Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Claudir vai à Brasília solicitar liberação de obra de pontilhões


O vereador Claudir Aranda esteve em Brasília na terça-feira, 19 de março, para uma audiência com o deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT) (foto).
O vereador foi pedir ao deputado Vicentinho que intervenha junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para viabilizar a liberação da obra de dois pontilhões sobre a linha férrea, visto que a mesma percorre todo o perímetro urbano da cidade. "Vim até aqui em virtude de que há projetos prontos para a realização desta obra desde 2009, porém, até o presente momento, as obras ainda não foram iniciadas. Os munícipes correm riscos atravessando diariamente a linha férrea e queremos que isso mude", disse o vereador.
Claudir também esteve com o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), ao qual solicitou para a cidade um ônibus a ser utilizado pela Secretaria Municipal de Educação no transporte de alunos e uma ambulância branca, a ser utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde no transporte de pacientes.
As obras de infraestrutura têm sido uma preocupação do vereador Claudir Aranda. No ano passado, ele esteve em são Paulo acompanhado do vereador Sérgio Nishimoto, participando de audiência com o deputado Carlão Pignatari (PSDB) para reiterar o pedido feito da continuidade da avenida Shiguero Kitayama sob a rodovia Euclides da Cunha (SP – 320), nas proximidades do local que dá acesso ao Hospital do Câncer.
Na ocasião Claudir ainda aproveitou para cobrar do deputado o empenho para viabilizar a construção de uma avenida no trecho da rodovia Jarbas de Moraes (SP – 561). "Sâo aproximadamente 1,4 km a partir do trevo de entrada do JACB, onde será construída uma nova rotatória. Com isso, daremos mais segurança aos usuários da alça de acesso aos bairros JACB e JACB I, Jardim Alvorada e aos alunos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de ampliar a entrada do município com a construção de uma moderna avenida", disse o vereador.

Prefeita Nice assina termo de adesão para creche no JACB

A prefeita Nice Mistilides esteve terça-feira, 26 de março, na Secretaria de Desenvolvimento Social para assinar o termo de adesão para a cosntrução de uma creche na Cohab "José Antonjo Caparroz Bogaz". O secretário Rodrigo Garcia recebeu a prefeita que se fez acompanhar da deputada estadual Analice Fernandes.
Segundo Nice, a creche será construída no bairro do JACB, de acordo com o processo iniciado pela deputada Analice Fernandes. "Vamos dar encaminhamento, o mais rápido possível para que Jales possa ter acesso a mais este importante equipamento", afirmou.
O secretário Rodrigo Garcia falou sobre o lançamento do cartão Amigo do Idoso ocorrido no Palácio dos Bandeirantes. O programa alcançará todos os paulistas com mais de 80 anos que não participam de nenhum outro programa social. "Jales também será beneficiada com esta ação. A prefeitura gerenciará e acompanhará a implantação do programa", afirmou o secretário.
De acordo com a deputada Analice Fernandes um importante passo foi dado para que a comunidade do JACB tenha sua creche. "A prefeita Nice está respeitando uma solicitação da comunidade que foi feita antes do inicio de seu governo, e isto é louvável", afirmou a deputada Analice.
O próximo passo será o encaminhamento da documentação necessária para o FDE – Fundo de Desenvolvimento para Educação – que será o órgão responsável pela obra.

Pesquisa de Satisfação

O Superintendente da SABESP de Lins, Antonio Rodrigues da Grela Filho, o Dalua, apresentou nesta terça-feira 26/03/2013, os resultados da pesquisa de satisfação do ano de 2012 realizada pela DATAMÉTRICA - consultoria pesquisa telemarketing, nas 83 cidades que compõem a Superintendência de Lins, dentre elas a cidade de Jales.
Os resultados apresentam uma satisfação geral com os serviços prestados pela SABESP em 95%, isto significa que a cada 100 clientes pesquisados, 95 estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços prestados pela SABESP.
A pesquisa aponta que a empresa tem mantido o alto índice de satisfação já conquistado nos anos anteriores, a diferença desta para as pesquisas dos anos anteriores, foi a migração de um percentual significativos dos pesquisados, de satisfeitos para muito satisfeitos o que garante que a empresa vem mantendo sua excelência na prestação dos serviços de água e esgotos.
A pesquisa apontou também que dos três serviços que o público entende como mais importantes, dois são prestados pela SABESP, respectivamente: Água, Energia Elétrica e Esgotos.
Para Dalua, os resultados são excelentes no entanto a responsabilidade é cada vez maior, porque para atingir estes resultados foi necessário muito trabalho e para mantê-los será cada vez mais difícil. Lembra ainda que estes resultados só foram possíveis, devido ao comprometimento das equipes que sempre buscam atender a população da melhor forma possível.
Outro ponto interessante apontado na pesquisa é que a Internet aparece em 4º lugar entre os serviços que a população entende mais importante, na frente da Telefonia e Coleta de Lixo.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER


Pergunta
– Os casais, que experimentam a diminuição do interesse afetivo, no campo das relações múltiplas, após a chegada dos filhos, devem continuar unidos mesmo assim?
Chico Xavier
– Os nossos Amigos Espirituais explicam que ninguém pode exigir de alguém espetáculos de grandeza e que determinadas situações heróicas nem sempre podem ser abraçadas pela criatura humana. Mas, tanto quanto possível, por amor aos filhos e aos familiares outros, é aconselhável sofrer qualquer espécie de dificuldade para sustentar a família e resguardar a invulnerabilidade do lar.
Se tantos de nós, tantas vezes, nos sacrificamos, de modo quase absoluto, em grandes avais, para os quais não nos achamos preparados, em favor de determinados amigos, por que não nos seria possível igualmente sofrer ou lutar por amor aos filhos e dependentes?
É uma pergunta a nós todos.
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da
"Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.

E.E. em Urânia comemora o Dia Mundial da Água





O Dia Mundial da Água, proclamado pela ONU, celebra-se a 22 de março, com o objetivo de chamar a atenção para a importância do abastecimento de água e saneamento básico em todo o mundo, bem como para a defesa da gestão sustentável dos recursos de água doce. Em 2013 evoca-se em particular a Cooperação em torno da água.
Um Dia Internacional para celebrar a água doce foi recomendado em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). A Assembleia Geral da ONU designou então "22 março de 1993" como o primeiro Dia Mundial da Água.
Cada ano, o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico da água doce. Em 2013, em reflexo do Ano Internacional da Cooperação pela Água , o Dia Mundial da Água também é dedicado ao tema da Cooperação em torno da água e é coordenado pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) em colaboração com a UNECE (United Nations Economic Commission for Europe) e UNDESA (United Nations Department of Economic and Social Affairs) em nome da ONU-Água.
Em comemoração ao "Dia Mundial da Àgua", 54 alunos da Escola Estadual Profª Élide Apparecida Carlos, do ensino fundamental; visitaram a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto da Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, acompanhados por Benedito Verdelho Filho, funcionário da SABESP – Urânia, quando explicou todo o funcionamento do tratamento, da coleta até a saída para o corpo d’agua (córrego). Foi também realizada a soltura de 1.200 alevinos da espécie "Tilápia" na represa da SABESP de Urânia, em comemoração ao "Dia Mundial da Àgua".

Diocese de Jales Mensagem de Páscoa 2013

A todos os diocesanos,
Feliz Páscoa!
"O Senhor ressuscitou verdadeiramente, e apareceu a Simão" (Lc.24,34)
Depois de uma quaresma repleta de acontecimentos, que a história se encarregará de registrar, venho desejar a todos uma Páscoa Feliz e tranquila!
Por suas aparições, o Senhor Ressuscitado transformou a tristeza dos discípulos em alegre certeza de sua presença.
Pelos acontecimentos desta quaresma, desde a renúncia de um Papa até a eleição de outro, nós também experimentamos a alegria de sentir que o Senhor vai conduzindo sua Igreja, para que ela continue a anunciar a todos a grande alegria da ressurreição, sinal de vida em plenitude para todos.
Por isto, nesta Páscoa nos sentimos movidos, em primeiro lugar, por sentimentos de gratidão e de ação de graças pelos sinais abundantes da divina Providência .
O Senhor nos deu um Pastor, para guiar o seu rebanho. Sua missão é testemunhar que "o Senhor ressuscitou verdadeiramente, e apareceu a Simão!".
A missão de Simão Pedro será sempre a de confirmar os irmãos e irmãs na fé no Senhor Ressuscitado.
O triunfo de Cristo se irradia sobre todos os que o reconhecem como Redentor da humanidade, Filho de Deus enviado pelo Pai, e animado pelo Espírito Santo.
No início do seu pontificado, o Papa Francisco nos transmitiu diversos sinais de valores evangélicos, que somos chamados a traduzir em nossas atitudes cotidianas.
O próprio nome que escolheu representa todo um programa de vida cristã, tanto na sua dimensão pessoal, como na dimensão eclesial.
Queremos estar atentos a todos os apelos que o novo Papa nos dirigir, para junto com ele seguir o nosso Mestre, que continua indo à nossa frente, nos conduzindo com amor.
Animados com esta certeza, queremos prosseguir na celebração do Ano da Fé, para que sempre mais o mistério pascal de Cristo ilumine nossas mentes e guie nossa vida cotidiana.
Atendendo aos apelos da Campanha da Fraternidade sobre a Juventude, com os jovens queremos ir ao encontro de Cristo, e experimentar com eles a força da ressurreição!
Com esta força e com nossa solidariedade, queremos ajudar os jovens a superar os perigos que ameaçam suas vidas, com atenção especial às drogas, que tanto mal espalham sobre todos, especialmente sobre os jovens.
Com a certeza de prosseguirmos em comunhão fraterna, renovo a todos os meus votos de Feliz Páscoa, com a bênção do Senhor Ressuscitado.
Jales, 30 de março de 2013
Dom Demétrio Valentini – Bispo Diocesano de Jales

Uma vida fast-food

Por Raquel da Silva Rodrigues e Luciano Mendes
As ambiguidades das ações na sociedade moderna são inúmeras. O culto, quase que totêmico, do corpo perfeito, tem levado os indivíduos à busca de produtos que contribuam com o aumento da qualidade de vida e da saúde das pessoas. As ambiguidades surgem quando os programas televisivos reforçam esses preceitos de saúde e de corpo perfeito, mas no mercado de alimentos há a proliferação e disseminação das redes de varejo tipo "fast-food". Essas redes tem tido aceitação, principalmente dos jovens e adolescentes, devido à diversos motivos como: rápido consumo; fácil manuseio e o sabor agradável.
Os fast-foods têm se espalhado pelo mundo de forma avassaladora e contribuído diretamente para o aumento de peso das pessoas. O documentário "Super Size Me", produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, cineastra americano, mostra que em 30 dias de consumo dos produtos de uma rede de fast food famosa nos EUA, elevou o peso dele em mais de 11 kg, além dos problemas de saúde adquiridos com a dieta. Um outro documentário, chamado "Muito além do peso", que teve sua estréia no passado, coloca em evidência o efeito negativo do amplo consumo de refrigerantes e de alimentos do tipo "fast food" por crianças, o que tem impactado na obesidade infantil.
Além disso, uma matéria da revista Carta Capital (edição de 26/12/2012) que apresenta estudos onde afirma que os norte-americanos – consumidores assíduos a mais tempo dos fast-foods – já tem a maioria de sua população adulta acima do peso, aproximadamente dois terços. Essa matéria mostra ainda que no Reino Unido 25% do total das mulheres e 24% do total de homens estão obesos.
Uma estimativa apontada na matéria desta revista mostrava que em 2008 1,5 bilhões de adultos estariam acima do peso (praticamente um terço da população mundial). Em 2012, a partir dos dados da pesquisa, essa previsão já foi ultrapassada, pois quase a metade da população mundial encontra-se acima do peso.
Assim, fica evidente que comer o que se quer está cada vez mais acessível, pois os alimentos industrializados das redes de fast-foods podem ser encontrados com maior facilidade e por preços menores. Atualmente, diga-se de passagem, a facilidade é maior para encontrar alimentos poucos saudáveis do que alimentos saudáveis como: frutas, legumes e os alimentos integrais.
O fácil acesso aos fast-foods, mesmo com o aumento na prática de exercícios físicos, principalmente entre adultos em idade superior a 30 anos, na maioria dos casos faz com que as pessoas engordem. Esse aumento nas práticas de exercícios físicos, em grande parte, está associado a problemas de saúde.
Ainda, dado o paradoxo da nossa época, uma pesquisa desenvolvida na região de Rio Claro, São Paulo, e publicada no Jornal Cidade (edição de 21/05/2011), mostra que houve um aumento significativo no consumo de alimentos saudáveis nos últimos anos. Em cerca de 80% dos casos de aumento estão associados à recomendações médicas e ao combate da obesidade. O fato é que, como salientado na matéria do Jornal Cidade, os resultados positivos nas dietas à base de alimentos saudáveis e integrais são lentos, o que repercute no rápido abandono da dieta.
Como agravante de toda essa situação há mudanças significativas nas práticas lúdicas das crianças e dos jovens, que tem estimulado o uso do intelecto (jogos em redes de internet, vídeo games ou jogos de aprendizagem disponíveis em tablet’s e celulares), mas, pouco tem estimulado o uso do corpo e o gasto de energia através de atividades físicas. Essa situação sedentária tem sido uma das principais causas apontadas nesses documentários e reportagens para a existência da obesidade. Tanto que no topo do ranking de indicações médicas para o combate da obesidade estão a alimentação saudável e a atividade física. Dito isso, valeria a pena repensar os hábitos de vida e inserir um tempo para si mesmo na lista dos afazeres cotidiano, mesclando exercícios físicos com alimentação saudável. Só assim é possível a luta contra essa pandemia que é a obesidade.
Raquel da Silva Rodrigues: Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da UFMS – Campus de Três Lagoas. E-mail: raquel_silva_r@hotmail.com
Luciano Mendes: Administrador e Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  E-mail: lucianobtos@yahoo.com.br

Fundo Social de Solidariedade promove arrastão da Campanha do Agasalho

Nice Mistilides, Lu alckmin e Lucia Callado
O Fundo Social de Solidariedade de Jales realiza, na tarde da quinta-feira, dia 11 de abril, um arrastão para intensificar a Campanha do Agasalho promovida anualmente pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, objetivando arrecadar roupas e cobertores nos meses que antecedem a estação do inverno.
De acordo com a presidente do Fundo Social, Lúcia Helena Gomes Callado Moraes, a partir das 17h30, do dia 11, os envolvidos no arrastão partem da frente da SABESP e percorrem diversos bairros da cidade, arrecadando, peças de vestuário, calçados, cobertores e agasalhos. "Contaremos com veículos e apoio de parceiros como a SABESP, Corpo de Bombeiros, polícias Militar, Civil e Florestal, clubes de serviços e de todos aqueles que quiserem abraçar a causa. Toda ajuda será bem vinda", disse Lúcia.
Além do arrastão, diversos postos de arrecadação serão instalados na cidade. A presidente do Fundo, contou que as escolas da rede municipal, estadual e particulares de ensino, clubes de serviço, supermercados, Câmara e Prefeitura Municipal, delegacias de polícia, sede da OAB Jales, agências bancárias, igrejas, Hospital de Câncer, Santa Casa, entre outros locais, serão convidados a contribuir com a campanha, cedendo um espaço que servirá como posto de arrecadação.
As peças arrecadadas serão distribuídas durante um bazar, cuja data será definida pela equipe do Fundo Social de Solidariedade de Jales. "Estamos estudando a melhor forma de distribuição das peças que arrecadarmos. Provavelmente, faremos um bazar, gratuito, e convidaremos as pessoas que possuem cadastro no Fundo a participarem e escolherem suas peças. Para que todos possam adquirir peças de qualidade, faremos uma reposição diária dos produtos e, dessa forma, todos saem felizes e satisfeitos com o resultado", enfatizou a presidente do Fundo Social.
Lúcia Callado fez questão de ressaltar que estende o convite à toda a imprensa local, incluindo, emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, sites e blogs a participarem da Campanha do Agasalho 2013 que esse ano, tem como tema "Roupa boa a gente doa".

PREFEITURA MUNICIPAL DE MESóPOLIS EDITAL DE CONVOCAÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO



LEANDRO AP. POLARINI, Prefeito Municipal de Mesópolis, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Processo Seletivo Especial nº. 001/2013, CONVOCA os candidatos aprovados e classificados conforme Edital 04/2013 de 15/03/2013, sobre as Classificações dos candidatos aos empregos temporários publicado no dia 16/03/2013, no Jornal Folha Noroeste – Jales e conforme a Homologação em 22/03/2013. Os candidatos terão o prazo de 30(trinta) dias, a partir desta data para referida posse, caso contrário, perderá o direito e se convocará o próximo candidato classificado, segue abaixo:

NOME
CARGO
CLAS.
ALINE ADRIANA PREVIATTO DA SILVA
Professor de Ensino Fundamental – Substituto
SIRLENE APARECIDA DA SILVA SERTÓRIO
Professor de Ensino Fundamental – Substituto
TEREZINHA RODRIGUES DE ANDRADE
Professor de Ensino Fundamental – Substituto
JEANDER MOREIRA DA SILVA
Merendeira
MARCIA CRISTINA BENATO
Merendeira
EDNA DIAS BESERRA DA SILVA
Monitora de Creche
ALINE MARIA DA COSTA
Monitora de Creche
IVONE KIKUMITSU
Monitora de Creche
REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

Mesópolis-SP, 27 DE MARÇO DE 2013.



LEANDRO AP. POLARINI

Prefeito Municipal




Valorização do corpo e a buscar pelos cuidados estéticos

Jôse Luiza Botton Nunes
Produzir conhecimentos sobre o corpo hoje é uma questão extremamente complexa, quando se consideram pelo menos dois pontos. O primeiro diz saberes a respeito da evidência que o corpo tem assumido socialmente, com uma visibilidade diferenciada sob o ponto de vista da história. Por um segundo aspecto, a produção do conhecimento relacionada ao corpo tem aumentado significativamente, o que dificulta a produção de algo novo. (DAOLIO, 2005)
Além de um organismo natural, o corpo se constitui a partir de representações individuais e sociais, em uma unidade somato-psíquica, que pode ser desconstruída e reconstruída de maneira indefinida. Essa dinâmica se manifesta na forma como cada um usa, adoece, percebe, modifica, degrada e transforma o corpo. Em relação às mudanças do corpo causadas pela temporalidade biológica, observam-se tentativas de retardo do envelhecimento ou de completar as faltas do tempo pela renovação do aspecto físico corporal. Nesse sentido, os sujeitos buscam mudanças constantemente, seja para se reconstruir atendendo ao seu ideal estético, funcional ou, em casos extremos, numa busca incessante por mudanças (GOETZ, et al, 2008).
A expectativa de corpo das pessoas em relação a esses padrões de beleza colocados a sociedade como "padrões de beleza" é o que provavelmente interliga uma variedade de fenômenos cada vez mais comuns, como a busca crescente aos cuidados estéticos. A sociedade contemporânea assiste deslumbrada à passagem dos "corpos perfeitos", que invadem progressivamente todos os espaços da vida moderna.
Dentre esses fenômenos, o crescimento da área de Estética merece destaque pelo impacto que as alterações corporais, propostas pela medicina da beleza, uso adequado de dermocosméticos, tratamentos estéticos invasivos e não invasivos, cirurgias plásticas reparadoras, mudanças nos habotps de vida saudável como a prática de exercícios regulares, alimentação balanceada e tantos outros recursos que associados, causam mudanças em relação à imagem corporal.
Para termos uma ideia em relação a procura de cirurgia plástica, nas brasileiras conforme noticiou a mídia em fevereiro de 2013, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Horácio Aboudib, o Brasil é pioneiro quando o assunto é cirurgia no bumbum. O número desse procedimento aumentou 367% nos últimos quatro anos, segundo a entidade. E que em números absolutos, o Brasil é o segundo no ranking de cirurgias plásticas, com 905 mil procedimentos realizados em 2011, atrás somente dos Estados Unidos, que registrou 1,1 milhão. (G1, 2013).
Como vimos a busca do corpo perfeito, ainda é uma opção pelas cirurgias plásticas, porém não se limita tão somente e exclusivamente a ela, com dieta adequada, indicada pelo profissional especializado, dermocosméticos eficientes no mercado e equipamentos estéticos associados a técnicas de tratamentos estético são eficazes na busca da melhora da imagem corporal.
Até pouco tempo atrás, tempo e dinheiro eram gastos pelas pessoas e o retorno dos resultados muitas vezes era aquém do esperado. Porém não podemos esquecer que ara iniciarmos um tratamento estético e que os resultados sejam satisfatórios, é preciso buscar por profissionais qualificados e especializados, pois somente com formação adequada, teremos êxito nos tratamentos estéticos e que além de recursos necessários para estes tratamentos, como o uso correto dos dermocosméticos, estes precisam ser de qualidade, bem como uso de técnicas adequadas e bons equipamentos, a avaliação corporal é imprescindível para o possamos adotar o melhor protocolo e forma de tratamento ao cliente.
A procura por qualidade de vida e dos cuidados com o corpo saúde mantém o mercado aquecido. E a área de imagem pessoal e corporal, que envolve estética capilar, facial e corporal, carece de profissionais.
Jôse Luiza Botton Nunes
- Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética da Unijales
Clínica de estética e Cosmética da UnijalesA Clínica de Estética e Cosmética da Unijales continua com os atendimentos estéticos faciais e corporais, com preços acessíveis. É oferecida Limpeza de Pele, Higienização, Hidratação, Peeling de Cristal, Peeling de Diamante e Tratamento para Rejuvenescimento além dos atendimentos corporais como Drenagem Linfática, Massagem Relaxante ou Modeladora e Tratamento Corporal com Aparelho. Os horários de atendimentos são de segunda, terça e quinta das 8h às 11h e das 13h às 15h30. Aos sábados o horário de atendimento é das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (17) 3622-1620

Consultas serão pré agendadas nas ESFs a partir do dia 1º de abril

A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril, todas as consultas realizadas nas Unidades de Saúde da Família (ESF) poderão ser pré-agendadas pelos usuários, evitando que eles se desloquem durante a madrugada para conseguirem agendamentos. A nova regra foi estabelecida pela prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice que prioriza um atendimento humanizado e mudanças no setor da saúde que beneficiem a população.
No dia 25 de fevereiro, Nice se reuniu com as representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza e Celma Crepaldi, a coordenadora do Estratégia de Saúde da Família, Gisele Lauer Murta, enfermeiras da atenção básica do município, gerentes das Unidades de Saúde da Família e médicos das ESFs, para pedir a padronização no atendimento aos pacientes.
Em comum acordo, os profissionais que participaram do encontro decidiram que, a partir do dia 1º de abril, as consultas sejam agendadas durante a semana, evitando que os usuários saiam de suas casas na madrugada para serem atendidos em uma unidade. "Com nosso novo método de trabalho, os usuários das ESFs podem agendar suas consultas para o dia seguinte ou para algum dia da mesma semana em que marcaram a consulta. Além disso, a Nice determinou que todos os pacientes sejam acolhidos com carinho e respeito, por toda a equipe, desde o médico até o agente comunitário de saúde", frisou Gisele.
Para a coordenadora do Estratégia de Saúde da Família (ESF), é importante que a população se conscientize e, no momento do agendamento, esteja com a carteirinha da unidade, RG, CPF e o cartão do SUS, necessários para agendar as consultas. "Algumas pessoas ainda se dirigem até as unidades sem suas carteirinhas da unidade que contém o número do prontuário ou sem nenhum documento, dificultando o trabalho da equipe que, em casos como esse, não podem realizar o agendamento".
Carreta do Hospital de Câncer
A carreta do Hospital de Barretos está em Jales realizando exames de mamografia em mulheres com idades entre 40 e 69 anos. Para agenda o exame, as mulheres devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. "Após o agendamento, a usuária receberá informações com o dia e horário para realizar seu exame".
Os profissionais que trabalham na Carreta atenderam as mulheres pertencentes à Unidade do JACB, do dia 22 ao dia 27 de março. O cronograma para os próximos dias é o seguinte: 28/03 a 03/04, Jardim Arapuã; de 04 a 09 de abril, Roque Viola; de 18 a 24 de abril, Jardim Paraíso; de 06 a 10 de maio, Uniamérica; de 13 a 15 de maio, PACS Rural; 16 a 21 de maio, Municipal; de 23 a 29 de maio, São Jorge; de 03 a 10 de junho, Oiti e de 11 a 13 de junho no Núcleo Central.
"É necessário levar os xerox dos documentos: CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência, para agendamento do exame", informou Gisele Murta.

Ecumenismo dos corações e Esperanto

Paiva Netto
O Esperanto, criado por Lázaro Luís Zamenhof (1859-1917), é uma das vertentes culturais da Legião da Boa Vontade de importante relevância. Por intermédio dele, o idioma deixa de ser um obstáculo na exposição de nossos conceitos e práticas de solidariedade, que tem, no Ecumenismo dos Corações, decisivo fator de congraçamento planetário.
Em 2012, para gáudio de todos nós, Adrienne Földi, a senhora Pásztor, de Miskolc, Hungria, fez uma expressiva resenha de meu livro "Reflexões da Alma", em Esperanto, para a revista "Nordhungaria Informo" (Informativo do Norte da Hungria) nas versões em Esperanto e Húngaro. Além de redatora responsável do periódico, ela é delegada da Associação Universal de Esperanto (UEA) e membro da Associação Mundial dos Jornalistas Esperantistas (TE4A).
Recentemente, recebi da senhora Pásztor uma correspondência encaminhando sua obra "Danco de Feinoj" (Dança de Fadas), da qual gostaria de lhes apresentar alguns trechos.
Simpatizante e divulgadora dos ideais da LBV desde 2008, escreveu-me:
"Saudações, prezadíssimo senhor Paiva Netto!
"Quando tive a felicidade de ler o seu livro "Meditadoj el la Animo" (Reflexões da Alma), lamentei não ter um livro de minha autoria para presenteá-lo em retribuição à sua bela obra. Agora foi publicado o meu primeiro livro em Esperanto, após as minhas duas obras editadas em húngaro. Por meio desse livro, eu o saúdo. Meu livro tem como objetivo estimular os esperantistas para que eles também escrevam corajosamente sobre os mais diversos temas da vida, para demonstrar que o Esperanto é adequado a esse fim.
"De coração o saúda a autora de ‘Danco de Feinoj’ (Dança de Fadas)".
Registro aqui meu agradecimento a essa nossa fraterna irmã em Humanidade.
QUADRA POLIESPORTIVA JORNALISTA LUIZ MENDES
No dia 7 de março (quinta-feira), a Legião da Boa Vontade prestou homenagem ao saudoso jornalista Luiz Mendes (1924-2011), inaugurando uma quadra poliesportiva com o nome dele, no Centro Educacional da Instituição, em Del Castilho, no Rio de Janeiro/RJ.
A solenidade foi prestigiada pela viúva do saudoso comentarista esportivo, a atriz e radialista Daisy Lúcidi; pelo filho Luiz Mendes Junior e sua esposa, Eglê Miranda. Compareceram ainda profissionais da imprensa carioca que repercutiram o evento nas rádios Globo, CBN, BandNews, Bradesco Esportes FM, JBFM, Nacional e Tupi; no jornal "Monitor Mercantil"; nos sites ABI (Associação Brasileira de Imprensa), AIB (Associação de Imprensa da Barra da Tijuca) e Monitor; e nas TVs Fox Sport e Esporte interativo.
Na ocasião, a nossa querida Daisy Lúcidi destacou: "Estou muito emocionada, mas muito feliz. Muito obrigada! Onde ele estiver, está recebendo esta homenagem. Quero agradecer ao Paiva Netto, que conhecemos também, por todo esse esforço de um dia realizar esse grande Centro [Educacional] da LBV. E dizer a todos vocês que continuamos ao lado da Legião da Boa Vontade, continuamos trabalhando pela LBV. Sempre que vocês precisarem, podem contar conosco. Muito agradecida por tudo".
PARABÉNS A SANTO ÂNGELO
A Capital das Missões completa 140 anos de emancipação (22/3/1873). Foi fundada em 12 de agosto de 1706, neste importante Estado do Rio Grande do Sul, pelo jesuíta Diogo de Haze.
Parabéns, Santo Ângelo. Grato pela fraterna acolhida.
José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com

Secretarias de Agricultura e Obras recebem novos equipamentos



A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Jales recebeu novos equipamentos que vão agilizar e garantir mais eficiência no trabalho realizado pela equipe. Na última semana, a prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice realizou a entrega do material, adquirido com recursos da Prefeitura Municipal, à secretária da pasta, Sandra Gigante.
De acordo com a secretária, um aparelho de GPS da marca Garmin, de última geração, e uma motoserra foram entregues e vão proporcionar precisão nas atividades desenvolvidas. "A Secretaria de Agricultura nunca teve um aparelho de GPS. Com essa novidade, vamos conseguir precisão no serviço de levantamento topográfico, tanto nas propriedades rurais como nas estradas, garantindo agilidade e eficiência no resultado final".
Juntamente com o aparelho de GPS, com visor colorido de 2.6 polegadas, legível sobre a luz solar e câmera de 5.5 megapixel e mapa base mundial, foram adquiridos o tripé e régua de alumínio. "O novo GPS tem a finalidade de executar um levantamento topográfico das estradas, tanto planiométrico quanto planialtimétrico, para viabilizar o desenvolvimento de projetos que atendam as exigências técnicas relativas a estradas, mantendo o padrão CODASP e CATI", contou Sandra.
A motosserra da marca Stihl, segundo a secretária, vai facilitar o trabalho de manutenção das estradas rurais do município e facilitar a construção de mata-burros e agilizar o processo de trituração de galhos, facilitando o corte e transformando os galhos em adubo.
Secretaria de Obras
A prefeita Nice autorizou a compra de uma impressora HP T520 para ser utilizada pela Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, uma antiga reivindicação dos funcionários que já haviam solicitado o equipamento a antigas administrações.
O diretor de divisão da secretaria, Adelvair David, ressaltou que o equipamento vai garantir agilidade dos serviços, propiciando montagens de processos dentro dos prazos previstos pelos ministérios, licitações e realizações de intervenções nos próprios públicos, praças, jardins e locais que necessitam de projetos. "Com a chegada da nova impressora, teremos uma economia no valor das cópias que chegam a 80%, por metro linear com relação ao que gastávamos na iniciativa privada. Isso vai garantir uma grande economia para a Prefeitura, sem contar que seu sistema wireless viabiliza facilidade e rapidez em sua utilização".

Urânia pede sua inclusão no Programa Melhor Caminho

Prefeito Airton Sacracuza, Secretária Mônika Bergamaschi
e o depútado Carlos Pignatari, após a audiência
Em audiência na segunda-feira, 25 de março, com a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mônika Bergamaschi, o prefeito de Urânia, Francisco Airton Saracuza, acompanhado do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) reivindicar à Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), obras do Programa Melhor Caminho na estrada municipal URN 140.
Para Carlão, as obras são necessárias para agilizar o escoamento da produção agrícola local e para oferecer mais segurança e conforto para os moradores da região. "Precisamos trabalhar junto ao Governo do Estado para garantir maior segurança para os moradores e trabalhadores que trafegam nas nossas estradas",disse o deputado. A secretária Mônica afirmou que a solicitação será encaminhada para o governador Alckmin.
O programa Melhor Caminho tem como objetivo conservar as estradas rurais não pavimentadas para proporcionar ao morador do meio rural transporte seguro dos insumos e safras agrícolas, estimulando a produção e o acesso à educação, saúde, abastecimento e lazer dos centros urbanos, melhorando a qualidade de vida.

quinta-feira, 28 de março de 2013

PF de Jales e Polícia Ambiental deflagraram nesta quarta-feira (27) a "Operação Paiol"


As polícias Federal e Ambiental deflagraram em conjunto, na manhã desta quarta-feira,27 de março, a "Operação Paiol" que teve como objetivo reprimir a comercialização e a posse ilegal de armas de fogo e munições na região de Jales.
Aproximadamente 100 policiais federais e ambientais foram mobilizados para dar cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Jales, Populina e Mesópolis, ambas localizadas no interior paulista. Os mandados foram expedidos pela justiça estadual de Estrela d’Oeste.
Após o recebimento de diversas denúncias e informações que indicavam o comércio ilegal de armas de fogo e munições utilizadas principalmente em atividades de caça nas regiões diligenciadas, levantamentos foram realizados com o intuito de confirmar e identificar os possíveis responsáveis pelas práticas dos crimes. O resultado foi a obtenção de 15 mandados de busca e apreensão em diversos endereços da zona rural e urbana da região de Jales.
Outro dado importante obtido é que parte destas armas de fogo e munições comercializadas ilegalmente também acaba abastecendo a criminalidade que atua na região no tocante a crimes contra a vida e o patrimônio (ex: homicídio e roubo).
A residência e o estabelecimento de um empresário do ramo de comércio de armas de fogo e munições de Jales bem como as residências de três advogados da região também foran alvos dos mandados expedidos. No caso dos advogados, representantes da OAB de Jales acompanham as diligências em conformidade com o Estatuto da OAB.
Os dados do fechamento da "Operação Paiol" foram: 11 prisões em flagrante delito – 7 foram liberados mediante pagamento de fiança e 4 permanecerão presos – dois deles são advogados e fazendeiros da região, os quais concentravam a maior parte do arsenal apreendido – e foram recolhidos a presídios da região.
Aproximadamente sete mil muniçõesde diversos calibres, inclusive de uso restrito de forças policiais e militares ( P/ Fuzil 556, P/ revólver 357 e P/ Pistola 9mm entre outros); 41 armas de diversos calibres, dentre elas duas submetralhadoras UZI calibre 9mm, uma submetralhadora FAMAE 9 mm, Pistolas 9mm, Espingardas calibre 12 (cano inferior a 610mm); um silenciador; uma mira telescópica e cinco peles de animais sendo: lobo-guará, onça pintada, sucuri, cascavel e veado e 60 comprimidos de estimulante sexual Pramil.