Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

Corrupção: pode ser compreendida?

Patrícia Tozzo de Matos e Marçal Rogério Rizzo
Por ter consciência de sua nocividade, iniciamos esta reflexão com a seguinte questão: A corrupção deixará o Brasil ser o país do futuro? Não sabemos! Lastimavelmente, o que aparentemente nos é apresentando é que ela, nos últimos anos, vem brotando fortemente. Quem diria! Justamente no governo do PT, partido cujos integrantes se diziam tão puritanos... Até poderíamos dizer: Nunca antes na história deste país vimos tanta corrupção. Agora, entender a corrupção no Brasil pode ser algo complexo, porém senti-la na pele é muito fácil.
Atualmente, basta olharmos para os dados da arrecadação recorde de impostos e os compararmos com a qualidade dos serviços prestados pelo setor público, para que logo venha o segundo questionamento: Para onde estaria indo tanto dinheiro?
Visando à busca de respostas, pode-se pensar, de início, que um dos ingredientes essenciais para o sucesso da economia de um país é, sem dúvida, um governo que saiba e queira instaurar uma política de crescimento e desenvolvimento eficiente e eficaz.
Quando falamos de governo, de políticas públicas, de crescimento, de desenvolvimento, sobretudo aqui do Brasil (talvez por já conhecermos o famoso "jeitinho" pelo qual muitas vezes somos caracterizados), é quase que imediato lembrarmo-nos de corrupção. Possivelmente por considerarmos que esse "jeitinho" seja um grande empecilho a todo plano de progresso, ainda que esteja incutido na cultura nacional.
De fato, não é errado pensarmos assim, mas também não é uma visão completa; há muitas lacunas que precisam ser corrigidas e repensadas. Infelizmente, nossa tolerância à corrupção é grande demais. Para uma parcela da população, é comum que os "meios" justifiquem os "fins". Prova disso foi o famoso mensalão, fruto de um projeto de poder de um partido. Essa "parcela" esqueceu-se, contudo, de que os atos dos mensaleiros repercutiram na falta de medicamentos nos hospitais, na falta de qualidade da educação e de outros serviços públicos.
Como é dito no livro Falsa Economia, de autoria de Alan Beattie: "Há corrupção que apenas desvia alguns ovos de ouro, e a corrupção que mata a ave". Essa pode não ser a frase que todos desejam ouvir, ainda mais sabendo que o dinheiro de muitos, que deveria ser empregado em favor destes mesmos, é desviado para os bolsos de poucos.
Temos, sim, que ser realistas: a corrupção existe em todos os níveis de governo, mas algumas excedem as outras, dando condições de o país se desenvolver, ou não. É uma questão de escolha, de patriotismo e de sensatez. Patriotismo por ter a capacidade de elevar o crescimento e o desenvolvimento de seu país, e sensatez por criar em torno de si condições de obter qualidade de vida.
Discorrer sobre corrupção em "grande" escala até parece dar-nos uma exultação; afinal, quem não gosta de recriminar os outros? Existe, todavia, outra face dessa corrupção, que são as "pequenas" corrupções, sutis desvios e, claro, os "jeitinhos". Lembremo-nos de que uma grande história é feita de pequenos fatos, que juntos formam um todo. A "gigantesca" corrupção que ocorre lá em cima pode começar com a "pequenina" corrupção que se inicia atrás dos palanques eleitorais.
Patrícia Tozzo de Matos: Acadêmica de Administração da UFMS de Três Lagoas (MS) patty_tozzo@hotmail.com
Marçal Rogério Rizzo: Economista e professor da UFMS de Três Lagoas (MS) marcalprofessor@yahoo.com.br

Urânia inaugura Emei para 160 crianças de 6 meses a 4 anos











Como parte das festividades em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal de Urânia inaugurou no dia 12 de junho, a Escola Municipal de Ensino Infantil "Martha Laiz Ferrari Biason" toda equipada e considerada uma das mais avançadas em ternos de ensino infantil e fundamental.
Fruto do programa do Governo Federal que viabiliza verbas para a construção de creches públicas, a unidade no município de Urânia vai beneficiar 160 crianças de seis meses a quatro anos.
A inauguração contou com a presença de alunos, pais, servidores, professores, membros da direção da Emei, lideranças comunitárias, políticas, vereadores e convidados.
Dirigente de Ensino Marlene Jacomassi e equipe da Diretoria de Ensino Região de Jales esteve presente a inauguração.
Todos os presentes a inauguração, foram unânimes em afirmar que a construção da creche -escola é essencial para o melhor das crianças uranienses.
O presidente da Câmara Municipal de Urânia, Donizete Mussato enfatizou a importância e a qualidade do ensino que será dado à crianças através da creche-escola, e ressaltou a atenção que o Poder Público "está dando às nossas crianças que além da aprendizagem, a qualidade de vida".
Já o prefeito Airton Saracuza destacou o apoio do Governo Federal para a construção da creche-escola com uma excelente estrutura que dará, segundo ele "irá proporcionar melhor ensino e qualidade às nossas crianças".
Ainda durante o seu discurso, o prefeito Saracuza informou que em breve estará assinando convênio com o Governo do Estado de São Paulo, para a construção de uma outra creche-escola "bem ao lado desta escola que inauguramos, que também será de alto padrão, para atender a demanda do ensino infantil e fundamental do nosso município".
Os recursos em torno de R$ 1.500.000,00 para as obras EMEI "Martha Laiz Ferrari Biason" saíram do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Karatecas da região participam da etapa classificatória do Campeonato Brasileiro em Joinvile (SC)

O professor de karatê da Associação de Judô e Karatê Jalesense, Sensei Edson Resende, juntamente com seus alunos Diego Pimenta, Deivid Henrique dos Santos, Eytara Mariana Augusto e Nilton Roberto Assunção Filho, participam em Joinvile (SC) da etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karate 2013 do Grupo III que será realizado de 12 a 14 de julho, que compreende os atletas dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O atleta Diego Pimenta que conquistou no ano passado uma medalha de bronze no Campeonato Sulamericano no Peru, que participará neste campeonato brasileiro na categoria Cadetes (14/15 anos). Deivid participará na categoria Infantil A (12/13 anos), Etyara participará na categoria Infantil B (10/11 anos), Nilton participará na categoria Mirim A (8/9 anos) e Sensei Edson participará na categoria Sênior (acima de 18 anos).
Os karatecas conquistaram as vagas para disputar o Campeonato Brasileiro após ótimos resultados em vários torneios disputados, além da participação de uma Seletiva e do Campeonato Estadual realizados na cidade de Campo Grande (MS).
Sensei Edson, que vem conquistando cada vez mais adeptos na região nesta modalidade esportiva, gosta sempre de lembrar que o karatê está de braços abertos também àqueles que desejam praticar um esporte apenas para condicionamento físico, mental e espiritual, sem a participação em competições. Por outro lado observa também que um bom professor de karatê deve sempre procurar se atualizar, seja participando de treinamentos e cursos externos, seja participando de competições, de modo a manter a contínua evolução no aprendizado de seus alunos de esportes.

Projeto de ensino de empreendedorismo do deputado Itamar Borges é aprovado na CE

Nesta quarta-feira, 26 de junho, a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa aprovou o projeto do deputado Itamar Borges que cria o Programa Estadual de Educação Empreendedora.
O Programa tem como objetivo contribuir para a disseminação da cultura empreendedora, tornando-a matéria eletiva nas escolas públicas estaduais de ensino médio e escolas técnicas, vinculadas à secretaria da Educação e ao Centro Paula Souza.
O projeto n
o 24/2013 é de autoria do deputado Itamar Borges, líder do PMDB e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, e recebeu parecer favorável do deputado Carlos Neder.
Segundo o deputado Itamar Borges, o ensino do empreendedorismo nas escolas é essencial para a construção das sociedades do futuro. "O empreendedorismo é o motor que gera inovação, emprego e crescimento econômico. O Secretário da Educação Hermann Voorwald é um grande entusiasta dessa iniciativa e já iniciou a implantação das primeiras turmas do Programa na rede estadual", finalizou o deputado.
O Projeto segue agora para a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. Após aprovado, estará pronto para entrar em votação no plenário da Assembleia.

Jovens de Santa Rita d’Oeste participam de encontro no Sebrae-SP, em Votuporanga

Debater cidadania, empreendedorismo e mercado de trabalho foram os objetivos do encontro promovido pelo Escritório Regional do Sebrae-SP, em Votuporanga, nesta semana. Cerca de 30 alunos, com idade entre 15 e 17 anos, de Santa Rita d’ Oeste, participaram de uma roda de conversa com representantes do Sebrae-SP, CIEE, Senai , Senac e o empresário Rodrigo Fiori. O trabalho está inserido dentro das ações de políticas públicas adotadas pela Prefeitura de Santa Rita em cumprimento à Lei Geral e pela educação empreendedora.
Para o prefeito de Santa Rita d’ Oeste, Walter Martins Muller, esta foi uma oportunidade importante para os jovens. "Essas atividades são valiosas porque permitem que eles entendam um pouco de empreendedorismo e, quem sabe, criem oportunidades dentro da nossa cidade".
Realizado em forma de Talk Show, os representantes apresentaram o trabalho desenvolvido por cada das entidades, como o empresário Rodrigo Fiori e a estagiária do Sebrae-SP, Cristiane França, que compartilharam suas experiências. Os jovens tiveram a oportunidade de solucionar dúvidas e puderam entender um pouco sobre empreendedorismo e também os projetos oferecidos pelas organizações.
O gerente do Sebrae-SP em Votuporanga, Sérgio Gromik, ressaltou a união de três importantes segmentos durante o encontro. "Além de oferecer conteúdo rico em informações, este evento nos permitiu estreitar o relacionamento entre representantes do Sistema S, poder público e empresariado; todos favoráveis ao desenvolvimento empreendedor destes jovens".
O Senai foi representado pelo instrutor Márcio Garcia. "Gostei muito da iniciativa, já que ela motiva os jovens a buscarem novos conhecimentos, além desse trabalho permitir, ainda, que eles conheçam as entidades e as oportunidades, gratuitas, que existem na região".
Para a gerente de contas do CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola – Daniela Sandrini, reuniões como essas ajudam na formação dos futuros profissionais. "Parabenizo a iniciativa do Sebrae-SP, que, desta maneira, permite que a geração Y esteja sempre capacitada, para gerar oportunidades e também se preparar para o mercado de trabalho".
A qualificação profissional foi um dos pontos destacados pela gerente do Senac Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi. Ela apresentou aos alunos diversos cursos oferecidos pela entidade. "No Senac Votuporanga, 80% dos cursos são gratuitos. Para os cursos técnicos, por exemplo, os alunos podem estudar sem custo algum, já para os livres, as bolsas variam de 50 a 100%". Para ela, essa oportunidade oferecida para os alunos é muito importante, pois, independente da área, o mercado de trabalho precisa de bons profissionais.
Os jovens puderam, ainda, conversar com o empresário Rodrigo Fiori, que começou a carreira de empreendedor abrindo uma academia em Votuporanga, expandiu os negócios com um novo restaurante de alimentação natural e chegou a administrar empresas no ramo de panificação e construção civil. Durante o encontro, ressaltou a importância dos jovens terem sonhos e lutar para realizá-los. "A gente tem que correr sempre atrás de um diferencial e pensar em ser o melhor, para conseguir o sucesso." Ele ainda, destacou a contribuição que entidades, como o Sebrae-SP e o Senac, podem oferecer para um empreendimento. "Com o trabalho deles, conquistamos uma maior segurança para investir e desenvolver o nosso próprio negócio".
Após a roda de conversa, todos os alunos participaram de um almoço e, no período da tarde, visitaram as unidades do Sebrae-SP, Senai e do Senac.

Inauguração

Na quinta-feira, 4 de julho, às 10 horas, com a presença da Diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 5, será inaugurada as novas instalações da Central de Polícia Judiciária de Jales, sito à avenida João Amadeu n° 2.245

Dª Assumpta, 89 anos


Dona
Assumpta Polimeno Carvalho,
uma pessoa muito querida pela comunidade, mãe de cinco filhos, de 12 netos, 11 bisnetos e 1 tataraneto, vai ter o privilégio de comemorar 89 anos, na terça-feira, 2 de julho,

Ilustre aniversariante


O ilustre aniversariante da terça-feira, 2 de julho é
Fernando Neto Castelo, advogado dinâmico e atuante na Comarca de Jales. Na certa, seu dia vai ser pequeno para tantas demonstrações de carinho e apreço da parte dos familiares e seus incontáveis amigos.

Dois aninhos


Neste domingo, 30 de junho,
Lavínia Epaminondas Carvalho, filha de Micheli Volpato Epaminondas e Leonardo de Freitas Carvalho, vai completar o seu 2° aninho, para a felicidade e alegria de seus avós.

Festa Junina anima usuários da ESF Rural



Usuários da Unidade de saúde Rural Dr. José Cicero Fontes Xavier participaram de uma animada e descontraída Festa Junina na última semana. Muita comida, bebida e música típica desta época do ano embalaram e divertiram os convidados.
Centro Comunitário da Barra Bonita e contou com a participação as equipes do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e da ESF, além de diversas pessoas da comunidade que marcaram presença.
Quadrilhas, apetitosas guloseimas, clima propício e a participação voluntária dos sanfoneiros Ricardo D’Leão e Sebastião D’Leão deixou a festa ainda mais divertida.

Rodízio de pizzas no "Chico Xavier"

No sábado, 6 de julho, das 20 horas às 23h30m, a Associação Espírita Chico Xavier, sito à rua Goiás n° 4.336, jardim Paulista, em Jales, estará realizando pela primeira vez, um Rodízio de Pizzas Beneficente, quando serão servidos 11 sabores diferentes:
Alice - Atum - Calabresa - Frango com catupiry - Lombo canadense - Mussarela - Quatro queijos - Parisiense - Portuguesa - Veneziana e Pizza doce.
Cada convite para esse sensacional Rodízio de Pizzas custa apenas R$ 12, e pode ser adquirido com os dirigentes e ou colaboradores para a com instituição. Reserve logo o seu.
Toda a renda auferida com o evento será revertida em prol de famílias atendidas pela instituição

Exposição “Museu das Drogas” é realizado com sucesso pela polícia civil na 4ª feira




Com apoio da Prefeitura , a Polícia Civil de Jales realizou na quarta-feira, 26 de junho, da 9h às 16h a exposição Museu das Drogas. O evento aconteceu na praça João Mariano de Freitas e nem mesmo o frio e a chuva foram capazes de afastar os visitantes.
Durante o evento, realizado para marcar o Dia Municipal de Combate ao Uso de Drogas, instituído por lei e faz parte do calendário de eventos do município .policiais civis realizaram exposições para conscientizar a população sobre os malefícios causados pelas drogas.
Os alunos matriculados nas 5ªs e 6ª séries da rede municipal e estadual de ensino participaram de um concurso de cartazes com o tema: "Jales sem drogas e violência". Os primeiros colocados foram premiados.
Segundo os organizadores, o objetivo do concurso é incentivar a discussão e reflexão sobre as questões das drogas e da violência, principalmente entre crianças e adolescentes, na escola e em casa. Todos os alunos receberam cartilhas e folhetos alertando para o problema.
Parceria – O evento aconteceu através de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Civil do município. Para viabilizar o Museu das Drogas, a prefeita Nice Mistilides recebeu no gabinete, para uma reunião, o vice-prefeito Pedro Callado, a secretária municipal de Planejamento e Trânsito, Angélica Colombo Boleto, o delegado seccional Charles Winston de Oliveira e o delegado Altair Ramos Leon.

Arraiá da 3ª idade em Mesópolis




A Prefeitura de Mesópolis, por meio do Fundo Social de Solidariedade e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, realizaram na quarta-feira, 26 de junho a Festa Junina da Terceira Idade.
O "arraiá" aconteceu no Centro de Convivência de Idosos (CCI), a partir das 19 horas, com comidas típicas, quadrilha e outras atrações.
A primeira dama Marinangela Zequine Polarini afirmou que a festividade foi um sucesso, devido a colaboração das funcionárias do CRAS e Órgão Gestor, nutricionista Carla e senhora Luiza e Neide que fizeram as maçãs do amor.
A animação era tanta que não faltou quem aproveitasse para dançar um forró animado e espantar o friozinho daquela noite.
A festa junina também foi a última atividade do primeiro semestre no Centro de Convivência do Idoso.

Alunos da E.M. de Mesópolis recebem certificados do Proerd


Sd PM Rosangela a o Sargento PM Traba
com os alunos aque receberam certificados do Proerd
Na quinta feira à noite, 20 de junho, na E. M. "Rosiméri Niza Menezes", foi realizada a cerimônia de formatura dos alunos participantes do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas de 2013 através da parceria entre a Prefeitura Municipal, Coordenadoria de Educação e a Polícia Militar.
A formatura coordenada pela instrutora Sd PM Rosangela, responsável pelo Proerd em Mesópolis, iniciou-se por volta das 19 horas, com a apresentação das autoridades, convidados e os alunos do 5º ano A e B que receberam o certificado.
Na pauta aconteceu momentos muito importante como leitura das duas redações premiadas elaboradas pelas alunas Geovana Carolina Reis Quinallia e Mariana da Silva Sant’Ana, tendo cada uma recebido uma medalha pelo trabalho desenvolvido.
Durante o evento foi apresentada uma peça teatral pelos alunos, denominada "Drogas: as tentativas"; também um coral com os alunos e a participação especial da senhora Rosilei (mãe de uma aluna).
O juramento dos formandos foi feito por duas alunas: Laura Maria e Samara, e a entrega dos certificados feita pela instrutora Rosangela, algumas autoridades presentes e convidados.   
O prefeito Leandro Polarini e sua esposa Marinangela Zequine Campos Polarini, Sargento Marco Traba e a diretora da escola Amarilis Saravalli Ribeiro, reforçaram em seus discursos o que os alunos prometeram em seu juramento:  a importância de que todos fiquem longe da violência e das drogas. A cerimônia terminou em grande estilo com um coquetel organizado pela nutricionista Carla e Prefeitura Municipal de Mesópolis.

Uma administração unitária

Reflexão
"Nunca desvalorize ninguém/ Guarde cada pessoa perto do seu coração/ Porque um dia você pode acordar/ E perceber que você perdeu um diamante/ Enquanto você estava muito ocupado colecionando pedras". (anõnimo)

Multa
21 de junho foi publicado no Diário Oficial do Estado, a primeira multa aplicada contra a prefeita Nice Mistilides pelo TCESP por não enviar ao órgão no prazo determinado pela lei. O Ministério Público de Contas, por considerar fundamental a observância dos prazos para o controle dos atos públicos submetidos ao TCE manifestou-se igualmente, pela aplicação da multa, propondo a majoração da mesma, em razão da reincidência.
Em declínio
A oposição na Câmara Municipal de Jales que teve um início avassalador contra a prefeita Nice perde fôlego e, diante esse alvoroço causado por manifestações e o fim da liderança dos partidos junto ao povo, vão ter que repensar politicamente sua atuação
Em choque
As raposas comentaram lá no botequim da vila que a prefeita Nice Mistilides (PTB) e o vice-prefeito Pedro Callado (PSDB) estão em rota de colisão, Para os entendidos as tomadas de posições da prefeita de sem ouvir ou consultar sua assessoria, está inclusive deixando os aliados com um pé atrás.
Colisão
Além do estremecimento político com, o vice, a prefeita Nice teria entrado em choque com membros da Igreja Batista, segundo a turma do botequim, por coincidir a realização da Facip em setembro com a vinda da cantora gospel Aline Barros a Jales na mesma data.
Autorizado
Na semana passada a coluna perguntou se os recursos de R$ 1 milhão através de emenda parlamentar do deputado federal e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, Marcos Feliciano, já havia chegado. A informação dada à coluna é que foi autorizada a sua liberação. Uma boa notícia.
Mudanças sim ...
Um dos itens da carta do movimento "Jales nas Ruas" entregue a prefeita Nice Mistilides e a presidenta da Câmara Municipal de Jales, Pérola Cardoso deve ser analisado ao extremo. O da Área Azul, que no governo petista foi expandida para quase todo o quadrilátero central da cidade
...
de graça, não
Evidentemente não se deve zerar a cobrança da taxa de estacionamento mas o bom senso diz que se deve repensar o atual método, transferindo o controle da Área Azul para uma instituição social, mediante uma licitação vencendo aquele que oferecer melhor preço ao usuário. Afinal de contas, todos sabem que a Prefeitura, ou melhor, o contribuinte, banca as despesas com sinalização de trânsito, nada melhor que uma instituição da cidade controle a Área Azul.
Se conselho..
Amanhã, 30 de junho, a prefeita Nice estará completando seis meses de governo municipal. Para alavancar a sua administração que ainda caminha, mas não dá provas de querer andar a passos largos Nice poderá nos próximos seis meses tomar decisões políticas administrativas importantes e de agrado do povo .
..fosse bom não...
Uma delas já dita aqui, seria a venda da área do estádio municipal que para Jales não tem mais objetividade e tranca o desenvolvimento no setor de sua localização. Extinguir a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Trânsito, cuja finalidade exauriu-se com transferência de suas finalidades à Fazenda e, criar a Secretaria Municipal de Transportes, a qual estariam subordinados: Almoxarifado, trânsito, e outras setores pertinentes...
...seria de graça
Como aqui já foi colocado, a criação da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer seria ideal, extinguindo, a atual secretaria conhecida por SMECT, criando apenas os departamentos de Esportes e Juventude. Pouco se fala hoje em verba para esportes. O grosso é mesmo é para Cultura, Turismo e Lazer.
Torcida
Todos querem ver a cidade galgar degraus mas o que não se pode é se fazer uma administração unitária e sem diálogos..
Caras de pau
Os motoristas de Jales e região parecem que não sabem ler as placas de sinalização. Estacionam em locais proibidos e na contramão, sem a mínima preocupação. O trânsito da cidade que já é dos mais complicados, fica mais difícil ainda. E o pior é que vê-se motoristas fazendo manobras irregulares não respeitando as placas de sinalização. Parece até que mandam na cidade e fazem o que bem entendem. Falta mesmo é uma fiscalização rigorosa e que puna esses motoristas irresponsáveis. Está na hora.

Classificação do candidatos aos empregos temporários em Mesópolis

COMISSÃO DE CONCURSO PÚBLICO
PROCESSO SELETIVO ESPECIAL N. 02/2013
EDITAL N. 04/2013
A Prefeitura Municipal de Mesópolis, pela Comissão Especial do Processo Seletivo em epígrafe, de acordo com os termos dos editais publicados, torna público para os devidos fins, a classificação dos candidatos aos empregos temporários abaixo indicados:
Modalidade: FISIOTERAPÊUTA
Classif Nome Nota
1° JOSIANE VALÉRIA DA SILVA SIMOES 6,660
2° AMANDA AP. BERTALO ZAMBON 6,660
3° DEBORA RODRIGUES DA SILVA 6,660
4° ROSE KELI CRISTINA SCARANTE 6,660
5° NARA LUCI PASQUINI SIQUEIRA 6,330
6° ADRIANA MORAES BOGAS GALICE 6,000
7° MIRIAN C.A.ALVAREZ UNDIALES 5,660
8° LEILA COTRIM DA COSTA JULIO 5,330
Modalidade: PROFESSOR SUBSTITUTO -
EDUCAÇÃO FÍSICA
Classif Nome Nota
1° LUCIANA NASCIMENTO LIMA 7,660
2° LUIS GUSTAVO TAKAKI 5,330
A partir da publicação do presente Edital, correrá o prazo de 2 dias para os fins a que se refere a cláusula 7.3 do Edital regulamentador do certame.
Mesópolis, 25 de junho de 2013.
VILMA ALEXANDRINA SANTANA
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONCURSO

Gabarito Concurso em Mesópolis

COMISSÃO DE CONCURSO PÚBLICO
PROCESSO SELETIVO ESPECIAL N. 02/2013
EDITAL N. 03/2013
A Prefeitura Municipal de Mesópolis, pela Comissão especialmente designada, faz publicar o gabarito oficial de respostas das provas prestadas pelos candidatos aos empregos temporários abaixo relacionados, para conferência:
Modalidade: FISIOTERAPÊUTA
01. D; 02. C; 03. B; 04. C; 05. A;
06. D; 07. D; 08. C; 09. A; 10. A;
11. A; 12. D; 13. D; 14. D; 15. B;
16. D; 17. D; 18. B; 19. C; 20. D;
21. B; 22. B; 23. A; 24. C; 25. D;
26. C; 27. A; 28. C; 29. C; 30. B.
Modalidade: PROFESSOR SUBSTITUTO
- EDUCAÇÃO FÍSICA
01. D; 02. C; 03. B; 04. C; 05. A;
06. D; 07. D; 08. C; 09. A; 10. A;
11. A; 12. D; 13. D; 14. D; 15. B;
16. A; 17. C; 18. D; 19. D; 20. A;
21. A; 22. D; 23. C; 24. C; 25. A;
26. D; 27. A; 28. C; 29. C; 30. B.
Afixe em local de costume da Prefeitura Municipal de Mesópolis, em 25 de junho de 2013.
VILMA ALEXANDRINA SANTANA
PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
WESLEN DA SILVA VALÉRO e JÉSSICA FERNANDA DA SILVA. ELE,
natural de Santa Albertina, deste Estado, nascido aos 04 de outubro de 1.985, servente de pedreiro, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de João Itamar Valéro e de Maria de Lourdes Silva. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 02 de junho de 1.991, vendedora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Evaldo da Silva e de Angela Maria da Silva.
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO FAVERO e MARISTELA PEREIRA CAMPOS. ELE,
natural de Antonia, Estado de Paraná, nascido aos 26 de outubro de 1.990, autônomo, solteiro, residente e domiciliado em São Paulo, deste Estado, filho de Luiz Carlos Favero e de Angela Maria Figueiredo Favero. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 27 de abril de 1.984, autônoma, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Luiza Carbonato Campos.
KLEYTON DE BIASI e RENATA APARECIDA GUIMARÃES FREITAS. ELE,
natural de Paranapuã, deste Estado, nascido aos 09 de julho de 1.984, funcionário público estadual, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Waldir de Biasi e de Creusa Nair Corbanezi de Biasi. ELA, natural de São Paulo, deste Estado, nascida aos 05 de setembro de 1.982, autônoma, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Norberto de Freitas e de Sandra Mara Guimarães Freitas.
ALEXANDRE ELUQUES MARTINS e SEBASTIANA MARTINS DE JESUS. ELE,
natural de Nova Granada, deste Estado, nascido aos 27 de março de 1.973, pintor, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José Aparecido Martins e de Eliza Modesto Martins. ELA, natural de Paranaíba, Estado de Mato Grosso do Sul, nascida aos 24 de março de 1.965, doméstica, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Martins de Freitas e de Tereza de Lourdes de Jesus.
RODRIGO MARTINS SERRANO e SANDRA NUNES DE BRITO. ELE,
natural de Dolcinópolis, deste Estado, nascido aos 24 de janeiro de 1.986, técnico em tacógrafo, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Nilson Minguini Serrano e de Helena Teixeira Martins Serrano. ELA, natural de Santa Fé do Sul, deste Estado, nascida aos 30 de maio de 1.985, do lar, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Adolfo Ferreira de Brito e de Ione Macedo Nunes de Brito.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

Comitê Organizador dos JEESP que acontecem em Jales, foi apresentado nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira, 28 de junho, houve a cerimônia de lançamento do cartaz e apresentação do Comitê Organizador da fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP – categoria mirim que acontece entre os dias 8 e 18 de agosto na cidade de Jales.
Além da prefeita Nice Mistilides, participaram do evento, o vice-prefeito Pedro Callado, o secretário municipal da Smect, Cultura e Turismo, Bruno Altimari de Mattis, a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Fabiana Barbosa, a representante da Diretoria de Ensino Região de Jales, Ana Paula de Oliveira Rúbio, os professores Wilter Guerzoni e José Antônio de Carvalho membros do Comitê Organizador do JEESP, e o coordenador geral dos Jogos, Ademir Molina e Gilmar Rodrigues de Jesus, gerente da Sabesp Divisão de Jales.
Durante seu pronunciamento, Nice Mistilides agradeceu a parceria com o governo estadual para a realização do evento e falou sobre a importância de sediar pela primeira vez os Jogos Escolares.
"Agradeço o governador Geraldo Alckmin, o secretário estadual de Esportes, José Auricchio Junior e o deputado estadual Campos Machado sem os quais seria impossível trazer um evento desse porte para a nossa cidade. Diversos municípios pleitearam, mas seremos nós os anfitriões da fase final do JEESP. Isso já é uma realidade", disse Nice que emendou: " tenho certeza de que vai ser um grande empreendimento e todos os segmentos da cidade estarão envolvidos e de que no dia 8 de agosto vamos fazer uma grande festa. Que Deus abençoe a todos nessa nova jornada".
O vice-prefeito Pedro Callado enfatizou que o esporte une os povos e que o JEESP será uma ponte de união entre as 15 regionais que vão participar das competições. "Serão mais de 3 mil pessoas que vão colocar Jales no foco das atenções no esporte, que une os povos e é um excelente processo educativo para a sociedade".
O secretário de Esportes, Bruno Altimari, cumprimentou a prefeita Nice pela conquista do evento e agradeceu o apoio que tem recebido de todo o Comitê Organizador. "Vamos fazer um dos eventos esportivos mais bonitos que essa cidade já viu", finalizou.
Os assessores dos Jogos Escolares, Wilter Guerzoni e Zé Antonio de Carvalho e o coordenador geral, Ademir Molina, frisaram que a equipe está unida e trabalhando desde o mês de fevereiro para que o JEESP seja um sucesso. Eles aproveitaram e convidaram toda a população a abraçar o evento e fazer uma bonita festa do esporte durante os 10 dias de competições.

Urgência da reforma política

D. Demétrio Valentini
Do clamor das ruas emerge, com nitidez, uma providência que precisa ser assumida de imediato. Trata-se de efetivar a tão esperada reforma política, que reaproxime Estado e Sociedade, e que possibilite mecanismos de participação popular, para que as demandas do povo possam ter o seu encaminhamento normatizado, de modo claro e prático.
Se a reforma não viabilizar o exercício da democracia direta, o impasse se reproduzirá. O recado mais direto das manifestações populares é a salutar vontade do povo, de participar das decisões que dizem respeito aos interesses de toda a população, sem privilégios e sem exclusões.
O cerne da reforma política a ser efetivada com urgência, e com a força decorrente das demonstrações populares, precisa ter como foco central viabilizar o exercício da democracia direta.
Este exercício é duplamente viável. Em primeiro lugar, porque existem hoje os meios técnicos da aferir a vontade do povo, possibilitando que os cidadãos manifestem suas demandas.
Em segundo lugar, porque o povo expressou sua consciência política e sua vontade de participar das responsabilidades públicas em vista do bem comum de toda a sociedade.
Portanto, o passo qualitativo a ser dado deve ser o aprimoramento da democracia participativa, para não reincidir nas desgastadas fórmulas da democracia representativa.
E no que se refere à legislação eleitoral, o ponto central é o financiamento das campanhas, que precisa ser bem regulamentado, sobretudo para que o poder econômico não seja o fator determinante dos resultados eleitorais.
A reforma política tem a finalidade de reaproximar o poder político do nascedouro de onde ele procede, que é a cidadania. A Constituição afirma muito claramente que "todo poder emana do povo, e em seu nome é exercido". A Sociedade, que delega o poder ao Estado, não pode simplesmente achar que o Estado vai sempre exercer este poder dentro das finalidades que lhe foram atribuídas. Ela precisa sempre sustentar as estruturas, e as motivações, para que o poder seja exercido de acordo com as finalidades que devem regê-lo.
Uma reforma política, portanto, se apresenta claramente com a finalidade de atingir o âmago da estrutura do poder e a forma de exercê-lo, tendo como critério básico inspirador a participação popular. Trata-se de reaproximar o poder e colocá-lo ao alcance da influência viável e eficaz da cidadania. Em outras palavras, trata-se de tomar providências e medidas práticas, para redemocratizar as relações entre Estado e Sociedade, possibilitando a consecução das finalidades inscritas na Constituição, atendendo ao anseio de aperfeiçoamento e consolidação da democracia, que favoreça o bem comum de toda a população brasileira.
Será um bom teste de maturidade política chegarmos à aprovação das propostas concretas capazes de traduzir na prática estes princípios.
Para a hipótese de que seja escolhido o caminho do plebiscito, já fará parte do processo democrático a elaboração das questões, claras e objetivas, a serem submetidas à decisão do povo. Seja como for, é preciso traduzir os anseios do povo em medidas concretas, a serem decididas e assumidas responsavelmente por todos.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

Pergunta
– Gostaria de saber se o senhor acha que na juventude atual ainda há fé?
Chico Xavier
– Creio que imensamente, mas com muita sinceridade.
Toda criatura humana tem reservatórios infinitos de fé, e o jovem principalmente. Por exemplo, se nós que amadurecemos na experiência humana perdermos a fé nos jovens, não contaremos com futuro razoável nem com futuro tão sereno, tão produtivo, tão brilhante como desejamos.
Todos temos fé na juventude e nós cremos que a juventude tem fé nas forças da vida, quando não estejamos pronunciando o nome sagrado de Deus.
Já que estamos num período em que muitos dos jovens desejam que se fale uma linguagem mais moderna, isso é, fora da conceituação das religiões tradicionais, vamos, então, dizer, como sinônimo de Deus, a Força da Vida. Todo jovem crê na força da vida, e para nós que cremos em Deus a força da vida é Deus.
Nós temos amigos jovens, que costumam dizer: Nós não cremos em Deus, nós cremos no homem; mas o homem é filho de Deus. E um pai que se vê acreditado no filho, sentir-se-á até muito mais feliz do que se as pessoas acreditarem nele, porque o homem é obra-prima de Deus.
Todos os sistemas de fé raciocinada, fora do conceito da fé mística e da fé religiosa, que fazem do homem um ídolo moderno também é fé no futuro, e nós estamos certos de que essa mocidade maravilhosa dos nossos dias, estudiosas, realizadora, está caminhando para Deus pela fé com o mesmo entusiasmo com que nós caminhamos anos atrás.

Plebiscito é cortina de fumaça

Por Dirceu Cardoso
Depois do "mal-entendido" sobre a Constituinte, o governo pretende realizar um plebiscito para decidir a reforma política. É mais um entre muitos enganos e demagogias que levaram o país às atuais contradições e provocaram a indignação e revolta popular. É preciso lembrar à presidente Dilma Rousseff que um plebiscito custa o mesmo que uma eleição geral, pois mobiliza todo o eleitorado nacional. E que esse gasto é desnecessário porque todo brasileiro sabe o que precisa mudar. A reforma política vem sendo discutida há quase 20 anos. Só não avança porque os próprios governos, os congressistas e as chamadas forças da sociedade não se interessaram. Preferiram empurrar os problemas com a barriga enquanto lutam entre si pelo poder, toleram o corporativismo e a impunidade e, de quebra, ainda impõem ao povo fórmulas alienígenas como o desarmamento, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e outras modernidades que rompem com os padrões tradicionais de vida do povo brasileiro.A casta dos eleitos, nomeados e concursados, hoje colocada na alça de mira das manifestações populares, tem deveres a cumprir. E, para evitar que as reivindicações pacíficas se tornem violentas, deve se desincumbir de suas atribuições em consonância com o clamor que vem das ruas e praças públicas. Certamente o povo não concordará com o desembolso de R$ 500 milhões - as eleições gerais de 2010 custaram R$ 490 milhões, segundo o TSE - só para saber o que a população pensa sobre reforma política. Isso é tarefa dos eleitos que hoje compõem o governo e as casas legislativas. Têm de fazer tudo de acordo com aquilo que prometeram ao povo, durante a campanha eleitoral, quando pediam o voto.
Não será difícil aos governantes, parlamentares e a seus agregados interpretarem o que a população vem reclamando nas ruas. Basta que a isso se incluam medidas concretas para a moralização dos gastos públicos, a rigorosa apuração dos escândalos e a justa penalização dos responsáveis. O Governo e o Congresso Nacional precisam agir com toda pressa em busca da reconciliação com o povo. Além da reforma política e administrativa que evitem a ocorrência das falcatruas e roubalheiras que hoje indignam a população, há que se cumprir com as tarefas constitucionais de garantir Saúde e Educação ao povo. É preciso desengavetar e reformar as leis e procedimentos para melhorar a Segurança Pública evitando, por exemplo, que um mesmo criminoso seja preso e solto diversas vezes e em curto espaço de tempo cometendo um mesmo crime.
Isso é dever institucional. Não depende de plebiscito nem de constituinte. Basta apenas o Governo governar e o Legislativo legislar. Feito isso, conseguirão reconquistar a desejada paz social e até o respeito do povo. Há que se enfrentar os problemas e não fazer cortina de fumaça... Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) aspomilpm@terra.com.br

Desobediência

Reginaldo Villazón
A observação do mundo permite verificar um quadro geral de povos organizados em diferentes sistemas políticos, mas quase sempre com uma nítida distância entre as ações dos governantes e as aspirações dos governados. Por este motivo, ocorrem reações populares pacíficas, violentas ou armadas, que os noticiários exibem, em países democráticos, pouco democráticos e não-democráticos.
Na Europa, as manifestações acontecem em países modernos (Alemanha, Bélgica, Espanha, França e outros), em protesto contra as políticas econômicas e sociais dos governos. No Norte da África e no Oriente Médio, povos do mundo árabe (Argélia, Egito, Jordânia, Líbia, Marrocos, Síria, Tunísia e outros) lutam desde 2010 pela instalação de governos democráticos.
O Brasil vinha com passeatas, contra tarifas do transporte público, desde 2012. Mas a gota d‘água, que gerou a onda de protestos políticos no país, foi o reajuste das tarifas de ônibus, metrô e trens urbanos na cidade de São Paulo (de R$ 3,00 para R$ 3,20 a partir de 02 de junho de 2013). O conteúdo forte dos protestos, contra a classe política, a mídia não mostrou.
Parece estranho que até em países democráticos, como o Brasil, onde as eleições são regulares e a ordem jurídica é respeitada, seja preciso o povo sair às ruas para dizer não às tarifas abusivas, à má qualidade e à insuficiência do transporte público. Para mostrar indignação contra o descaso com saúde e educação, contra os gastos públicos desnecessários, contra a corrupção e a impunidade.
Fica claro que a democracia representativa, fundamentada nas eleições, não é suficiente para o funcionamento da democracia. A pauta dos protestos e a propagação do movimento pelo país mostram que os políticos, representantes do povo, de alto a baixo, não estão vinculados com o povo. Isto quer dizer que, além da democracia representativa, é necessária a democracia participativa.
Eleger representantes políticos e depois obedecê-los é viver numa ditadura. Tão ditadura como outra sem eleições. Numa democracia de fato, a ordem é votar e depois desobedecer quando for preciso. Assim, os protestos das minorias e das grandes massas, o enfrentamento da força policial e a desobediência civil são atitudes importantes e necessárias para normalidade democrática.
Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1793), da Revolução Francesa, o Artigo 35 reza: "Quando o governo viola o direito do povo, a insurreição é, para o povo e cada parcela do povo, o mais sagrado dos direitos e o mais indispensável dos deveres". Na Constituição de Portugal, o Artigo 21 diz: "Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública".
A Constituição do Brasil não distingue o Direito de Resistência. Porém, assegura: "Todo poder emana do povo" e "Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não exclui outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte".
O movimento de protestos do povo brasileiro é um bom sinal. O povo está cumprindo seu dever de contestar os governantes e seus atos injustos. A democracia vai ser restaurada. Assim, o país vai retomar o caminho da legalidade, da moralidade e da construção de um futuro melhor.

PIB do Estado de São Paulo cresceu 1,6% de janeiro a abril

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo cresceu 0,6% em abril na comparação com mês anterior, segundo a Fundação Seade, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado. Vários fatores contribuíram para este resultado, entre eles a maior atividade na indústria (2,2%) e dos serviços (0,8%), ainda que na agropecuária tenha havido uma pequena queda (0,2%).
Nos quatro primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2012, a economia paulista apresentou taxa de crescimento de 1,6%. "São Paulo consegue atrair investimentos que incentivam o crescimento econômico", segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini.
Na comparação com abril de 2012, a economia paulista registrou crescimento de 4,8%, influenciada principalmente pela expansão da indústria (8,4%), dos serviços (2,9%) e na agropecuária (1,9%). O bom desempenho da indústria deve-se ao resultado positivo do segmento de transformação, com destaque para farmacêutica (com elevação de 23,8% de produção física) e veículos automotores (8,3%).
Enquanto o PIB nacional mostra uma grande dependência das commodities, esse índice em São Paulo tem como peculiaridade a maior incidência da atividade industrial e a integração ao mercado interno, uma vez que São Paulo detém 42% do setor de transformação do Brasil, além de concentrar as cadeias de produção com maior capacidade tecnológica.

25ª Festa do Peão de Urânia é encerrada com sucesso




A 25ª da Festa do Peão de Urânia 2013, realizada de 12 a 15 de junho, que contou com o apoio, entre outros, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, foi mais uma vez sucesso. A dupla Edson e Hudson se apresentou na sexta-feira, 14 de junho. . Os fãs puderam conferir diversos sucessos que marcaram a carreira da dupla
No sábado, 15 de junho, encerramento dos shows, a Festa do Peão recebeu a dupla Maycon & Renato, que fizeram na opinião de do público, um show incrível e garantiu o agito da multidão.
Os deputados Itamar Borges (PMDB) e Carlão Pignatari (PSDB), compareceram à festa do peão e foram recebidos pelo prefeito Airton Saracuza e o presidente da Câmara Municipal Donizete Mussato. Vários prefeitos e lideranças políticas, empresariais, comunitárias de Urânia e municípios de toda região marcaram presença nos quatro dias da Festa do Peão.
Fechando a festa, no domingo, 17 de junho, houve a grande cavalgada com a participação recorde de cavaleiros e caravanas não só de Urânia como também de várias outras cidades da região e estados vizinhos. Na montaria profissional, na modalidade cavalo o grande vencedor foi Edvaldo Antonio Filho (Garrincha) e recebeu como prêmio uma Moto O KM e na montaria em touro o campeão foi Adauto Ribeiro de Menezes que também ganhou uma moto O KM. Do 2° ao 10° tanto em cavalo como em touro, o peão recebeu prêmio. Para o público, a Festa mais uma merece aplausos pelo bom andamento e a segurança para os visitantes

1ª Etapa do Xadrez pelos Jogos Escolares classifica atletas para disputa final em Jales

Mais de 150 atletas de escolas de ensino básico do estado, de ambos os gêneros, na categoria mirim (entre 13 e 14 anos), disputaram medalhas por equipes ou individual no Xadrez, nesta quinta-feira (27) a partir das 8h30, no colégio Mazzarello em São Paulo. Os vencedores estarão classificados para a fase final/etapa 1, que acontecerá na cidade de Jales, interior de São Paulo.
Mais de 30 escolas participam da etapa inter DE dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Jeesp, que a partir deste ano passaram a unificar todas as competições esportivas do estado, facilitando a participação de alunos da rede básica de ensino independente de serem estaduais, municipais ou privadas. O objetivo do novo formato de competição é aprimorar as competições esportivas voltadas a estudantes da educação básica, além de promover a inserção de esportes olímpicos nas escolas, dando base para o surgimento de novos grandes atletas no cenário nacional.
O evento é uma realização do Governo de São Paulo através das secretarias estaduais de Educação; Esporte, Lazer e Juventude; Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia com execução da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo.

Musa do Rodeio Nacional será eleita dia 24/08 em Barretos

Inovando mais uma vez, o jornalista e técnico em Gestão com Ênfase em Rodeio, Milton Figueiredo lança o Concurso Musa do Rodeio Nacional 2013. O produtor há três anos realiza o Mister Rodeio Brasil.
O certame reunirá garotas no dia 24 de agosto, em Barretos (SP) para que seja eleita a mais bela por um júri formado apenas por homens em um local que está sendo definido na Avenida 43, famosa por acolher turistas que promovem uma festa a céu aberto.
A missão da Musa do Rodeio é de levar charme e simpatia por onde passar. Logo que foi divulgado a abertura das inscrições (que se encerram no dia 15 de julho), garotas do interior de São Paulo, Minas Gerais e Goiás manifestaram interesse em participar.
As candidatas desfilarão com chapéu, bota, cinto, shortinho jeans e camisete xadrez. As interessadas, entre 18 e 26 anos com no mínimo 1,65 de altura, que gozam de saúde física e mental, simpáticas, e com conhecimento mínimo sobre Rodeio, podem solicitar o regulamento pelo e-mail: mao.figueiredo@hotmail.com.
O concurso é promovido por MF Comunicação & Eventos. Conta com o apoio de Villa Hévea Music Bar e a parceria com Falcons Fotografia.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Edinho trata de demandas de Andradina e Pontes Gestal



O deputado estadual e presidente do PT-SP, Edinho Silva, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 26, na Assembleia Legislativa, os prefeitos de Andradina, Jamil Ono e de Pontes Gestal, David Batista. O parlamentar foi pautado sobre algumas demandas dos municípios, especialmente nas áreas da saúde e infraestrutura. "Reafirmei que meu mandato está à disposição para ser um interlocutor junto às esferas governamentais. Darei apoio no que for necessário", disse.
Dentre outras pautas, Edinho tratou com Jamil Ono sobre o projeto do novo traçado ferroviário, uma intervenção urbana importante para a cidade. O prefeito esteve acompanhado do secretário de Assuntos Parlamentares, Fernando Magno e da assessora de gabinete, Jenifer Bandeca.
Em reunião anterior, realizada em Araraquara, o prefeito Jamil Ono pediu apoio de Edinho para conseguir financiamento para execução das obras por meio do governo federal. Segundo o prefeito, o deputado tem respaldo junto ao governo da presidenta Dilma e o apoio dele será fundamental para que o projeto seja aprovado e financiado pela União. Jamil afirma que a retirada dos trilhos do centro de Andradina vai permitir avanços significativos em segurança viária e mobilidade urbana. A ferrovia corta um trecho de 5 km na área central da cidade ao longo do qual existem nove passagens de nível, que representam riscos constantes de acidentes.
A prefeitura estima que sejam necessários R$ 100 milhões para elaboração do projeto e execução do contorno ferroviário. O objetivo é conseguir os recursos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). "A construção do contorno ferroviário vai dar uma nova dinâmica em termos de mobilidade urbana e de segurança para a população, além de representar ganhos para a própria operação do transporte ferroviário, que passa a ser mais rápido fora das cidades. O prefeito Jamil e a comunidade local podem contar comigo para atingir esse objetivo", ressalta o deputado.
Já com o Chefe do Executivo de Pontes Gestal, cidade natal de Edinho, o deputado tratou sobre a emenda parlamentar de R$ 40 mil para aquisição de equipamentos para Secretaria Municipal de Saúde. O recurso já está aprovado pelo Governo do Estado. Em 2012, Edinho conseguiu a liberação de R$ 30 mil para aquisição de veículo que ajuda no suporte ao trabalho de assistência social na cidade. Edinho ainda busca apoio federal para unidade de saúde e infraestrutura.
Recentemente, Edinho visitou Pontes Gestal e foi homenageado pela Câmara Municipal. Na ocasião, recebeu das lideranças políticas ofícios para encaminhamento de diversos pedido de apoio. "Hoje demos prosseguimentos às demandas pautadas. Fico feliz em poder ajudar a cidade em que nasci", afirmou o deputado. O prefeito David Batista estava acompanhado de secretários municipais.

Etapa de Montaria em Touros em Santa Fé do Sul distribuirá R$ 26 mil

Vice-líder do Campeonato Mundial, Marco 
Antônio Eguchi, confirmou presença

A cidade de Santa Fé do Sul recebe, a partir de hoje, dia 27 de junho, uma etapa da Copa Brahma Barretos. Serão distribuídos na competição R$ 26 mil entre os competidores. É a segunda vez que a Festa recebe uma prova do campeonato.
A etapa vai contar com importantes nomes do esporte, que disputam o Campeonato nos EUA, como o vice-líder do Campeonato Mundial, Marco Ant. Eguchi, Eduardo Aparecido e Emílio Resende. Além disso, o Campeão Brasileiro de 2007, João Mauro Kugel, também estará presente na cidade.
Outros grandes nomes da modalidade, como o detentor da maior nota já registrada na história da PBR Brasil, Alex Aparecido Marcílio e o vice-líder da temporada brasileira, Roberlei Luciano Val, também estarão na etapa. A cidade receberá as boiadas das Cias do Paulo Emílio, Juninho Calegare, Euripinho Sollo, Bexiga e Tuta.
O principal papel da Copa Brahma Barretos é revelar novos nomes para o Brahma Super Bull PBR, apesar de que caubóis consagrados também terem o direito de disputá-la. As regras das etapas são as mesmas das demais competições da PBR, o que permite uma melhor adaptação dos caubóis revelados na disputa. Comparada ao futebol, a Copa Brahma Barretos é similar à Copa do Brasil, pois acontece simultaneamente ao campeonato principal.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Festa do Peão de Barretos terá maratona de mais de 11 horas de sertanejo em um único dia

Com uma programação anunciada que prioriza a música sertaneja, a Festa do Peão de Barretos (15 a 25 de agosto) terá um dia especial para os amantes do gênero: 17 de agosto, primeiro sábado do evento. Serão nove shows do projeto Villa Mix, que reúne alguns dos principais sertanejos do país. As apresentações serão em três diferentes espaços no Parque do Peão – Palco Villa Mix, Berrantão e Trio Elétrico.
Os shows que integram o projeto são: Jorge & Matheus, Gusttavo Lima, Maria Cecília & Rodolfo e Naldo que cantam no palco Villa Mix. Humberto & Ronaldo, Israel Novaes, Guilherme & Santiago e sobem no Trio Elétrico que ficará ao lado do palco enquanto Matheus & Kauan e Léo Verão & Daniel Freitas estarão no Palco Berrantão.
No mesmo dia, também acontecem os shows de Gusttavo Lima e Jorge & Mateus no Estádio de Rodeios, após as competições de montarias em touro programadas para o primeiro final de semana da Festa. Eles se apresentarão duas vezes no mesmo dia, integrando o projeto Villa Mix e como atração principal no Estádio.
Com esta programação, estão garantidas pelo menos 12 horas de música sertaneja no mesmo dia. "Será uma apresentação bem inovadora. Os shows não terão intervalos, serão dinâmicos e. Neste formato, reunindo 9 apresentações em diferentes palcos, o projeto é inédito", explica Cassio Leite, Diretor Cultural de Os Independentes, associação realizadora da Festa. O Palco Villa Mix contará com uma megaestrutura com 60 metros de frente, som e iluminação de última geração.
Além do destaque no dia 17 de agosto, a Festa de Barretos também traz outros grandes nomes da música sertaneja em formatos diferenciados ao longo do evento.
No primeiro dia, 15 de agosto, as duplas Israel & Rodolfo, George Henrique & Rodrigo, Henrique & Diego, Fábio & Rafael, Trio Bravana e os cantores Lucas Lucco e Grabriel Gava dividem o Palco Estádio. Serão apresentações individuais, mas com parcerias nas últimas músicas em uma homenagem ao sertanejo raiz. Na sexta-feira, dia 16, Zé Ricardo & Thiago e Cristiano Araújo se apresentam no Palco Estádio, na sequência a música eletrônica invade a arena com Projeto BPM e Felguk. Enquanto isso, no palco Esplanada se apresenta o cantor de axé Tomate. No domingo, dia 18, acontece o show em prol ao Hospital de Câncer de Barretos com Michel Teló, João Bosco & Vinicius e Kléo Dibah & Rafael.
A segunda-feira, dia 19, foi reservada para a música gospel com André Valadão e Aline Barros. Na terça-feira, dia 20, o show é do cantor Belo. Na quarta-feira, dia 21, o sertanejo volta a cena com Gian & Giovani e João Carreiro & Capataz. Fernando & Sorocaba, Thaeme & Thiago, Leandro Baldissera, Marcos & Belutti e Fábio & Rafael se apresentam no dia 22, quinta-feira.
Na sexta-feira, dia 23, os shows são de Luan Santana, Munhoz & Mariano, César Menotti & Fabiano e Henrique & Juliano.
Já o show inédito dos Embaixadores do Rodeio, Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone será no sábado dia 24, as duplas sobem ao palco juntas em uma apresentação inédita. No Palco Esplanada mais um time de grandes astros: Paula Fernandes, Rio Negro & Solimões e Lu & Robertinho. Na grande final do Barretos International Rodeo, O Trio do Brasil, Creone, Parrerito e Xonadão.

 Gusttavo Lima e Jorge & Matheus: dois shows
na mesma noite na Festa do Peão de
Boiadeiro de Barretos (foto – divulgação)

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos
Com 58 anos de história, a Festa do Peão de Barretos acontece de 15 a 25 de agosto, no Parque do Peão, em Barretos/SP (420 km da capital. Considerado o maior evento do gênero na América, a Festa de Barretos reúne todos os anos um público médio de 1 milhão de pessoas nos 11 dias.
Os melhores competidores de provas cronometradas e de montarias do Brasil e do Mundo passam pela arena de Barretos. O Estádio de Rodeios, projetado pelo mestre da arquitetura Oscar Niemeyer, fica lotado nas finais do Barretos International Rodeo, uma troca intensa de energia entre o público e os peões.
A cultura do peão estradeiro é mantida pela organização da Festa. Competições de toque do Berrante e Queima do alho relembram a época em que os animais eram guiados estrada a fora pelos tropeiros. A dança catira e a disputa no pau de sebo também estão presentes em todas as edições da festa.
As crianças também têm seu espaço dentro da Festa, é o Rancho do Peãozinho que reúne diversão com atividades socioeducativas. A Vila Ecológica é um projeto que representa um mini-mundo sustentável com o objetivo de levar às crianças diversão, e, ao mesmo tempo, noções de educação ambiental. Dentro do Rancho as crianças ainda recebem orientações de higiene bucal, lições de trânsito na Mini-Cidade, cuidados com os animais no Mini-Zoológico, reciclagem do lixo e origem dos alimentos na Mini-Fazenda.

Deputado Carlão Pignatari participa de simpósio para debater segurança cidadã

O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou, na manhã desta terça-feira (dia 25), na Assembleia Legislativa, da abertura do 1º Simpósio de Segurança Cidadã. O objetivo do evento foi discutir o tema "Por uma Sociedade Decente", tendo como ponto central a segurança por diversos ângulos, como crimes do poder, crimes do cotidiano e experiências internacionais.
O simpósio contou com a presença de deputados, do presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira; da ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Eliana Calmon; entre outras lideranças, como o superintendente de polícia do Condado de Lake (USA), Richard Rippy, e o comandante da SWAT (EUA), Shane Mc Sheehy.
A ministra Eliana Calmon disse que as propostas apresentadas na segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff para dar uma resposta às manifestações populares são "frágeis" e cobrou da presidência do Senado e da Câmara Federal um pronunciamento público sobre o assunto.
"Estou preocupada porque me parece que está se perdendo um pouco o controle e isso para o país e para as instituições é realmente preocupante. As medidas da presidente são até certo ponto frágeis porque ela não pode tomar sozinha. Nós precisávamos, neste momento, de uma palavra do presidente do Congresso Nacional e do presidente da Câmara. O movimento não é contra o Executivo. Estão contra os poderes da República", afirmou Eliana Calmon.
A ministra disse ser contra a convocação de uma Constituinte exclusiva para a realização de uma reforma política no país e vê na proposta de Dilma Rousseff "uma saída política apenas para reduzir o desgaste do governo diante dos protestos e não soluções concretas".
De acordo com o deputado Carlão Pignatari, o simpósio teve como objetivo debater as formas de violência que atingem os trabalhadores brasileiros. A segurança pública é um tema que não pode ser tratado de forma simplista, envolve diversas áreas do conhecimento, como educação cidadania e ética. Para o deputado, o simpósio cumpre a missão da sociedade civil organizada de debater soluções para os problemas da população.
O evento é organizado pelo Instituto Chamberlain/NAV – Núcleo de Articulação Voluntária e será recepcionado na Assembleia Legislativa pelo deputado Ramalho da Construção, que também é membro do núcleo. "Precisamos estar atentos para oferecer instrumentos que possam atender aos anseios da população, que, cada vez mais, cobra seus direitos. A segurança é uma das mais importantes prerrogativas do povo e os agentes políticos devem apresentar as soluções", finalizou o deputado Carlão Pignatari"

ESF do Roque Viola oferece palestras para pacientes diabéticos


Com apoio da Secretaria de Saúde, o Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Roque Viola, oferece palestras de capacitação ao pacientes diabéticos e que necessitam da insulina. A mais recente ocorreu no dia 25, na própria unidade.
As agentes de saúde formam grupos para a atividade através dos pacientes agendados e ministram palestras abordando temas como: utilização correta dos novos aparelhos de medição da glicemia comprados pela Prefeitura e também a importância da boa conduta dos pacientes diabéticos para uma melhor qualidade de vida.
As palestras são ministradas por farmacêuticas, enfermeiras e técnicas que têm dedicado o período da tarde para ensinar e conscientizar os pacientes. O grupo conta também com o apoio das colaboradoras da cozinha que após as atividades oferecem aos pacientes um café da tarde, proporcionando um momento de descontração e troca de experiências.