Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

O descaso com a saúde pública no Brasil

Por Ariane Priscila de Souza Toledo e
Vanessa C. L. Casotti Ferreira da Palma
O Sistema Único de Saúde, conhecido como SUS, é mantido através dos recursos arrecadados pelos tributos pagos por todos os cidadãos. Assim, a população brasileira, independentemente da sua classe social, tem o direito de utilizá-lo.
No entanto, esse sistema é cercado de grandes precariedades, cujas vítimas são, comumente, pessoas que se encontram em estado de saúde grave, pois as ineficácias do atendimento nos hospitais públicos agravam ainda mais seu quadro clínico.
Recentemente, ocorreu um caso que sensibilizou todo o Brasil: o da menina Adriele dos Santos Vieira, de 10 anos de idade, que foi atingida na cabeça por uma bala perdida e esperou mais de 8 horas para ser operada O motivo foi a falta do neurocirurgião no plantão hospitalar naquela noite no Hospital Municipal Salgado Filho. Adriele veio a óbito dias depois do ocorrido. Assim como aconteceu com a menina Adriele, acontece diariamente com outras pessoas que utilizam o sistema de saúde pública e que acabam se tornando vítimas pelas falhas e negligências do Sistema de Saúde do Brasil.
É importante destacar algumas problemáticas com relação à demora nos atendimentos nos postos de saúde. Observa-se que para a realização de exames médicos básicos, ou até mesmo para marcar uma consulta médica no pronto socorro, as pessoas tem que enfrentar longas filas e lá passar a madrugada para poder conseguir pegar um número que é distribuído até um certo limite e, após sua entrega, quem não conseguiu atendimento tem que esperar por um "encaixe", ou seja, aguardar por uma possível desistência daqueles que conseguiram pegar o número para ser atendido.
A aparência de falta de soluções é emergente. Faltam médicos especializados, há demora nos atendimentos, medicação e leitos são insuficientes para atender toda a demanda, resultando no óbito de diversos pacientes. Além dos hospitais em situação de construção lamentável e com péssima higienização, possuindo alto risco de transmitir infecções hospitalares generalizadas aos seus pacientes.
É a triste realidade que o povo carente enfrenta quando recorre aos SUS. Até quando essa deprimida realidade irá continuar a existir? Altos índices de tributo são pagos anualmente pelos cidadãos brasileiros e é ínfimo o valor da verba repassada para a saúde pública, que não chega a suprir por completo as reais necessidades da população.
Até quando continuaremos a conviver com essa indiferença?
A principal desculpa que ouvimos diariamente dos governantes é que o Brasil não possui recursos suficientes para atender de forma geral a toda a população carente.
Por meio de várias desculpas, observa-se que é inevitável a falta de percepção e ação dos nossos governantes, que deveriam falar menos e investir mais em obras que façam toda a diferença e que atendam de forma ampla toda população do BRASIL, que só é lembrada na hora do VOTO, onde os políticos fazem promessas de melhora com relação à saúde pública e à educação, mas que não são levadas adiante após sua reeleição ou eleição, sendo totalmente esquecidas.
Ariane Priscila de Souza Toledo
: Acadêmico do Curso de Direito da UFMS – Campus de Três Lagoas.
Vanessa Cristina Lourenço Casotti Ferreira da Palma: Professora do curso de Direito da UFMS – Campus de Três Lagoas.

Concerto Poético


Quem foi ao auditório da Associação Comercial e Industrial de Jales - ACIJ, na quinta-feira, 9 de maio, pôde se emocionar com o talento do artista jalesense André Gandolfo. Entitulado "Concerto Poético", o show solo do poeta e músico trouxe ao público algumas das mais belíssimas e envolventes canções do repertório da música brasileira.
O repertório foi do Rock a MPB, do sertanejo ao regionalista, além de uma composição original do artista feita em homenagem a Jales, cujos versos do refrão dizem: "Jales, tão lindas Jales; Tens um pedaço do meu coração; Meu amor vai nas tuas ruas e as tuas ruas no meu refrão".

Vereadores jalesenses solicitam ambulância a deputado

Os vereadores Jesus Martins Batista (DEM), Gilberto Alexandre de Moraes (DEM) e Rivail Rodrigues Junior (PSB) protocolaram na terça-feira,7 de maio, solicitação de recursos no valor de R$ 70.000,00 (Setenta mil reais) para aquisição de uma ambulância a ser utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
O pedido foi feito ao deputado estadual Orlando Bolçone (PSB) em audiência agendada em seu gabinete. Na ocasião o vereador Junior Rodrigues falou sobre a solicitação "Infelizmente a nossa frota de ambulâncias está muito sucateada e também pelo seu intenso uso os veículos tendem a quebrar com frequência. Esperamos ajudar no transporte dos passageiros, que ele seja feito de maneira cômoda e segura".

Prefeito assina o convênio para implantação da Escola da Beleza

O prefeito Armando Rossafa e a presidente do Fundo Social de Solidariedade Rosimeire Rossafa Corrêa, participaram nesta quarta-feira (15) em São Paulo da assinatura do convênio para a implantação da Escola da Beleza em Santa Fé do Sul.
De acordo com Rosimeire a cidade de Santa Fé foi escolhida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, como pólo regional da Escola da Beleza.
Isso significa que além da realização dos cursos na cidade, o Fundo Social de Solidariedade ainda vai capacitar às cidades vizinhas para a aplicação dos cursos em seus respectivos municípios.
"Estamos muito felizes em ser um pólo de beleza e poder ajudar muitas mulheres a se capacitarem. Hoje assinamos o convênio e concretizamos a vinda de um Pólo de Beleza em nossa cidade. Este é o reconhecimento do trabalho que realizamos, pois apenas 25 cidades no Estado conquistaram isso", disse Rosimeire.
Os cursos que Santa Fé receberá são: assistente de cabeleireiro, depilação e designer de sobrancelha, manicure e pedicure e maquiador.
A Escola da Beleza funcionará na Avenida Paulo Nunes, n°380 e será inaugurada no dia 18 de junho, com a presença da primeira-dama do Estado, Lú Alckmin.

Iamspe inaugura escritório regional

Na presença de lideranças políticas e autoridades de Jales entre elas, a prefeita Nice Mistilides e seu vice-prefeito Pedro Callado, e da região, foi inaugurado nesta sexta-feira, 17 de mauio, o escritório regional do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) de Jales. Esteve presente a representante do órgão, Dr. Latif Abrão, Drª Silvia Gorgone e do diretor do Centro Atendimento Medicina Laboratorial (Ceama) de Rio Preto, Ralf Maldonado.
A instalação do IAMSPE em Jales para que os problemas relacionados ao atendimento de saúde sejam mais facilmente resolvidos era uma reivindicação feita há muitos anos, uma vez que a disponibilização do serviço no município garante comodidade ao usuário. "Essa é uma vitória dos servidores públicos estaduais, pois agora poderão contar com inúmeros benefícios por meio desse escritório local", disse a deputada Analice Fernandes que se empenhou na conquista do escritório regional na cidade, uma luta iniciada em setembro de 2001, com o superintendente do IAMSPE, Dr. Latif Abrão.
De acordo com a coordenadora do CEAMAS, Silvia Gorgone, a nova unidade oferecerá guias para consultas, orientações, atendimento aos pacientes, autorização para exames que forem feitos em Rio Preto e São Paulo, entre outros serviços.
"Serão aproximadamente 6 mil pessoas beneficiadas com esse novo escritório regional. Em até 60 dias estaremos funcionando em nossa totalidade, com a rede de Jales toda desenhada, oferecendo 31 médicos de 15 especialidades, promovendo a descentralização da assistência. No final do mês de maio também deveremos publicar o edital de licitação para a escolha do laboratório de exames que atenderá nossos usuários".
A prefeita Nice enalteceu a importância do Escritório Regional do IAMSPE em Jales, ressaltando que a conquista é um avanço da administração na área de saúde do município e região. "Atenderemos mais de 40 cidades aqui em Jales. Antes era preciso que os servidores públicos fossem até Rio Preto retirar suas guias e carteirinhas e hoje esse serviço é possível em nosso escritório administrativo. A Prefeitura disponibilizou esse amplo espaço com toda a infraestrutura e vai custear as despesas com água, luz e aluguel, além de disponibilizar a equipe de funcionários. Tenho que agradecer a deputada Analice que vive aqui conosco todos os nossos anseios, ao meu vice-prefeito Dr. Pedro que se empenhou na conquista do IAMSPE desde a época em que era juiz, aos servidores públicos que não desistiram e ao Dr. Latif que entendeu a necessidade de Jales possuir esse espaço".
Para Pedro Callado, que também foi um servidor público, é de extrema importância que o município possua uma unidade do IAMSPE. "Como servidor público, eu acompanhava a angústia dos funcionários que precisavam se deslocar até Rio Preto em busca de atendimento e sei que nosso escritório regional vai estar à disposição de todos para juntos alcançarmos os objetivos propostos de garantir atendimento humanizado e digno aos servidores".
IAMSPE – Há 50 anos a autarquia vem prestando atendimento médico aos servidores públicos estaduais e dependentes e atualmente disponibiliza atendimento médico local em 200 municípios do Estado de São Paulo oferecidos pela rede própria, hospitais e médicos
credenciados que atendem em consultórios e clínicas particulares. Mantido pelo desconto de 2% em holerite do funcionalismo público estadual, o instituto promove um sistema de saúde moderno.
O IAMPSE também desenvolve vários programas de prevenção e promoção à saúde. Um deles é o "Projeto Care", voltado para a saúde da mulher, e que prevê a realização de consultas e exames de rotina no mesmo dia, o que permite, entre outras coisas, detectar precocemente doenças como câncer. Outro programa é o Projeto "Nascer Feliz", atendimento para gestantes que garante consultas com o mesmo médico e agendamento prévio de exames.O Escritório Regional do Iamspe de Jales está situado a rua Treze nº 2023, no Centro de Jales.

Parceria que torna realidade o Projeto "Leitura Leve/Leve Leitura"

A Escola Estadual "Sueli da Silveira Marin Batista", recebeu neste ano leitvo, a instalação da Sala de Leitura, um projeto da Secretaria de Estado da Educação que visa ampliar a oportunidade de acesso cotidiano a diversas fontes de informação e cultura nas escolas públicas estaduais .
A sala recebeu o nome do poeta, escritor e compositor Vinicius de Moraes que neste ano se comemora seu centenário. A Sala de Leitura "Vinicius de Moraes" tem dois professores Coordenadores Adriano Osmar de Oliveira Roque e Micheli Volpato Epaminondas Carvalho e juntamente com a equipe escolar estão desenvolvendo vários trabalhos que procuram incentivar o aluno ao prazer da leitura. Neste contexto foi elaborado um projeto permanente "Leve leitura/ Leitura leve" que tem como objetivo promover o contato com vários suportes de informações.
Na concretização deste projeto teve a parceria dos Supermercado Sakashita e a Empresa Galfovix que doaram dois carrinhos que circularão por diferentes ambientes para propiciar o contato diário com a leitura tendo acesso a leituras diversas: livros, jornais, revistas, historias em quadrinhos, contos, poesias, romances e outros.
Através deste projeto a escola procura estimular no aluno o hábito da leitura, orientando em atividades articuladas ao currículo e deseja construir com a comunidade a integração nos projetos promovendo a formação de bons leitores e escritores.
Coordenadora da Sala de Leitura Micheli Volpato Epaminondas Carvalho e coodernadora do Ensino Médio Maria de Fátima Nossa Pereira.

Dias das mães, aquele abraço

Na sexta-feira, 10 de maio, doa em que o comércio jalesense permaneceu aberto até as 22 horas, o Interact Club de Jales aproveitou a oportunidade para homenagear as mães no seu dia tão especial.Gritando "abraço grátis, é o interact" e batucando entregaram flores para as mulheres e distribuiram abraço grátis a população.
"Os interactianos procuraram voltar o olhar da comunidade para um gesto tão simples e pouco notório , o abraço , de carinho, respeito e compaixão com o próximo", disse Taisa Selis.

Mesópolis presta homenagem às mães do municipio








As 611 mães do município de Mesópolis foram recepcionadas no Cenetro Comunitário pelo prefeito Leandro Polarini, a primeira dama Marinangela Polarini, o vice-prefeito Aparecido Vieira e Patrícia, e os vereadores para um evento em comemoração ao Dia das Mães
Para recepcioná-las, foram organizados bons momentos como: apresentações dos alunos da rede municipal de ensino, sorteio de brindes e bingos. Havia também brinquedos para as crianças se divertirem.
No final do evento foi servido um delicioso cardápio e, entregue a cada mãe, um brinde especial do Fundo Municipal Social de Solidariedade .
E dando continuidade ao evento em comemoração ao Dià das Mães, aconteceu no sábado, 11 de maio, um forró na praça Ângelo Finassi, com apresentação da Banda Estrela Guia, onde o povo, juntamente com as mães, pôde se divertir mais ainda.

Polícia Ambiental realiza operação visibilidade "passeriformes"

Nesta quinta-feira, 16 de maio, a Polícia Ambiental realizou nos municípios de Fernandópolis, Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul, a Operação "Passeriformes", com o objetivo fiscalizar criadores amadories de aves cadastrados junto ao IBAMA, como também verificar se a quantidade de pássaros está de acordo com a declarada e se não há sinais de adulteração nas anilhas que são utilizadas para identificação dos pássaros, o que constitui crime.
A operação resultou apreensão de sete pássaros e na elaboração de sete autos de infração ambiental num totalR$ 23.700,00 em multa.
As ocorrências também foram levadas ao conhecimento da Polícia Judiciária para apuração dos crimes de "manter animal silvestre em cativeiro", com penas de detenção de seis meses a um ano e multa e "falsificar selo público", com penas de reclusão de dois a seis anos e multa.
Nas fiscalizações, o Policial Ambiental utiliza um aparelho denominado paquímetro para verificar se os diâmetros das anilhas estão de acordo com as normas, além de haver o concurso da Policia Técnico Cientifica para realização dos laudos periciais das anilhas falsificadas. Durante a operação duas pessoas foram conduzidas à delegacia de polícia por dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais, conduta tipificada na lei 9605/98 como crime, sendo previstas penas de detenção de um a três anos e multa.

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
RAGMIX VICENTE DA SILVA e SIMONE RODRIGUES LOURENÇO. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 22 de abril de 1.976, vendedor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Amador Vicente da Silve e de Antonia Aparecida Siqueira. ELA, natural de Santa Fé do Sul, deste Estado, nascida aos 29 de abril de 1.978, secretária, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Milton Lourenço e de Jovita Rodrigues Lourenço.
JÉFERSON QUEIROZ VENERANDO e TAISA CLAUDIA MACHADO. ELE,
natural de Uberlândia, deste Estado, nascido aos 07 de julho de 1.990, analista de sistema, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Diomar Venerando e de Adeni Padua de Queiroz Venerando. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 17 de janeiro de 1.992, auxiliar de vendas, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Ailton Claudio Machado e de Ivete Gutierrez Machado.
ADAUTO RODRIGUES e APARECIDA DE FÁTIMA DOMENEGHETTI. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 24 de abril de 1.966, gerente comercial, viuvo, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Helio Rodrigues e de Ignez Gomes Rodrigues. ELA, natural de Itajobi, deste Estado, nascida aos 05 de agosto de 1.962, empresária, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de João Domeneghetti e de Criseide Artuso Domeneghetti.
RICARDO DO CARMO VIANA e FÁTIMA ANDREIA DE LIMA. ELE,
natural de São Paulo-Subdistrito Vila Madalena, deste Estado, nascido aos 10 de julho de 1.986, professor, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Elpidio Alves Viana e de Nair do Carmo Viana. ELA, natural de Urânia, deste Estado, nascida aos 04 de setembro de 1.985, professora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Sebastião Anisio de Lima e de Lourdes Marques Barbosa de Lima.
VAGNER CLEBER DE ALMEIDA e DAIANE DE FÁTIMA POIATTI. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 02 de setembro de 1.986, professor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Aguinaldo de Almeida e de Maria Quiteria Oliveira Barbosa de Almeida. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 29 de março de 1.988, professora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Laercio Poiatti e de Roseli de Fátima Berselino Poiatti.
MARCOS COSTA TAPPER e KÊNIA ALEXANDRA BATISTA GONZALES. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 30 de novembro de 1.982, técnico em eletrotêcnica, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Marcos Tapper e de Maria Costa Tapper. ELA, natural de Itajá, Estado de Goiás, nascida aos 02 de novembro de 1.981, professora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Paulo Gonzales e de Maria Aparecida Batista Gonzales.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis
- Oficial

D. Artur Horsthuis é destaque no Canguru de Matemática - Sem Fronteiras 2013

A E.E. "Dom Artur Horsthuis" torna a cidade de Jales conhecida mais uma vez em âmbito nacional, através dos resultados alcançados no Canguru Matemático – Sem Fronteira 2013. O canguru é, nas palavras de seu fundador, André Deledicq, um jogo-concurso, não uma competição entre estudantes.
Inspirado em evento semelhante na Austrália (daí o nome), foi criado em 1991 na França, com enorme sucesso, atraindo a atenção dos países vizinhos. Foi então criado o Canguru Sem Fronteiras, com a fundação em 1995, em Paris, de uma associação com membros representantes de 10 países: Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polônia, Rússia e Eslovênia. Atualmente, a associação conta com representantes de 42 países e mais de 5 milhões de participantes em todo o mundo.
É uma competição muito diferente da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) – sob alguns aspectos, são eventos que se opõem. Mais do que uma competição descompromissada, é uma espécie de jogo. Ao contrário da IMO, estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis em 90 minutos. Mas talvez a diferença mais óbvia seja a de que o Canguru não é somente para os melhores estudantes de Matemática. Ao contrário, o concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.
Objectivos são: Estimular o gosto e o estudo pela Matemática; atrair os alunos que têm receio da disciplina de Matemática, permitindo que estes descubram o lado lúdico da disciplina; tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora e, aumentar todos os anos o número de participantes no concurso a nível nacional e tentar atingir as cotas de participação de outros países.
Os medalhistas da E.E. "Dom Artur Horsthuis" no jogo-concurso realizado a cada ano, na terceira quinta-feira do mês de março são: Ouro: Bruno Eidi Nishimoto, Willian Zaniboni Silva, Bruno Sposito Berjas. Prata: Paola Rodrigues, Felipe Gabriel M. de Morais, Carlos Eduardo P. Segantini e Leonardo Zaniboni Silva. Bronze: Geovana Cunha Caetano, Eduarda Moreti Russafa, Guilherme de L. Brazão, Jaqueline Vilela Pereira e Amanda P. de Casrvalho.
Isso atesta um trabalho contínuo dos gestores, professores e funcionáriosque estimulam e oferecem condições para que os alunos assimilem os conteúdos e os coloquem em prática, nos momentos de avaliação e também no cotidiano com ações voltadas para a cidadania, resultando em um ser humano capaz de entender e integra-se às evoluções contínuas.
A escola Dom Artur sente-se honrada com esses prêmios e com todo o Corpo Discente, Docente, Gestores, Supervisor da Escola e com o apoio da Dirigente de Ensino, parabeniza todos e se prepara para a descoberta dos novos talentos que surgirão nos anos vindouros.

Comissão Organizadora inicia preparativos para os Jogos Escolares no mês de agosto

Os representantes da Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), José Antônio de Carvalho e Wilter Guerzoni e demais integrantes da Comissão Organizadora deram o pontapé inicial nos preparativos para a fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), categoriam mirim que deve reunir cerca de 3 mil pessoas entre os dias 8 e 18 de agosto em Jales.
O primeiro passo, segundo os organizadores, foi definir as praças esportivas onde vão acontecer as competições: Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Lopes Ferraz (cerimônias de abertura e encerramento, basquete, vôlei e futsal), Ginásio de Esportes Professora Vera Lúcia Maldonado Martins, no Jardim Paraíso (handebol e futsal), quadra coberta da E.E. Dr. Euphly Jalles (futsal e vôlei), Ginásio de Esportes Cristóvam Soler, na Unijales (basquete e vôlei), quadra coberta da E.M. Professora Eljácia Moreira (futsal e handebol), Ginásio de Esportes da Cooperjales Objetivo (basquete, futsal, handebol e vôlei), Salão Social do CIEVI (congresso técnico de xadrez), Salão Social da Aderj (tênis de mesa), quadra coberta da E.M. Professora Olympia Braga Sobrinho (vôlei), quadra coberta da E.E. Onélia Fagioni Moreira (futsal e vôlei) e Câmara Municipal de Jales (instalação da Comissão Especial de Justiça Desportiva).
"Já solicitamos a compra de material e queremos, já na próxima semana, iniciar a limpeza, adequações e pintura das Praças. Conversamos com o secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Oswaldo Polízio Júnior e vamos dar início pelo Ginásio de Esportes do Jardim Paraíso", disse Wilter Guerzoni.
Durante reunião realizada essa semana com a presença de Wilter, o diretor de divisão da SMECT, Ademir Molina, o secretário de Comunicação, Bruno Guzzo e o chefe de gabinete da pasta, Douglas Zílio, ficou definida toda a parte de comunicação, marketing e assessoria de imprensa dos Jogos. Na ocasião foram apresentados os locais que serão utilizados como alojamentos de atletas: E.E. Dr. Euphly Jalles, E.E. Dom Artur Horsthuis, E.E. Profº Carlos Arnaldo Silva, E.E. Sueli Maria Batista, E.E. Juvenal Giraldelli, E.E. Profª Onélia Fagioni Moreira, ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho, E.M. Profª Eljácia Moreira, E.M. Profº Alberto Gandur, E.M. Profª Jacira de Carvalho, E.M. Profº Oswaldo Soler, E.M. Profª Elza Pirro Vianna, E.M. Profº João Arnaldo Andreo Avelhaneda e Escola Vocacional.
"Queremos agradecer também a duas escolas de Urânia, a E.E. Profº Akio Satoru e a E.E. José Teixeira do Amaral que também abrirão suas portas e vão ceder suas instalações para receber nossas equipes", agradeceu Ademir Molina.
O próximo passo, segundo Wilter, José Antônio e Ademir, será promover uma reunião com a Polícia Militar e Polícia Civil para garantir a segurança dos participantes durante a fase final dos Jogos Escolares. "Tudo está no caminho certo para realizarmos uma grande festa esportiva, como nos pediu a prefeita Nice. Temos a certeza de que será um evento que entrará para a história do esporte em Jales".

Itamar Borges é reeleito presidente da CAE

Na quarta-feira, 18 de maio, aconteceu a reunião especial de eleição do presidente e vice-presidente na Comissão de Atividades Econômicas (CAE) na Assembleia Legislativa.
O deputado Itamar Borges foi reeleito pelo segundo mandato consecutivo como presidente da CAE, e para vice-presidente foi eleito o deputado José Bittencourt.
Os membros efetivos da CAE são os deputados: Hélio Nishimoto (PSDB), Ana do Carmo (PT), Célio Cardoso (PSDB), José Zico Prado (PT), Reinaldo Alguz (PV), Dilador Borges (PSDB), Francisco Campos Tito (PT), Carlos Cezar (PSB), Sebastião Santos (PRB) e os eleitos Itamar Borges (PMDB) e José Bittencourt (PSD).
O líder do PMDB, deputado Itamar Borges ressaltou o importante trabalho da Comissão, e da colaboração de seus membros.
A Comissão de Atividades Econômicas delibera sobre assuntos de interesse do Estado, relacionados a Agricultura, Turismo, Comércio e Industria.

Estagiários da ETEC realizam dia de festa para crianças internadas

Um grupo de estagiários do curso técnico em Enfermagem da ETEC, supervisionados pela professora, Ana Paula dos Santos, realizou uma manhã de festa, brincadeiras e muita alegria para as crianças internadas na Pediatria da Santa Casa de Jales.
Um doador que não quis se identificar financiou a iniciativa juntamente com os alunos que trouxeram salgadinhos, sucos e biscoitos, além de outras delícias.
A ação teve o apoio da Chefe de Enfermagem, Andrea Masson e a supervisão da nutricionista da entidade, Marisa Tonin. Mesmo com a saúde fragilizada, as crianças tiveram alguns momentos de alegria com os "palhaços-doutores" e estamparam um belo sorriso em meio a muitas brincadeiras na brinquedoteca "Dona Landa" do hospital.

Educa Mais Brasil abre inscrições para o 2° semestre; Bolsas de estudo estão disponíveis em Jales

As pessoas interessadas em concorrer a uma bolsa de estudo de até 50% já podem se inscrever no o Educa Mais Brasil, programa de inclusão educacional que está disponibilizando vagas para graduação em Jales.
O processo de inscrição é gratuito e feito exclusivamente através do site do site www.educamaisbrasil.com.br. Para participar da seleção é necessário que o candidato não tenha condições financeiras de arcar com a mensalidade integral e, no caso dos cursos de graduação, esteja há pelo menos 6 meses sem estudar. "Esses critérios são justificados pelo objetivo do programa que é fortalecer o setor educacional do país, sendo uma importante alternativa para estudantes que antes não tinham perspectiva de ingressar no ensino superior ou em uma escola de qualidade", afirma Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil.
Em todo o estado há mais de 23.700 vagas disponíveis entre todos os níveis (ensino básico, graduação e pós-graduação) para o segundo semestre deste ano. "O processo de aprovação acontece enquanto houver processo seletivo nas instituições. No entanto, como as vagas são limitadas, é importante que o candidato se inscreva o quanto antes", explica Andréia.
10 anos de atuação
- Nesse semestre o Educa Mais Brasil completa uma década de atividade no cenário educacional do país.
Durante esse período, o programa beneficiou mais de 180 mil estudantes e formou parceria com mais de 2.600 instituições de ensino, entre universidades, centro universitários, faculdades e escolas. Hoje, o programa está presente em mais de 600 municípios de todos os estados, disponibilizando bolsas de estudo de até 50% para o ensino básico e cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância (EAD).

Nishimoto reivindica recursos para Jales

O vereador Sérgio Nishimoto (PTB) esteve em São Paulono inicio do mês,participando de audiência com os deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB), Campos Machado (PTB), Carlão Pignatari (PSDB), Analice Fernandes (PSDB), Itamar Borges (PMDB) e Sebastião Santos (PRB). Juntgo aos parlamentares, o vereador Nishimoto, protocolou pedidos de uma retro escavadeira, ambulância, unidade de UTI Móvel e recursos para recapeamento asfáltico das vias públicas da cidade.
Segundo o vereador "é importante fazermos esses pedidos, irmos atrás do que a cidade precisa. Estamos trabalhando pra isso".

CDHU abre inscrição para sorteio de moradias em Dolcinópolis

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) abre inscrições para o sorteio de 29 casas em Dolcinópolis.
Os interessados em se inscrever devem comparecer, no dia 21 de maio, ao Centro Comunitário, rua Santo Antônio, s/nº, das 9 às 16 horas. É preciso levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.
Das moradias, 7% serão destinadas a pessoas com deficiência, 5% a idosos, 4% a policiais ou agentes penitenciários. As demais serão sorteadas entre a população em geral inscrita. Será válida somente uma inscrição por família e o sorteio público definirá os titulares e os suplentes para aquisição dos imóveis.
Podem concorrer aos imóveis famílias constituídas por casamento civil, religioso ou união estável, uniões homoafetivas, afetivas, monoparentais, anaparentais e indivíduos que vivem sozinhos desde que tenham mais de 25 anos. Os interessados devem ter renda familiar de um a dez salários mínimos, residir ou trabalhar no município há três anos, não serproprietário de imóvel e não possuir financiamento habitacional. Policiais devem trabalhar na cidade e idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos.
Com investimento previsto de R$ 2 milhões o empreendimento está sendo edificado na Rua Atílio Gonçalves, s/n, em terreno doado pela prefeitura. As 29 casas terão dois dormitórios, com 56,67 m² de área construída.
As moradias serão financiadas em até 25 anos e as prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos.

Ousadia ecumência

D. Demétrio Valentini
Com o domingo de Pentecostes se conclui a semana de orações pela unidade dos cristãos. Entre nós, ela coincide com a preparação de Pentecostes. Na Europa, ela é celebrada na semana que precede a festa da conversão de São Paulo, a 25 de janeiro.
Sempre é bom lembrar que foi no contexto desta "semana de orações pela unidade dos cristãos" que João XXIII lançou a ideia do Concílio, em 25 de janeiro de 1959. Desde o início, o Concílio esteve ligado ao ecumenismo.
De fato, foi a causa ecumênica que proporcionou o ambiente de pronta acolhida à iniciativa de João XXIII. Tanto que no começo, a versão que se difundiu era que o Concílio iria realizar uma ampla reunião dos representantes das diversas Igrejas Cristãs, com a finalidade de superar os desentendimentos acontecidos no passado, e propor um caminho de plena reconciliação.
O povo se entusiasmou, achando que o Concílio iria refazer a unidade entre os cristãos.
Para segurar este entusiasmo ecumênico, João XXIII sentiu a necessidade de fazer alguns esclarecimentos. Mesmo que suscitado pela causa ecumênica, o Concílio seria realizado pela Igreja Católica, como caminho prévio para aplainar a estrada do diálogo entre as Igrejas, identificando os passos que precisavam ser dados para a lenta aproximação entre os cristãos.
Com isto, cresceu a consciência da gravidade das divisões acontecidas, e da complexidade de sua superação. Mesmo convidando "observadores" de outras Igrejas, o Concílio se realizaria no âmbito da Igreja Católica. Mas ele seria "ecumênico" não só por sua índole de abertura para a dimensão universal dos assuntos a serem tratados, mas também no sentido mais restrito da palavra, fazendo da preocupação com a unidade dos cristãos a referência permanente para todos os assuntos a serem tratados.
Assim, o sonho da plena reunificação dos cristãos ficaria para depois do Concílio, como fruto de iniciativas a serem levadas em frente, de acordo com as orientações aprovadas pelo Concílio, e consignadas no documento "Unitatis Redintegratio", o decreto sobre a prática do ecumenismo.
Olhado o Concílio à distância de 50 anos de sua realização, é forçoso constatar que os avanços ecumênicos foram muito lentos. Houve passos positivos de aproximação com os luteranos, expressos na declaração conjunta, mostrando que não existem diferenças em torno da tese central de Lutero, sobre a justificação. Daria para dizer que os impasses doutrinais entre católicos e luteranos estariam superados. O que não significa dizer que já foram analisadas as questões práticas de uma eventual reconciliação entre católicos e luteranos.
Com o mundo ortodoxo, houve gestos muito fecundos, que produziram mudanças significativas no clima do relacionamento entre as duas grandes tradições eclesiais do cristianismo, a "Igreja do Oriente" e a "Igreja do Ocidente". Ainda permanece no horizonte do clima ecumênico do Concílio, o abraço de paz entre o Patriarca Atenágoras de Constantinopla, e o Papa VI, retirando a "excomunhão mútua", acontecida no longínquo ano de 1054.
Diante do esfacelamento eclesial hoje existente, com o proliferar de tantas denominações cristãs, parece sempre mais clara e mais urgente a responsabilidade de católicos e ortodoxos refazerem sua plena comunhão eclesial, para juntos testemunharem o tesouro da fé que Cristo confiou aos seus discípulos.
O fato é que o Concílio recebeu do movimento ecumênico o impulso para a sua realização. Agora, para levar em frente a sua implementação, se faz necessária a retomada do ecumenismo, com maior ímpeto e mais ousadia.
Nestes dias, o Patriarca Teodoro II, dos Ortodoxos Coptas, do Egito, visitou o Papa Francisco, demonstrando grande disposição para a plena reconciliação entre as duas Igrejas.
Como falou o etíope ao Diácono Felipe: "temos aqui água, o que me impede de ser batizado?" (Atos 8, 37), poderíamos dizer a Francisco e a Teodoro: "o mundo está necessitado, os cristãos estão esperando, o que falta para a completa reconciliação?"

Alckmin assina contratos do Fehidro com dois municípios da região de Jales

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni receberam nesta quinta-feira, 16 de maio, prefeitos dos municípios de Santa Rita D´Oeste e Pontalinda para assinatura de contratos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos(Fehidro).
O Fehidro é a instância econômico-financeira do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SIGRH. Vinculado à Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, é operado pelo Departamento de Operacionalização do Fundo.
Seu objetivo é dar suporte à Política Estadual de Recursos Hídricos, por meio do financiamento de programas e ações na área de recursos hídricos, a fim de melhorar e proteger os corpos d’água e suas bacias hidrográficas.
Os programas e ações têm que estar vinculados diretamente às metas do Plano de Bacia Hidrográfica e em acordo com o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH).
O município de Santa Rita D´Oeste assinou dois contratos com o Fehidro no valor de R$ 203706,38 com uma contrapartida de R$ 4.075,00, pasra controle da erosão rural e obra de prevenção e contenção da erosão do solo e assoreamento do córrego da Cuia.
Com o município de Pontalinda o Fehidro assinou um contrato no valor de R$ 148.032,40 com a contrapartida da Prefeitura em R$ 2.961,00 para obra de prevenção e contenção da erosão do solo e assoreamento dos corpos d`água no ribeirão Ranchão.
"Precisamos garantir água de qualidade, essa é a primeira tarefa. Onde tiver uma família, temos que garantir água tratada. A outra é tirar os esgotos de perto de casa. E a terceira é limpar os rios", ressaltou o governador Geraldo Alckmin.

Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no CIEVI

Com o objetivo de fomentar o diálogo e democratizar a gestão, o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS promove, na terça-feira, dia 21 de junho, a VI Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Jales. O evento acontece no Centro Integrado de Valorização do Idoso – CIEVI das 8 às 17 horas.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Lúcia Callado, os participantes poderão conhecer a política e os órgãos de assistência social, além de apresentar suas reivindicações e receber esclarecimentos sobre importantes programas e serviços.
"Esta é uma forma de nos prepararmos para a IX Conferência Nacional de Assistência Social que será realizada em Brasília, no período de 16 a 19 de dezembro".
A Conferência tem como tema A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS. "Vamos analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado", disse a secretária Lucia Callado.
Seis eixos serão discutidos durante o evento: o cofinanciamento obrigatório da assistência social; gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; gestão do trabalho; gestão dos serviços, programas e projetos; gestão dos benefícios no SUAS e regionalização.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

Pergunta
– Que pensar da situação do doador de órgãos, no momento da morte, uma vez que seu instrumento físico se viu despojado de parte importante?
Chico Xavier
– É o mesmo que sucede com uma criatura que cede seus recursos orgânicos a um estudo anatômico, sem qualquer repercussão no espírito que se afasta, vamos dizer, de sua cápsula material.
O nosso amigo André Luiz considera que, excetuando-se determinados casos por mortes em acidentes e outros casos excepcionais, em que a criatura necessita daquela provação, ou seja, o sofrimento intenso no momento da morte, esta de um modo geral não traz dor alguma porque a demasiada concentração do dióxido de carbono no organismo determina anestesia do sistema nervoso central, diz ele.
Estou falando como médium, que ouve esses amigos espirituais; não que eu tenha competência médica para estar aqui, pronunciando-me em termos difíceis.
Eles explicam que o fenômeno da concentração do gás carbônico no organismo alteia o teor da anestesia do sistema nervoso central provocando um fenômeno que eles chamam de acidose. Com a acidose vem a insensibilidade e a criatura não tem estes fenômenos de sofrimento que nós imaginamos.
O doador, naturalmente, não tem, em absoluto, sofrimento algum.
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da
"Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.

Máfia do Asfalto

TRF-3 volta a negar habeas corpus a dono de empreiteiraenvolvido em desvios na Prefeitura de Auriflama
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) voltou a negar pedido de habeas corpus em favor de Olívio Scamatti, que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal de Jales no último dia 17 de abril. Com essa segunda negativa do Tribunal, amanhã se completa um mês da prisão do empresário, dono da empreiteira Demop.
Olívio Scamatti é o líder de uma organização criminosa que corrompia agentes públicos e fraudava licitações para a contratação de serviços, especialmente de pavimentação e recapeamento asfáltico no Noroeste do Estado.
A pedido do MPF, também havia sido decretada a prisão preventiva de outros 12 dos 19 denunciados por envolvimento no esquema. Com exceção de Olívio, todos já foram soltos, inclusive seus quatro irmãos – Dorival Remedi Scamatti, Edson Scamatti, Mauro André Scamatti e Pedro Scamatti Filho. Com relação a Olívio Scamatti, entretanto, a Justiça considerou que há possibilidade concreta de que, solto, ele pode atrapalhar o andamento do processo.
O MPF fundamentou o pedido de decretação da prisão preventiva dos réus na garantia da ordem pública, na garantia da ordem econômica, na conveniência da instrução criminal e na garantia da aplicação da lei penal.
Quanto à garantia da ordem econômica, se forem mantidos em liberdade, a quadrilha pode continuar na prática das atividades criminosas.
"As empresas do grupo econômico investigado fraudaram e superfaturaram inúmeras licitações. Houve lesão à livre concorrência, o que prejudica a ordem econômica", explica o autor do pedido, o procurador da República Thiago Lacerda Nobre.
Em relação à conveniência da instrução penal, o grupo, além de deter enorme poder econômico, "possui contatos influentes nas mais diversas esferas de poder, sendo certo que, uma vez em liberdade, causariam enorme transtorno para a instrução penal". "Se mantidos em liberdade, eles podem fazer uso de seu poder e influência para intimidar eventuais testemunhas e destruir ou ocultar provas, tumultuando o andamento processual". Já sobre a garantia da aplicação da lei penal, o MPF destacou o risco de fuga por parte dos réus.

Cidades verdes

Reginaldo Villazón
Foi-se o tempo em que os temas ecológicos, como preservação da Mata Atlântica e do mico-leão-dourado, eram tidos como discursos idealistas em favor de coisas bonitas, mas inúteis. Hoje é do conhecimento geral que o enfraquecimento e a extinção de espécies vegetais e animais afetam o equilíbrio de sistemas de vida complexos e empobrecem os recursos naturais do planeta.
A possibilidade de a humanidade viver em cidades auto-suficientes, dentro de grandes cúpulas de vidro, desfrutando de conforto e segurança, parece que não será real. Experiências realizadas com grupos de pessoas, preparados e equipados para viver por longo tempo em ambientes isolados, até agora não deram certo. Por questões técnicas e humanas, tiveram de ser suspensas.
Viver em pequenas comunidades, dentro de ambientes fechados, é viável e necessário em locais onde as condições naturais são limitantes. Mas nunca de forma autônoma, sem contar com o que existe e acontece lá fora. A Terra é um planeta pequeno. É apenas o quinto em tamanho, entre os oito principais do sistema solar. Cuidando bem, será possível viver nele em liberdade por milhões de anos.
Os problemas e preocupações com o meio ambiente estão presentes no cotidiano das pessoas. No conjunto, são questões que dizem respeito à sustentabilidade. As atividades humanas precisam se sustentar do ponto de vista econômico, mas também precisam se sustentar ao longo do tempo sem prejudicar o meio ambiente e sem pôr em risco a vida presente e futura no planeta.
Há muito que fazer. Aumentar o aproveitamento dos alimentos. Racionalizar a separação, a coleta e a destinação do lixo. Tratar o esgoto coletado. Erguer e adaptar construções para economia de água e energia elétrica. Investir na eficiência do transporte urbano e na facilidade de acesso da população aos bens e serviços. Melhorar a arborização urbana e as áreas de lazer.
No Brasil cresce o número de projetos ecológicos bem sucedidos. Um exemplo é da empresa multinacional de bebidas Diageo. Para aumentar a reciclagem do vidro descartado no país (estimada em 40% do total de 890 mil toneladas por ano), ela fez parcerias com os bares e restaurantes que servem suas bebidas e a Cooperativa Vira Lata na cidade de São Paulo. Os cooperados recolhem todas as garrafas e objetos de vidro descartados nos estabelecimentos e vendem para reciclagem. O projeto deu tão certo que a empresa vai aumentar a coleta atual de 70 toneladas de vidro por mês para 300 mil.
Nos países desenvolvidos há exemplos avançados. Na Alemanha, a cidade de Stuttgart é o motor da economia regional. Hoje é administrada sob a ótica de "cidade verde". A orientação fundamental é a modernização ecológica para a cidade manter a competitividade, o nível de atividade econômica e o bem-estar social. Os gestores públicos, empresários e cidadãos são exigentes na aplicação de novas tecnologias e instalação de benfeitorias para manter saudável o meio ambiente da cidade.
No Brasil, políticos não se ilustram em ecologia urbana. Empresários ainda priorizam o ganho financeiro. Os cidadãos subestimam o potencial de suas cidades em atrair profissionais e empresas de alto nível. Mas, as comunidades que despertarem para o conceito de "cidade verde" vão conquistar, num só tempo, desenvolvimento e qualidade de vida.

Em comemoração ao Dia da Enfermagem, Unijales participa de evento para a comunidade

Para marcar a comemoração do Dia da Enfermagem, em 12 de maio, a Santa Casa de Jales, através do Departamento de Captação de Recursos do hospital, em parceria com a Secretaria de Saúde, Programa DST/AIDS, Unijales, IEP e ETEC, realizaram no sábado, 11 de maio, um dia de prestação de serviço à comunidade.
Cerca de mil pessoas passaram pela praça José Mariano de Freitas durante toda a manhã e no início da tarde para cuidar da saúde.
Professores, coordenadores, alunos, enfermeiros e profissionais envolvidos aferiram a pressão arterial, realizaram teste de HIV, teste de glicemia (diabetes), vacinaram contra influenza nos grupos prioritários e orientaram sobre o grande problema que Jales está enfrentando, a Dengue e a Leishmaniose.
Quem passou pela praça pôde, portanto, dedicar alguns minutinhos à saúde, gratuitamente.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijales, Luciana Aparecida Ribeiro Ramos, esse tipo de evento é de extrema importância, uma vez que a Unijales forma profissionais comprometidos com a profissão, que se relacionarão o tempo todo com pessoas e também porque a filosofia do curso é trabalhar com e para a comunidade.

Mais de 300 jovens serão crismados na solenidade de Pentecostes

Marcando o Ano da Fé, que a Igreja no mundo está vivendo desde outubro do ano passado, a Diocese de Jales decidiu valorizar a Festa de Pentecostes realizando a celebração do Crisma por setores, reunindo mais de 300 jovens numa única celebração.
Na cidade de Jales, a celebração será feita no Ginásio de Esportes do Jales Clube, unindo as paróquias da Catedral, Santo Antonio, São José Operário e as comunidades de Dirce Reis e Pontalinda.
A missa, presidida pelo bipo D. Demétrio e concelebrada pelos padres da cidade, será no domingo, dia 19 de maio, às 19 hs, no Ginásio de Esportes do Jales Clube, que está localizado no prolongamento da Avenida João Amadeu, em Jales.
Neste dia não haverá a missa das 19 hs na Catedral e a missa em Vitória Brasil, que é celebrada aos domingos à noite, foi antecipada para o sábado, dia 18 de maio, no mesmo horário.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Operação da Polícia prende 15 pessoas na região de Jales

A Operação aconteceu no estado de São Paulo e demais Unidades da Federação desde a madrugada do dia 9 de maio , quinta-feira, até o dia 10 (sexta-feira), à tarde.
Essa operação foi organizada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil para lembrar o dia 10 de maio de 1.808, data da criação da primeira Polícia Civil do Brasil, por ato de D. João VI, no Rio de Janeiro. A grande operação foi denominada de "PC 27", devido à participação das Polícias Civis dos 26 Estados e do Distrito Federal.
Teve como objetivo cumprir mandados de prisão, buscas domiciliares, repressão ao tráfico de drogas, vistoria e fiscalização de locais de possíveis práticas de jogos de azar e apreensão de produtos falsificados, dentre outros delitos.
No Estado de São Paulo foram presas 2.850 pessoas e cumpridos 1.369 mandados de busca e apreensão. Além disso, segundo o Delegado Geral de Polícia, Luiz Maurício Souza Blazeck, foram apreendidos 424 veículos, 111 armas de fogo, 91 quilos de maconha, 48 quilos de cocaína, 15 quilos de crack e 123 veículos recuperados.
O Delegado Geral de Polícia acrescentou que "a operação demandou 20 dias de estudos nas delegacias seccionais e departamentos especializados da Polícia" (fonte: Polícia Civil do Estado de São Paulo).
Na região de Jales, a Polícia Civil prendeu 15 pessoas e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão. Foi apreendida uma arma de fogo e munição. A Polícia Civil, por intermédio das delegacias de polícia que integram a Delegacia Seccional de Polícia de Jales, também recolheu 55 CNHs, cujos condutores estavam com o direito de dirigir suspenso.


Lúcia Callado participou de reunião sobre projetos sociais com Lu Alckmin

A secretária municipal de Desenvolvimento e Promoção Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jales, Lúcia Helena Gomes Callado Moraes (foto), acompanhada pelo vice-prefeito Pedro Callado, esteve dia 8 de maio, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde foi recebida pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin para tratar dos projetos da Escola de Qualificação Profissional.
"Este encontro é muito importante tanto para as primeiras-damas e presidentes de Fundo que estão dando continuidade ao trabalho realizado como para aquelas que estão assumindo a função pela primeira vez", disse Lu Alckmin ao abrir o encontro.
De acordo com a presidente do Fundo Social, Lúcia Callado, em Jales serão implantados os programas Escola da Beleza, Escola da Moda e Padaria Artesanal. "No Escola da Beleza ministraremos cursos para formarmos auxiliares de cabeleireiros e no Escola da Moda daremos aulas de corte e costura, enquanto o Padaria Artesanal será implantado em alguma escola ou entidade assistencial. Estamos aguardando a finalização dos trâmites legais para sabermos para onde levar esse terceiro programa".
 
 


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Musa do Mirassol desfila no Gata do Paulistão nesta segunda-feira

Vinicius de Paula
Agência Mirassol FC
Com a presença da musa do Mirassol Futebol Clube, Bárbara Rodrigues (fotos), acontece nesta segunda-feira (13), a partir das 19 horas, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), a 5ª edição do concurso "Gata do Paulistão".
Os 20 clubes que disputaram o Paulistão Chevrolet 2013 estarão representados por suas gatas, que realizaram ensaios fotográficos e, agora, irão desfilar. Bárbara Rodrigues é mirassolense e foi eleita musa do Mirassol FC em dezembro do ano passado, por escolha popular (facebook) e também interna (de jurados).
No desfile, vestindo o uniforme do clube que representa, as gatas serão avaliadas em estética, elegância, graciosidade e desembaraço, além de ser considerada sua desenvoltura durante a entrevista. Vencerá aquela que somar o maior número de pontos em todas as etapas.
Na votação pelo site da FPF, Bárbara foi a quinta representante mais votada - com 9,66% da preferência dos internautas. A primeira foi Cris Andrade, do São Paulo, com 15,26%. Organizador do evento e diretor da E&L Marketing Esportivo, Edvaldo Ferraz, ressaltou o sucesso que o concurso já se tornou.
"É um case de sucesso da FPF. Um concurso que está movimentando bastante os torcedores. Estamos recebendo muitos acessos na internet", comentou. Ferraz credita um sucesso ainda maior em 2013 pelo fortalecimento das representantes dos times do interior. "Esse ano houve implementações, fazendo com que os clubes fizessem sua eleição interna. As candidatas são da cidade e isso contribui bastante, principalmente para os clubes do interior", revelou.
A premiação para a vencedora é de R$ 10 mil. A segunda colocada receberá R$ 5 mil, enquanto a terceira e a Miss Simpatia ganharão uma premiação de R$ 3 e 2 mil, respectivamente. As vencedoras dos concursos anteriores foram Lorena Bueri (Bragantino - 2012), Caroline Sautchuk (Bragantino - 2011), Fernanda Passos (Corinthians - 2010) e Jéssica Carvalho (Botafogo - 2009). Legenda das imagens: Bárbara Rodrigues durante o Concurso Musa do Mirassol FC 2013 Crédito das imagem: Divulgação/Agência Mirassol FC