Páginas

sábado, 9 de março de 2013

Prefeitura de Urânia inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

por Natália Quatrina

Com a estrutura física e equipamentos imobiliários totalmente concluídos recentemente, o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO de Urânia, foi inaugurado oficialmente na manhã desta sexta-feira, 8 de março, em anexo ao Centro de Saúde de Urânia. O projeto que tem como slogan "Brasil Sorridente" no qual integram os programas Saúde Bucal SUS, Ministério da Saúde e Governo Federal chegou para completar a saúde pública em Urânia.
O projeto de implantação foi elaborado em junho de 2011 e encaminhado ao Gestor Estadual através do DRS XV São José do Rio Preto, que após analise de documentação foi aprovado e encaminhado para a Coordenadoria de Planejamento de Saúde de São Paulo, na qual foi publicada a deliberação em 12 de dezembro e homologando o credenciamento do CEO para o município.
O encaminhando do projeto para avaliação à Secretaria de Atenção a Saúde, do Ministério da Saúde, tendo a Comissão Intergestora Tripartite (CIT) aprovado a habilitação do CEO – I Urânia. A Prefeitura de Urânia atendeu as diretrizes de implantação do dos serviços, e iniciou as obras de ampliação e adequação da estrutura física e a compra de equipamentos.
De acordo com a normatização do SUS para o serviço do CEO tipo I, o município contratou três profissionais: um cirurgião, um periodontista e um endodontista, que realizam cinco procedimentos especializados que são; 1) diagnóstico bucal - com ênfase em diagnóstico do câncer da boca, 2) periodontia, 3) cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, 4) endondontia e 5) atendimento aos portadores especiais, lembrando que os atendimentos serão realizados dentro das possibilidades na qual a estrutura comporta.
Os atendimentos realizados no CEO virão como encaminhamento, no qual cada munícipe que é atendido nas Unidades Básicas de Saúde da Família dependendo do grau da especialidade será encaminhado ao CEO e só assim, será atendido no período diurno, de segunda-feira á sexta-feira conforme agendamento.
Segundo o secretário municipal de Saúde, José Rubens Gitti " Urânia é uma cidade privilegiada, com aproximadamente oito mil habitantes e acaba de conquistar um Centro de Especialidades Odontológicas deste nível, com esta estrutura e com equipamentos de alta qualidade, este é o ultimo a ser implantado em um município de baixa população", que estava feliz por mais essa conquista da administração municipal.
"O CEO tem como objetivo tratar das pessoas que tenham renda menor que um salário mínimo e que não tem condição de fazer um tratamento, mas que agora poderá ser feito de graça pelo SUS", relatou o prefeito Airton Saracuza, em discurso de inauguração.
O dentista e vereador Orlando Vieira, também estava presente na cerimônia e enfatizou a luta para conseguir mais este investimento em nossa cidade, que segundo ele "o Centro dará a opção de o cidadão fazer um tratamento sem custo algum".
Estiveram presentes na inauguração, médicos, dentistas, funcionários municipais, convidados e população.
A Prefeitura Municipal está sempre em contrapartida com as conquistas que trarão benefícios a população.

FOLHAGERAL: Cido Dutra deve assumir Secretaria de Esportes

"A primeira impressão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelas pessoas que o cercam".
Maquiavel

É ele
Durante a semana o assunto foi tratado com seriedade pelo pessoal do mundo esportivo. Disseram que a SMECT deve mesmo ser desmembrada, e o nome de Aparecido Valentin Dutra é o primeiro da lista para assumir o cargo de secretário a pedido do vereador Nivaldo Batista de Oliveira, o Tiquinho.
Devagar
Na base do conta-gota, a na atual administração, os cargos de confiança vão sendo preenchidos conforme a necessidade. As pastas de Educação, e de Esportes, Turismo e Lazer estão sem titulares e não se sabe quando serão nomeados. Está difícil em encontrar alguém capacitado para o cargo ou não querem? É uma pena.
Tchau
Por 63 dias o contador Braz Baratela ficou como titular da Secretaria Municipal de Finanças. Dizem que ele não aguentou a metodologia política
Plano B
Com a rejeição do projeto de lei que abria crédito adicional especial, mesmo tentando convencer a todos que não haveria dinheiro público na jogada, a Comissão Organizadora da Facip, através de seu presidente Pedro Callado, vai lançar mão do sistema tradicional: recebe, paga e publica balancete com ou sem superávit.
"Magrelas"
O Código de Trânsito Brasileiro (Lei n° 9.503 de 23 de setembro de 1.997), diz em seu art. 24, item XVII que compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: "registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações" e no item "XVIII - conceder autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal;".
Equipadas
Diz ainda o CTB em seu art. 105 que "são equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
(…)
VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Faz tempo
O Código entrou em vigor em 1.998, portanto 15 anos e até agora o município de Jales através da autoridade de trânsito, não tomou nenhuma providência para regularizar a situação.
Com certeza
A Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Trânsito, vai alegar que não tem como fiscalizá-los, já que a lei não foi regulamentada no município.
Só querer
Quando assumiu em 1° de janeiro de 1997 a Prefeitura de Jales, o professor Rato, mesmo com o caixa estourado, imediatamente providenciou o recapeamento de trecho da avenida Francisco Jalles que era só buraco. Tudo é questão de se querer fazer.
Perspectiva
A vereadora Pérola Fonseca passou os quatro anos de seu primeiro mandato sem luz própria no Legislativo. Pouco deu entrevista sobre política e o uso da tribuna não existiu. Se reelegeu graças ao bom trabalho realizado no HC de Jales. Neste mandato, foi orientada a mudar, partindo mais para o âmbito político. Pérola decidiu mudar, e agora faz política de olho em 2.016. Pode se agigantar politicamente.
Não listado
Quando todos esperavam a nomeação de João Roberto da Rocha (Porquinho) para a chefia de gabinete da SMECT, a prefeita Nice contrariou as regras da experiência e nomeou Reinaldo Azevedo (Rolinha) para o cargo.
Quando?
Está vencendo o prazo dado aos mototaxistas e motofretistas para que façam o curso de capacitação.
Chateados
Os vereadores da oposição deixaram o gabinete da prefeita Nice, quinta-feira, 7 de março, quando foram anunciar o comprometimento do secretário estadual Rodrigo Garcia em incluir Jales no programa creche escola, com o sentimento de que ela não ficou nada satisfeita com a reunião.
Não gostaram
Falando em oposição, ela está cuspindo fogo por ter a deputada Analice Fernandes (PSDB) ido a imprensa e anunciado que a inclusão de Jales no programa da creche escola foi uma conquista sua. O vereador Gilbertão disse que a deputada recebeu um ofício do ex-prefeito Parini solicitando apoio, mas que ela não protocolou junto ao órgão competente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.
Mais gente
Os petebistas vão iniciar no dia 14 de março, em todo o país, uma grande campanha de filiação que vai durar 180 dias. A estratégia e detalhes da ação de mobilização petebista foram discutidos na última segunda-feira, 4 de março. O PTB em Jales é o que tem maior número de filiados.

Gabi: idade de princesa


Jocélia Cabrini, Gabriela, Nei, Bete e Caroline
O estimado casal Elizabete e Nei Basaglia Coelho, recebeu familiares e amigos no sábado, 2 de março, para comemorar os 15 anos de sua bela filha Gabriela Cardoso Coelho. A mágica e encantadora idade foi comemorada no Sato Buffet, como muito estilo e sofisticação. Todo o cerimonial do evento foi organizado por Jocelia Cabrini.

Dia Internacional da Mulher no ESF do jd Municipal

Com muito empenho, a equipe do Estratégia de Saúde da Família do Jardim Municipal recebeu as mulheres do bairro de uma maneira especial na quinta-feira, 7 de março.
O evento fez parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher. Durante a manhã, noventa convidadas participaram de um delicioso café da manhã e palestras educativas. Também foi possível, através de parcerias com os comerciantes, oferecer sorteio de brindes as participantes, testes de diabetes e serviços de beleza, como corte de cabelo e maquiagem.

Pérola participa de homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A presidente da Câmara, vereadora Pérola Maria Fonseca Cardoso, participou na manhã de sexta-feira, de café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Associação Comercial e Industrial de Jales.
Comandado pelo presidente da entidade, Alexandre Alves Rensi, o evento contou com grande público e teve apresentação da palestra "Empreendedorismo Feminino", ministrada por Viviane Karina Gianlorenço, consultora do SEBRAE.
Durante discurso, Pérola falou sobre a importância do trabalho da mulher na sociedade "Nós, mulheres, estamos avançando. Hoje temos uma presidente, a senhora Dilma Rousseff, que tem feito a diferença em nosso país. Nós representamos uma parcela muito grande e de enorme importância na sociedade".
Além da presidente Pérola, o evento teve a presença da Deputada Estadual Analice Fernandes, da prefeita Eunice Mistilides Silva e imprensa local.

Parabéns professor Neto

J
osé Lafaiete de Oliveira Gonçalves
, o professor Neto,
na foto com a esposa Edina, receberá na quarta-feira, 13 de março, os parabéns pelo aniversário.

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
JOSÉ ADRIANO PACHECO e MIRELA LEONARDO ROSAFA. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 20 de agosto de 1.973, comerciante, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José Gonçalves Pacheco e de Teresa Ferreira Pacheco. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 07 de janeiro de 1.977, comerciante, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Alfonso Rosafa Rodrigues e de Vera Irani Leonardo Rosafa.
WANDRELES FABRÍCIO FELTRIN NALI e ISABELLA ROBERTA FURLAN. ELE,
natural de Santa Fé do Sul, deste Estado, nascido aos 15 de abril de 1.987, agricultor, solteiro, residente e domiciliado em Aspásia, deste Estado, filho de José Feltrin Nali e de Dulcineia Menucci da Silva Nali. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 07 de fevereiro de 1.991, balconista, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Roberto Furlan e de Alice Marques Pedro Furlan. Cópia para ser afixada no Oficial de Registro Civil de Aspásia, deste Estado, onde reside o contraente.
PAULO DOS SANTOS e DANIELA MARCIA DA SILVA BERNARDES. ELE,
natural de Palmeira D’Oeste, deste Estado, nascido aos 25 de junho de 1.977, frentista, solteiro, residente e domiciliado em Palmeira D’Oeste, deste Estado, filho de Valter Zeferino dos Santos e de Aldomilia Gomes dos Santos. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 13 de outubro de 1.983, vendedora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Daniel José Bernardes e de Maria Clarice da Silva Bernardes. Cópia recebida do Oficial de Registro Civil de Palmeira D’Oeste, deste Estado, onde se processa a habilitação.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

São Francisco realiza neste domingo, leilão em prol da Santa Casa

Engajados em colaborar com a Santa Casa de Jales, o município de São Francisco, através da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e o apoio da população, realiza no dia 10 de março seu terceiro leilão consecutivo em prol da entidade e o primeiro de 2013. Desta vez, o evento terá a participação da dupla sertaneja Alex e Mansueli que farão um show beneficente, a partir das 16 horas.
O evento será no domingo, a partir das 10h, na praça pública e promete movimentar a cidade com leilão de gado e de prendas que serão doadas por moradores com o objetivo de levantar recursos financeiros para manutenção do hospital. "O povo de São Francisco é grande parceiro da Santa Casa e vai abrir o ano com o primeiro leilão de gado beneficente. Muito obrigado a essa população que sempre nos ajuda!", disse o provedor José Pedro Venturini.

Comissão quer segurança total na Festa do Motorista

A preocupação com a segurança marcou a primeira reunião preparatória para a Festa do Motorista e Encontro dos Caminhoneiros de Jales e Região que deverá acontecer nos dias 25. 26 e 27 de junho.
Apesar da festa sempre ser realizada em espaço adequado para abrigar o grande público, cumprindo à risca todos os itens de segurança, como montagem de palco, barracas, som, iluminação e outros, "é preciso aprimorar cada vez mais esses serviços, para eliminar qualquer risco nesse sentido", lembrou o secretário-geral do Sindicato dos Motoristas de Jales e Região, José Roberto da Silveira.
O presidente do Rotary Club de Jales, Paulo Peres, também destacou a importância da segurança em um evento do porte da Festa do Motorista que reúne mais de 20 mil pessoas.
O representante da Paróquia da Catedral, Nilton Navarro, lembrou a importância de seguir as orientações das entidades envolvidas para cumprir todas as exigências necessárias com relação à documentação para a realização da festa. Ele observou que como a Prefeitura faz parte da organização, ela deverá indicar também seus representantes para integrarem a comissão organizadora. "Com certeza, mais uma vez, teremos um grande evento", afirmou.
A necessidade desse apoio da Prefeitura de Jales também foi destacada por José Roberto que acredita na participação da administração municipal para realizar este ano uma festa melhor do que todas as anteriores.

Mesópolis melhora posição no IPRS

O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), desenvolvido a partir de parceria do Poder Legislativo com a Fundação Seade, é um sistema de indicador consistente e atualizados dos 645 municípios paulistas sobre seu desempenho econômico e social.
Trata-se de importante ferramenta, pois fornece subsídio para a definição de prioridade e para a formulação de políticas públicas. A edição 2012 dos índices, que teve como base dados de 2010, foi divulgada nesta quarta-feira, 6 de março na Assembleia Legislativa do Estado, que os disponibiliza em seu portal (www.al.sp.gov.br) para consulta.
O município de Mesópolis, melhorou seu índice nos indicadores riqueza, longevidade e escoalridade. Em 2008, Mesópolis estava no Grupo 5 com municípios mais desfavorecidos do Estado, tanto em riqueza quanto nos indicadores sociais passando em 2010 para o Grupo 3 onde estão os municípios com nível de riqueza baixo, mas com bons indicadores sociais
No indicaor de riqueza, o município passou da 487ª posição no ranking paulista para a 381ª. Em longevidade foi da posição 503ª 391ª e em escolaridade ganhou 243 posições passando da 561ª para a 318ª no ranking.
Alguns municípios perderam fôlego nos indicadores. Santa Fé do Sul, por exemplo, em riqueza passou da 336ª para a 352ª, perdendo portanto, 16 posições e na escolaridade caiu da 6ª posição para a 65ª no ranking. Em compensação, Santa Fé do Sul, em longevidade passou a ocupar a 81ª em relação a 2008 quando ocupava a 208ª no ranking paulista. Riqueza municipal – O indicador de riqueza municipal é composto por quatro variáveis: consumo anual de energia elétrica por ligações residenciais; consumo de energia elétrica na agricultura, no comércio e nos serviços por ligações; valor adicionado fiscal per capita; e remuneração média dos empregados com carteira assinada e do setor público.
Longevidade
– O indicador de longevidade adotado no IPRS compõe-se da combinação de quatro taxas de mortalidade específicas a determinadas faixas etárias: mortalidade perinatal; infantil; de pessoas de 15 a 39 anos; e de pessoas de 60 a 69 anos
Escolaridade – O indicador de escolaridade inova em sua composição, com a inclusão de componentes que captam a oferta, o rendimento e o atraso escolar na educação básica. Essa opção justifica-se pelo fato de que indicadores de desempenho escolar e defasagem idadeserie refletem a qualidade da oferta do sistema de ensino.
Posição dos municípios da subregião
de Jales no Raking estadual IPRS
Município 2008 /2010 2008/2010 2008/2010
GR Riqueza Longevidade Escolaridade
Aparecida d Oeste 3 608ª 601ª 352ª 378ª 114ª 116ª
Aspasia 3 497ª 596ª 19ª 15ª 176ª 245ª
Dirce Reis 4 449ª 504ª 11ª 507ª 490ª 440ª
Dolcinópolis 3 594ª 566ª 4ª 2ª 78ª 11°
Jales 3 424ª 413ª 64ª 135ª 43ª 24ª
Marinópolis 3 582ª 580ª 141ª 302ª 27ª 21ª
Mesópolis 3 487ª 381ª 503ª 391ª 561ª 318ª
Nova Canãa Paulista 4 586ª 581ª 2ª 8ª 630ª 316ª
Palmeira D´Oeste 3 563ª 555ª 114ª 357ª 71ª 111ª
Paranapuã 3 479ª 438ª 73ª 333ª 267ª 28ª
Pontalinda 3 353ª 484ª 326ª 531ª 186ª 281ª
Rubinéia 3 480ª 544ª 9ª 29ª 30ª 6ª
Santa Albertina 3 535ª 393ª 263ª 163ª 271ª 272ª
Santa Clara d´Oeste 4 489ª 399ª 499ª 564ª 197ª 185ª
Santa Fé do Sul 3 336ª 352ª 208ª 81ª 6ª 65ª
Santana da P. Pensa 3 574ª 579ª 85ª 218ª 57ª 14ª
Santa Rita d‘Oeste 3 584ª 554ª 26ª 6ª 18ª 164ª
Santa Salete 3 579ª 583ª 18ª 57ª 317ª 49ª
São Francisco 4 603ª 605ª 633ª 534ª 232ª 38ª
Três Fronteiras 4 555ª 537ª 548ª 528ª 191ª 149ª
Urânia 3 536ª 550ª 154ª 167ª 41ª 121ª
Vitória Brasil 4 614ª 612ª 44ª 300ª 453ª 502ª

Carlão quer acelerar construção de novo Fórum em Jales

Deputado Carlão em audiência com a secretária Eloisa Souza
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) esteve em audiência, nesta terça-feira, 5 de março, com a secretária de Estado da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, oportunidade em que solicitou informações sobre o andamento da construção do novo prédio do Fórum da Comarca de Jales e a reforma e ampliação do Edifício do Fórum de Votuporanga.
Quanto ao Fórum de Jales, o deputado Carlão esteve recentemente, acompanhado da prefeita Nice Mistilides, em audiência com o desembargador Ivan Sartori, presidente do Tribunal de Justiça, para cobrar a instalação de duas novas Varas Judiciais e reivindicar a construção de um novo Fórum. As duas novas Varas foram solicitadas pelo deputado Carlão ainda em 2011 e aprovadas no ano passado na Assembleia Legislativa.
A construção do novo prédio para o Fórum será numa área de 15 mil metros quadrados, a ser doada por um empresário da cidade. A ideia é de que o novo Fórum, futuramente, se transforme em Cidade Judiciária, para abrigar, num só local, todo o Poder Judiciário (estadual e federal), facilitando o atendimento ao cidadão e o trabalho dos profissionais da área jurídica.
Já sobre Votuporanga, o deputado explicou para a secretária Eloisa Arruda que o Fórum precisa de adequações urgentes, pois as pessoas que ficam aguardando o horário das audiências ficam expostas ao sol ou à chuva, pois a área externa do prédio não possui cobertura.
A secretária Eloisa disse que o pedido já foi encaminhado ao Tribunal de Justiça e que, possivelmente, está em andamento para a execução.
O deputado Carlão informou que já marcou uma audiência, ainda neste mês de março, no Tribunal de Justiça para se inteirar sobre o andamento do processo.
"Precisamos dotar nossas cidades de instrumentos que possam oferecer melhor atendimento ao cidadão. A ampliação do Fórum de Votuporanga e as duas novas Varas e um novo Fórum para Jales podem dar acelerar o atendimento na área da Justiça em nossa região", destacou o deputado Carlão Pignatari.

Judocas se preparam para a 14ª Copa Jales

A Associação de Judô e Karatê Jalesense, já iniciou as suas atividades, cumprindo a tabela da Federação de Judô e de Karatê, neste ano de 2.013. Primeiro foi a turma de Karatê, iniciando as atividades com um treino especial no dia 24 de fevereiro na cidade de Tupi Paulista, e o Judô participou no dia 2 de março, do 18º Torneio de Judô Clube Monte Líbano, onde as duas equipes souberam representar o nosso município muitíssimo bem.
No Judô, a equipe esteve representada por 10 atletas, com 9 trazendo medalhas entres os três primeiros colocados.
Agora a equipe de Judô está sendo preparada para participar da 14ª Copa de Judô Cidade de Jales no dia 13 de abril, em comemoração aos festejos de aniversário da cidade, com a participação de judocas de ambos os sexos a partir de 5 anos de idade. Paralelamente à Copa de Judô, estará havendo a eliminatória para o Campeonato Paulista, nas categorias Sub 18 e Sub 21 no masculino e feminino.
Os atletas que conseguiram trazer medalhas neste fim de semana foram: Edinei Marlon Bueno da Cruz, Henrique Takeo Sakashita, Marcelo Modesto Custodio, Leonardo Takeshi Sakashita, Daniel André da Silva Cerverizo, Marcel Cicuto Ferreira do Carmo, Vinicius de Oliveira Zeule, Lilian Kellen da Silva Santos e Natalia Lemes dos Santos.

Intensificada a campanha de combate a dengue em Jales

Para evitar novas transmissões da dengue, a equipe municipal de combate às endemias tem realizado diversas atividades para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Em casos de suspeita estão sendo vistoriados os imóveis e terrenos baldios de aproximadamente nove quadras eliminando criadouros do mosquito. Já no caso confirmado essa vistoria é ampliada para aproximadamente 25 quadras e realizada a aplicação de inseticida para eliminar o mosquito adulto, essa atividade recebe o nome de bloqueio nebulização.
"Ressaltamos que o ideal no combate à dengue é eliminar os criadouros do mosquito, o inseticida é usado como combate emergencial, portanto, mesmo com o município realizando nebulização é importante que a população continue adotando as medidas preventivas", afirmou Vanessa Luzia da Silva, responsável pela divulgação do combate à dengue em Jales.
Segundo Vanessa, outro ponto importante a ser citado, é que para que o inseticida tenha um resultado positivo, os moradores devem atender as orientações que os agentes realizam antes de iniciar a nebulização. Essas orientações são: retirar animais do quintal, cobrir alimentos, retirar roupas do varal, abrir janelas e portas. O mosquito Aedes aegypti tem costume intra-domiciliar, se portas e janelas estiverem fechadas, o inseticida não irá atingir os mosquitos dentro do imóvel e consequentemente a qualidade da atividade diminui.
A atividade de bloqueio nebulização está sendo realizada pela Equipe Municipal de Combate às Endemias e a SUCEN. Os bairros com casos confirmados são: JACB; Cohab Pedro Nogueira, Santo Expedito; Jardim Paulo VI; Centro; Vila Nossa Senhora Aparecida da Boa Vista; Jardim das Palmeiras; Bom Jesus, Jardim Eldorado; Jardim Goldoni; Jardim Trianon; Jardim Romero; Vila União; Jardim América e Estados Unidos.

Distúrbios respiratórios do sono: da infância à terceira idade

Os distúrbios respiratórios do sono são doenças de grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. As mais frequentes são a apneia obstrutiva do sono e a hipoventilação da obesidade.
A apneia do sono nada mais é que uma interrupção da respiração durante o sono por 10 segundos ou mais e geralmente ocorre repetidas vezes durante o sono. A apneia pode ser presenciada por alguém que dorme ao lado do paciente, mas pode passar desapercebida. O ronco geralmente acompanha a apneia obstrutiva, e em geral é mais facilmente percebido pelo familiar ou parceiro.
Segundo o dr. Pedro Genta, médico assistente do Laboratório do Sono do InCor, HCFMUSP, e membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), a apneia obstrutiva é muito comum em pacientes de todas as faixas etárias, principalmente nos idosos.
Outro distúrbio respiratório do sono, a hipoventilação da obesidade, é caracterizada pela obesidade associada a níveis aumentados de gás carbônico no sangue arterial. É comumente acompanhada de redução da oxigenação arterial e falta de ar.
Causas
– Nas crianças, a hipertrofia das amígdalas e das tonsilas palatinas, estruturas localizadas entre o nariz e a garganta, que auxiliam na defesa do organismo contra infecções, são os maiores fatores para que os distúrbios respiratórios do sono sejam desencadeados.
"O déficit de crescimento e desenvolvimento e o baixo rendimento escolar infantil podem estar relacionados às doenças. Nos casos mais graves, podem acarretar insuficiência cardíaca".
Já entre adolescentes, adultos e idosos os sintomas mais comuns da apneia obstrutiva do sono são o ronco, dificuldade de concentração, falha na memória e sonolência. A hipertensão arterial e doenças associadas, como acidente vascular cerebral, insuficiência coronariana e arritmias, estão associados à apneia obstrutiva., desencadeando. Há evidências também que a apneia obstrutiva possa aumentar o risco de diabetes.
"Homens adultos são os mais afetados. Esta prevalência masculina é equilibrada à medida que avança a idade, pois a menopausa aumenta a incidência nas mulheres", afirma dr. Pedro.
Tratamento
– Na infância predomina o tratamento cirúrgico, com a extração das amígdalas e das tonsilas palatinas. Para os adultos e idosos, o tratamento pode ser realizado a partir de um dispositivo de pressão positiva (CPAP) utilizado durante o sono. Um aparelho ortodôntico para avanço da mandíbula é uma boa alternativa para alguns pacientes, principalmente aqueles com gravidade leve ou intermediária da doença.
"A perda de peso também pode fazer uma grande diferença naqueles com excesso de peso, já que a obesidade é o principal fator de risco para a hipoventilação da obesidade e da apneia obstrutiva."

Vereadores anunciam creche de até R$1,5 milhão para Jales


Os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes e Jesus Martins Batista, ambos do DEM, se encontraram na quarta-feira, 6 de março, com o Secretário de Estado de Secretaria de Desenvolvimento Social, deputado federal Rodrigo Garcia, através de uma audiência agendada por Flá Prandi, assessor parlamentar do secretário.
Na audiência, realizada na capital paulista, os vereadores apresentaram ofício da presidenta da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jales, Pérola Maria Fonseca Cardoso e dos parlamentares Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Nivaldo Batista Oliveira e Rivail Rodrigues Junior solicitando a inclusão do município de Jales no Programa Creche Escola, do Governo do Estado de São Paulo.
O secretário estadual Rodrigo Garcia se comprometeu aos parlamentares incluir o município através de sua pasta, e garantiu que nos próximos dias o governador do Estado, Geraldo Alckmin, irá anunciar as cidades contempladas. Jales estará entre elas e visto isso, a cidade terá a possibilidade de abrigar uma nova creche e após os trâmites legais, dar início a obra, no valor que pode variar entre R$ 1,2 milhão e R$1,5 milhão
Creche Escola é um programa lançado em setembro de 2011 pelo Governo do Estado e realizado pelas Secretarias de Estado de Educação e de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de investir R$ 1 bilhão na construção de mil creches até 2014 por meio da transferência de recursos para construções, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos.
Em contrapartida, o município deverá comprovar a existência de imóvel de sua propriedade, apresentar o plano de trabalho da unidade de Educação Infantil e se comprometer a custear as despesas para o funcionamento da creche
Na tarde de quinta-feira, 7 de março, os vereadores estiveram reunidos com a prefeita Nice Mistilides e o Chefe de Gabinete do Poder Executivo, Roberto Timpurim, para anunciar o projeto da Creche Escola para o município Jales, pedir que o mesmo seja viabilizado.

O Conclave

D. Demétrio Valentini

Conhecido o dia em que, finalmente,vai começar o conclave, é possível calcular sua duração aproximada. Para então sabermos qual será o cardeal escolhido para ser o novo Papa.
Como desta vez a sede vacante foi precedida pela certeza da renúncia, parecia conveniente antecipar o conclave. Tanto que o próprio Bento 16 julgou oportuno, enquanto ele ainda estava no cargo, modificar o regimento, facultando aos cardeais anteciparem o conclave.
Com isto, parecia que ele fosse convocado logo em seguida à efetiva renúncia de Bento 16.
Mas acontece que as reuniões preparatórias, que normalmente eram feitas enquanto se procedia aos funerais de um papa falecido, na verdade sua finalidade não era só fazer exéquias, não! Elas tinham outra finalidade, muito estratégica e necessária: ir tecendo os primeiros consensos, destinados a possibilitar que as votações no conclave já comecem com alguns direcionamentos mais claros, para que a partir deles, aí sim, as votações enveredem para fazer emergir um candidato, que possa ir agregando outras adesões, até se chegar à difícil maioria dos dois terços necessários para algum ser eleito papa.
Pois bem, foi o que assistimos nesta semana. Foram sucessivas reuniões, antes até de se anunciar o início do conclave, com a alegação que não era o momento de convocá-lo porque alguns cardeais ainda não estavam em Roma.
E assim, a pretexto, desta vez, não de velório, mas da ausência de alguns cardeais, foram se sucedendo reuniões, todos os dias, das quais também participavam os cardeais com mais de oitenta anos.
E aí temos outro detalhe indispensável para entender o que se passa com estas reuniões. Os cardeais com mais de oitenta anos não podem votar no conclave, nem dele participam. Mas não está dito que eles não possam dar opinião, e influenciar o voto dos outros. E dado que eles já não podem votar, gostariam que quando o conclave começasse, eles já estariam seguros que suas opiniões e preferências já tivessem sido bem assimiladas pelos votantes.
Pois esta é a situação dos cardeais octogenários: como perderam o direito do voto, tanto mais querem valorizar a força do aconselhamento, do palpite, da recomendação, tudo feito com a sutileza de conversas informais e despretensiosas, mas que na verdade são uma premente influência eleitoral.
Por isto, o trunfo dos cardeais com mais de oitenta anos são essas reuniões preparatórias. Oficialmente elas têm a finalidade de fazer uma ampla análise da situação da Igreja no mundo, com vistas a identificar quem teria melhores condições de ser eleito papa, para dar conta dos desafios que hoje se apresentam à Igreja.
Na verdade, esta é uma necessidade, e é de fato a intenção dos cardeais: pensar o voto em função dos desafios que o eleito irá enfrentar.
Daí resulta outra constatação, que me parece importante detectar, para entender o resultado da eleição. E´ depois de levantados os desafios, que dá para ir definindo os nomes a serem escolhidos. Os nomes emergem depois de constatadas as conveniências. Por isto, pode acontecer que certos cardeais, cotados como prováveis candidatos, possam ser deixados em segundo plano, por causa da opção estratégica assumida. Se por exemplo se chegar ao um consenso que deveria ser um papa italiano, será eleito um italiano. Se acharem que deveria ser, desta vez, um papa do terceiro mundo, se procurará um cardeal da América Latina, ou da África ou da Ásia.
É nesta hipótese que pode emergir o nome de um brasileiro. Sozinho, nenhum dos cardeais do terceiro mundo teria cacife para bancar pessoalmente uma candidatura. Mas se for dentro de um consenso mais amplo da conveniência de um papa representativo das regiões do mundo onde está a maioria dos católicos, poderemos ter um papa africano, ou latino americano, ou mesmo um brasileiro.
Daqui a alguns dias a fumaça branca vai nos contar tudo o que aconteceu lá dentro da Capela Sistina...

Prefeitura conquista nova Casa de Apoio aos portadores de câncer que fazem tratamento em Barretos

Pacientes de Jales que fazem tratamento no Hospital de Câncer de Barretos, mantido pela Fundação Pio XII, ganharam uma nova Casa de Apoio naquele município. O anúncio foi feito pela prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice, que através da Portaria nº 207/2013 nomeou a Comissão de Fiscalização do imóvel formada pelo secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Oswaldo Polízio Junior, pelo chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Trânsito, Luciano da Costa Teles e pelo diretor de serviços urbanos, Flávio Ferreira Jr.
A casa conta com ampla infraestrutura, constituída de 4 dormitórios, 3 banheiros, sala, cozinha, área de serviço, uma varanda de aproximadamente 17 m², garagem, grade de proteção, toda revestida de piso frio, cozinhas e banheiros azulejados e um grande quintal na parte dos fundos. "Além de ser um excelente imóvel, ele tem ótima localização, já que fica muito próximo de uma padaria e de um mini shopping. Procuramos por uma casa que ficasse bem próxima ao Hospital de Câncer e encontramos essa que fica a poucos metros da unidade, facilitando a locomoção e o acesso dos pacientes", contou Flávio Ferreira Junior.
Nos próximos dias a nova residência será mobiliada e colocada à disposição dos pacientes. "Tudo está praticamente pronto. A casa já foi pintada pelo proprietário e já podemos mobiliá-la para que possa receber os usuários do imóvel. Tudo conspirou favoravelmente para que a casa fosse alugada para a Prefeitura de Jales que garantirá segurança e conforto às pessoas que ocuparem o imóvel", disse o diretor de serviços urbanos da P.M. Jales, que emendou: "Teremos até um tocador de viola, o senhor Antonio Tofoletti, sogro do proprietário e vizinho do imóvel, que prometeu nos finais de tarde, alegrar os moradores da Casa de Apoio com diversas canções que ele interpreta e com sua inseparável viola".
De acordo com a prefeita Nice, "a casa foi viabilizada com o intuito de amenizar a situação vivida pelos pacientes que se deslocam até Barretos para fazer seus tratamentos contra essa doença. Muitas pessoas precisam ficar em Barretos, então a casa será para dar esse suporte, já que é um local onde os pacientes poderão descansar, assistir TV, fazer suas refeições e dormir. Estamos muito felizes, pois em dois meses de governo já demos o primeiro passo para diminuir um pouco o sofrimento do povo que viaja quilômetros para fazer o tratamento.

Jales terá unidade especializada em tratamento contra o câncer

O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria Estadual da Saúde, lançou nesta sexta-feira, 8 de março, às 10h30, um pacote de investimentos que serão destinados à Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. Ao todo, mais de R$ 190 milhões serão investidos em 13 hospitais do Estado, ampliando e adequando as áreas oncológicas dessas instituições.
Do total de unidades que serão reformadas e adaptadas, três já estão com previsão de inauguração dos novos serviços no primeiro semestre desse ano. O Hospital Estadual Heliópolis, que recebeu investimentos de R$ 60,5 milhões, teve sua alas de radioterapia e quimioterapia ampliadas e reformadas, além da aquisição de novos equipamentos.
Outra unidade com previsão de inauguração até junho deste ano é o Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos. Com investimento de R$ 18,4 milhões, foi criada uma ala especial para a oncologia. O Centro de Referência em Câncer funcionará dentro da instituição, com setores totalmente equipados de quimioterapia e radioterapia, o que ampliará a capacidade de atendimento na região da Baixada.
A terceira unidade, com previsão de inauguração dos serviços de oncologia no primeiro semestre de 2013, será na cidade de Mogi das Cruzes.
Entre as cidades que receberão unidades especializadas em tratamento contra o câncer, nos próximos 20 meses, estão Itapeva , Araçatuba, Santos, Presidente Prudente, Sorocaba, Jales, Catanduva, Barretos, Guarulhos e Osasco. Juntas, receberão mais de R$ 100 milhões do Governo do Estado para ampliações, adequações e compra de equipamentos.
"É fundamental investir em tratamentos e contínuas melhorias para a população que luta contra a doença. E é esse um dos objetivos da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer", afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

Pergunta
– Se é possível, dê-nos uma receita eficaz endereçada àquelas pessoas que estão sofrendo provas cármicas de intenso sofrimento.
Chico Xavier
– Aceitação sem inércia no trabalho de renovação íntima é o que a Espiritualidade nos ensina. Temos aprendido que o livre arbítrio é absoluto em nossas escolhas mentais, fazendo-se relativo quando os nossos pensamentos tomam forma, compelindo-nos a sentir os princípios de causa e efeito. É por isso que a liberdade de escolha e destino coexistem na vida.
Todos os dias na existência humana, podemos criar causas ou enfrentá-las. Desse modo, mesmo nas situações mais aflitivas da reencarnação, podemos modificar nossa vida, para melhor, aceitando o que já fizemos de nós em outras existências (ou nesta mesma existência), e procurando melhorar-nos sempre.
Um irmão reeducando em qualquer instituto penal, na própria cela em que se vê segregado conseguirá, se quiser, entrar em novo campo de aceitação do que fez de si mesmo e, agindo com humildade e compreensão, no trabalho de sua recuperação e liberdade, começará conquistando o respeito e a simpatia dos próprios guardas que o acompanham, candidatando-se ao livramento condicional e até mesmo à definitiva libertação.

Deputada Ana Perugini participa de encontro regional em Jales

Acompanhada pela presidenta da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereadora Pérola Maria Fonseca Cardoso, a deputada estadual petista Ana Perugini, esteve em Jales sábado, 2 de março, para o Encontro Regional da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.
Ana é coordenadora da Frente e discursou no evento realizado pela manhã no Plenário "Presidente Tancredo Neves". A deputada falou principalmente sobre o papel e importância da mulher na sociedade.
O Encontro Regional contou com a presença e explanação da Coordenadora pastora Amélia Matos, da Casa Abrigo, que trata de mulheres que sofreram violência doméstica.
As psicólogas Cláudia Manfrim e Sabrina Compone ministraram palestra sobre as conquistas e importância da mulher na sociedade. Edson Edgard Batista, representando a ONG EcoAção e a Coopesol - Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos, falou sobre o notável trabalho de Rosângela Mazonas Fonseca, presidente da Coopersol de Jales, que recebeu o Prêmio Sebrae "Mulher de Negócios" nos últimos dias.
Ana agradeceu a presença dos palestrantes, do público, composto principalmente por universitários e se comprometeu a sempre auxiliar nas causas defendidas pela Frente.

Moradores do “João Colodetti” recebem Termos de Posse

A prefeita Nice Mistilides, entregou na quinta-feira, 7 de março, os Termos de Posse das 15 moradias populares construídas no Conjunto Habitacional "João Colodetti". Os mutuários receberam a documentação no gabinete do Poder Executivo.
Durante entrega, Nice se colocou a disposição dos moradores e prometeu olhar com carinho para as necessidades do bairro. "Quero também lembrar que assinamos um contrato com o Banco do Povo Paulista para que vocês possam utilizar créditos na compra de material e até pagamento de mão de obra para reforma de imóveis adquiridos via CDHU", afirmou.
De acordo com o diretor de divisão da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Aparecido Picolin, as 15 moradias fazem parte de um grupo de 60 casas que estão sendo construídas e que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do Ministério das Cidades.
"Provavelmente, mais 15 casas serão entregues em abril e todas as restantes até o final do mês de junho", revelou Picolin.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz aniversário Vitória

 
QUEM COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA NESTE DIA 08 DE MARÇO,
DIA INTERNACIONAL DA MULHER É A VITÓRIA ROCHA.
PARABÉNS VITÓRIA, A FAMÍLIA DESEJA MUITOS ANOS DE VIDA E 
MUITAS BENÇÃOS DE DEUS!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Defesa Civil do Estado participa da 1ª corrida e Caminhada da Solidariedade “Roupa boa a gente doa”

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Casa Militar, em conjunto com a Federação Paulista de Atletismo, Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, realizará em 10 de março (domingo), no município de São José do Rio Preto, o evento denominado "1ª Corrida e Caminhada da Solidariedade – Roupa Boa a Gente Doa".
Este evento tem por objetivo apoiar a Campanha do Agasalho de 2013, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade do município de São José do Rio Preto.
O evento terá cinco quilômetros de percurso e a largada acontecerá às 8 horas no Centro Regional de Eventos. Para se inscrever, o interessado deve doar um agasalho ou um cobertor. As inscrições podem ser feitas na Delegacia Regional de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto, situado na Rua Dr. Presciliano Pinto, 838, Boa Vista - e no Fundo Social de Solidariedade, na Rua Pedro Amaral, 3578, Ercília, das 8 às 17 horas.
A troca pelo Kit de corrida será realizada nas duas horas anteriores a corrida, ou seja, das 6 às 8 horas do dia 10/03, no mesmo local do evento. O percurso será: saída em Direção à Praça do Jardim Vivendas, com retorno em frente ao Condomínio Green Park, em direção ao Hotel Saint Paul, terminando o percurso no Centro Regional de Eventos.
Para a prova o competidor deverá ter até o dia da inscrição, 14 anos completos.
Orienta-se, por segurança aos atletas participantes a realização de rigorosa avaliação médica geral.
Convidamos a todos a participarem desta iniciativa solidária!

Empreendedora de Jales é vice-campeã nacional no Prêmio Mulher de Negócios

A presidenta da Coopersol de Jales, Rosângela Mazonas Fonseca (foto), conquistou nesta quinta-feira, 7 de março, em Brasília o segundo lugar nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Na semana passada, ela tinha conquistado a etapa estadual, na categoria Negócios Coletivos. Rosângela é presidente há dois anos da Coopersol – Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos, , que ajudou a fundar em Jales numa área de 720 metros quadrados, onde é feita a seleção e o enfardamento do material coletado, principalmente papelão e isopor. Rosângela, que nunca teve nenhuma experiência na administração de empresas, é quem faz as cotações e vende o material, garantindo uma renda de mais de um salário mínimo para 17 cooperados, a maioria com estudo apenas fundamental. Logo depois da cerimônia ela disse que estas duas conquistas no Prêmio já mudaram a vida dela e da Cooperativa.
"Nosso trabalho agora é conhecido na cidade inteira, e também na região. Na semana passada todo mundo queria ver o troféu de primeiro lugar estadual. Agora, então, que é nacional, vai ter mais gente ainda querendo ver. Mas para conhecer tem que ir lá na sede da Coopersol, e aproveitar para saber do trabalho que a gente está fazendo, que beneficia todo mundo, e tomar consciência da importância da reciclagem", disse Rosângela, garantindo que em nenhum momento esperava estar entre as três vencedoras nacionais.
"Em nenhum momento, depois que fiz a inscrição, eu pensei em chegar até Brasília, quanto mais em ganhar o ouro. Quando cheguei aqui e conheci as finalistas pensei comigo mesma, "não vou conseguir nem bronze". Então, prata já foi maravilhoso, muito bom. Agora, é trabalhar mais ainda!", finalizou a presidente.

Palestra em Jales

Nesta sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, o Sebrae São Paulo participará de um evento especial com mulheres empreendedoras ligadas à Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ). A consultora do Sebrae em agronegócios, comércio e serviços, Viviane Karina Gianlorenço, ministrará a palestra sobre mercado empreendedor, inovação e comportamento. O Café de Negócios, promovido pela ACIJ, será realizado das 8h às 10h, no auditório da entidade e deve reunir em torno de 100 mulheres empreendedoras.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Professoras da Medicina/Unesp serão homenageadas pela APM

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Associação Paulista de Medicina (APM) prestará homenagem a dezoito médicas de diferentes localidades do Estado de São Paulo. Estão inseridas entre as homenageadas três docentes da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).
As professoras Francisca Teresa Veneziano Faleiros, do Departamento de Pediatria,
Jacqueline Teixeira Caramori (foto acima), do Departamento de Clínica Médica e Regina Helena Garcia Martins (foto abaixo), do Departamento de Oftalmologia/Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CCP) deverão receber certificado e troféu da organização, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
O critério de seleção das homenageadas priorizou ações sociais desencadeadas por cada uma das profissionais da saúde. O evento, realizado anualmente pela associação, acontecerá no dia 8 de março, a partir das 20 horas, na sede da APM, situada na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 278 – 9° andar – Bela Vista.

Prefeita Nice assina TAC com Ministério Público

A prefeita Nice Mistilides (PTB) participou na tarde desta quinta-feira, 6 de março, da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual para solucionar os problemas de intervenções indevidas e os danos ambientais provocados ao longo do córrego do Tamboril.
Durante reunião, o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Eduardo Shintani, falou que o problema do local é antigo e que havia um inquérito civil em andamento na Promotoria sobre a questão.
Shintani deu um prazo de 12 meses para apresentação de um plano de macro e microdrenagem, acompanhado de um Plano de Recuperação da Área Degradada. Segundo a secretária municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante "de um modo geral, os principais problemas já detectados e que deverão ser resolvidos são: reforma e adequação de galerias existentes, com construção de dissipadores de energia para diminuir a velocidade e o impacto das águas pluviais; recuperação das nascentes, das erosões, voçorocas e de assoreamentos, além de uma efetiva campanha de Educação Ambiental para toda a população".
Para a prefeita, "é essencial trabalharmos corretamente com o meio-ambiente. Isso tem sido uma das minhas prioridades. Fico triste que durante muitos anos esse córrego tenha sido esquecido pelas autoridades. É mais um "desafio" que assumimos e tomaremos todas as providências", afirmou Nice.
Além da prefeita, participaram da reunião representando o município, a secretária municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante e os técnicos André Domingues Sanches e José Roberto Bois.

terça-feira, 5 de março de 2013

Semana da mulher:

primeira prefeita eleita no Brasil foi a potiguar Alzira Soriano
Luíza Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina. Tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929. Viúva, Alzira Soriano disputou em 1928, aos 32 anos, as eleições para a prefeitura de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte, pelo Partido Republicano, e venceu com 60% dos votos, quando as mulheres nem sequer podiam votar.

Mas foi pouco tempo de administração, apenas sete meses. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato por não concordar com o governo de Getúlio Vargas. A responsável pela indicação de Alzira como candidata à Prefeitura de Lajes foi a advogada feminista Bertha Lutz, uma das figuras pioneiras do feminismo no Brasil.
A administração de Alzira Soriano à frente da Prefeitura de Lajes resultou na construção de novas estradas, como a que fazia a ligação entre os municípios de Cachoeira do Sapo e Jardim de Angicos. Ela também construiu mercados públicos distritais, fez escolas e cuidou da iluminação pública a motor.
Somente com a redemocratização, em 1945, Alzira Soriano voltou à vida pública, como vereadora do município de Jardim de Angicos, onde nasceu. Foi eleita por mais duas vezes consecutivas, liderando a União Democrática Nacional (UDN). Chegou à Presidência da Câmara de Vereadores mais de uma vez. Aos 67 anos, Alzira morre em 28 de maio de 1963 por complicações de um câncer.
Direito ao voto
Nas eleições convocadas por Getúlio Vargas para uma Assembleia Constituinte, nos anos de 1934 e 1935, foi eleita a primeira mulher deputada federal, Carlota Pereira de Queiroz, médica paulista. Berta Lutz, cientista e feminista, primeira suplente do Distrito Federal, assumiu o mandato em 1936.
Com muita luta na vida política, outras mulheres garantiram que, pela primeira vez, a Constituição brasileira consagrasse, entre outros aspectos, o princípio de igualdade entre os sexos, o direito do voto feminino e as garantias de proteção ao trabalho da mulher. São elas: Maria do Céu Pereira Fernandes, a primeira deputada eleita do Rio Grande do Norte, em 1934; e Almerinda Ganla, eleita entre os 40 delegados classistas (trabalhadores e empregados), em 1935.
De acordo com Ane Cajado, historiadora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Constituição Republicana de 1891 não proibia o voto feminino, pois considerava como eleitores os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos. “A interpretação que se fazia era de considerar cidadão brasileiro apenas o homem”, explicou.
Ainda segundo a historiadora, a eleição da primeira deputada no Brasil, Carlota Pereira, “sem dúvida foi um marco da história da emancipação da mulher”. Seu mandato foi em defesa da mulher e das crianças e trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem melhor tratamento das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira.
BB/LC (site do TSE)

Incra recebe posse de imóvel em Guaraçaí, no noroeste paulista

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo recebeu ontem (04/03) a imissão na posse da Fazenda Moinho, localizada em Guaraçaí, na região noroeste do estado. O imóvel tem área de 484,70 hectares, com capacidade estimada de assentar 40 famílias no projeto de assentamento a ser criado pelo Incra.
A Fazenda Moinho foi decretada como de interesse social para fins de reforma agrária em 21 de maio de 2008, tendo sua ação de desapropriação ajuizada em 26 de maio de 2010. O pagamento pelo imóvel compõe-se de R$ 3.105.968,85 em Títulos da Dívida Agrária (TDA), referentes ao pagamento pela terra nua e a indenização de R$ 371.949,99 pelas benfeitorias no valor, em moeda corrente.
A posse da Fazenda Moinho ampliará para cinco os projetos de assentamentos criados pelo Incra no município de Guaraçaí, onde já estão implantados os assentamentos Aroeira, São José II, Nova Vila e Santa Luzia, onde já vivem mais de 200 famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Evento movimentará mercado de noivas em Votuporanga

Escolher o melhor vestido, encontrar um buffet de qualidade, pesquisar preços e, no final das contas, realizar uma cerimônia para ficar na memória de toda a família. Depois do famoso “sim”, centenas de noivas e noivos iniciam uma jornada para a realização do casamento perfeito. Segundo dados do IBGE, são mais de 980 mil novos casais formados anualmente no Brasil.
Pensando em facilitar a busca por fornecedores no diversificado segmento do mercado de noivas é que o empresário Leandro Melo criou em 2012 o Encontro de Noivas de Votuporanga. Durante o evento, os principais fornecedores locais do ramo de casamento apresentam suas apostas em produtos e serviços. Na primeira edição, mais de 1,5 mil visitaram os 35 estandes das áreas de aluguel de trajes, beleza, buffet, imagem, cerimonialistas, entre outros produtos procurados pelos noivos na organização da festa.
Para atender novamente a este público, os organizadores confirmaram a 2ª edição do encontro para agosto. Os detalhes e diferenciais serão apresentados na noite de lançamento marcada para a próxima semana, dia 14 de março, a partir das 20 horas, no Ville Eventos Gramadão.
O organizador, Leandro Melo, que possui um estúdio especializado em cobertura e produção de vídeos de casamento, conta que a ideia do Encontro de Noivas surgiu após perceber que Votuporanga conta com fornecedores para todos os tipos de artigos procurados pelas noivas. “Muita gente ainda acredita que para realizar uma boa festa precisa buscar profissionais de outras cidades, mas Votuporanga tem fornecedores em todas as áreas com um serviço de excelente qualidade. Com o Encontro, reunimos os melhores num só lugar para facilitar a divulgação e fechamento de contratos”.
Durante o lançamento, o empresário apresentará um balanço do Encontro realizado em 2012, além de explicar aos interessados como podem participar da nova edição.

TCE na caravana da acessibilidade


"Os poderes públicos são os responsáveis diretos para a preparação de projetos de crescimento e de aprimoramento da qualidade de vida das pessoas com deficiência que vivem nos municípios, o que representa entre 13 e 15% da população municipal", disse o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara ao confirmar a realização da "4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania", em Bebedouro. Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Marco Pellegrini, a obtenção de recursos e o suporte financeiro para desenvolver acessibilidade a todos, é um caminho de duas vias, que envolve o município e o Estado.
No dia 22, em Bebedouro, a participação do Tribunal de Contas do Estado garante informações precisas de como a acessibilidade pode ser incluída no orçamento município. Palestra do técnico, Dr. Flávio Correa de Toledo (foto), dará o caminho a prefeitos, vereadores, contadores e secretários de finanças dos municípios da região administrativa de Barretos.
O evento é realizado pela Uvesp com apoio da Secretaria dos Direitos da pessoa com deficiência e aberto aos interessados na inclusão e, principalmente, às pessoas com deficiência.
Este é o 31º evento da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania. O próximo acontecerá no dia 12 de Abril em Votuporanga.

Cai Braz Baratela

O Bacharel em Ciências Contábeis, Braz Baratela, não é mais o Secretário Municipal de Finanças. Ele esteve no cargo por 63 dias. Aliás, no segundo dia de seu mandato  nas Finanças, Braz havia confidenciado que assumia provisoriamente o cargo. A conversa com a prefeita Nice era de que ele seria nomeado para o Consirg, tão logo outro nome fosse convidado para a Finanças. A prefeita Nice ainda não completou seu secretariado, depois de 63 dias no cargo. O convidado para o lugar de Braz é o contabilista Mório.

Prefeita Nice e o vice Pedro Callado sofrem derrota política na Câmara Municipal

Projeto de Lei que abria crédito especial para realização
da 44ª FACIPé rejeitado em plenário

 

O Projeto de Lei nº 12/2013, de autoria do Poder Executivo, que autorizava a abertura de Crédito Adicional Especial na Lei Orçamentária Anual do exercício de 2013 no valor de R$ 2.300.000,00 para realização da 44ª FACIP – Feira Agrícola Comercial, Industrial e Pecuária de Jales foi rejeitado em plenário por 6 votos contra e quatro a favor.

            Após receber parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa e de Orçamento, Finanças e Contabilidade, além da Assessoria Jurídica da Câmara, o Projeto de Lei foi submetido à discussão e votação na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 4 de março.

 Utilizaram a tribuna para falar sobre o assunto, os vereadores Luís Fernando Rosalino, Gilberto Alexandre de Moraes e a presidente da Casa, vereadora Pérola Maria Fonseca Cardoso, que, em seu discurso, citou “o Projeto de Lei que abre um crédito adicional especial de 2,3 milhões de reais é de fato a autorização para o Executivo utilizar dinheiro público na FACIP. Diante de tantos problemas que vive a cidade e da falta de recursos para resolver todos eles, não podemos autorizar o uso de dinheiro da Prefeitura para a realização da FACIP. Este recurso deve ser empregado na solução dos problemas que vivemos em nossa cidade”.

 “Para as entidades garanto que a Câmara Municipal será sempre uma parceira fiel. Sabemos da luta das entidades assistenciais de Jales. Elas realizam um trabalho essencial apesar das limitações financeiras. Contem com a Câmara de Vereadores, ela sempre estará do vosso lado”, disse a presidente da Casa, visto que ficou acordado entre a Comissão Organizadora da FACIP e as entidades que o lucro da festa será repartido entre elas.

 Projeto de Lei nº 12/2013 foi rejeitado com os votos contrários dos vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Nivaldo Batista Oliveira, Rivail Rodrigues Junior e pela presidente, Pérola Maria Fonseca Cardoso (Jaqueline Zambon)

segunda-feira, 4 de março de 2013

Deputado Carlão Pignatari pede recursos para Festa da Uva, de Palmeira d’Oeste

O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) acompanhou o prefeito de Palmeira d’Oeste, Luciano Esparapani, e o vice Reinaldo Savazi em audiência na Secretaria de Estado de Turismo, na tarde de terça-feira, 26 de fevereiro.  Na oportunidade,   o deputado solicitou ao secretário em exercício Cláudio Valverde um recurso de R$ 80 mil para a realização de a Feira da Uva no município.
O deputado explicou que a região é muito forte em produção de uva e que isso deverá atrair muitas pessoas na cidade. De acordo com o prefeito Luciano, o evento deverá acontecer na praça central da cidade, nos dias 16, 17 e 18 de agosto.
O secretário disse que vai analisar o projeto que o prefeito deixou e que em breve dará uma resposta ao deputado Carlão.

Diretor da TV TEM visita Nice e confirma projeto Cidade Limpa para Jales

Na manhã de sexta-feira, 1° de março, a prefeita Eunice Mistilides Silva (Nice) recebeu no gabinete a visita de cortesia do diretor executivo da TV TEM, Luiz Ricardo Queiroz. Participaram do encontro, o vice-prefeito, Pedro Callado, o jornalista e vereador Tiago Abra, o secretário de Comunicação, Bruno Guzzo e o contato publicitário da TV TEM, Marcelo Mamone.
Na oportunidade, Queiroz deu boas vindas à prefeita e reafirmou o compromisso da emissora em apoiar programas sociais em sua área de cobertura. O diretor aproveitou a presença e confirmou a participação de Jales no projeto Cidade Limpa, de 19 a 30 de agosto deste ano.
Para Queiroz, o projeto tem o objetivo de motivar a comunidade na promoção da melhoria da qualidade de vida e da proteção ao meio ambiente. Em 10 anos, já foram recolhidos o equivalente a mais de 150 mil caminhões carregados de lixo. O material coletado vai para um ponto de apoio e, depois, para a reciclagem.
"Estou muito feliz que Jales vai voltar a participar do Projeto Cidade Limpa. A campanha é importantíssima na conscientização dos moradores em deixar os quintais livres dos criadouros do mosquito da dengue", afirmou Nice.

Jales sedia encontro que discute a defesa da Saúde Pública


A defesa da saúde pública foi o tema debatido na manhã de sábado, 2 de março, entre representantes dos Consórcios Intermunicipais de Saúde das regiões de Jales, Fernandópolis e Santa Fé do Sul, durante encontro promovido no auditório de convenções do Grandes Lagos Hotel.
A anfitriã do evento, a prefeita de Jales, Eunice Mistilides Silva – Nice, recebeu o deputado federal Eleuses Paiva (PSD/SP), o diretor do Diretório Regional de Saúde – DRS15, Dr. José Victor Maniglia e o diretor do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Dr. Horácio Ramalho, prefeitos, vice-prefeitos e profissionais da saúde de dezenas de cidades da região para debaterem problemas, discutirem soluções, ouvirem solicitações e definirem condutas a serem tomadas em prol da saúde pública.
Durante a reunião suprapartidária, Eleuses Paiva ressaltou a grande importância de cada município apoiar o projeto de iniciativa popular que obriga o Governo Federal a destinar 10% da receita bruta da União para a saúde. "Necessitamos de aproximadamente 1,5 milhão de assinaturas para que a proposta se transforme em projeto. Já conseguimos o mais difícil que são as primeiras 1 milhão de assinaturas, obtidas com o apoio da população e, tenho certeza de que, acima de interesses partidários, alcançaremos nosso objetivo para que o projeto dê entrada no Congresso, seja votado a aprovado". Para o deputado federal, "temos que dar as mãos e vermos como um pode ajudar o outro. Precisamos de união, pois saúde não é simplesmente um programa de governo, é um programa de Estado".
A dificuldade dos prefeitos em fechar as contas do município também foi assunto do encontro. "Vocês prefeitos destinam em média 25% do orçamento para a Saúde e outros 26% a 27% para a educação, gastando aí cerca de 50% dos recursos, sem contar que precisam resolver problemas de desemprego, já que as prefeituras se transformam nas principais empregadoras de mão de obra das cidades, utilizando dessa forma uma parcela considerável de recursos. Somados aos investimentos em saúde e educação, sobra para outras áreas, também importantes, quase nenhum recurso". De acordo com o deputado Eleuses, uma forma de resolver esse problema é a viabilização da reforma política.
A prefeita Nice agradeceu a presença dos convidados e disse que "precisamos otimizar nosso trabalho, gastarmos pouco e fazermos muito e, somente unidos, conseguiremos atingir nossas metas. Por essa razão, encontros como esse, que colocam em discussão a defesa da Saúde Pública são de extrema importância para os municípios. Quero dizer que nossa cidade sempre estará de portas abertas para recebê-los".
A mesa de honra do encontro foi formada pela prefeita Nice, deputado Eleuses Paiva, diretor do DRS15, Dr. José Victor Maniglia, diretor do HB de Rio Preto, Dr. Horácio Ramalho, coordenador executivo do Consirj, Luiz Henrique Viotto, o Macetão, secretária municipal de Saúde de Jales, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, vereadora da Câmara Municipal de Paranapuã, Cláudia Siqueira e pelo provedor da Santa Casa de Jales, José Pedro Venturini. Também participaram do evento a presidente do Conselho Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis – Cisarf, a prefeita, Ana Bim, o representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região de Santa Fé do Sul, vereador Leandro magoga e os vereadores jalesenses, Tiago Abra e André Ricardo Viotto.