentes, nem todo mundo se comporta exatamente da mesma forma, mais a grande maioria das pessoas se comportam dentro de uma faixa de variação que chamamos de normal.
Facilmente encontramos crianças, adolescentes e adultos que têm dificuldades de manter a atenção. É comum que se diga que eles "vivem fora do ar", ou seja, estão sempre pensando em outra coisa quando conversam com alguém, quando estudam ou leem, quando trabalham, enfim, em uma variedade de situações.
Na maioria dos casos, essas pessoas também são inquietas, não permanecem paradas nem sossegadas por muito tempo e detestam coisas monótonas e repetitivas, além de serem impulsivas no seu dia a dia. São pessoas que vivem trocando de interesses e planos e têm dificuldades em levar as coisas até o fim.
Essas pessoas podem ter problemas na sua vida acadêmica em geral, as queixas na grande maioria das vezes começam na escola, mais isso não é uma regra, podem surgir na vida profissional, social e familiar.
Este problema se chama Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/ Impulsividade (TDAH).
O diagnóstico do TDAH é feito por profissionais especializados no assunto, podendo ser médicos, psicólogos, psicopedagogos. É realizado através de uma avaliação clínica baseada no histórico de vida da pessoa.
Sabemos que existe uma forte participação genética no transtorno. Quem examina uma criança com TDAH frequentemente reconhece a existência do mesmo transtorno, ou pelo menos alguns dos sintomas dele, no pai ou na mãe. Em outras ocasiões, quando o diagnostico é feito e explicado aos pais, eles próprios percebem em si mesmo.
O Diagnostico de TDAH é dimensional, todo mundo tem alguns sintomas de desatenção e inquietude, mas algumas pessoas têm muito mais sintomas que os demais, desde pequenas, causando muitos problemas em sua vida.
Quanto ao tratamento, não existe uma receita pronta que sirva indistintamente para todo o mundo, cada caso tem suas particularidades e uma pessoa não é igual à outra. O uso de medicamentos, orientação aos familiares para aconselhar sobre a forma de lidar com o transtorno, orientação á escola no caso de crianças e adolescentes é um bom começo para encarar e minimizar o problema.
É certo que, quanto mais cedo for diagnosticada e tratada mais facilmente aprenderá a conviver com o TDAH de maneira mais positiva e menor serão os problemas com a autoestima e autoconfiança, normalmente tão comprometidas.
O diagnóstico não se baseia apenas na presença dos sintomas, mas em sua intensidade, duração e em quanto interferem na vida cotidiana da pessoa.Maristela Scandelai Gonçalves e Silvia Amaral dos Santos – Pós-graduandas em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas Urubupungá de Pereira Barreto-FIU, SP.

Produtores e trabalhadores rurais participam de curso sobre olericultura orgânica

Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales, estão proporcionando a produtores e trabalhadores do campo o curso de Olericultura Orgânica.
Renato de Souza Pulli, de Araçatuba, foi designado para instruir e acompanhar o grupo de cerca de 20 pessoas que estão tirando proveito do curso. As informações são passadas num ambiente dinâmico e descontraído de uma propriedade demonstrativa localizada no bairro Tamborí, nas proximidades da Escola Ténica José Luiz Viana Coutinho .
Durante as aulas teóricas e práticas, o grupo tem sido treinado a produzir hortaliças sem usar agrotóxicos, o que exige a compreensão e aplicação de técnicas de cultivo totalmente diferentes daquelas que normalmente são empregadas na produção convencional. Além das diferentes técnicas de cultivo, informações relevantes sobre planejamento da produção, colheita e beneficiamento, mercado consumidor, escolha de canais de distribuição e logística, redução dos custos de produção e cooperação no trabalho em grupo, fazem parte do conteúdo das aulas.
"Este curso vem ao encontro da crescente procura por alimentos naturais de maior qualidade, visto que a atenção dada a este assunto tem sido cada vez maior entre os brasileiros, incluindo os jalesenses", ressaltou a secretária municipal de Agricultura, Pecuária,

Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante.

Deputado Junji Abe (PSD) apoia devassa em gastos com a Copa

O deputado federal Junji Abe (PSD-SP) engrossou o mutirão de parlamentares que defendem uma devassa nos gastos públicos com a Copa do Mundo de 2014. Ele assinou o requerimento para a instalação da CPMI – Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigará irregularidades no uso de recursos públicos nas obras de infraestrutura do evento. O processo de fiscalização abrange também a Copa das Confederações, preliminar do certame mundial.
Elaborado por iniciativa do deputado Izalci (PSDB-DF), o requerimento havia conquistado, até quarta-feira, 10 de julho, a adesão de 188 deputados e 27 senadores, tendo atingido o número regimental exigido no Congresso Nacional para instalação da comissão. São necessários 171 integrantes da Câmara e 27 do Senado. Contudo, o autor pretende continuar coletando assinaturas para evitar que eventuais desistências comprometam a abertura da CPMI. "É uma medida de precaução considerando que quem assinou ainda pode retirar seu apoio, motivado por pressões de toda ordem, especialmente do governo", concordou Junji.
Estimativa da própria União dá conta de que os gastos para a realização do Mundial no Brasil aumentaram em cerca de 10% e deverão chegar a R$ 28 bilhões. De acordo com o levantamento da Consultoria Legislativa do Senado, a Copa 2014 será a mais cara da história e poderá custar até R$ 63 bilhões para os governos. "Ninguém é contra a Copa do Mundo nem quer transformar o futebol em vilão, mas precisamos fazer uma devassa para apurar os motivos de despesas tão altas onerando os cofres públicos. O superfaturamento de obras já é crime. Mas, num momento em que a população sofre tão severas carências, torna-se prática hedionda", apontou Junji, justificando seu apoio à CPMI da Copa, formalizado nesta terça-feira (09/07).
Em termos comparativos, os gastos registrados pelo Brasil para sediar o Mundial de 2014 são aviltantes, como ponderou Junji, ao lembrar que o governo da África do Sul gastou R$ 14,5 bilhões em infraestrutura e estádios na Copa 2010. Não por menos, completou o deputado, as robustas despesas foram alvo de protesto dos manifestantes que tomaram as ruas do País no mês passado, durante a Copa das Confederações, evento-teste para o certame mundial.
A revolta popular, segundo Junji, não poderia ser mais legítima. "Enquanto o governo despeja bilhões na execução de obras de infraestrutura da Copa, áreas essenciais como saúde, educação, segurança e transporte público ficam privadas de investimentos e tentam esticar migalhas para manter o atendimento", protestou. Em recente votação (25/06), o Plenário da Câmara rejeitou o repasse de R$ 43 milhões ao Ministério das Comunicações para bancar despesas com a Copa do Mundo.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

"A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos.
Tudo bem!
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos"
Chico Xavier

O calor das mobilizações

Cleber Affonso Angeluci
Já era sem tempo a necessidade de se buscar uma alternativa para a Democracia representativa, que de fato a ninguém representa. Entretanto, o problema não está nas instituições, não está na saúde, na educação, no PIB, nos políticos como se pensa e se faz crer: o problema maior está na total ausência de comprometimento com a própria Democracia, ou melhor, no exercício da política como pauta prioritária da sociedade brasileira.
Instalou-se em nosso jovem país certo pungente comodismo e um verdadeiro alheamento à participação social. A dificuldade, talvez, se concentre no fato de que hodiernamente seja mais cômodo o ambiente privado, a tela do computador e o isolamento que se traduz num verdadeiro egoísmo engajado na manutenção do estado de coisas. É este cenário de superficialidade que, como pano de fundo, está servindo para a tônica dos protestos que tem levado milhares de pessoas, jovens, crianças, adultos, idosos às ruas das mais diversas cidades em busca de algo que, para o desassossego de muitos, não é palpável, não é vislumbrado no horizonte do que até hoje se viveu.
O movimento social não é de direita, não é de esquerda, não é de centro. Dizem alguns que se trata de movimento apartidário, simplesmente democrático de protesto, cujo mote se centra numa verdadeira abstração de insatisfação, num conjunto de pleitos dos mais variados, que vão desde o repúdio aos gastos públicos com estádios de futebol até o caos urbano dos grandes centros, a ausência de médicos, de remédios, de escola, de professores, de educação. A corrupção também aparece na pauta, inclusive pontuando a necessária intervenção de um Legislativo, que de cócoras, está a reboque de um Executivo tacanho e adestrador.
As manifestações das ruas representam o sintoma de que não está tudo bem, de que algo está errado e de que há necessidade urgente de mudanças. Nesta esteira, sentindo esta pressão, os nossos representantes começam a agir, a idealizarposturas que possam pautar o debate democrático e estabelecer novamente a paz, ainda que seja aquela da alienação, do alheamento político.
Este o maior perigo e o maior erro que se pode cometer neste momento de levante mobilizador em busca de uma vocação: a democracia participativa! Talvez não seja necessária nenhuma reforma das instituições e do sistema eleitoral brasileiro, não neste momento, especialmente porque esta postura se reveste de um verdadeiro engodo, para não dizer golpe, no sentido de apaziguar os ânimos e retornar ao estado anterior de calmaria e de comodismo pelos quais as decisões são tomadas ao arrepio dos verdadeiros anseios públicos.
No Brasil, até ontem o pacto democrático instalado, a partir do comodismo e do individualismo consistia na participação com o voto, individual, como que a entrega de um ‘cheque em branco’ para que os eleitos pudessem, durante quatro anos, exercer a representação da forma como bem entendesse. Ora, quem entrega um cheque em branco a alguém, no mínimo sofrerá consequências e muitas delas indesejáveis e funestas às próprias finanças. Das duas, uma: ou muita ingenuidade ou o prazer pelo risco! Não é crível e aceitável nenhuma delas.
Não nos enganemos com reformas políticas, plebiscitos e quaisquer outros tipos de instrumentos aptos a nos calar, a nos apequenar, a nos mandar para a casa! Precisamos sim de mobilização constante e diuturna, reflexiva, participativa e efetiva, somente assim, agindo junto com os representantes poderemos exercer uma verdadeira Democracia, sem intervenientes e com a responsabilidade dos acertos e também dos erros.
Foram duras as vitórias até aqui conquistadas, muitas herdamos de lutas longas e de penosas revoluções, a exemplo da liberdade, da igualdade. É preciso buscar agora a fraternidade num verdadeiro enlace de anseios e desejos para que possamos juntos e solidariamente construir o país Gigante que nos mobiliza, um Brasil que seja também e, acima de tudo, o MEU PAÍS! O nosso PAÍS! Cleber Affonso Angeluci: Professor do Curso de Direito da UFMS – Câmpus de Três Lagoas.– cleberangeluci@gmail.com

O último apagão

Reginaldo Villazón
Os manuais conceituam Autoridade como um cargo de governo, um posto de chefia, uma posição que dá ao seu ocupante o poder de decidir, mandar e ser obedecido. É um conceito importante porque está ligado à hierarquia, ou seja, à organização das pessoas e atividades nas famílias, entidades, empresas e instituições públicas. Viver sem hierarquia, com base na responsabilidade de cada um, é só um sonho.
Pessoas podem possuir Autoridade de forma incontestável. Por exemplo, os prefeitos e vereadores que se elegeram democraticamente nas últimas eleições possuem a Autoridade legítima dos seus cargos. Entretanto, o exercício da Autoridade, ou seja, o poder de decidir, mandar e ser obedecido é algo muito complicado. Há situações em que a posse da Autoridade permanece intacta, mas o seu exercício se deteriora.
É fácil compreender que, em todas as áreas da atividade humana, o exercício da Autoridade depende de fatores humanos e materiais para fluir com êxito. Quem está investido de Autoridade precisa agir com credibilidade, liderança, criatividade e outros atributos. Precisa também contar com colaboradores qualificados e dinheiro suficiente para usar em despesas e investimentos.
Sem exagero, pode-se afirmar que o público torce para que os detentores de Autoridade a exerçam com excelência. Ninguém, em sã consciência, torce para que os chefes de família não consigam conduzir bem suas famílias, os professores não possam educar corretamente a juventude, os juízes de direito não tenham condição elaborar sentenças justas. Gestões fracas produzem colheitas minguadas.
Em especial, no âmbito da política e da administração pública, nosso país passa por dias difíceis. No nível federal, as autoridades não dão conta de focar um desafio de cada vez e aplicar medidas eficazes. Os problemas estouram, ora na aviação civil, ora nos portos marítimos, ora nas ferrovias, ora na transmissão de energia elétrica, ora nas rodovias. As ações do governo resultam inócuas e geram prejuízos.
Nas cidades, o povo desfilou em manifestações por melhorias. Mostrou que nelas as autoridades locais não conseguem solucionar problemas que afligem seus moradores. Dificuldades na mobilidade urbana, na segurança pública, na educação e na saúde não são enfrentadas, não por falta de dinheiro, mas pela incapacidade dos políticos. Eles preferem usar suas habilidades para disputas partidárias.
A situação dos políticos brasileiros é sentida na pele pela presidente Dilma Rousseff. Ela não sofreu ataque contra a sua autoridade. Mas sofreu duas vaias. A primeira, no dia 15 de junho, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília DF, na abertura da Copa das Confederações. A segunda, em 10 de julho, na Marcha dos Prefeitos, em Brasília DF. Sua popularidade, segundo a Datafolha, caiu 35% de março a junho (65% para 30%).
As vaias a políticos têm longa história no Brasil. Fernando Collor de Mello as enfrentou durante sua presidência (1990 a 1992). Paulo Salim Maluf nem podia inaugurar obras como governador de São Paulo (1979 a 1982). Eles não recuperaram o respeito da população porque não melhoraram suas atitudes. Pois este é o xis da questão. A mudança de atitudes é a solução para sanar o apagão político. Se não, será a renovação nas eleições.

Multas leves ou médias podem ser convertidas em advertência

Na segunda-feira, 1° de junho entrou em vigor a Resolução nº 404 , de 12 de junho de 2012 (com prazo alterado pela Resolução nº 424, de 27 de novembro de 2012), do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que, entre outros assuntos, converte multas relativas a infrações de natureza leve ou média em advertência por escrito.
A medida já era prevista no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), que, no artigo 267, estabelece condições para a substituição das penalidades. Segundo a norma, para ter direito à conversão, o proprietário do veículo ou o condutor não deve ser reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses.
De acordo com a Resolução do Contran, que padroniza procedimentos administrativos na lavratura do auto de infração, o proprietário do automóvel ou o condutor infrator pode solicitar à autoridade e trânisito a conversão das penalidades até o prazo estabelecido para a defesa da sua autuação (prazo de vencimento da multa).
De acordo com ambas as normas (CTB e Resolução do Contran), fica a critério da autoridade considerar a multa ou a advertência mais educativa, conforme o prontuário do infrator. Isso significa que não basta o interessado solicitar a conversão. A palavra final é da autoridade de trânsito. Dessa decisão não cabe recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), a não ser que a solicitação seja simultânea à apresentação de defesa.
As diferenças implicam vantagens. Com a conversão, o proprietário do veículo ou o condutor infrator não precisará pagar a multa e tampouco sofrerá pontuação em seu prontuário. (Ana Rita Gondim – Agência CNT de Notícias).

Santa Fé do Sul recebe milhares visitantes no feriado prolongado

A equipe da Secretaria Municipal de Turismo realizou na quinta e sexta-feira , 5 e 6 de julho, Portal Receptivo ao Turista, na entrada principal da cidade. Quem chegou a Santa Fé do Sul nesses dias recebeu guia e mapa turístico, além de panfleto informativo.
O secretário de Turismo e Cultura, Beto Alcalá, disse em feriados prolongados Santa Fé do Sul recebe muitos visitantes, e desta vez não foi diferente. "Em datas como esta recebemos um grande número de pessoas vindas de todos os lugares do país. O portal receptivo é uma forma de dar boas-vindas a quem chega a cidade, além de contabilizar o número de visitantes".
A equipe registrou a entrada de 6.995 pessoas, com destaque para as cidades de São José do Rio Preto (140), Campinas (100), São Paulo (98), Votuporanga (58), Jundiaí (43), Americana (41), Paranaíba (41), São Carlos (33), Tupã (27) e Sumaré (20). Os turistas que vieram pela empresa rodoviária somaram 4.327 pessoas. No total, foram 11.322 visitantes.

Banco do Povo Paulista deve superar R$ 200 milhões em empréstimos no Estado

Maior programa estadual de microcrédito do país está presente em 488 municípios
Gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), o Banco do Povo Paulista (BPP), maior programa estadual de microcrédito do país, tem como expectativa liberar mais de R$ 200 milhões em créditos neste ano, nos 488 municípios contemplados pelo programa no Estado.
Criado em setembro de 1998, quando foi inaugurada a unidade de Presidente Prudente, o BPP emprestou mais de R$ 1,1 bilhão aos microempreendedores paulistas. Do montante, R$ 86.067
foram concedidos em 16.060 operações nos primeiros seis meses de 2013.
"Como diferencial, o BPP oferece a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do Brasil: 0,5% ao mês", afirma o secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz.
Além de promover o empreendedorismo, o programa oferece linhas especiais de créditos. "Taxistas, motofretistas, mutuários adimplentes da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e produtores rurais também podem contar com o Banco do Povo Paulista", conclui Antonio Mendonça, diretor-executivo do BPP.
Mais sobre o BPP
Próximo de completar 15 anos, o BPP emprestou R$ 1,148 bilhão no Estado de São Paulo, em mais de 316,6 mil operações.
O BPP também disponibiliza linhas de crédito especiais para mutuários da CDHU que desejam reformar ou ampliar o imóvel, motofretistas que precisam se adequar à nova regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), taxistas que queiram investir na profissão e produtores rurais.
A taxa de juros é a mesma oferecida aos microempreendedores: 0,5% ao mês.
- Mutuários da CDHU
O valor do empréstimo varia de R$ 200 a R$ 7,5 mil, que podem ser pagos em até 36 vezes.
- Motofretistas
Os motofretistas, podem se beneficiar com até R$ 6 mil para compra de novas motocicletas ou de equipamentos para atender à lei.
- Taxistas
Profissionais deste setor podem solicitar até R$ 7,5 mil e quitar as parcelas em até 24 meses.
- Produtores rurais
Para quem deseja iniciar o negócio, o primeiro empréstimo tem limite de R$ 5 mil. Os produtores rurais que já desenvolvem a atividade podem solicitar até R$ 7,5 mil. O segundo empréstimo vai até R$ 10 mil e o terceiro, R$ 15 mil

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Casa da Criança anuncia Expo Show Uva e Mel para setembro

A Casa da Criança anunciou na tarde da última sexta-feira a realização da Expo Show Uva e Mel para o mês de setembro. O evento em prol de entidades assistenciais da cidade será promovido entre
Na ocasião foi apresentado o coordenador geral do evento, Renato Luis de Lima Silva, o Renato Preto que declarou já estar trabalhando a todo vapor para que Jales ofereça uma bonita festa para a população.
De acordo com o coordenador, a grade de show da Expo Show Uva e Mel já foi definida. No dia 25, acontece a abertura da festa com o show da dupla Jorge e Mateus; na quinta-feira, 26, se apresentam Milionário & José Rico; na sexta-feira, 27, Fernando & Sorocaba sobem ao palco; no sábado, 28, a dupla João Carreiro e Capataz e o cantor Gustavo Mioto e no domingo, 29, acontece a grande final do rodeio e outras atrações que serão definidas em breve.
"Tenho certeza de que a Casa da Criança, representando as demais entidades, fará uma grandiosa festa no mês de setembro e de que contaremos com a ajuda e envolvimento da maioria das entidades assistenciais da cidade que serão as maiores beneficiadas com a realização da Expo Show Uva e Mel. Hoje, convocamos essa reunião para formarmos um Conselho Fiscal que vai garantir transparência em todos os nossos atos. Será uma festa feita por todos e para todos", disse Renato.
Renato Preto também contou detalhes de uma das maiores atrações do evento, o rodeio. "Já iniciei as conversas para a preparação do rodeio em touros que atrai multidões para as festas desse gênero. A Expo Show não contará com o rodeio em cavalos, mas em compensação, as montarias em touro serão um espetáculo à parte com a presença das principais companhias de rodeio do Brasil", frisou.
Em breve terá início a venda de permanentes, mesas e camarotes para os cinco dias de festa. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (17) 3632 2443 / 9755 3602 ou 9125 2187.
O coordenador geral da Expo Show Uva e Mel, Renato Preto, reunido com representantes das entidades assistenciais de Jales

PMA de Jales flagra indivíduo em interior de ônibus, transportando animal sivestre abatido

Nesta quinta-feira, 11 de julho, por volta das 15hs, a Polícia Militar Ambiental realizou "Operação Divisa", no município de Santa Albertina-SP, imediações da prainha, Represa de Ilha Solteira, divisa de Estados Minas Gerais e São Paulo.
Diante de informações, foi efetuada a abordagem em um ônibus vindo do Estado de Minas sentido ao Estado de São Paulo, onde durante vistoria no interior do referido ônibus, foi constatado um indivíduo com as características e trajes que foram informados. Indagado o mesmo cidadão, identificou-se e apresentou de imediato um saco contendo seis animais silvestres abatidos, todos da espécie "TATU PEBA", congelados e limpos, em seu poder, pessoa esta residente no Distrito de Estrela da Barra, município de Carneirinho – MG, alegando ainda que os animais seriam levados para a cidade de São Paulo, e que teria pago a quantia de R$ 10,00 cada um.
O infrator e os produtos foram conduzidos a Delegacia do município de Santa Albertina, pelo crime de acordo com o Art. 29, parágrafo 1º, inciso III, da Lei 9.605/98; (transportar espécimes da fauna silvestre nativa sem autorização ambiental do órgão competente), pena – detenção de 6 meses a 1 ano e multa.
Administrativamente, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$3.000,00 por "transportar", e os animais foram incinerados no aterro sanitário de Jales, devido ser imprópria para o consumo.

Campeonato de Pesca Esportiva participação de 125 duplas e 21 triosFoi realizado no último sábado, no Parque Ecoturístico das Águas Claras, o 9° Campeonato de Pesca Esportiva ao Tucunaré de Santa Fé do Sul, que teve apoio da Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A competição contou com a participação de 125 duplas na categoria Livre e 21 trios na categoria Turismo.

Foi realizado no último sábado, no Parque Ecoturístico das Águas Claras, o 9° Campeonato de Pesca Esportiva ao Tucunaré de Santa Fé do Sul, que teve apoio da Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A competição contou com a participação de 125 duplas na categoria Livre e 21 trios na categoria Turismo.
O organizador do evento, Luiz Claudio Rodrigues, disse que o campeonato já é tradicional e vem crescendo a cada ano. "O campeonato já é conhecido entre os pescadores e a cada ano recebemos mais participantes. É uma disputa saudável, feita com espírito esportivo e muita seriedade".
O prefeito Armando Rossafa afirmou que "o campeonato de pesca é um evento feito com muita responsabilidade e por isso tem tanta credibilidade e atrai tantos participantes. A Administração Municipal tem muita satisfação em apoiar eventos que promovem lazer e diversão, além de atrair visitantes para nossa cidade".
Os cinco primeiros colocados da categoria Turismo e os dez primeiros colocados da categoria Livre receberam troféu e houve sorteio de três motores de popa de 15HP e oito motores elétricos. Os vencedores foram:
Categoria Livre
1° lugar: Marcelo Furille e Anísio Paulane Junior, de Santa Fé do Sul – 301,0 cm
2° lugar: Luiz Carlos Cavalheiro e Claudio N. Bento, de Santa Fé do Sul – 296,6 cm
3° lugar: Alaor Viega Maioli e Bruno Agostinho Maioli, de Santa Fé do Sul – 296,5 cm
4° lugar: Eduardo Terradas e Fernando Terradas de Santa Albertina – 290,5 cm
5° lugar: Luciano Aparecido Stevão e Luiz Ricardo Nelem, de Votuporanga – 290,5 cm
6° lugar: Celso Zolim e Fernando Zolim, de Santa Rita D’Oeste – 224 cm
7° lugar: Rodrigo Ferreira da Costa e João C.M. da Costa, de Santa Fé do Sul – 212 cm
8° lugar: Marcos Vinicius e Eric Marciel, de Buritama – 206 cm
9° lugar: Cacicleide Mundo da Pesca e Neto, de Três Lagoas – 199,5 cm
10° lugar: Serjão Casa do Pescado, de Paranaíba – 194,5 cm
Maior peixe: Eduardo Terradas e Fernando Terradas – 60,0 cm
Categoria Turismo
1° lugar: Febrono/Didier/Comim, de São Paulo – 225 cm
2° lugar: Robson/Oliveira/Baí, de São Paulo – 213 cm
3° lugar: Silvanei e Torquato de Godoi, de São Paulo – 206 cm
4° lugar: Zezinho/Indio/Olavo, de São Paulo – 202,5 cm
5° lugar: Leonardo e Paulo Satore e Manizão, de São Paulo – 194,5 cm
Maior Peixe – Febrono/Didier/Comim – 54 cm

Aprovação da PL Educação é uma vitória para Assistentes Sociais e Psicólogos

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados se reuniu na tarde de quarta-feira (10), em Brasília-DF, e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 3688/2000 (conhecido como PL Educação), que trata da inserção de assistentes sociais e psicólogos em escolas públicas de educação básica.
"A inserção do profissional de Serviço Social em escolas tem como uma de suas finalidades auxiliar estudantes e educadores, por meio do trabalho técnico especializado, junto às demandas identificadas neste espaço, sendo elas elementos que perpassam pelo processo de aprendizagem ou impedimento para os alunos. As intervenções desses profissionais se darão de maneira interdisciplinar, respeitando o espaço do educador e garantindo direitos dos estudantes", diz Greyce Neves, do Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo (CRESS-SP).
A expectativa era grande, diante da última sessão realizada no mês de maio, em que o PL foi à votação e terminou empatado, com 10 votos e o mesmo número contra. Assim, a questão foi enviada à Consultoria Jurídica da Câmara, que forneceu alternativas para a resolução do impasse.
Colocado o tema novamente em pauta, o debate se concentrou na questão do financiamento das medidas para materializar o Projeto de Lei, em caso de aprovação. Deputados da base aliada do governo e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) alegaram dificuldades orçamentárias dos estados e municípios para adequação do PL. Devido a isso, em um acordo entre parlamentares presentes, a sessão foi interrompida para que as partes tentassem chegar a um acordo, antes do Projeto de Lei ser votado novamente.

Sindicato Rural de Jales promove palestra sobre Novo Código Florestal

O Sindicato Rural de Jales promove na sexta-feira, 20 de julho, às 8h00, no salão de eventos anexo ao Grandes Lagos Hotel, localizado na marginal Ayrton Senna da Silva, palestra sobre o Novo Código Florestal.
O tema será abordado pelo advogado e consultor da FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), Dr.Luis Carlos Moraes, sendo direcionada a autoridades, profissionais ligados a área agrícola e de meio ambiente, produtores rurais e demais interessados no assunto em geral, haja vista principalmente a relevância do assunto e implicações da nova lei no meio rural.
Na ocasião, também serão abordados temas como o CAR (Cadastro Ambiental Rural), PRA (Programa de Regularização Ambiental), Reserva Legal e APP (Área de Preservação Permanente).
Os interessados em participar devem fazer a inscrição até o dia 19 de julho, no Sindicato Rural, pessoalmente ou pelo tel.: (17) 3632 7077. As inscrições são gratuitas e o evento será aberto ao público

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Tenente e vereador Norival, de Cedral, participa de solenidade de 9 de Julho em Rio Preto

O tenente e vereador Norival Marques de Barros, representando a cidade de Cedral (SP) , participou da solenidade cívico-militar em comemoração aos 81 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. O evento ocorreu no Comando de Policiamento do Interior - 5, em São José do Rio Preto, contando com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre as quais, o Comandante do CPI-5, Coronel PM Azor Lopes da Silva Junior, o deputado estadual Orlando Bolçone, vereador Paulera, presidente da Câmara Municipal de Rio Preto, o Coronel PM José Ribeiro de Godoy, do alto dos seus 92 anos esteve presente, além de dois ex-combatentes que também estavam presentes e assistiram a solenidade.
O tenente Norival foi convidado para ser padrinho e realizar a outorga da medalha Capitão Sinésio de Mello e Oliveira ao sargento PM Paulo Sérgio Rossini, do Setor de Comunicação Social da Polícia Militar em Rio Preto. Entre os colegas de turma da APMBB, os Tenentes Benevides Fernandes Neto e Orival Santana Junior. Com o Deputado Estadual Professor Orlando Bolçone e o Comandante do CPI-5, Coronel PM Azor Lopes da Silva Junior e com os irmãos Carmo Dráusio Turano Galante, que foi homenageado na solenidade de ontem com a outorga de uma medalha do MMDC, e o Sr. Nelson Ruy Turano Galante, membro da Sociedade de Veteranos de 32 - MMDC, ambos filhos do Ex-Combatente Tenente Antonio dos Santos Galante, da cidade de Cedral.
No final da solenidade, conversando com o Deputado Professor Orlando Bolçone, Sr. Carmo Dráusio Turano Galante, Dr. Nagib Buissa e sua esposa a Sr.ª Jocelyne Galante Buissa (foto 06).
O evento marca de forma impecável a perenidade dos ideais da epopeia de 1932.

Leilão em Jales

Jales, 11 de julho de 2013 - A Justiça Estadual de Jales realiza leilão presencial e eletrônico nos dias 30 de julho e 12 de agosto de 2013, a partir das 13:00 horas, no Fórum, localizado na R. Nove, 2.231, Centro, Jales/SP e com lances online de qualquer lugar do país, pelo site www.leiloesjudiciais.com.br. No evento, serão leiloados sítio com casas, currais e poços artesianos, localizado em Santa Albertina/SP, terreno em Jales/SP, veículos e outros bens. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br ou então pelo 0800-707-9272.

Urânia é a 20ª colocada nos 57° Jogos Regionais em Penápolis com duas medalhas

Os resultados desta quarta-feira, 10 de julho, dos 57° Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, que estão sendo disputados em Penápolis, apontaram a cidade de Urânia ocupando o 20° lugar com a conquista de uma medalha de Prata e uma de Bronze.
Os Jogos Regionais tiveram inicio na quinta-feira, 4 de julho e vão encerrar-se neste domingo, 14 de julho. Participam da competição 58 cidades, sendo dez na 1ª divisão e 48 na 2ª Divisão da qual faz parte Urânia.
A medalha de Bronze foi conquistada com a equipe de Malha que sofreu duas derrotas em seis jogos. Na decisão do terceiro lugar, venceu a equipe de Castilho por 96 a 88.
Malha - 3° lugar
04/07 - Urânia 88 x 68 Mirandópolis
05/07 - Glicério 0 x 38 Urânia
06/06 - Urânia 76 x 789 Santana da Ponte Pensa
07/07 - Urânia 100 x 50 José Bonifácio
08/07 - Jales 148 x 120 Urânia
09/07 - Urânia 96 x 88 Castilho
A medalha de Prata foi conquista na modalidade Vôlei de Praia Feminino com o jogo decisivo a equipe uraniense foi derrotada por Mirandópolis por 2 x 1.
Vôlei de Praia Feminino - 2° lugar
04/07 - Andradina 0 x 2 Urânia
05/07 - Urânia 2 x 0 Valparaíso
06/07 - Suzanápolis 0 x 2 Urânia
07/07 - Urânia 1 x 2 Mirandópolis
Na modalidade Bocha até a divulgação dos resultados nesta quinta-feira, 11 de julho, pela manhã, dos jogos disputados até à quarta-feira, Urânia havia conquistado cinco vitórias em cinco jogos e com a expectativa da conquista da Medalha de Ouro.
Os resultados na Bocha foram os seguintes:
06/07 - Brejo Alegre 1 x 2 Urânia
07/07 - Urânia 2 x 1 Jales
08/07 - Urânia 2 x 0 Turiuba
09/07 - Urânia 2 x 1 Tanabi
10/07 - Urânia 2 x 1 Clementina
A delegação uraniense é chefiada pelo secretário municipal de esportes Assis Duarte.

Brasileira Kelly Baron é finalista do Big Brother VIP Portugal

A modelo curitibana conquistou Portugal e se destaca no blog Casa dos Segredos pela 11ª semana como a preferida. O programa é transmitido pelo canal português TVi
A modelo Brasileira Kelly Baron é uma das personalidades que está participando do Big Brother Vip em Portugal. Kelly, que também participou da Casa de Vidro no Big Brother 13 do Brasil, se tornou a queridinha dos Portugueses. Em 11 semanas de programa, Kelly se manteve como a preferida em votação do Blog Casa dos Segredos. Na última semana contou com mais de 440 mil votos de 10 países, entre eles Portugal, Brasil, Suiça, Reino Unido, França, Alemanha, Luxemburgo, EUA, Bélgica e Holanda.
Com todo esse favoritismo, a modelo brasileira já garantiu sua vaga na final do Big Brother VIP Portugal junto com seus colegas Pedro Guedes (também namorado) e Sara Santos. A final do Big Brother VIP acontece no dia 21 de julho.
O programa estreou no mês de abril pela emissora portuguesa TVi (http://www.tvtuga.com/tvi). Para acompanhar ao vivo acesse www.bigbrotherportugal.org. Nas Redes Sociais é possível acompanhar a Fan Page Oficial da modelo Kelly Baron http://www.facebook.com/KellyBaronOficial, o Twitter Oficial https://twitter.com/kellybaron86 e o Instagram @kellybaronkb .
A brasileira Kelly Baron tem 27 anos, é Advogada, nasceu em Curitiba (Paraná), foi Miss Curitiba 2006 e Miss Paraná 2006, já trabalhou como apresentadora de TV e participou da Casa de Vidro do BBB13.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Empossada diretoria do Rotary Club de Jales “Grande Lagos”

Aconteceu na sexta-feira, 5 de julho,a reunião festiva de posse da nova diretoria do Rotary Club de Jales "Grandes Lagos"- Biênio 2013 - 2014, no salão de festas do Lar Transitório São Francisco de Assis. Alessandro Rodrigo Theodoro e Carla, transmitiram o cargo de presidente do Club e de presidenta da Casa da Amizade, respectivamente para o casal Odacir José de Castro Fassa e Silva. Foram empossados também novos companheiros: Clara Maria Garros Freitas, Renato José da Silva, Carlos Alberto Vicente da Silveira, Bruna Caires Pavão e Juscelino Benedito Marques.
Foram agraciados com o título "Paul Harris", Paulo Maldarini, Luciana Damiano, Claudemir Antônio Domingues, Pedro Manoel Callado de Moraes, sócio honorário e a dama da Casa da Amizade, Elza Kimie Doho.
Também estiverem presentes à solenidade, a prefeita Municipal de Jales, Eunice Mistilides Silva, o chefe de Gabinete da Secretaria de Comunicação, Douglas Zílio e a Chefe de Gabinete da Secretaria de Ação Social, Maria José Leite. (fotos:Weber Kitayama).





Professor da Unijales é aprovado em Mestrado

O Centro Universitário de Jales passou a ter no seu quadro de professores mais um Mestre.
O professor Jémerson Quirino de Almeida, do curso de História da Unijales, foi aprovado no dia 26 de junho, na sua tese, na UEMS-Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, em Paranaíba.
O título da tese "História da Educação" agradou muito a banca examinadora, composta pela Dra. Samira Saad Pulchério Lancillotti e pelo Dr. Gilberto Luiz Alves. O trabalho foi orientado pela Dra. Carla Villamaina Centeno.
O estudo analisou a relação entre o ensino de história da Idade Média e os livros escolares brasileiros. De modo específico, foi observado como se deu o processo de fragmentação dos conteúdos e simplificação dos livros destinados ao uso escolar, o que resultou na confecção e emprego dos atuais cadernos utilizados no Estado de São Paulo.
"Meu objetivo foi verificar o processo de alteração dos materiais empregados na relação educativa, que culminou no abandono das obras clássicas e dos compêndios e, na incorporação e utilização dos livros escolares de tipo comeniano. Dessa perspectiva, analisei o tipo de instrumento do trabalho didático que foi utilizado em alguns momentos da história da educação em nosso país, bem como seu papel na relação educativa", explicou o professor mestre, Jémerson.