Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Folha Geral: O eleitorado da prefeita Nice não entendeu e tampouco compreendeu

Reflexão
"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar."
(Anônimo).

Análise
Dia destes lendo um artigo do ex-craque e médicoTostão sobre futebol, ele disse em sua análise que não bastava apenas entender mas que era preciso compreender o que acontecia. Pois é, o eleitorado da prefeita Nice nesses quase cem dias de seu governo não entendeu e tampouco compreendeu o que ela pretende fazer em sua administração.
Feudo
Teve quase três meses depois de eleita para formar um secretariado, como se diz, de primeiro mundo, mas deixou para anunciar tudo em última hora e mesmo assim nem todos e ainda há cargos vagos, convidando alguns mais próximos e familiares para os cargos políticos. Se tivesse formado um secretariado forte e do gosto do povo, o que se ouve de críticas pesadas, isto ou aquilo, essa denúncia, nada estaria acontecendo. A nítida visão política percebida até agora pelo povo, é que a prefeita pretende governar sem contestações e sem buscar o diálogo para solução dos problemas.
Devolve
A verdade é que uma parcela considerável, dona dos 13.153 dos votos dados a Nice por acreditarem em mudanças políticas e administrativas para apagar a imagem de uma cidade sem auto-estima, não mais Centro de Região, não mais centro das decisões políticas, não mais um monte de coisa, está decepcionada.
Tanto que..
A denúncia de Lauro Figueiredo que, provavelmente, deverá ser aceita pelos seis vereadores de oposição, não é tanto pelas nomeações feitas na administração, cuja palavra nepotismo está sendo usada, é apenas uma desculpa para criar-se um imbróglio político administrativo no município, e "queimar" a prefeita junto ao povo, com o seu imediato afastamento e do vice Pedro Callado.
Dedo
Como disse uma raposa lá do botequim da vila, a denúncia feita por Lauro Figueiredo têm dedo das "forças ocultas" que hipoteticamente acreditam numa possível vitória contra a prefeita e o seu vice na Câmara Municipal, e uma nova eleição viria a acontecer.
Devagar
Para as raposas do botequim da vila, os vereadores não podem ir com muita sede ao pote e fazer o jogo de quem não quer lutar pela união das forças políticas para resolver os problemas de Jales e se desgastarem, já que em muitos municípios por este mundão do nosso Deus, fatos idênticos ao denunciado ocorreram e nenhum prefeito ou prefeita perdeu o mandato. O máximo que ocorreu foi exoneração de uns e outros agentes políticos. Os vereadores podem levar a melhor no Plenário caso decidam aceitar a denúncia, mas se a peleja chegar aos Tribuinais e lhes ocorrer uma decisão desfavorável, vão ficar, os parlamentares, com a pecha junto à população de que só querem o caos E tem vereador sonhando com 2.016. .
Além do limite
De fato uma administração pública não pode haver mais de uma pessoa de uma mesma família ocupando cargos numa administração pública, salvo exceções quando essas forem concursadas. Convidar parentes para governar não resta dúvida que as cobranças irão além da paciência do contribuinte, ou melhor, do eleitor.
Menos
Pode até ser legal as nomeações da prefeita Nice de seus parentes, do vice-prefeito e de vereadores que apoiam a administração para cargos de confiança – ditos políticos – mas ferem a impessoabilidade e leva o eleitor à descrença total de sua confiança no administrador.
Atravessados
Levada à convenção do PSDB no domingo, 17 de março, pelo vice-prefeito Pedro Callado que foi eleito presidente do Diretório Municipal na desistência de Du Venturini, ao ser convidada para foto ao lado de tucanos, a prefeita Nice declinou ao convite. Na verdade ela não engole uns e outros tucanos.
Sem apatia
Falando em Pedro Callado, com a sua eleição para o Diretório tucano, precisará assumir de vez o comando político do partido e sair em campo na busca não só de recursos e benefícios para o município, mas tornar a agremiação mais atrativa ante os olhos do povo.. O PSDB jalesense apesar de ser do mesmo partido do governador vive mais parado do que poste. Não luta em prol de Jales. Quando pede, pede merrequinhas Callado tem tudo para acabar com essa paralisia política de seu partido.
Sem economia
Às terças e quintas-feiras, os refletores do Estádio Municipal Dr. Roberto Valle Rollemberg ficam acesos num período da noite. Dizem que garotos de uma escolinha de futebol mantida pela Prefeitura de Jales treinam naquele próprio da municipalidade. Com outros campos de futebol pela cidade, o por que utilizar o estádio e gastar energia elétrica com as finanças da Prefeitura capengando.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Primeira dama de Mesópolis, Marinângela Polarini,participa de Encontro com primeira-dama Lu Alckmin


Durante o encontro, Marinângela Polarini
entregou vários pedidos à Lu Alckmin
O Memorial da América Latina, sediou na quinta-feira, 14 de março, o "Encontro com as primeiras-damas e presidentas dos Fundos Municipais de Solidariedade do Estado de São Paulo". O evento, que apresentou os diversos projetos do Fundo Social aos presentes, aconteceu paralelamente ao encontro com os prefeitos paulistas, organizado pelo Governo do Estado.
Presente ao Encontro, a primeira-dama Marinângela Campos Zequine Polarini, que em audiência com Lu Alckmin fez algumas reivindicações para o município de Mesópolis. " A primeira-dama Lu Alckmin foi muito receptiva às nossas solicitações", disse Marinângela.
A primeira-dama Lu Alckmin, presidente do FUSSESP, destacou durante o discurso, a importância dos cursos oferecidos pelo Fundo na qualificação das pessoas. "Nós precisamos trabalhar pela população porque juntas podemos transformar o nosso Estado", disse a primeira dama Lu Alckmin,
Ela anunciou também, investimento na ordem de R$ 26 milhões para implantação da Escola de Beleza com cursos de manicure e pedicure, assistente de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas e maquiagem.
Marinângela Polarini, entregou à primeira-dama Lu Alckmin, projetos para assinaturas de convênios relativos à Geração de Renda do Município, Escola da Moda, Escola da Beleza e uma Padaria Artesanal. O município assinará um convênio com o Fundo Social e escolherá um dos quatro cursos oferecidos pela Escola de Beleza. Marinângela disse que os seus pedidos deverão ser atendidos.
Marinângela Polarini e o
Secretário Herman Voorwald
Ônibus
- Junto à Secretaria Estadual de Educação, foi feito pedido para ampliação da parceria Estado/Município, e a garantia da doação de um ônibus escolar que será entregue no segundo semestre.

Corredores jalesenses participaram da 18º Corrida de Rua "Viva a Natureza" em Votuporanga, dia 17










Os atletas jalesenses estiveram participando da 18ª Corrida de Rua "Viva a Natureza", realizada em Votuporanga, no domingo, 17 de março. Cada corredor pagou R$ 20,00 pela inscrição.
A equipe de corredores de rua é coordenada por Carlos Pereira de Rezende, o professor Neneinha. No masculino participaram da prova 135 corredores e no feminino 41 corredoras que percorreram cinco quilômetros de prova. "Nossa equipe, mais uma vez, fez bonito na competição e conseguiu bons resultados, fruto do esforço nos treinos e de levar o nome de Jales aos lugares mais altos do pódio", disse Neneinha.
O corredor João Carlos da Silva dos Santos (Bibi) ficou em primeiro lugar na categoria 35 a 39 anos e 9° na classificação geral.. Neneinha também conquistou o lugar 1° categoria 5 a 59 anos e em 42º lugar na classificação geral. Vagner Aredes ficou em 6º lugar em sua categoria, mesma posição de Gabriel Neris dos Santos, o Kalanguinho. João Alves Martins garantiu a 7º posição em sua categoria, Antonio Gasques Lopes, o Ratinho, a 8ª colocação, Rubens Lelis de Andrade, ficou em 12º e Alexandre Fermino dos Santos em 18º lugar em sua categoria.
No feminino, a atleta Núbia André de Souza ficou em 4º lugar na classificação geral e Lourdes Donizete P. Alves ficou com o 3º lugar em sua categoria e em 18º na classificação geral.
"É motivo de orgulho ver que nossos atletas se esforçam, treinam e se superam a cada competição, levando o nome de nossa cidade para outros municípios do Estado. Eles merecem todo nosso reconhecimento e apoio", disse a prefeita Nice, que foi cumprimentar os atletas na chegada a Jales.
São José do Rio Preto
- Neste domingo, 24 de março, os corredores de rua vão estar em São José do Rio Preto, representando Jales na 2ª Corrida e Caminhada Suplevit Sua Vida, com premiação para os três primeiros colocados de cada categoria.
O percurso é de 8 km com largada as oito horas e caminhada numa distância de 4 km.
A expectativa dos organizadores é a participação de 800 corredores sendo 700 para a corrida e 100 para a caminhada. .A inscrição é a doação de 5kg de arroz.
18ª Corrida Pedestre "Viva a Natureza" de Votuporanga - Masculino
Clas. Geral Atleta                                   Equipe         Categoria            Tempo
9° João Carlos da Silva dos Santos     Ultraneneinha 1° - 35a39        00:17:30
42° Carlos Pereira de Rezende            Ultraneneinha  1° - 55a59        00:21:00
46° Vagner Aredes                                  Ultraneneinha      6° - 35a39   00:21:17
48° Gabriel Neris Santos Silva               Ultraneneinha 6° - 15a18         00:21:20
95° João Alves Martins                           Ultraneneinha 7° - 55a59         00:25:15
105° Antonio Gasques Lopes                Ultraneneinha 8° - 55a59         00:26:05
124° Ruben F. Lelis de Andrade           Ultraneneinha 12° - 30a34       00:29:50
126° Alexandre F dos Santos               Ultraneneinha 18° - 35a39         00:30:20
18ª Corrida Pedestre "Via a Natureza" de Votuporanga - Feminino
4° Nubia André de Souza                      Jales                  GR -   30a34                      00:21:35
18° Lourdes Donizete P Alves               Ultraneneinha      3° - 55a59             00:29:56

Representantes do Judiciário conversam com Nice, sobre doação de terreno para a Cidade Judiciária


A prefeita Nice Mistilides recebeu nesta quinta-feira, 21 de março, representantes do Judiciário, Ministério Público e OAB de Jales, para dar andamento no projeto de construção da Cidade Judiciária de Jales, com construção de um novo Fórum para a Justiça Estadual e outros para a Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Polícia Federal, Ministério Público e OAB/SP.
O juiz e diretor do Fórum da Comarca de Jales, José Pedro Geraldo Nóbrega Curitiba, expôs à prefeita a situação do local e falou da importância de um novo espaço. "Nossa capacidade está esgotada a ponto de não conseguirmos atender à demanda. Infelizmente, com a criação de novas varas nosso espaço físico ficou insuficiente", afirmou Curitiba.
Uma área de aproximadamente 37 mil metros quadrados será doada para prefeitura pelo empresário José Pedro Venturini. Com a planta em mãos, Nice expôs que 15 mil metros quadrados serão repassados imediatamente ao Estado de São Paulo para a construção do novo fórum da Justiça Estadual. O restante da área será dividido entre aqueles outros órgãos públicos para a construção da Cidade Judiciária.
Segundo a prefeita, que, em Janeiro deste ano, esteve juntamente o deputado estadual Carlão Pignatari em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Ivan Sartori para formalizarem as reivindicações, a Cidade Judiciária objetiva abrigar, num só local, todo Poder Judiciário e demais Instituições indispensáveis à distribuição da Justiça, facilitando o atendimento à população e o trabalho dos profissionais da área jurídica. "Estou de prontidão para agilizarmos este processo tão importante. Espero em breve nos reunirmos para dar os próximos passos", ressaltou Nice.
O empresário José Pedro Venturini comprometeu-se a, no prazo máximo de uma semana, concluir os projetos necessários para sua apresentação aos órgãos municipais e obter a documentação exigida para a formalização da doação. Feita essa formalização, uma comitiva de Jales se deslocará até o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para apresentar a reivindicação de Jales.
Participaram da reunião, os juízes Eduardo Henrique de Moraes Nogueira, Fernando Antônio Lima, José Pedro Geraldo Nóbrega Curitiba, Maria Paula Branquinho e Marcos Takaoka, o Promotor de Justiça Wellington Luiz Villar, o vice-prefeito, Pedro Callado, o presidente da 63ª Subsecção de Jales da OAB/SP, Aislan Queiroga, o Conselheiro Estadual da OAB/SP, Dr. Carlos Alberto Expedito de Brito Neto, o Procurador-Geral do município de Jales, André Domingues Sanches, o advogado Luís Fernando de Paula, o empresário José Pedro Venturini e o vereador André Macetão.

Nice garante aumento de 10% ao funcionalismo municipal

Em assembleia realizada na quarta-feira, 20 de março, a prefeita Nice Mistilides cumpriu a sua palavra em aumentar os salários do funcionalismo municipal em 10% neste ano.
A negociação aconteceu no plenário "Tancredo Neves", da Câmara Municipal de Jales e contou com a presença de centenas de funcionários públicos
Depois de debater com a categoria uma melhor proposta, Nice ofereceu 7% de reajuste a partir da folha de pagamento de abril e 3% em novembro. A iniciativa foi aprovada pelo funcionalismo que aplaudiu de pé a prefeita.
Durante a assembleia do funcinalismo, a preeita Nice pediu a compreensão dos servidores no remanejamento e transferência de setores. "Temos secretarias com apenas dois funcionários, outras com trinta, precisamos otimizar os trabalhos sem fazer o desvio de funções e atender toda a demanda. Assumimos o município com mais de R$ 10 milhões em restos a pagar e temos que cumprir a lei de responsabilidade fiscal, por isso é importante a compreensão e ajuda de cada servidor", afirmou.
Para o presidente do sindicato, José Luis Francisco, a iniciativa da prefeita ter comparecidoà assembleia foi louvável já que em administrações anteriores eram enviados apenas representantes.
"A categoria ficou feliz com a iniciativa da Nice de estar expondo a situação financeira do município pessoalmente. O sindicato está de portas abertas e queremos propor o diálogo em todas as situações. Nossa diretoria já se comprometeu em ajudar a prefeita na solução dos problemas", finalizou o presidente.
Também participaram da assembleia, o vice-prefeito, Pedro Callado, secretários municipais, chefes de gabinete e as diretorias do Sindicato dos Servidores Públicos da Região de Jales, da Associação dos Servidores Públicos e do Instituto de Previdência Municipal.
Atualmente, a prefeitura de Jales conta com mais de 1.300 servidores públicos.

Aflitos

Reginaldo Villazón

Em contato com o povo, Jesus Cristo se dirigiu aos aflitos, oferecendo o alívio dos seus sofrimentos. No Brasil colonial, fiéis inspirados por padres jesuítas passaram a invocar Jesus pelo nome de Bom Jesus dos Aflitos. Eles ergueram paróquias, celebraram festas, rezaram novenas e conceberam uma oração ao Bom Jesus dos Aflitos
Os devotos de Maria, a mãe de Jesus, fizeram o mesmo trabalho religioso, depositando sua confiança em Nossa Senhora dos Aflitos. Em Pernambuco, a pequena Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, erguida numa então fazenda em 1762, deu o nome Bairro dos Aflitos à hoje moderna zona residencial da capital, Recife.
É no Bairro dos Aflitos que se localiza o Estádio Eládio de Barros Carvalho, conhecido como Estádio dos Aflitos, sede do Clube Náutico Capibaribe. Este tradicional clube esportivo, fundado em 1901 por remadores, ingressou no futebol em 1916 e inaugurou o Estádio dos Aflitos em 1939. O Náutico tem muita história.
Dia 26 de novembro de 2005, sábado à tarde. Última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B (segunda divisão). O Náutico enfrenta o Grêmio (de Porto Alegre RS) no Estádio dos Aflitos. O Náutico tem campo e torcida em seu favor, mas precisa vencer para voltar à Série A (primeira divisão) no ano seguinte. Para o Grêmio, basta o empate. O técnico do Náutico é o gaúcho Roberto Cavalo. O do Grêmio, outro gaúcho, Mano Menezes.
Jogo dramático. No primeiro tempo, aos 12 minutos, Escalona (Grêmio) faz falta feia no meio do campo e toma cartão amarelo. Aos 31 minutos, Domingos (Grêmio) comete pênalti e recebe cartão amarelo. Aos 33 minutos, o lateral-direito Bruno Carvalho (Náutico) cobra o pênalti, mas carimba o poste direito e perde o gol.
No segundo tempo, aos 30 minutos, Escalona (Grêmio) intercepta a bola com a mão e é expulso. Aos 35 minutos, o árbitro marca outro pênalti contra o Grêmio. Há um tumulto de 25 minutos, envolvendo árbitro, jogadores, policiais e jornalistas. Três jogadores do Grêmio são expulsos: Domingos, Nunes e Patrício.
A partida recomeça nos acréscimos. Aos 59 minutos, o lateral-esquerdo Ademar (Náutico) bate o pênalti e o goleiro Galatto (Grêmio) rebate a bola para escanteio. Aos 60 minutos, Batata (Náutico) faz falta e é expulso. Aos 61 minutos, o volante Anderson (Grêmio) invade a área do Náutico, chuta no canto e marca o gol. Até o apito final, aos 69 minutos, o Náutico ataca e o Grêmio defende. Resultado: Náutico 0 x 1 Grêmio.
A disputa ficou conhecida como a Batalha dos Aflitos. Virou filme e ficou gravada na memória do público que gosta de futebol. Quem viu, diz que nunca viu coisa igual. No ano seguinte, o Náutico reconquistou o direito de disputar a Série A. Os dois clubes, Náutico e Grêmio, voltaram a se enfrentar em partidas menos eletrizantes.
Agora, a 20 Km do centro de Recife, está em fase de conclusão a Arena Pernambuco, um estádio de padrão internacional – fruto da parceria do Estado de Pernambuco com o Grupo Odebrecht –, que vai abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014. O Náutico decidiu mandar seus jogos na Arena e, por isto, o Estádio dos Aflitos poderá ser extinto.
As coisas materiais passam. Para elas existe um tempo. Elas são transitórias, precisam se renovar. Mas as coisas imateriais – memórias, descobertas, idéias, significados, exemplos, aprendizados, sensações – permanecem. Assim, os fatos e personagens desta história extraordinária vão permanecer.

Trocaram alianças de mão


A empresária Eliana, de Populina e Elias, funcionário dos Correios em São José do Rio Preto, casaram-se em cerimônia civil, no sábado, 16 de março, na cidade de Ouroeste. O cerimonial de todo o evento foi de Jocelia Cabrini (Jales).

Tecnóloga da Fatec Jales conquista título de Mestre

A Tecnóloga da 1ª Turma do Curso de Tecnologia em Agronegócio da Fatec Jales, Dejanira Facioni (foto), obteve o Título de Mestre em Administração, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, no dia 8 de março, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) com a dissertação "Análise da Sucessão em Assentamento Rural no Estado de Mato Grosso do Sul".
Participaram da Banca de Defesa, o prof. Dr. Matheus Wemerson Gomes Pereira, Presidente (UFMS, orientador), a profa. Dra. Patrícia Campeão, Membro interno (UFMS) e a profa. Dra. Adriane Angélica Farias Santos Lopes de Queiroz, Membro externo (UFMS).
A Direção, Docentes e Funcionários da Fatec Jales sentem-se muito honrados e orgulhosos por esta conquista e desejam sucesso profissional à Profa. Mestre Dejanira Facioni.

Trote Solidário: Fatec Jales faz doação de leite


A Fatec Jales realizou a entrega no dia 20 de março, de dezenas de caixas de leite longa vida para o Lar dos Velhinhos, resultado do Trote Solidário aplicado aos alunos ingressantes na Instituição. A direção, docentes e funcionários agradecem a todos que fizeram a doação.

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
ENÉAS MACEDO e MARTA MARIA DOS SANTOS. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 20 de abril de 1.968, montador, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Maria Carmo Macedo. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 17 de abril de 1.968, professora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Aparecido Martins dos Santos e de Neide de Meira Santos.
CLEITON SIMÃO DOS SANTOS e DANI JAQUELINE PEREIRA DE LEÃO. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 16 de setembro de 1.985, motorista, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Ismael dos Santos e de Cleonice Simão dos Santos. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 16 de dezembro de 1.984, professora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Adinaél de Leão e de Cleuza Pereira do Nascimento.
JOSÉ REINALDO CRIALESI e MARIA DE FATIMA ALVES ROSSI. ELE,
natural de Estrela D’Oeste, deste Estado, nascido aos 22 de abril de 1.949, pedreiro, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Florentino Crialesi e de Aparecida Maria Crialesi. ELA, natural de Pontalinda, deste Estado, nascida aos 21 de abril de 1.960, pensionista, viúva, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Alfredo Moreira Alves e de Aparecida Ramiro Alves.
IVAIR DOS SANTOS e SAMYRA DE LIMA ZAMBOM. ELE,
natural de São Francisco, deste Estado, nascido aos 18 de março de 1.972, empresário, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Luiz dos Santos e de Aparecida Dionizio dos Santos. ELA, natural de Lins, deste Estado, nascida aos 17 de junho de 1.982, engenheira, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Luiz Ovidio Zambom e de Roseli Aparecida de Lima Zambom.
IURI VINCIS DOS SANTOS e ANNE CAROLINE ROSA GERES. ELE,
natural de Palmeira D’Oeste, deste Estado, nascido aos 01 de janeiro de 1.988, biomédico, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de João dos Santos e de Vera Lucia Graminholi dos Santos. ELA, natural de Paranaíba, Estado de Mato Grosso do Sul, nascida aos 02 de abril de 1.990, caixa, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Edilson Geres e de Sonia Maria Rosa Geres.
ANDRÉ LUIZ GONÇALVES DE SÁ e PAULA DAIANA DOMINGOS. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 08 de fevereiro de 1.983, pedreiro, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Edinalvo Gonçalves de Sá. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 08 de julho de 1.981, manicure, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Vicente José Domingos e de Cacilda Silvana Siqueira Domingos.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

A retirada dos trilhos

Jungo Nishi

Voltando aos primórdios do século passado, relembramos o eldorado despertado pelo prolongamento da Ferrovia da Alta Araraquarense, que teve como destino o Porto Getúlio Vargas, às margens do rio Paraná, hoje a conhecida cidade de Rubinéia. A notícia se alastrou por todas as regiões do País, criando a cobiça dos mais afortunados a conquistar as terras ainda não habitadas, formando cidades ao longo do traçado da ferrovia. Esse traçado seguiu no perímetro de divisoras das águas dos rios São José dos Dourados e Grande, fazendo com que a ferrovia ficasse cheia de curvas e voltas, aumentando a sua distância final. Naquela época só existia a ferrovia como o meio de transporte de massa e de cargas, não existindo os veículos de hoje. Os comboios lotados de passageiros, cargas e de gado vindo do Mato Grosso tinham como destino o centro maior, a Capital. Foi um tempo em que não havia pressa de se chegar ao destino esperado. A ferrovia Araraquarense, sem dúvidas, foi a grande alavanca do progresso de toda região noroeste do Estado. Rio Preto, que sempre foi a maior cidade da região Noroeste deste Estado, também foi beneficiada pela ferrovia, fazendo com que a cidade sempre fosse o carro-chefe dessa grande região. As cidades de Mirassol, Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul foram as que mais se desenvolveram às margens dessa ferrovia. As dezenas de cidades-satélites cresceram proporcionalmente. Na época, os produtos como o café, milho, arroz, amendoim e gado era a grande fortaleza de nossa agricultura. Atualmente, nessa região está se desenvolvendo a bacia leiteira, que hoje já é uma das maiores em todo o Estado. Além disso, a produção de laranja, seringueira, cana-de-açúcar, uva, manga, pinha, caju, holericulturas na região das comarcas de Urânia e de Jales demonstra a grande diversificação da agricultura. Dessa forma, nota-se que todas as cidades estão se desenvolvendo em industrialização e em diversos outros segmentos. Podemos perceber que nas cidades maiores os cursos superiores vêm ganhando forte destaque, como medicina, odontologia, direito e ensino técnico, entre outros que também alavancam a economia dos municípios da nossa região. Além disso, o turismo nas cidades de Santa Fé do Sul e Bálsamo também é destaque nessa região. Mas não podemos esquecer que tudo isso começou com a ferrovia Araraquarense.
Torna-se importante indicar ainda que, sem nenhuma dúvida, com a duplicação da rodovia Euclides da Cunha a região Noroeste estará fadada a ter um crescimento ainda maior. Fazendo uma retrospectiva do ano 1955, o governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira implantou as fábricas de automóveis que desenvolveram o País através da rodovia, buscando o avanço do interior da nação, deixando em segundo plano a expansão das ferrovias já existentes. A cada ano que se passava o progresso ia crescendo rumo ao Centro Oeste, Norte e Sul. Com isso, a máquina do desenvolvimento (ferrovia) foi se deteriorando a atravancando o desenvolvimento das cidades por onde ela atravessava, perdendo toda força para os veículos de quatro rodas. Hoje em dia, a ferrovia somente transporta produtos agrícolas desenvolvidos no Centro Oeste do País para o porto de Santos, com grande número de vagões que faz crescer a opinião de que os trilhos deveriam sair do centro da cidade para dar lugar ao progresso das mesma. Nesses último anos, com o projeto do governo federal de integração das ferrovias e a construção de ferrovia Norte-Sul, poderia muito bem se projetar a nova ferrovia partindo da região de Araraquara rumo à ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná, na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo, com um traçado em linha reta, ganhando assim maior tempo para se chegar ao destino final. Quando a Ferrovia Norte Sul estiver chegando a Estrela D’Oeste, poderá ser possível uma junção dessas duas novas ferrovias. A nova ferrovia Araraquarense seria uma outra realidade, permitindo ganho de tempo e lucro. Acredito que o século 21 é o século da velocidade e não se pode perder a carona do avanço tecnológico. Jungo Nishi é ex-vereador e ex-vice prefeito de Urânia

Karatecas da região conquistam vice no 4º Troféu Panorama (SP)

No domingo, 17 de março, os karatecas da Jales, Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete e Santa Clara D’Oeste, treinados pelo Sensei Edson Resende da Associação de Judô e Karatê Jalesense, conquistaram o troféu de vice-campeões do 4º Troféu Panorama de Karatê realizado na cidade de Panorama (SP) que contou com a participação de 18 delegações e aproximadamente 370 atletas representando cidades dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, conquistaram ao todo 39 medalhas e 13 troféus.
As 17 medalhas de ouro foram conquistadas por Ana Clara de Assis (kumitê), Bruno Takeda Morita (katá), Carolaine Cristina Souza (2 - kumitê e katá), Diego Pimenta (katá), Douglas dos Santos (kumitê), Eder Yoshizaki Takeda (katá), Emanuela Peres (kumitê), Etyara Mariana Augusto (2 – kumitê e katá), Evandro Toshio Morita (katá), Guilherme Yuji Assaoka (kumitê), Igor Gabriel Reis (kumitê), Luis Eduardo F. Silva (kumitê), Luis Miguel Santos (kumitê), Vitor Mori (kumitê) e pelo Sensei Edson (katá).
As 9 medalhas de prata foram conquistadas por Arthur Ferreira (kumitê), Diego Pimenta (kumitê), Flávio Morita Júnior (katá), Kenyo Maruyama (kumitê), Luis Eduardo F. Silva (katá) Mariany F. Matos (kumitê), Mikaela P. Machado (kumitê), Murilo Cambuy (kumitê) e Nilton Roberto Filho (kumitê).
As 13 medalhas de bronze foram conquistadas por André Luis Lourenço (kumitê), Bruno Takeda Morita (kumitê), Deivid Henrique (kumitê), Fernanda E. C. Yoshida (kumitê), Gustavo Detofoli (kumitê), Igor Gabriel Reis (katá), Kelly de Souza Pinto (kumitê), Kenyo Maruyama (katá), Luan Ferreira (kumitê), Nilton Roberto Filho (katá), Otavio Vieira (kumitê), Paulo Sérgio Brandão (kumitê) e Renato Peres (kumitê).
Os 13 troféus foram conquistados por Bruno Morita, Guilherme Assaoka e Luis E. Silva (katá em equipe masculino 11 a 15 anos), Diego Pimenta, Éder Takeda e Evandro Morita (katá em equipe masculino adulto), Gustavo Detofoli, Deivid Henrique e Renato Peres (katá em equipe masculino 11 a 15 anos), Carolaine Souza, Etyara Augusto e Renata (katá em equipe feminino até 13 anos). Sensei Edson também trouxe um troféu de campeão no katá em equipe.
O destaque ficou para a categoria kumitê 12/13 anos masculino, que com 23 atletas participantes teve o pódio preenchido pelos quatro karatecas da delegação de Jales, com Luis Eduardo, Kenyo Maruyama, Deivid Henrique e Renato Peres recebendo as medalhas.
Com as conquistas obtidas, a delegação de Jales trouxe para a cidade um belo troféu de vice-campeã.
Empolgado com o desempenho de seus alunos, Sensei Edson lembrou mais uma vez que a participação em competições é uma ótima forma de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos treinamentos e que o karatê está de braços abertos também àqueles que desejam apenas praticar um esporte para condicionamento físico, mental e espiritual, sem a participação em competições.
No sábado antes da competição em Panorama, alguns dos alunos do Sensei Edson ainda participaram de uma seletiva na cidade de Campo Grande/MS, conquistando vagas para disputar o Campeonato Brasileiro de karatê, o qual será realizado no mês de junho em Santa Catarina.
As vagas foram conquistadas pelos seguintes karatecas da região: Diego Pimenta e Luis Eduardo F. Silva, ambos de Jales, Carolaine Souza e Deivid Henrique, ambos de Estrela D’Oeste e por Etyara Mariana Augusto e Nilton Roberto Filho, de Urânia.

Feijoada saudável pode ter linguiçae lombo, mas com muita couve

O programa Meu Prato Saudável, do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital das Clínicas da FMUSP com a LatinMed Editora em Saúde, criou uma receita diferente, mas ao mesmo tempo saborosa e saudável, para um dos pratos preferidos da população. Com algumas adaptações, é possível continuar saboreando a tradicional feijoada e não engordar.
O prato pode ter ingredientes como linguiça e lombo, mas em quantidades reduzidas e com mais espaço para legumes e verduras, como salada de couve e tomate, que devem ocupar metade do prato.
"A couve contém vitamina C e antioxidantes, que ajudam o sistema de defesa do organismo e tem muita fibra", lembra a médica Elisabete Almeida, diretora-executiva do Programa Meu Prato Saudável.
Para a outra metade do prato, um quarto deve ser preenchido com arroz, de preferência o integral, pois além de carboidrato, é rico em fibras e nutrientes. E no outro quarto do prato, dividir entre o feijão preto, rico em proteína vegetal, e lombo de porco cozido ou assado e linguiça, proteínas animais. Recomenda-se ferver a linguiça, para reduzir o teor de gordura, e não colocar sal no tempero da feijoada.

Profissionais do Samu Regional Jales recebem capacitação de técnicos do Ministério da Saúde

Nesta semana o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Regional Jales, que atende as cidades de Aparecida d’Oeste, Palmeira d’Oeste, Santa Albertina e Urânia, recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde - MS - para a implantação do sistema de regulação de chamados.
Com o objetivo de integrar os chamados de atendimento das cidades abrangidas pelo Samu, os profissionais da unidade receberam treinamento e foram capacitados para melhor atender à população. Os técnicos do MS, Data SUS Regional SP, Cristiane Leite Finazzo, José Ailton da Silva e Rogério do Carmo orientaram o quadro atual de profissionais do Samu. O sistema inclui um computador servidor que regula todas as ações das equipes e os registra todos os procedimentos de atendimento, além de controlar a entrada e saída de viaturas da base operacional.
A Secretária Municipal de Saúde, Nilva Gomes, a chefe de gabinete da Secretaria Celma Crepaldi, o diretor do Consirj – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales e a coordenadora do Samu Regional Jales Marineusa Neves da Silva participaram de uma reunião com os técnicos do MS, que explicaram em detalhes como o sistema vai funcionar. Marineusa acredita que o novo sistema de regulação, quando estiver em pleno funcionamento, "vai beneficiar ainda mais a população, pois com todos os chamados registrados, fica muito mais fácil analisar os dados e verificar qual setor precisa de uma atenção maior".
O sistema ainda não está em funcionamento, pois o quadro de profissionais precisa ser preenchido com três técnicos auxiliar de regulação médica (TARM) e três rádios operadores. Espera-se que o quadro esteja completo até o final de abril. Desta forma, os técnicos do MS retornam e concluem o processo de implantação.

Nova ala do HCancer Barretos triplicará atendimento ao tumor infantojuvenil

O Hospital de Câncer de Barretos inaugura neste sábado, 23 de março, a segunda etapa do Hospital Infantojuvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, resultado de investimentos de R$ 30 milhões. Os recursos foram obtidos por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas (renuncia fiscal - através da Lei do Menor e do Adolescente) e de campanhas televisivas.
Com 4.511 metros quadrados, a nova área abrigará centro cirúrgico com duas salas de cirurgia; internação com 27 leitos, sendo 10 quartos duplos e sete individuais destinados a pacientes com cuidados paliativos; e UTI com seis leitos. A nova ala aumentará também o número de especialistas em todas as áreas da onco pediatria, incluindo cirurgiões, intensivistas, anestesistas, transplantadores de medula e oncologistas. Tudo isso, permitirá atendimento mais direcionado ao paciente infantil nos mais diversos serviços, ente eles: Transplantes de Medula Óssea, Leucemias e Linfomas, Tumores Sólidos e Cuidados Paliativos.
Os novos recursos permitem ainda que a instituição adote protocolos internacionais como os do Saint Jude Children´s Research e triplique o atendimento ao câncer infantil, que atualmente é de 280 novos casos por ano.
"A ampliação de uma área exclusiva para o atendimento infantil é muito importante porque o tratamento sendo mais específico, em ambiente próprio, torna o sofrimento da criança menor e a aceitação maior", afirma Henrique Prata, gestor do Hospital de Câncer de Barretos.
Todos os setores da nova área terão filtros para controlar infecção, diferencial muito importante para evitar contaminação no ambiente hospitalar, especialmente em situações em que a criança está com a resistência muito baixa, como, por exemplo, após ser submetida à quimioterapia.
Outra novidade é sala de cirurgia integrada com aparelho de ressonância magnética e sistema de neuronavegação. "Esta tecnologia, na qual foram investidos R$ 7 milhões, permite a utilização de imagens realizadas pré, intra e pós operatório para orientar o neurocirurgião durante o procedimento cirúrgico, possibilitando uma abordagem mais segura aos tecidos lesados e preservação de tecidos sadios. Desta forma, o cirurgião consegue eliminar uma quantidade maior de tecido lesionado sem causar sequelas ao paciente, o que é fundamental para crianças e adolescentes", informa Dr. Luiz Fernando Lopes, coordenador médico do Departamento de Pediatria do Hospital de Câncer de Barretos.
O especialista destaca que a inauguração das novas instalações torna-se mais relevante considerando que o Hospital de Câncer de Barretos é centro que recebe mais pacientes em estágio avançado do mundo. "A resposta ao tratamento é maior quando a criança fica separada dos pacientes em estado terminal, pois o choque é muito grande. Também ampliaremos o contato com a família durante a internação, o que aumenta significativamente as chances de recuperação".
Primeira etapa
– O Hospital Infantojuvenil iniciou as atividades em março do ano passado. Na primeira etapa foi inaugurada a parte ambulatorial que conta com ambulatórios, salas de infusão separadas por faixa etária, centro de quimioterapia, laboratório de emergência, recepção, administração, serviços de apoio e pronto atendimento 24 horas.
"O nome do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido como forma de agradecimento pela sua colaboração ao Hospital de Câncer de Barretos durante sua gestão na Presidência da República", explica Henrique Prata.
A filosofia do tratamento pediátrico do Hospital de Câncer de Barretos segue a mesma linha humanizadora existente na instituição como um todo: acredita na cura psicossocial, ou seja, que o cuidado com as próprias questões sociais e psicológicas do paciente é tão importante quanto o tratamento médico para a melhora de seu quadro clínico. Pensando nesse aspecto, o novo prédio tem estruturas inovadoras para facilitar, dinamizar e tornar mais agradável o convívio das crianças e suas famílias com o ambiente hospitalar.
Fazem parte do complexo oncológico: o Hospital de Câncer de Jales, o Hospital de Câncer Porto Velho (julho) e o Instituto de Prevenção ""Gulia Marzola Faria" em Fernandópolis.

Papa Francisco: dos gestos aos fatos

D. Demétrio Valentini

Com sua posse solene, a 19 de março, o Papa Francisco inicia a caminhada do seu pontificado. Caminho que desde o primeiro momento, na sacada da basílica, ele propôs de realizar junto com o povo, de quem pediu a bênção.
O início não podia ser melhor. Sua eleição foi inesperada. E todos de imediato a acolheram com entusiasmo e alegria. Tanto que se tornou um fenômeno na mídia mundial, que continua reservando a ele manchetes nas primeiras páginas.
A figura do Papa Francisco emergiu de repente, vindo sem dúvida preencher um vazio de grandes personalidades no cenário mundial, de que padecemos hoje.
Mas ele fez por merecer esta pronta adesão de todos os que se perguntavam pelo Papa que iríamos ter. Soube transmitir suas mensagens através de gestos, que nestas circunstâncias são percebidos de maneira mais clara e eficaz.
A começar pelo nome que escolheu. Ele evoca um leque muito amplo, de valores humanos e cristãos, que fazem parte da biografia de São Francisco de Assis, e que agora servem de referência para pensarmos o que o novo Papa poderá desencadear.
Outros gestos também tocaram de cheio a sensibilidade do povo, que espera um Papa humano, que suscite e incentive um clima de compreensão e de fraternidade, capaz de romper com o crescente distanciamento da Igreja com os problemas da humanidade de hoje.
Dá para dizer que o Papa Francisco está seguindo as pegadas de João XXIII. Daquela vez, o Papa foi despertando uma admiração crescente, sobretudo pelos gestos de bondade que ia fazendo. E não demorou muito para transferir a simpatia, de sua pessoa para a sua proposta, de um concílio ecumênico para renovar a Igreja.
Assim, o entusiasmo pelo Papa passou para o entusiasmo com o Concílio. De tal modo que o apoio do povo foi decisivo para desencadear um surpreendente processo de mudanças e de renovação cristã e eclesial.
A questão que se coloca agora é saber até que ponto este novo entusiasmo por um Papa que captou a benevolência do povo pode se tornar em novo impulso de renovação eclesial.
A esperança é exatamente esta. A renúncia de Bento XVI, e a eleição do Papa Francisco parecem ter criado um clima muito propício para desencadear um novo processo de renovação eclesial, retomando as propostas do Vaticano II, que receberiam um novo impulso, dentro do clima favorável, de diálogo e de abertura, já sinalizados pelo Papa Francisco.
Claro que se levantam algumas questões muito pertinentes, que nos fazem pensar na viabilidade prática desta retomada do Concílio. No tempo de João XXIII, o processo de renovação eclesial entusiasmou a todos, quase não encontrando nenhuma resistência.
Agora, quem iria sustentar este apoio, e como seria possível articulá-lo, para que encontre eco nas instâncias de decisão eclesial.
Mas o fato positivo é este: parecem recriadas as condições de um novo período de renovação eclesial, no clima favorável de caridade fraterna, de abertura e de compreensão, de que todos estão sedentos.
Em todo o caso, estaremos atentos a todos os sinais de convocação, que vierem da parte de nosso Papa Francisco. Pois não podemos desperdiçar um momento de graça tão forte e evidente como este que Deus suscitou com a eleição do Papa Francisco.
"Vereis coisas maiores do que estas", falou Jesus aos seus discípulos. Se os gestos do Papa Francisco já nos entusiasmaram, muito mais vamos traduzir o entusiasmo pelo Papa que temos, com as decisões que ele tomar, e para as quais necessitar de nosso apoio.
Então, os gestos de hoje, serão os fatos de amanhã.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

Pergunta
– Como os espíritos amigos interpretam a função do sexo?


Chico Xavier
– Ao sexo devemos o bendito nome de Mãe; devemos ao sexo a formação dos tesouros do lar.
O sexo é, pois, sagrado em si e, se há algo que possa desprimorar o sexo, isso nasce de nós, não das Leis Divinas.
Compete-nos honrar os compromissos de natureza sexual com todas as forças da alma, mesmo porque, através do sexo, não só efetuamos a continuidade da espécie no mundo, mas também recebemos forças dinâmicas que nos podem sustentar a vida espiritual e física, na execução do trabalho a que fomos trazidos à Terra.
Basta nos devotemos a transmutar a força sexual em nossas ligações afetivas, convertendo-as em dedicação e entendimento, trabalho recíproco, admiração e carinho, sem o contato sexual, propriamente considerado, para encontrar no amor de qualquer condição o maior estímulo à satisfação de servir e à alegria de viver.
Transmutando a energia sexual em abnegação, atividade, trabalho, organização, realização e sublimação, surpreenderemos sempre no amor, com base mesmo no sexo não vivido, a força espiritual mais profunda da existência, garantindo-nos a euforia orgânica e mental sobre a Terra.
Assim sucede porque o amor é lei da vida.
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da
"Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales

Coisas que acontecem

www.martasousacosta.com – martafscosta@gmail.com
Marta Sousa Costa
Viagem à vista, sol e mar na programação, previsão de alguns dias longe de casa; é mais que hora de preparar a bagagem, pois o tempo se tornou escasso, pela indecisão entre ir ou desistir. Decisão tomada, sobra um dia para pensar em todos os detalhes essenciais ao sucesso da temporada.
Começo pela mala, roupas e objetos pessoais, como sempre foi hábito meu? Mal acredito, quando a primeira preocupação é a caixa de remédios, que vai mudando de tamanho, conforme lembro esse ou aquele medicamento obrigatório. Começo com uma pequena bolsa, que há algum tempo seria enorme para quem não precisava nem aspirina. Tempo em que não conhecia sequer a sensação de dor de cabeça, o que não comentava, para não parecer exagerada ou mentirosa. "Irritantemente saudável", falava o marido, pedindo outra Neosaldina.
Mas, de repente, a situação mudou e, aos poucos, precisei de um remédio e outro, até chegar a este ponto de levar duas caixas grandes repletas de medicamentos, como prioridade na bagagem. Surreal, pareceu-me, mas fazer o quê? Imagine se falta um remédio, eu em outro país, no caso o Uruguai, onde não se encontra muitos remédios comuns aqui, desconhecidos lá. Assim, melhor não complicar e fazer a lição direitinho, torcendo para que tanto trabalho tenha bons frutos.
Tudo isso em consequência da última quimioterapia para as metástases no pulmão, que foi roubando as forças e obrigando o médico a aumentar a medicação, conforme novos sintomas desagradáveis surgiam. Com tantos remédios a serem ingeridos, em horas diferenciadas, a minha cabeça, que já não estava boa, quase entrou em parafuso, o que só não aconteceu pela ideia genial do marido de preparar uma planilha, que passei a seguir religiosamente.
O pior, contudo, nesta situação toda, foi que a cabeça esvaziou de ideias, restringiu a atuação à organização da medicação e a administração da casa, o que mostra como pode ser forte a síndrome de dona de casa. Por isso parei de escrever e publicar as crônicas semanais. Mas o bom foi que os leitores e editores começaram a cobrar, sem entender o que ocorria. E ser cobrada é bom, porque obriga a um esforço para corresponder.
E agora, entre uma quimioterapia e outra, quase volto a ser eu: pelo menos, voltei a pensar, o que é maravilhoso, sabe quem passou por essa situação. Mas o importante é aceitar as limitações que a vida nos impõe, mais cedo ou mais tarde; obedecer ao ritmo que o corpo precisa, sem aborrecimento ou revolta, por compreender que cada um tem a sua carga e é só olhar pros lados para reconhecer outras quase impossíveis de carregar e que, no entanto, os responsáveis levam com serenidade, acostumados que estão ao seu peso.
Mas, qualquer carga se torna mais leve, quando alternada com momentos de lazer, aproveitamento de todas as oportunidades de risos e conversa descontraída, entre pessoas que nos transmitem força e bons fluidos, com seu bem-querer. E assim, como "não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe" a gente vai levando a vida, sem se preocupar mais que o necessário, na esperança de que o novo dia traga a renovação das forças ou pelo menos devolva a capacidade de pensar, se não for pedir demais.
Ah, só pra terminar: a viagem aconteceu e foi boa. Só que, para não fugir à regra, tão empenhada fiquei em não esquecer nenhum remédio, que tive a capacidade de ir para a praia e esquecer o maiô. Coisas que acontecem.

Deputado Bolçone se reúne com lideranças regionais do PSB

Orlando Bolçone (PSB) se reuniu com representantes de dez municípios da região de Jales na sede da Associação Comercial e Industrial de Jales.
A reunião de trabalho, organizada pelo diretório municipal do PSB de Jales, foi realizada, no sábado, 16 de março, e teve a participação de prefeitos, vereadores e líderes comunitários de Santa Fé do Sul, Urânia, Aspásia, Santa Salete, Ouroeste, Paranapuã, Três Fronteiras, Nova Canaã Paulista, São Francisco e Jales. Bolçone fez uma exposição dos números que compõem o Índice Paulista de Responsabilidade Social e o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social, recentemente divulgados pela Fundação Seade.
O deputado, que coordenou o levantamento, destacou os números positivos apresentados pela região, que lidera o ranking estadual em longevidade e escolaridade. "Esses índices mostram que estamos no caminho certo, ao dar atenção especial ao desenvolvimento com qualidade de vida para a população de nossas cidades".
Para Bolçone, "é importante termos o foco no planejamento estratégico, visão de longo prazo na definição de políticas públicas que tenham o objetivo de desenvolver as cidades, as regiões, sem perder de vista o bem estar dos moradores".
Durante o encontro, Bolçone anunciou que a emenda solicitada no ano passado pela Santa Casa de Jales, no valor de R$ 60 mil, já está em andamento na Casa Civil e em breve deverá ser liberada para o hospital para custeio de despesas.
Ele recebeu também da direção do hospital, um ofício com pedido de R$ 300 mil para custeio e outro de R$300 mil para compra de equipamentos e mobiliários médicos hospitalares.
Ao final do encontro, os prefeitos e vereadores destacaram o trabalho desenvolvido pelo deputado na Assembleia, em especial o trabalho voltado ao combate ao crack. O deputado faz parte da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.

Unijales está com matrículas abertas para a Pós-graduação

A Unijales está com matrículas abertas para a Pós-graduação Lato Sensu. Além dos cursos de graduação, o Centro Universitário de Jales também faz história com as especializações.
São mais de 40 cursos oferecidos nas áreas de Educação, Gestão e Negócios e Saúde. Para 2013 existe uma nova opção, o curso de MBA em Marketing.
A maioria dos cursos tem duração de 12 meses, dessa forma, os graduados conseguem, mais rapidamente, inserir-se no mercado de trabalho que está cada dia mais competitivo e exigente.
Para atender os alunos, a Unijales oferece um corpo docente formado por grandes profissionais capacitados e experientes, mostrando qualidade e excelência no ensino.
Os alunos que se matricularem na Pós-graduação 2013 concorrerão a uma bolsa de estudos de 100%, que é pessoal, intransferível e sujeita a formação de turma. As matrículas estão abertas e as aulas estão previstas para ter início no dia 6 de abril, sábado. Mais informações pelo telefone 3622-1620 ou www.unijales.edu.br

Semana Santa em Jales

Abrindo a Santa Santa, o Domingo de Ramos
é celebrado com a bênção dos ramos, procissão e missa. A primeira Missa de Ramos na cidade será no Santuário da Santíssima Trindade, no sábado, dia 23, às 18:15 hs.
Na Paróquia da Catedral haverá missa no sábado nas Comunidades do JacB e Santo Expedito, às 20 hs.
Na Paróquia Santo Antonio serão celebradas missas no Jardim Oiti, às 19:30 hs e na Vila Talma, às 20 hs.
Na Paróquia São José Operário haverá Missa na Casa de Nazaré às 18 hs e na Comunidade São Francisco, no Condomínio Big Plaza, às 20 hs.
Ainda no sábado haverá missa nas Comunidades do JacB, Santo Expedito, Jardim Oiti, Vila Talma, Casa de Nazaré e São Francisco, no Condomínio Big Plaza.
No Domingo haverá Missa na Catedral, com procissão saindo do Centro Pastoral, às 7 hs. Haverá missa na Catedral também às 9 e às 19 hs. Na Paróquia haverá missa ainda na Comunidade do Arapuã, às 8 hs e em Vitória Brasil, às 19:30 hs.
Na Paróquia Santo Antonio, a procissão sairá da pracinha do Jardim Maria Paula, às 7 hs. Na Paróquia haverá missa também na Comunidade do Jardim São Francisco às 9 hs e na Matriz, às 19 hs.
Na Paróquia São José Operário, haverá Missa de Ramos, de manhã na Comunidade São João Batista, da Vila União, com a procissão saindo da Fatec às 9 hs; e a noite, na Matriz, com a procissão saindo da Praça do Jardim América, às 19 hs.
Durante as missas do Domingo de Ramos é realizada a Coleta da Solidariedade, gesto concreto proposto pela Campanha da Fraternidade, que é destinada à manutenção de Projetos Sociais da Igreja Católica em nível nacional, regional e diocesano.
Na Terça-feira Santa
, como já é costume na Diocese, teremos o Dia de Oração do Clero, na Escola Vocacional durante o dia, e a missa dos Santos Óleos, na Catedral, às 20 hs. Com a presença dos padres, irmãs, seminaristas e representantes da Diocese, são abençoados os óleo que serão entregues para as comunidades, onde serão usados na administração dos sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos ao longo do ano. Também nesta, o bispo e os padres fazem a renovação das promessas do sacerdócio.
Na Quarta-feira Santa
haverá apresentação da Paixão do Senhor, na APAE, às 20 hs. A entrada será uma caixa de leite.
Na Quinta-feira Santa a Igreja celebra a missa da Instituição da Eucaristia e do Lava-pés.
Neste dia teremos missa no Santuário da Trindade às 18:15 hs. Na Paróquia da Catedral
Haverá Missa em Vitória Brasil às 19 hs, na Catedral às 19:30 hs, no Jardim Santo Expedito às 20 hs, no Jardim Arapuã e no JacB às 21 hs. Após a missa, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento em todas as comunidades. Na Catedral haverá equipes durante a noite toda, seguindo na sexta-feira até às 15 hs.
Na Paróquia Santo Antonio haverá Missa do Lavapés na Matriz às 19:30 hs e após a missa, o início da vigília Eucarística. Também haverá missa seguida de Vigília no Jardim Oiti, às 19:30 hs e Celebração na Vila Talma, às 20 hs.
Na Paróquia São José Operário haverá Missa na Comunidade Sagrada Família às 19 hs, Celebração na Comunidade São Francisco de Assis e na Vila União, às 20 hs e Missa na Matriz, às 21 hs. Em todas elas haverá Vigília após as celebrações, interrompidas durante a madrugada e retomadas às 5:30 hs da sexta-feira, seguindo até as 15 hs.
Na Sexta-feira Santa
o dia começa com a Caminhada da Juventude que envolve as 3 paróquias da cidade. A caminhada sairá da Unijales, às 5 hs, percorrendo as ruas da cidade e chegando ao Santuário por volta das 8 hs. No Santuário haverá Celebração Penitencial e confissões dos jovens. Ainda no Santuário haverá a Celebração da Via Sacra, às 13 hs.
Em todas as paróquias e comunidades haverá celebração de Adoração da Santa Cruz às 15 hs.
Às 18 hs, as 3 paróquias de Jales se reúnem no Comboio, às 18 hs, para a Procissão do Senhor Morto, que termina na Catedral. Também haverá a procissão em Vitória Brasil, às 19 hs.
Na Sexta-feira Santa, a Rádio Assunção de Jales terá uma programação especial ao longo de todo o dia, com equipes no estúdio da rádio e transmissão das celebrações.
No Sábado Santo,
a Missa da Ressurreição, com a bênção do fogo e Vigília Pascal será celebrada no Santuário da Trindade às 18:15 hs.
Na Paróquia da Catedral haverá celebração em Vitória Brasil às 18:30 hs, na Comunidade do Arapuã, envolvendo a comunidade do JacB e Santo Expedito, às 20 hs e na Catedral, às 20:30 hs.
Na Paróquia Santo Antonio Haverá Missa no Jardim Oiti às 18 hs, na Matriz, às 20 hs e na Vila Talma, às 21 hs.
Na Paróquia São José Operário haverá uma Missa única, envolvendo todas as comunidades às 20 hs, com batizados de adultos.
No domingo de Páscoa
haverá, na Paróquia da Catedral, Procissão e Missa em Vitória Brasil às 6 hs e Missas na Catedral às 7:30, às 9:30 hs – com batizados, e às 19 hs.
Na Paróquia Santo Antonio, Missa com batizados às 8 hs.
E na Paróquia São José Operário, missa com batizados na Matriz às 9 hs.

Prefeito Leandro Polarini, de Mesópolis, surpreende funcionárias no Dia Internacional da Mulher

O Prefeito de Mesópolis, Leandro Polarini, foi um verdadeiro "gentleman" ao surpreender no dia 8 de março, as funcionárias dos diferentes setores da prefeitura, com um botão de rosa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a seguinte mensagem:
"Mulher são teus também os outros 364 dias.
Parabéns!
Prefeito Leandro e Vice Koala."
As funcionárias se emocionaram com a atitude do Prefeito, pois tal gesto nunca foi realizado anteriormente.
O mérito sem dúvida deve ser compartilhado com sua esposa, a 1ª- Dama Marinângela Campos Zequini Polarini, por sua sensibilidade e seu carisma, apoiando e incentivando o Prefeito em suas decisões. Cito um provérbio português: "Por trás de um grande homem existe sempre uma grande mulher".
Parabéns a todas as mulheres, funcionárias ou não, pelo Dia da Mulher!
Ao Prefeito, Vice e 1ª- Dama, a gratidão das funcionárias por tornar esse dia, em um dia diferente dos outros – um dia especial.

Empreendedores de Jales recebem o “Sebrae Visita”

Uma equipe do Escritório Regional do Sebrae-SP de Votuporanga visitou, de 11 a 13 de março, as principais ruas do comércio de Jales. É o programa "Sebrae Visita", que leva aos empresários, no seu próprio local de trabalho, orientações e informações sobre gestão de negócios.
Em parceria com a ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Jales, técnicos do Sebrae visitaram cerca de 100 empresários, onde conheceram as necessidades em administração de empresas, além de solucionar dúvidas. O atendimento gratuito foi realizado na avenida Francisco Jales, Rua 8, Rua 9, Rua 10, Rua 13 e Rua 16.
Na oportunidade, os técnicos passaram por 34 segmentos. Entre as principais necessidades apontadas pelos empresários foi divulgação da empresa, organização interna da loja e controles financeiros.
Os empresários de Fernandópolis serão os próximos a receberem as orientações do Sebrae. A visita será realizada em 26 de março, a partir das 9 horas da manhã.
Mais informações sobre este e outros produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae na região de Votuporanga podem ser obtidas pelo 0800 570 0800 ou ligando para (17) 3421-8366.

Leilão de São Francisco rende em prol da Santa Casa R$20 mil

O leilão de São Francisco, realizado no dia 10 de março, rendeu, aproximadamente, R$ 20,5 mil para a Santa Casa de Jales. Também será repassada 01 tonelada de alimentos doados pela população.
Toda a renda será revertida para custeio do hospital que atende aos moradores de Jales e de mais 15 municípios da região, sendo referência para mais de 150 mil pessoas. "Nesta oportunidade gostaria de agradecer a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e à Comissão Organizadora pelo belo exemplo. Nosso muito obrigado também a toda população, que sempre é solidária e ajuda e muito a nossa Santa Casa", disse o provedor do hospital, José Pedro Venturini.
O município foi o primeiro a realizar um leilão em prol da entidade no ano de 2013, sendo resultado das visitas às prefeituras da região feitas pelo Departamento de Captação de Recursos da Santa Casa.
Após o leilão, a dupla sertaneja, Alex e Mansueli, se apresentaram gratuitamente a pedido do Departamento de Captação de Recursos do hospital, animando o público presente com as músicas mais tocadas na atualidade. O carro (Ford KA), da promoção "Na Santa Casa eu boto fé", também marcou presença na festa e incentivou os moradores a comprarem os bilhetes e ajudarem o hospital com apenas R$ 4,99.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Câmara recebe denúncia contra Nice e Callado

Jaqueline Zambon
O servidor público aposentado Lauro Gonçalves Leite de Figueiredo, popularmente conhecido como Matogrosso, protocolou na Secretaria da Câmara Municipal de Jales, na tarde de ontem, 19 de março, uma denúncia que requer a instauração de processo de verificação de infração político-administrativa para que sejam apuradas infrações supostamente praticadas pela prefeita Eunice Mistilides Silva e o vice-prefeito Pedro Manoel Callado de Moraes.
De acordo com a denúncia "está caracterizada a prática de nepotismo por parte da Sra. Prefeita Municipal de Jales, Eunice Mistilides que não se preocupou com os efeitos dos atos de nomeação das pessoas ligadas por grau de parentesco direto com o vice-prefeito, que também pratica a improbidade por ser beneficiário indireto caracterizando assim, Ato de Improbidade Administrativa e ainda infração político administrativa".
No documento são citadas as nomeações de Lúcia Callado Gomes Moraes, atual Secretária Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social e esposa do vice-prefeito; Ana Carolina Gomes Callado Moraes, atual médica responsável por um dos ESF’s – Posto de Estratégia de Saúde da Família e filha do vice-prefeito; Angélica Colombo Boleta, atual Secretária Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Trânsito e nora da prefeita e Oswaldo Polízio Junior, atual Secretário de Obras, Serviços Públicos e Habitação, que é casado com uma prima de 1º grau da prefeita.
Na representação foi requerida a suspeição, ou seja, o impedimento de participar da apuração dos fatos, do vereador Tiago Abra, que de acordo com a denúncia possui uma cunhada prestando serviço na administração municipal, além de possuir grande amizade com o vice-prefeito e do vereador Claudir Aranda, esposo da atual Secretária Municipal de Educação, Simone Vargas Volpon Aranda e concunhado do Chefe de Gabinete da Prefeita, Roberto Timpurim Berto.
De acordo com o Regimento Interno, tal representação deverá ter sua leitura na próxima Sessão Ordinária, portanto, no dia 25 de março, havendo consulta ao Plenário sobre o seu recebimento. Decidindo sobre o recebimento da denúncia pela maioria absoluta dos membros da casa, ou seja, 6 vereadores, nessa mesma Sessão será constituída a Comissão Processante, integrada por 3 vereadores sorteados entre os desimpedidos.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Comunicação vem a público esclarecer que, em relação à representação ofertada na Câmara Municipal de Jales com acusação de nepotismo por parte da Administração Municipal, a prefeita de Jales, Eunice Mistilides Silva (Nice), através da Procuradoria Geral do Município, reitera que a conduta adotada nas nomeações obedece estritamente ao estabelecido pela Súmula Vinculante número 13 do STF – Supremo Tribunal Federal, doutrina jurídica e jurisprudência dos nossos Tribunais em cargos de primeiro escalão definidos como agentes políticos. Segundo esse entendimento jurídico, a referida Súmula não se aplica aos agentes políticos, como o de Secretários Municipais.  Além disso, os critérios adotados foram confiança, experiência e competência. Esta é a verdade devidamente esclarecida em respeito aos cidadãos jalesenses. 

Deputado Itamar Borges é o novo lider do PMDB na Alesp

O deputado Itamar Borges (foto) foi eleito líder da Bancada do PMDB na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A bancada é composta pelos deputados Baleia Rossi, Itamar Borges, Jooji Hato, Jorge Caruso e Vanessa Damo.
Para Itamar Borges, a atividade exercida por um deputado na função de líder é parte essencial do processo legislativo. "Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário", diz o deputado.
Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, a aliança entre dois ou mais partidos políticos que passam a atuar na Casa legislativa como uma só bancada, sob liderança comum, o governo ou a oposição. Ele também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do plenário.
No plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar por sua bancada no período destinado às comunicações das lideranças, pronunciamentos feitos por líderes de blocos e partidos, a qualquer tempo da sessão.
Borges ressalta que, "o líder de partido tem a função de defender as concepções e ideologias políticas de suas siglas no plenário, função essa na qual me sinto muito honrado em desempenhar, pois o objetivo do PMDB é fortalecer as lideranças em todo o Estado para que possamos desenvolver um excelente trabalho em São Paulo e no país", encerra o parlamentar.