Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2013

Eleitorado com um pé atrás

O eleitorado da prefeita Nice Mistilides (PTB) está um tanto reticente quanto ao seu modo de governar. Ela teve praticamente 90 dias para escolher e anunciar o seu secretariado e não o fez, deixando os convites para  a última hora, e não designando todos os assessores de sua confiança, quando os correligionários, eleitores, amigos e a própria imprensa,  acreditavam num primeiro escalão de altíssimo nível, o que de fato não aconteceu. 
O pedido de criação de onze cargos de livre nomeação à Câmara Municipal, não tendo concluído nem 30 dias frente à Prefeitura, coloca a prefeita Nice Mistilides em xeque com o seu eleitorado, que acreditou e deu-lhe a vitória em  outubro do ano passado. São cargos de pequena expressão, mas que estão sendo criados, a bem da verdade,  para cumprir promessas de campanha eleitoral, e vai onerar a folha de pagamento que precisa se enxugada e não inflada 
E a maior agravante nesse caso do projeto de lei pedindo a criação dos cargos é que, a capacidade de conhecimento do Secretário Municipal de Administração e a própria assessoria jurídica da prefeita, foram colocadas em xeque, com a devolução do Projeto de Lei pela Câmara Municipal ao Gabinete do Poder Executivo, com a informação de que, os cargos não poderiam ser criado por lei ordinária mas sim por lei complementar.
Sabe-se pelos quatro cantos da cidade,  que o diretor da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Nilton Marques, é pessoa ligada ao PT e amiga do ex-prefeito Humberto Parini. Mudar um artigo de uma lei que exige  Mestrado para ser ocupado,  para nomear, segundo comentários fortíssimos  pela cidade, para o cargo, uma pessoa com diploma de curso superior mas sem o título exigido pela lei, apenas porque o ocupante é adversário político e o pretenso candidato ao cargo é de um partido de apoio à administração. É o egocentrismo falando mais alto.
O diálogo é fundamental para tudo, especialmente na política, onde as divergências surgem  com o vento,  de uma hora para outra.  É preciso diálogo, competência e delegação de poderes.

Câmara devolve à prefeita Nice, projeto de lei que cria 11 cargos em comissão

Vereadores Tiquinho, a presidenta Perola Cardoso e
Jesus Martins, durante a sessão extraordinária
Com base no parecer jurídico da Câmara Municipal, os vereadores devolveram nesta sexta-feira, à prefeita Eunice Mistilides, o projeto de n° 005 de 22 de janeiro de 2.011, que cria cargos de livre nomeação do executivo municipal.
A prefeita Nice Mistilides convocou uma sessão extraordinária do Poder Legislativo para esta sexta-feira, 25 de janeiro, para a votação de cinco projetos de lei e dois projetos de lei complementar.
O projeto de lei que cria os cargos foi devolvido em virtude de, segundo o parecer da Assessoria Jurídica da Câmara Municipal, a criação de cargos não pode ser feita por lei ordinária mas sim por lei complementar e outros itens não especificados no projeto de lei.
O projeto cria os cargos de Agente de Segurança do Gabinete do Poder Executivo com um salário mensal de R$ 2.400,00. Estão sendo criados também dois cargos de Assessor de Turismo; dois cargos de Assessor de Esportes; dois cargos de Assessor de Lazer; dois cargos de Assessor de Agricultura e dois cargos de Encarregado de Apreensão de Animais, todos com salários de início de carreira.
O vereador Gilberto Alexandre de Moraes (DEM) pediu vista ao projeto de lei complementar que altera a redação do Artigo 1º, do Parágrafo Único, inciso III, da Lei Complementar nº132, de 29 de junho de 2006 onde fica especificado que o diretor nomeado para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) precisa ter no mínimo Mestrado.
A alteração pretendida é para excluir da lei, a exigência do título de Mestre para assumir a direção da UAB. Segundo uma fonte, essa mudança viria beneficar um aliado da adminsitração municipal.
Se projeto que cria os cargos, retornar à Câmara municipal e for aprovado pelos vereadores, a folha de pagamento, segundo informações,sofreá um acréscimo em torno de R$ 25 mil por mês.
Os demais projetos apreciados pelos vereadores foram aprovados por unanimidade

O cofre misterioso

O que tem dentro!
O que será que tem dentro desse cofre que a curiosidade está acima do normal? O cofre foi encontrado em uma velha na antiga colônia da Fazenda Jalles que existia ali no bairro Santo Expedito. A foto foi feita pelo colunista em 16 de janeiro, às 9h04m. O cofre ainda não foi aberto por estar esperando, segundo disse o especialista, ordem policial.
Pra quê
Não dá para entender o envio pela prefeita Nice Mistilides de projeto de lei à Câmara Municipal criando onze cargos, seis deles de assessores para aumentar ainda mais o quadro de funcionários por livre nomeação, na Secretária Municipal de Esportes, Cultura e Turismo. Cargo só se cria por extrema necessidade ou depois de muitos meses na administração. De cara, o impacto perante a opinião pública é avassalador.De onde
Já tem muita gente apostando no nome do guru que está orientando a prefeita Nice. Falam que o dito cujo não é de Jales.
Política
O presidente do PSDB de Jales, Carlos Cardoso esteve conversando com o deputado federal e secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini. O assunto versou sobre o atual momento político de Jales e a ausência tucana em mais cargos na administração municipal. Os tucanos não podem reclamar, já que são apenas um ponto escuro na política jalesense e não são muito abnegados na busca por recursos para o município.
Acreditando
O vice-prefeito Pedro Callado (PSDB), presidente da Facip 2013, está acreditando num excelente superávit este ano. Todo mundo diz que a Facip dá um bom lucro. Que a Comissão Organizadora 2013 prove isso à população.Fora
Dias 16 e 17 de abril são dias dedicados a shows regionais, e para tanto, a Comissão deveria usar um desses dias para anunciar a noite Gospel que não foi incluído como nos anos anteriores. Os fãs da música Gospel estão numa chiadeira danada após o anúncio da grade de shows.
Nem precisa
A oposição não precisa esperar os 100 dias para dar inicio à bateria de críticas como havia dito. Está sendo municiada sem precisar sair do sofáQuieta aí
A prefeita Nice está criando o cargo de Agente de Segurança do Gabinete. Nunca em administrações anteriores se ventilou a criação de um cargo dessa natureza. Enfim, Nice sabe o que faz.
Multas

Segundo se comentou no botequim da vila, a empresa responsável pela Área Azul em Jales está exigindo do Poder Municipal que acione o órgão responsável para multar os veículos que estão sem o cartão de estacionamento e com o aviso de multa.
Coisas do..

O contrato de publicação de atos oficiais da Prefeitura venceu no dia 18 de janeiro. Uma cláusula, que é uma aberração, no contrato, reza que se a Prefeitura não abrir a licitação até o dia citado, o contrato seria prorrogado por mais cinco meses. A prefeita Nice determinou a abertura imediata de nova licitação.
Adquiriu

No meio político gira a conversa de que a Prefeitura já adquiriu um terreno para a construção de futuras casas populares. É ali por lado da subida preta.
Apoio
Henrique Prata convidou a prefeita para visitar algumas instalações e solicitou o apoio da prefeitura em projetos de infra-estrutura e ampliação do local. Prata se mostrou bastante contente pela receptividade da prefeita "Fiquei muito surpreso e admirado com a iniciativa e boa vontade da Nice, que em resposta disse "sei da joia que é este Hospital do Câncer de Barretos na nossa cidade. Desde a campanha prometi que olharia com bons olhos para este local. Adianto que quero a prefeitura como a principal parceira desta importante conquista regional",

Aniversário de D. Demétrio

O bispo diocesano de Jales, D. Demétrio Valentini, ao lado do
Papa Bento XVI, quando de uma de suas viagens ao Vaticano,
vai receber na quinta-feira, 31 de janeiro,
os parabéns por mais um aniversário.

Pedro Callado é paraninfo de Turma de Direito em Fernandópolis

O juiz aposentado Pedro Manoel Callado Moraes
e o também advogado Guilherme Soncini da Costa
O juiz aposentado e vice-prefeito de Jales, Pedro Manoel Callado de Moraes, participou dos eventos de formatura das Turmas de Direito da Universidade Camilo Castelo Branco, a Unicastelo de Fernandópolis. Os alunos do curso, dos períodos matutino e noturno, convidaram Dr. Pedro para ser paraninfo das turmas dos períodos matutino e noturno.
As solenidades tiveram início no dia 17, com uma Missa na Igreja Matriz de Fernandópolis. No dia 18 de janeiro, um jantar foi realizado no Plaza Eventos; no dia 19, o tradicional Baile, também no Plaza Eventos e no dia 24, a cerimônia de colação de grau, na Casa de Portugal.
Além do vice-prefeito, Pedro Callado, juiz de direito aposentado, o advogado jalesense Guilherme Soncini participou da formatura como Patrono das turmas.
"Foi uma honra ser convidado para ser o Paraninfo das turmas de Direito da Unicastelo. Durante os cinco anos de curso estreitamos nossas relações e mais que professor e alunos, nos tornamos amigos. Posso dizer que eram meus alunos até ontem, meus colegas de profissão a partir de hoje e meus amigos para sempre", disse Dr. Pedro Callado.

Alunos de Administração e Ciências Contábeis da Unijales colam grau

As turmas de Administração e Ciências Contábeis da Unijales, concluintes em 2012 começaram o ano com a sensação de dever cumprido, em clima de muita alegria e emoção.
Tudo isso porque na última quinta-feira, dia 24 de janeiro, participaram da cerimônia de colação de grau, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo e se tornaram os mais novos profissionais das áreas Administrativa e Contábil.
Na presença da Reitora Maria Christina Fuster Soler Bernardo, dos coordenadores, Márcio Antônio Hirose Fedichina e Júlio Cesar Siqueira, dos professores, familiares e amigos, 100 alunos receberam seus certificados de conclusão de curso, entregues pelos paraninfos, Márcia Melo Bio, do curso de Administração e Júlio Cesar Siqueira, de Ciências Contábeis.
Após o juramento e o comprometimento com as profissões, os formandos ouviram o discurso da Reitora, que agradeceu aos concluintes e aos pais, por terem confiado à Unijales a formação profissional de cada um.

Adelvair David é homenageado com Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Jales


Adelvair David (foto), foi homenageado com uma Moção de Aplausos concedida apela Câmara Municipal de Jales, em reconhecimento não só à ação filantrópica que pratica junto às famílias jalesenses através do Grupo Espírita Beneficente "Maria Dolores", a qual vem se dedicando há mais de 14 anos, mas também como funcionário público municipal, tendo iniciado sua carreira na prefeitura em 1977, aos 15 anos de idade, na função de guarda mirim, no último ano do segundo mandato do prefeito Honório Amadeu, sendo muito admirado e querido por todos pela sua dedicação.
David, como é carinhosamente chamado, jalesense, neto de italianos, atualmente com 49 anos, completou, em 17 de outubro, 35 anos de serviço público municipal. Ele é lotado na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. David é licenciado em Letras, Ciências Sociais e Matemática pela UniJales, e lecionou por dois anos na rede pública de ensino.
A sua maior paixão é a música clássica. Estudou piano, acordeom, órgão e foi professor na Escola de Música Santa Cecília durante seis anos.
A propositura foi uma iniciativa do vereador Luiz Henrique Viotto e foi aprovada na última sessão camarária de 2.012 por unanimidade.

Bailes carnavalescos e matinê para crianças serão no CIEVI e CCTI

"Da maneira como recebemos a prefeitura e em tão pouco tempo seria impossível organizarmos um carnaval de qualidade para o nosso povo. Sabemos que muitos moradores daqui já fecharam pacotes em cidades da região e não podemos fechar os olhos para esta realidade que estamos vivendo", afirmou a prefeita Nice Mistilides, ao anunciar a realização do caranaval de salão em Jales.
A prefeita ainda ressaltou que em agosto deste ano, uma reunião entre prefeitura e entidades definirá uma mega estrutura para o Carnaval de 2014.
Ficou definido que neste ano a festa de Momo será na noite de sábado (9/2), a partir das 21h, no Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso (CIEVI).
No domingo (10/2), uma matinê para a criançada está sendo preparada, também no CIEVI. Além de animação de banda haverá concurso de fantasias.
Na segunda-feira (11/2), os foliões brincam no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI).
Os três dias vão contar com a participação da banda Continental, de São José do Rio Preto, com direito a marchinhas e até mesmo forró, além do tradicional baile das máscaras.
Integram a comissão organizadora do carnaval Renato Luis de Lima Silva, Maria Odete Custódio, Josiel Britos da Silva, Ezequiel Ferreira, além dos membros João Nogueira, Lúcia Callado e Daniela Oliveira Nunes.

Tudo normal

Marta Sousa Costa
www.martasousacosta.com

Cada um programou a entrada do ano a sua maneira. Alguns organizaram festas fabulosas, outros participaram de comemorações organizadas por especialistas, teve quem festejou a dois, descobrindo que mais não precisava, e uma patota grande se meteu na cama, cabeça escondida sob o lençol, para ignorar a alegria alheia.
Fazendo um retrocesso, percebo que passei por todas essas situações, no correr da vida. Como a maioria das pessoas, imagino.
Houve o tempo de festas animadas, grupo grande de amigos, todos jovens; o tempo de curtir com os filhos pequenos e, na pré-adolescência, deixá-los experimentar uma dose de Keep Cooler; o tempo de passarem a meia noite conosco e logo partirem para encontrar a turma. Houve a comemoração badaladíssima do ano 2000, espaço oferecido pelos amigos, organização tão divertida como a festa, que quase nos convenceu de que poderíamos entrar para o ramo de eventos.
Antes, houve o ano de acompanhar o filho adolescente a São Paulo, para sua primeira viagem internacional, curso de inglês nas férias, coração apertado dos pais, hotel no centro da cidade, fogos vistos através da janela.
Depois, as entradas de ano passadas em hospitais, longe de tudo e de todos, lágrimas guardadas para o travesseiro, sorrisos pela manhã, que fraqueza a gente esconde.
Aí se aproximou 2013 e, talvez por tantas vivências, desejei algo diferente: passar na calma da fazenda, com filhos, netos e quem mais apreciasse o programa. Aceita a ideia com entusiasmo, partimos para o interior de Pedro Osório, dois dias após a comemoração de Natal.
A idade dos netos varia entre 18 meses e quatro anos, idade da gaúcha, dona do campinho, cheia de conhecimentos sobre o meio rural. Aos menores, paulistas e citadinos, ela aproveitou para esbanjar erudição, entre brincadeiras e os desentendimentos naturais.
O lagarto amanheceu nadando na piscina e foi retirado pela cola, num gesto considerado de muita coragem; a cobra morta pelo funcionário alertou para o cuidado, nos passeios pelo campo; mãe e pai proporcionaram o prazer da cavalgada, o contato com o cavalo, o cheiro característico; o campo se desdobrou em estímulos. O olhar descansou no verde da soja e do arroz, a perder de vista.
Os convidados chegaram, ao entardecer do dia 31. Logo, o céu se tingiu de negro, a chuva, presente esperado, despencou, torrencial. Raios e trovões, barulho de chuva, o campo agradecido, companhia amiga, nozes, passas, camarão à milanesa, bandeja de frutas, espumante e lentilha.
Conversa descontraída, "será que temos velas?", a luz falha e volta, alguém ligou o gerador. E a chuva bem vinda, após tanta falta, São Pedro esqueceu as torneiras abertas. Fez de propósito, com certeza, pra limpar a barra, após tantas promessas não realizadas.
A água faltou no meio da noite, alguém esqueceu a torneira da pia aberta, o tapete do banheiro fez chapchap, antes de ir tomar vento. O dia surgiu ensolarado e assim começou o novo ano. Tudo normal.
 

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis
, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
YGOR GUSTAVO LOPES ALVES e AMANDA LODETE. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 05 de maio de 1.992, vendedor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Marcio Antonio Alves e de Sueli de Andrade Lopes. ELA, natural de Santa Fé do Sul, deste Estado, nascida aos 06 de março de 1.993, estudante, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Marcos Cesar Lodete e de Marilene Quirino Lodete.
EDER FERNANDES DA SILVA e MARGARETE BELA DA SILVA. ELE,
natural de General Salgado, deste Estado, nascido aos 17 de junho de 1.985, auxiliar de escritório, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Jucelino Candido da Silva e de Neide Fernandes da Silva. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 11 de maio de 1.994, secretária, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Juracy José da Silva e de Donata Bela da Silva.
WILLIAN RABETTI DOS SANTOS e JULIANA SILVEIRA ONHIBENE. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido ao 1º de outubro de 1.989, farmacêutico bioquímico, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Dorival Lopes dos Santos e de Delacir Maria Rabetti dos Santos. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 16 de maio de 1.991, jornalista, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Claudio Onhibene e de Regina de Fátima da Silveira Onhibene.
LUIZ BERÇANETTI e IVANÍ BARBOZA MARTINS. ELE,
natural de Jales, deste Estado, nascido aos 16 de dezembro de 1.958, comerciante, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Jordão Berçanetti e de Concheta Busquetti. ELA, natural de General Salgado, deste Estado, nascida aos 04 de janeiro de 1.967, técnica de enfermagem, divorciada, residente e domiciliada em General Salgado, deste Estado, filha de José Martins Filho e de Iracema Barboza Martins. Cópia recebida do Oficial de Registro Civil de General Salgado, deste Estado, onde se processa a habilitação.
JOÃO GABRIEL RODRIGUES FAZZIO e DAIANE KELI FARIA PENARIOL. ELE
, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 20 de agosto de 1.984, ourives, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Ademir José Fazzio e de Noêmi Rodrigues da Silva. ELA, natural de Fernandópolis, deste Estado, nascida aos 20 de novembro de 1.987, universitária, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Olivio Penariol e de Keite Ines Faria. (Republicação).
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

Entrará em vigor legislação federal que regulamentou serviços de mototaxista

Mototaxista precisa estar legalizado
para não ter sua moto apreendida

Capitão PM Luis Carlos Presutto, comandante da 2ª Cia de Polícia Militar em Jales, disse que "ainda não há um posicionamento formal por parte do comando da Polícia Militar de São Paulo".
A resolução 410/2012, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que passa a vigorar no próximo sábado, 2 de fevereiro, prevê que os mototaxistas que utilizam as motocicletas para transporte individual de passageiros ou transporte de cargas (motofrete), adaptem seus veículos com itens de segurança (antena corta-pipa, protetor de pernas e faixas refletivas, entre outros acessórios) e realizem curso para o exercício da profissão.
O processo final de regularização inclui a licença do município reconhecendo e regulamentando a atividade.
No município de Jales, os serviços de mototaxista e motofretista é disciplinado pela Lei 2.734 de 21 de março de 2.003, ainda não adequada à legislação federal que rege o transporte de pessoas e outros serviços com motocicletas.
Pela a legislação federal, cabe ao Município determinar o número de cooperativas ou empresas a operar com os serviços de mototaxi e motofrete.
Na maioria das cidades cujos serviços já estão regulamentados, a abertura de cooperativas e ou empresas agenciadoras estão sendo autorizadas com base em xis números de habitantes. Por exemplo, a cada 10 mil , uma cooperativa ou uma empresa agenciadora.
No município de Jales, segundo informações da Prefeitura Municipal, estão em atividades uma Cooperativa de Mototaxi e cinco empresas agenciadoras.
As cooperativas ou empresas agerenciadoras devem contar com no mínimo 10 motocicletas de acordo com a lei municipal. Nos pontos estabelecidos pelo Poder Público Municipal, o números de motos, inclusive com reboque lateral, não poderá ser superior a 15 veículos.
De acordo com a legislação federal e a lei municipal, as cooperativas ou empresas agenciadoras são obrigadas a ter salas adequadas para abrigar os profissionais, sala para atendimento ao público, banheiros masculino e feminino e local sinalizado para estacionamento de motocicletas.
Com a entrada em vigor da Resolução Contran nº. 410, todo o profissional mototaxista e motofretista que não estiver dentro das às exigências contidas na legislação, sofrerá multa e apreensão do veículo.
A ser indagado pela Folha Noroeste por e-mail, se a Polícia Militar fará cumprir as exigências da legislação federal, apreendendo motos e multando motofretistas e mototaxistas que não estejam de acordo com a lei, o Capitão PM Luis Carlos Presutto, comandante da 2ª Cia de Polícia Militar em Jales, disse que "ainda não há um posicionamento formal por parte do comando da Polícia Militar de São Paulo".
Presutto enfatizou ainda que "a exigência relacionada ao curso de formação do motociclistas, grande polêmica vem sendo criada, visto que na região não há nenhum centro formador. Só existe tal curso em Araçatuba e São José do Rio Preto, porém com vagas limitadas. Essa circunstância está impedindo os motociclistas de realizar"
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, anunciou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, numa reunião com representantes de 40 municípios do Fórum Metropolitano para a regulamentação dos profissionais, a concessão de mais 20 mil vagas gratuitas para o curso em todo o Estado, com investimento superior a R$ 3 milhões.
O Governo do Estado de São Paulo já havia ofertado, em 2012, outras 20 mil vagas para a formação dos profissionais, por meio do Detran-SP e da Secretaria de Emprego e das Relações do Trabalho (SERT),
Cerca de 20 mil motofretistas já fizeram a capacitação em todo o Estado. Segmentada em 25 horas de aulas teóricas e 5 horas de atividades práticas, a formação discute temas relacionados à ética, cidadania, segurança, saúde, transporte de cargas e risco sobre duas rodas.
Em e-mail à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Social, a Folha Noroeste, diante o fato que vagas para o curso de direção defensiva estão abertas apenas em Araçatuba e São José do Rio Preto e, limitadas, o que dificulta para os profissionais de Jales e região, desejou saber o por que não abrir também em Jales vagas para o curso que facilitaria para os mototaxista e motofretistas da subregião de Jales formada por 22 municípios.
Em resposta, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional disse que "a sua manifestação está sendo analisada".
Na quarta-feira, 23 de janeiro, a redação da Folha Noroeste enviou cinco perguntas à Secretaria Municipal de Comunicação Social, dirigidas à prefeita municipal, sobre a entrada em vigor da legislação federal que regula os serviços de mototaxista e motofretista e qual o posicionamento da administração municipal a respeito, principalmente sobre a lei municipal 2.734 que regula os serviços.
A informação, segundo a Secretaria, a Procuradoria Geral do Municipio está adequando a lei municipal à lei para federal para envio à Câmara Municipal.
"A prefeita Eunice Mistilides Silva assim que assumiu e tomou conhecimento da resolução 410 do Contran encaminhou a Procuradoria Jurídica do município o pedido de readequação da Lei nº 2.734 de 21 de março de 2003". informou a Secretaria Municipal de Comunicação Social.
Disse também o órgão munmicipal, que a prefeita Nice Mistilides está mantendo contato com os órgãos competentes com o objetivo de implantar em Jales o curso para direção defensiva.
"Diante da situação, a chefe do executivo está buscando parceiras com instituições para que possa oferecer o curso de direção defensiva aos mototaxistas e motofretes de nossa cidade", explicou a Secretaria de Comunicação Comunicação Social.O que prevê a lei - Idade mínima de 21 anos para exercer a profissão - Carteira de habilitação na categoria "A" com validade de pelo menos dois anos - Apresentação de certidão de antecedentes criminais e comprovante de curso de qualificação - Os casos mais delicados abrangem a proibição de motofretes para transporte de combustíveis, produtos tóxicos ou inflamáveis, com exceção do gás de cozinha e de galões de água mineral. Nesses casos, a motocicleta deverá conter o sidecar, um dispositivo anexado a moto.

Dócil informação aprisionante

Élis Henrique Pereira de Souza
e Vanessa C. L. Casotti Ferreira da Palma
O mundo conta hoje com um complexo sistema de comunicação. A internet ocupa espaço de forma rápida e a televisão ainda exerce um forte poder de difusão da informação. Em poucas décadas, ela foi capaz de revolucionar a difusão de notícias e matérias por meio de som e imagem: ela integrou a informação de forma global, afinal, você, sentado no sofá da sala, pode receber informações do mundo todo.
A pergunta que todo cidadão deveria fazer é: quais são os interesses que estão por trás das emissoras de televisão? A verdade é que ela também pode desinformar, uma vez que as matérias são acolhidas por critérios econômicos, e ainda serve como um meio de manipulação.
A televisão é um poderoso instrumento de comércio e propagandas. Sendo assim, ela exibe uma programação que algumas pessoas, restritas, escolhem colocar em exibição. Esses programas acabam por deixar de lado a informação, cultura e conhecimento, dando preferência às vendas, isto é, ao entretenimento comercial e à propaganda.
Nesse propósito, a manipulação pelo instrumento televisivo está presente de forma explícita, no sentido que, expressamente, divulga um padrão de informação influenciador e chamativo aos telespectadores; e implícita, porquanto impõe valores e crenças, alienando as pessoas mais, ou menos, suscetíveis de tal influência.
Por consequência, essa grande ferramenta de integração, por vezes, deixa de ser usada em prol do desenvolvimento da humanidade e assume um caráter puramente comercial, isso quando não se usa para o condicionamento da população em favor de uma minoria.
Precisamos alavancar a educação, pois só através dela que teremos cidadãos mais críticos que saibam entender o papel e os interesses dos meios de comunicação. Para encerrar essa reflexão fica um trecho da letra da música intitulada "Televisão" do grupo Titãs: "A Televisão/ Me deixou burro / Muito burro demais
Oi! Oi! Oi! / Agora todas coisas / Que eu penso / Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!... [...] Oh! Cride, fala pra mãe / Que tudo que a antena captar /
Meu coração captura [...]".
*Élis Henrique Pereira de Souza: Acadêmico do curso de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Três Lagoas.
*Vanessa Cristina Lourenço Casotti Ferreira da Palma: Professora do curso de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Três Lagoas. E-mail: vanessacasotti@hotmail.com

ALESP aprova projeto do deputado Carlão Pignatari que obriga uso de bolas de futebol biodegradáveis

A Assembleia Legislativa aprovou, no final de dezembro, o Projeto de Lei n° 617, de autoria do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), que obriga os responsáveis pelos eventos esportivos públicos a usar, em cada jogo, ao menos 30% de bolas compostas de materiais biodegradáveis e recicláveis, provenientes, de recursos naturais renováveis através de cadeia produtiva sustentável.
Carlão enumera as modalidades esportivas que devem seguir a nova lei: basquetebol, futebol de campo, futebol de salão (futsal), futebol society, handebol e voleibol.
De acordo com o deputado, "a proporção de materiais biodegradáveis e recicláveis a ser observada em cada bola que integrar o percentual mínimo por partida é de, no mínimo, 95%.
O projeto também normatiza que "eventos esportivos públicos são aqueles que disponibilizam, gratuitamente ou não, mil ou mais lugares para espectadores". E justifica que os "materiais biodegradáveis são os passíveis de decomposição físico-química pela ação de micro-organismos e os recicláveis são aqueles que, depois de utilizados, podem ter suas propriedades físico-químicas alteradas mediante reprocessamento para serem transformados em novos produtos".
Como exceção, o deputado propôs que a lei não se aplicará aos eventos esportivos internacionais que se realizarem no Estado.
Carlão acrescenta que têm aumentado drasticamente os gastos de energia e a poluição, resultante, inclusive, da geração de lixo cada vez maior - só de lixo doméstico, o Estado de São Paulo produziu, em 2011, uma média de 26.249 toneladas por dia, de acordo com a Cetesb.
"De tudo isso resulta a atual realidade: mudanças climáticas iminentes, uso de recursos naturais muito além da capacidade de reposição da biosfera, devastação da natureza, redução da biodiversidade e poluição do ar, do solo e da água. A gravidade do problema demanda urgentes providências da parte do Poder Público e da sociedade civil: é preciso rever regras, hábitos, interesses, prioridades, etc. Em suma, é tempo de se adotar uma nova mentalidade, mais responsável, fraterna e comprometida com a sustentabilidade ambiental", finaliza.
Para entrar em vigor, a nova lei depende da sanção do governador do Estado, Geraldo Alckmin.

“Na Santa Casa eu boto fé”

Com o objetivo de levantar recursos financeiros, a Santa Casa de Jales lança no próximo dia 30 a promoção "Na Santa Casa eu boto fé", com sorteio de um carro Ford KA 0km e uma moto CG FANKS 0km.
Os interessados em participar podem adquirir o bilhete no próprio hospital ou na Banca do Edu a partir do dia 30 de janeiro, por R$ 4,99 e concorrer ao sorteio ao dia 27 de julho de 2013 pela Loteria Federal. Os municípios envolvidos na campanha são: Aparecida d´Oeste, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Marinópolis, Mesópolis, Palmeira d´Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Santa Albertina, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil.
A iniciativa só foi possível graças à colaboração de 28 doadores de Jales e região que fizeram suas doações para compra do carro e da moto.
"Gostaria de agradecer novamente a todos os amigos que nos ajudaram com doações no dia 27 de agosto de 2012. Através da colaboração de cada um, demos mais um passo para a evolução de nosso atendimento médico-hospitalar", disse o provedor José Pedro Venturini.
Inicialmente os recursos obtidos com a promoção seriam utilizados na construção do Centro de Diagnóstico por Imagem, mas com a terceirização do projeto, a renda será revertida para compra de 70 cadeiras reclináveis para maior conforto dos acompanhantes de pacientes internados, ampliação e reforma da Sala de Emergência com mais 3 leitos e estruturação física para implantação da Sala de Estabilização com 2 leitos. Eventual sobra de recursos serão destinados para custeio de despesas fixas.
A Diretoria do hospital espera, mais uma vez, a participação da população local e regional, bem como das Prefeituras e Câmaras Municipais nessa grande campanha em prol da Santa Casa de Jales.

Prefeitura e Elektro, entregam kits de lâmpadas para famílias de baixa renda

A Elektro em parceria com a Prefeitura Municipal de Urânia promoveu na terça-feira, 22 de janeiro, das 9h às 16h, a troca de 1.710 lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, que são mais econômicas e eficientes. Ao todo, foram beneficiados 342 clientes, classificados como residenciais monofásicos e com direito à tarifa social baixa renda.
A troca de lâmpadas comuns por econômicas faz parte do Programa de Eficientização Energética da Elektro, que tem como objetivo proporcionar aos clientes de baixa renda uma redução no consumo de energia elétrica. As lâmpadas fluorescentes compactas apresentam uma economia de aproximadamente 80% e duram até seis vezes mais que as lâmpadas incandescentes.

Deputado Edinho Araújo visitaUrânia, e se reúne com Saracuza

Edinho Araújo conversa com o prefeito Saracuza,
sob o olhar atento do vice-prefeito Cristhiano
Na quarta-feira, 23 de janeiro, o deputado federal Edinho Araújo (PMDB), esteve visitando a cidade de Urânia e foi recebido pelo prefeito Airton Saracuza (PP) e o vice-prefeito Cristhiano Vicente Neto, do PMDB, na sala do Gabinerte do Poder Executivo no Paço Municipal
Também estiveram presentes ao encontro, o presidente da Câmara Municipal de Urânia, Donizete Mussato, a primeira- dama e vereadora Marinete Saracuza e correligionários.
Durante a conversa com o prefeito Saracuza, o deputado Edinho colocou-se à inteira disposição para colaborar com a administração municipal nas reivindicações em prol da população uraniense.

A conversão de São Paulo

D. Demétrio Valentini

Nesta última sexta-feira do mês de janeiro, dia 25, se celebra a festa do Apóstolo São Paulo, enquanto a cidade, e o estado, revivem sua história, que permanece ligada ao nome deste grande apóstolo.
Com certeza, não existe no mundo monumento maior, dedicado a São Paulo, do que a cidade que leva o seu nome, e que o estendeu a todo o Estado.
Neste "Ano da Fé", a figura de São Paulo comparece com força exemplar. A partir da fé em Cristo, sua vida tomou outro rumo, e assumiu uma excepcional importância história Tanto que para muitos historiadores, São Paulo poderia ser considerado fundador do cristianismo. Ele colaborou, em todo o caso, de maneira decisiva, na sistematização e difusão da fé cristã. A partir dele, a nova fé foi tomando organicidade, assumindo o formato que ainda caracteriza a Igreja.
Se há um santo que não necessitaria de data especial, é São Paulo. Ele é lembrado com insistência na liturgia, onde suas cartas comparecem com muita freqüência.
Mas a Igreja lhe reserva duas datas. Uma agora em janeiro, para destacar sua conversão. E outra em junho, onde sempre é lembrado na companhia de São Pedro.
Diz a tradição que Paulo era, humanamente, de estatura franzina. Mas se agigantou por sua intrepidez apostólica e pela profundidade dos seus ensinamentos, registrados em suas cartas cheias de solicitude por suas comunidades.
A Igreja faz questão de destacar duas dimensões da vida de Paulo. Sua integração com a Igreja é apontada pelo fato de ser colocado ao lado de S. Pedro, com quem partilhou a missão apostólica, e com quem se assemelhou pelo martírio em Roma.
A outra dimensão é a sua conversão, celebrada especialmente no dia 25 de janeiro.
A conversão de S. Paulo continua paradigmática. De um lado, ela nos faz pensar nos desígnios de Deus, que soube suscitar a pessoa certa para assumir a causa do Evangelho, dando-lhe dimensão universal. Com Paulo, a fé cristã ultrapassou os limites estreitos do povo judeu, abrindo caminho para ser acolhida por qualquer cultura humana.
Por outro lado, sua conversão é o exemplo mais acabado da força do Evangelho. Para todo espírito humano, mesmo que comece se intrigando com suas propostas, como aconteceu com Paulo, o Evangelho abre a porta para a adesão da inteligência e para o compromisso da vontade.
A festa da conversão de S.Paulo continua nos dizendo que o Cristo se coloca no caminho de toda pessoa humana. Mesmo para os que pensam combatê-lo, ele oferece sua graça. São Paulo experimentou este "bom combate".
Neste ano dedicado à fé cristã, ele nos estimula a seguir seu exemplo.

Câmara aprova crédito adicional de R$ 13 milhões em sessão extraordinária

A Câmara de Jales aprovou por unanimidade em sessão extraordinária realizada na última sexta-feira, 25 de janeiro, o Projeto de Lei nº 0002/2013, que concede crédito adicional especial no valor de R$ 13.556.670,82.
O valor será destinado à execução de convênios junto aos Ministérios do Turismo, Esportes, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate a Fome e com o CDHU.
Desse montante, mais de 90% do valor já estava previsto para o ano de 2013, visto que foram pedidos encaminhados no final do ano de 2012, na gestão da administração anterior.
Dentre os convênios, constam projetos de execução de recapeamento asfáltico em diversos bairros do município, bem como a construção de 99 unidades habitacionais e revitalização de vários pontos da cidade.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

Pergunta:
Qual a melhor profilaxia contra as obsessões ?
Chico Xavier:
Nossos Benfeitores Espirituais são unânimes em declarar que o estudo das obras de Allan Kardec para que venhamos a adquirir o conhecimento e a educação de nós mesmos é o passo inicial indispensável, porque precisamos sanar as obsessões que nos flagelem, sem herdar qualquer cativeiro à superstição e ao medo negativo, de que vemos muitos irmãos prejudicados, quando conseguem a suspirada melhoria psíquica em outros setores religiosos.
Explicada a necessidade de Allan Kardec para o afastamento do processo obsessivo, temos na profilaxia respectiva, a oração e o serviço ao próximo na base de toda ação restaurativa.
Quem quiser estudar, orar, cumprir com os próprios deveres e trabalhar em auxílio dos outros, principalmente daqueles que atravessam dificuldades e provações maiores que as nossas, alcança libertação e tranqüilidade, com toda certeza, porque os nossos adversários desencarnados são sensíveis às nossas palavras, mas só se transformam para o bem com apoio em nossas próprias ações.
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da
Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.

Polícia Militar na região de Jales terá frota reforçada; investimento de R$ 993 mil

Município de Urânia recebe investimento de R$ 58 mil

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, o primeiro lote das 2.751 novas viaturas, sendo 1.680 novos carros e 1.071 motocicletas destinadas ao patrulhamento das ruas de todo o Estado.
O governo paulista investiu R$ 91,5 milhões na aquisição dos veículos, que serão distribuídos para unidades da Polícia Militar da Capital, da Grande São Paulo e do interior.
O Comando do Policiamento do Interior 5 (CPI-5), que abrange a região de São José do Rio Preto, vai receber 139 viaturas no total, em um investimento de R$ 5,3 milhões.
"Quem ganha é a população, que tem segurança reforçada, policiais bem treinados, bem equipados pra fazer um bom trabalho em benefício da sociedade. Tem viaturas para a Capital, Grande São Paulo e interior, a compra total são mais de 2.500 viaturas, uma das maiores da história da PM", garantiu o governador.Distribuição e investimentos – Nos 22 municípios que formam a subregião administrativa de Jales, serão entregues 24 veículos num total de R$ 993.600,00. O município de Urânia é o que mais receberá investimentos. Cada carro modelo Pálio Weekend custou entre R$ 43.800 e 48.900, e as motocicletas da marca Lander XTZ 250 foram compradas ao custo de R$ 15 mil cada.
A Polícia Militar Rodoviária recebeu o reforço de 121 viaturas 0 km, modelo VW Gol. As primeiras 60 já foram distribuídas em dezembro. O Governo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Secretaria de Logística e Transportes, investiu R$ 4.339.060,00 na aquisição dos veículos
Nunicípio Comando Batalhão N° Viaturas Investimento
Aparecida d’Oeste CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Aspásia CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Dirce Reis CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Dolcinópolis CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Jales CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 15.000,00
Marinópolis CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Mesópolis CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Nova Canaã Paulista CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Palmeira d’Oeste CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Paranapuã CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Pontalinda CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Rubinéia CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Santa Albertina CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Santa Clara d’Oeste CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Santa Fé do Sul CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Santa Rita d’Oeste CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Santa Salete CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Santana da Ponte Pensa CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
São Francisco CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Três Fronteiras CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Turmalina CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Urânia CPI-5 16º BPM/I 2 R$ 58.800,00
Vitória Brasil CPI-5 16º BPM/I 1 R$ 43.800,00
Total 24 R$ 993600,00

Incertezas

Reginaldo Villazón
O desejo de ter o controle sobre os fatos da vida, de estar no comando do destino, de ser dono do próprio nariz é comum à maioria das pessoas. Como ideal de liberdade e responsabilidade, ele é reforçado pela teoria de que a vida é feita de escolhas, de que cada indivíduo constrói a sua vida com o efeito das suas ações.
Este desejo, presente no íntimo das pessoas, também existe de forma objetiva nas coletividades humanas, que utilizam a ciência, a política, o planejamento e a administração para concretizar suas aspirações. Quando se fala em desenvolvimento, refere-se de imediato à organização e ao controle de tudo o que diz respeito ao bem-estar social.
Porém, os cientistas mostram que – na natureza, na vida individual e na vida coletiva – há muitos fatos que não podem ser previstos, organizados e controlados com rigor. Como os ventos, as chuvas e as temperaturas regionais, bem como os encontros e desencontros pessoais, os sucessos e insucessos familiares, as conquistas e frustrações sociais.
Além disso, os cientistas discutem se vale a pena insistir na busca de modelos de vida baseados em organização e controle. Se um homem, que gosta de jogar sinuca, adquirisse controle total do seu desempenho, nunca mais cometeria erros. Em todas as partidas, ele acertaria as suas tacadas, da primeira à última, sem dar chance de reação aos adversários. Sem incertezas, a sinuca deixaria de ser um jogo e perderia a graça.
Numa sociedade desenvolvida, bem organizada e sem incertezas, os cidadãos saberiam previamente o transcorrer das suas vidas até a velhice. Isto poderia ser bastante negativo, suficiente para provocar uma angústia existencial generalizada. Sem motivos para tentar inovações, as pessoas e o país se quedariam na estagnação.
Sem dúvida, há questões importantes que precisam ser trabalhadas à exaustão para que não ofereçam surpresas. Uma delas é a segurança. As estradas devem ser bem construídas, sinalizadas, conservadas e vigiadas. As indústrias e a construção civil devem respeitar normas rígidas de segurança. Outra questão importante é a saúde. Quanto mais a humanidade ganha controle sobre as doenças, melhor.
Mas, as incertezas também são valiosas para o progresso material e espiritual da humanidade. Elas abrem espaço para as pessoas desenvolverem suas potencialidades e realizarem incursões em possibilidades não exploradas antes. Diante das incertezas, há campo para experimentação e renovação.
A humanidade, hoje em adiantado processo de globalização, passa por crises próprias destes tempos e não tem soluções definitivas para solucionar os desafios. Como enfrentar a degradação ambiental, manter o crescimento econômico, reduzir o desemprego, preservar a renda dos aposentados, universalizar o sistema de saúde, expandir o consumo de bens e serviços essenciais?
A hora é das pessoas criativas, daquelas que não se contentam em fazer o que as outras pessoas fazem há tempo. A vez já é das pessoas que, entre as crises que assolam o mundo, enxergam a explosão de possibilidades que o mundo jamais teve. Ninguém vai bombar com idéias, discursos, ações e objetivos tradicionais.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TCE julga irregular concorrência assinada em 2008 por Parini com a CBR para recapeamento

Parini foi multado em quase R$ 10 mil
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em sessão realizada em 11 de dezembro de 2012, pelo voto dos Conselheiros Dimas Eduardo Ramalho, Relator, e Antonio Roque Citadini, Presidente, e da Conselheira Cristiana de Castro Moraes, julgou irregulares a Concorrência nº
02/2008, o Contrato nº 100/2008, celebrado em 23 de junho de 2.008  no valor de R$1.887.757,84,  assinado com a Construtora Brasileira Ltda (CBR) para recapeamento asfáltico em CBUQ, com aplicação dematerial, sob o regime de empreitada por menor preço global. e o Termo Aditivo celebrado em 09 de setembro de 2.008 em exame,
E seu voto, o relator Dimas Ramalho especificou que “a documentação e as razões de defesa apresentadas pelo Executivo Municipal são insuficientes para justificar a totalidade das irregularidades apontadas no decorrer da instrução processual” salientando ainda que “o procedimento adotado não se coaduna com a legislação de regência e contraria a jurisprudência desta Corte, eis que o instrumento de convocação contém cláusulas restritivas, que também são capazes de afastar potenciais empresas aptas e interessadas em contratar com a Administração”
O TCE aplicou uma multa de valor equivalente a 500 UFESPs (em janeiro de 2013 o valor é de R$ 19,37 cada Ufesp), o equivalente a R$ 9.685,00, a  Humberto Parini, então prefeito de Jales, responsável que homologou a licitação, adjudicou o objeto e assinou o contrato decorrente e o termo aditivo subsequente, nos termos do artigo 104, inciso XXI, do artigo 37, da Constituição Federal e dos artigos 3º, 30, 31, inciso III, § 5º, e 43, inciso IV, da Lei Federal nº 8666/93, fixando-lhe o prazo de 30(trinta) dias para atendimento.
Foi concedido ao prefeito municipal de Jales,  o prazo de 60 dias para  informar  ao Tribunal de Contas do Estado,  acerca das providências adotadas em face das irregularidades constatadas.
O acórdão foi publicado em 22 de janeiro de 2.013.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Corra e reserve seu ingresso

Será realizado neste sábado, 26 de janeiro, a tradicional Festa do Cachorro Quente, das 20 as 22h30min. É uma promoção do Grupo Espírita Beneficente "Maria Dolores"
Será no Comboio, Jales, SP.
Ingressos à venda com os trabalhadores da casa.
Corra porque não dá pra quem quer, é realmente maravilhoso o cachorro quente, molho gostoso com uma pitadinha de amor.
Informações: e-mail: addavid@ig.com.br ou pelo fone: 17- 3621.6530 e 17- 97189640 (com Luiz Antonio de Denise)
Com o carinho de todos estaremos realizando neste ano mais esta festa
Participe! Você será muito bem vindo

Prefeita Nice recebe visita do deputado Edinho Araújo (PMDB)

A prefeita Nice Mistilides recebeu nesta quarta-feira, 23 de janeiro, a visita do deputado federal Edinho Araújo (PMDB). Ele foi recepcionado pela prefeita Nice e o vice-prefeito Pedro Callado, na sala do Gabinete do Poder Executivo. Edinho estava acompanhado do coordenador regional do partido, João Missoni Filho e dos assessores Luís Fernando China e o jornalista Mário Soler.
Na oportunidade, Edinho reiterou seu compromisso com Jales e se colocou a disposição dos interesses do município. "Vim desejar um bom governo à minha amiga Nice e dizer que meu gabinete está de portas abertas independente de cores partidárias", afirmou o deputado.
Nice aproveitou para pedir o apoio do deputado em emendas parlamentares e a destinação de novos recursos para a cidade. A prefeita aproveitou para expor a situação crítica em que herdou o município, principalmente em relação às finanças. "Mesmo com todas as dificuldades já conquistamos mais de R$ 13 milhões em convênios e obras junto ao governo federal e estadual", finalizou.

Casa de Vidro: advogada comenta participação no Big Brother e fala dos planos para o futuro


Com apenas 26 anos a curitibana Kelly Baron (foto) já trilhou uma história de grandes conquistas. Advogada, a morena que abalou as estruturas da Casa de Vidro do Big Brother Brasil 13 já foi eleita Miss Curitiba e Miss Paraná, além de desfilar pelas passarelas do mundo, trazendo ao país importantes títulos internacionais. Além disso, já foi apresentadora de televisão e fez diversos trabalhos como modelo. No ano passado recebeu o convite para fazer os testes do BBB, encantando a todos com sua inteligência, determinação e beleza.
Neste ano, a atenção de milhares de brasileiros estava na Casa de Vidro, onde Kelly ficou confinada com outros cinco participantes disputando uma vaga no reality show. Mesmo figurando entre as preferidas e sendo apontada em todas as enquetes como a vencedora ao lado do brother Marcello - com quem mais se identificou durante o programa - Kelly não conseguiu a vaga no programa e garante que está muito feliz com a nova fase de sua vida. "Todos que entraram na Casa de Vidro queriam ganhar. É um jogo. Agora vou aproveitar as oportunidades que estão aparecendo e continuar torcendo pelo Marcello. Muitos me perguntam sobre a Kamilla, não tenho nada contra ela, apenas não tive a oportunidade de conhecê-la. Se ela entrou na casa, é porque mereceu estar lá", afirma a morena.
Kelly, que é viciada em academia, praia e viagens, disse ainda que seu perfil tranquilo, bem humorado e os cuidados com sua imagem podem ter prejudicado sua participação no BBB. "Acredito que estas características possam ter influenciado a decisão do público. Os telespectadores do programa gostam de ver participantes mais ousados e eu sempre cuidei muito da imagem, até mesmo por respeito a minha família e minha profissão, a qual eu me dediquei muito nos últimos anos. Fiquei chateada com algumas reportagens que distorceram o que eu disse para causar polêmicas. Nunca achei que o programa fosse combinado, nem mesmo odeio a Kamilla como publicaram. Volto a dizer: isso é um jogo. Quem entra pode ganhar ou perder. Estou muito feliz com a chance que a Globo me deu e vou aproveitar todas as oportunidades de trabalho que estão surgindo", acrescenta a advogada.
Futuro
- A morena, que mora em Curitiba com a família, está passando uma temporada no Rio de Janeiro para cumprir sua agenda de compromissos. Além de fotos, participação VIP em eventos e desfiles já confirmados, Kelly vai desfilar em uma escola de samba carioca neste carnaval. "Minha vida mudou muito depois do programa. Agora me reconhecem nas ruas e este carinho que recebo todos os dias é inexplicável. Ficar longe da família não é fácil, mas vou aproveitar cada momento e oportunidade que surgir, pois sei que tudo isso pode ser passageiro. Pretendo voltar para Curitiba, mas ainda tenho muito para fazer por aqui. Sou grata a todos que me ajudaram, principalmente aos meus pais, que são meu maior orgulho".
Kelly disse ainda que além dos trabalhos pós BBB e da sua carreira de advogada, também faz planos para voltar à telinha. A bela já foi apresentadora de um programa de TV e mostrou que também tem dom para isso.

PR Uberaba elege nova Executiva

Deputado federal Aelton Freitas entregou a presidência do PR local para Eduardo Ferro. A nova Executiva já foi registrada no TRE e irá dar continuidade ao trabalho realizado pela direção anterior
O Partido da República de Uberaba elegeu nova Diretoria Executiva. O novo presidente da sigla é o odontólogo Eduardo Borges Neiva Ferro, em substituição ao deputado federal Aelton Freitas (PR/MG), que estava na presidência do Diretório municipal do PR, interinamente, desde julho de 2011.
Foram realizadas cinco mudanças na direção do PR, sendo presidente Eduardo Ferro; 1º vice-presidente Mário Vilmair Silvestre Pereira; 1º secretário, Wellington Luís Fontes; 1º tesoureiro Fernando Sousa Duarte e 1º vogal Aelton Freitas. A composição dos demais cargos da Executiva será definida em reunião a ser marcada para os próximos dias. A nova Executiva já foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais no dia 11 deste mês. As direções do PR Jovem e PR Mulher continuam as mesmas.
"Vamos dar continuidade ao brilhante trabalho realizado pelo deputado Aelton Freitas e estreitar a parceria com os Poderes Executivo e Legislativo. O PR é o partido que mais cresceu em Uberaba e vamos continuar com a valorização da sigla. Já estamos trabalhando para ampliar nosso quadro de filiados. Atualmente são mais de dois mil filiados", afirma Eduardo Ferro.
Ainda em relação à importância do partido, o novo presidente do PR faz questão de destacar que a agremiação mais uma vez compôs chapa vitoriosa com Almir Silva como vice-prefeito de Paulo Piau. "Além do vice-prefeito, como na gestão anterior, elegemos dois vereadores – Samir Cecílio Filho e Samuel Pereira – e temos a primeira suplente do Chapão, Denise Max. O PR é da base do prefeito Paulo Piau e foi de fundamental importância nas Eleições 2012, tendo o deputado Aelton Freitas na liderança e como parceiro de primeira hora. Mas, a exemplo do trabalho realizado pelo deputado, o partido vem compondo suas bases, visando às eleições de 2014", observa Eduardo Ferro.
Aelton Freitas, que passou a presidência local do PR para Eduardo Ferro, agradeceu a todos os partidários pela confiança. "Deixo a presidência do PR Uberaba com a certeza de dever cumprido e de que vamos continuar trabalhando para o crescimento do partido em Uberaba e região. O PR é um partido muito respeitado e cada vez mais aumenta sua presença na vida política em todo o país pelo trabalho que vem sendo realizado pelos dirigentes, filiados e pelos que detêm cargo em todas as esferas", afirma Aelton Freitas.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Eleitos os membros dos Conselhos Curador e Fiscal do Consirj


Na manhã desta terça-feira,22 de janeiro, a prefeita Eunice Mistilides Silva (Nice), participou da eleição para formação do Conselho Curador e Conselho Fiscal do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales – Consirj. A reunião aconteceu na Casa do Poeta e Escritor de Jales e contou com a participação de profissionais da saúde e de contabilidade dos municípios abrangidos pelo Consórcio.
A eleição foi conduzida pelo assessor jurídico do Consirj, João Alberto Robles e acompanhada pelo coordenador administrativo, Norberto Pelisson e pelo tesoureiro Vinícius Martins de Oliveira.
Antes do início da eleição, os presentes aprovaram, por unanimidade, a nomeação de Luiz Henrique Viotto, o Macetão, ao cargo de diretor administrativo do Consirj. "Vou contribuir para a melhoria dos serviços de saúde. Temos pessoas capacitadas, com força de vontade e que querem trabalhar em prol da população. O Consirj vai estar disponível e de portas abertas para recebê-los, ouvi-los e trocarmos experiências e informações para fazermos um excelente trabalho".
Para compor o Conselho Curador do Consórcio, foram eleitos Nilva Gomes Rodrigues de Souza, de Jales, para presidente, Rosângela Honorato Gatto, de Pontalinda, para vice-presidente e Eliane Conejo Pastorelli, de Santa Salete, para o cargo de secretária.
Já para o Conselho Fiscal, foram eleitos Braz Baratela, de Jales, para presidente, Andrea Savatin Pereira, de Mesópolis, vice-presidente e Gislaine Pigari Porto, secretária.
Vale ressaltar que a diretoria dos Conselhos Curador e Fiscal do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales pode ser renovada anualmente através de novas eleições.

Pedro Callado é o presidente da 44ª FACIP

A prefeita Nice anuncia Pedro Callado como presidente
da Comissão Organizadora da Facip 2013
A prefeita Eunice Mistilides Silva (Nice) reuniu, na manhã da terça-feira, dia 21 de janeiro, na sala de reuniões do gabinete, integrantes da imprensa para apresentar a grade de shows e alguns detalhes da 44ª FACIP – Feira Agrícola, Comercial, Industrial e Pecuária de Jales. Na ocasião, o vice-prefeito Pedro Callado foi apresentado como presidente da Comissão Organizadora do evento.
A maior festa popular de Jales será realizada entre os dias 13 e 21 de abril no Recinto de Exposições Juvenal Giraldelli e contará com atrações que prometem contagiar o público presente. "Temos uma grade de shows com artistas que se apresentam nos maiores eventos do Brasil e até do exterior, teremos um rodeio com os melhores peões e tropas, parque de diversões, boate, grandes expositores, presença de nossas entidades assistenciais e muito mais. Será uma das maiores FACIP que nosso povo já viu", contou a prefeita Nice.
A dupla João Carreiro & Capataz, abre a programação artística no sábado, dia 13, que conta ainda com Jorge & Mateus (dia 14), Munhoz & Mariano (dia 15), de portões abertos em função das comemorações do aniversário da cidade, Shows Regionais (dias 16 e 17), Milionário e José Rico (dia 18), data em que acontece a abertura do rodeio profissional, Humberto & Ronaldo (dia 19), João Bosco & Vinícius (dia 20) e Gustavo Mioto (dia 21), quando acontece a grande final do rodeio.
"É uma grade de shows 100% sertaneja com o melhor da música brasileira na atualidade. Quero fazer uma FACIP que agrade a população de Jales e região e, mesmo com poucos meses para organizar e recursos limitados, tenho certeza que seremos abençoados por Deus e teremos um bonito evento, feito com todo carinho por pessoas competentes que integram a comissão organizadora", ressaltou a prefeita.
O vice-prefeito, Pedro Callado, falou sobre a responsabilidade de presidir, pela primeira vez um evento do porte da FACIP. "Será mais um grande desafio em minha vida, mas, com o apoio da prefeita Nice e de toda a equipe que caminhará comigo nessa jornada, faremos um bonito evento, como deve ser, como a população merece", finalizou.

Assembleia aprova projeto do deputado Carlão Pignatari que obriga uso de bolas de futebol biodegradáveis

Deputado propôs que os eventos esportivos públicos
utilizem ao menos 30% de bolas recicláveis
A Assembleia Legislativa aprovou, no final de dezembro, o Projeto de Lei n° 617, de autoria do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), que obriga os responsáveis pelos eventos esportivos públicos a usar, em cada jogo, ao menos 30% de bolas compostas de materiais biodegradáveis e recicláveis, provenientes, de recursos naturais renováveis através de cadeia produtiva sustentável.
Carlão enumera as modalidades esportivas que devem seguir a nova lei: basquetebol, futebol de campo, futebol de salão (futsal), futebol society, handebol e voleibol.
De acordo com o deputado, "a proporção de materiais biodegradáveis e recicláveis a ser observada em cada bola que integrar o percentual mínimo por partida é de, no mínimo, 95%.
O projeto também normatiza que "eventos esportivos públicos são aqueles que disponibilizam, gratuitamente ou não, mil ou mais lugares para espectadores". E justifica que os "materiais biodegradáveis são os passíveis de decomposição físico-química pela ação de micro-organismos e os recicláveis são aqueles que, depois de utilizados, podem ter suas propriedades físico-químicas alteradas mediante reprocessamento para serem transformados em novos produtos".
Como exceção, o deputado propôs que a lei não se aplicará aos eventos esportivos internacionais que se realizarem no Estado.
Carlão acrescenta que têm aumentado drasticamente os gastos de energia e a poluição, resultante, inclusive, da geração de lixo cada vez maior - só de lixo doméstico, o Estado de São Paulo produziu, em 2011, uma média de 26.249 toneladas por dia, de acordo com a Cetesb.
"De tudo isso resulta a atual realidade: mudanças climáticas iminentes, uso de recursos naturais muito além da capacidade de reposição da biosfera, devastação da natureza, redução da biodiversidade e poluição do ar, do solo e da água. A gravidade do problema demanda urgentes providências da parte do Poder Público e da sociedade civil: é preciso rever regras, hábitos, interesses, prioridades, etc. Em suma, é tempo de se adotar uma nova mentalidade, mais responsável, fraterna e comprometida com a sustentabilidade ambiental", finaliza.
Para entrar em vigor, a nova lei depende da sanção do governador do Estado, Geraldo Alckmin.

Alunos do 5º ano de Medicina iniciam ano letivo na FMB

Estudantes iniciarão primeira etapa do internato,
o período prático de sua formação.
Dando sequência ao início gradativo do ano letivo, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebeu, nesta segunda-feira, 21 de janeiro, os alunos que ingressaram no 5º ano do curso de graduação em Medicina – primeira etapa do internato. Ao todo, são 97 estudantes divididos em 12 grupos.
Participaram das boas vindas aos universitários as professoras Silvana Artioli Schellini, diretora da FMB; Norma Pinheiro Modolo, coordenadora do curso de Graduação em Medicina; Joelma Gonçalves Martin, da Comissão de Internato e Irma de Godoy, vice-superintendente e chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas da FMB.
No 5º ano, os alunos podem realizar estágios optativos (de livre escolha do aluno) dentre os oferecidos pelos departamentos da faculdade. É nessa fase que eles começam a vivenciar a parte prática do curso.
Sobre curso de graduação em Medicina – O currículo é dividido nos três ciclos: básico (1ª e 2ª séries), profissionalizante (3ª e 4ª séries) e internato (5ª e 6ª séries). Os cenários utilizados nas atividades de formação médica são: Hospital das Clínicas (HC) da FMB/UNESP, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde de Família (USF) da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, Centro de Saúde Escola (CSE) e hospitais de nível secundário (Hospital Estadual de Bauru e Hospital Sorocabano de Botucatu). Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB/Unesp

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

FESTA DO CACHORRO QUENTE

Estaremos realizando a nossa tradicional FESTA DO CACHORRO QUENTE, que acontece no mês de Janeiro no dia 26, das 20 as 22h30min. é uma promoção do Grupo Espírita Beneficente MARIA DOLORES Será no COMBOIO, Jales, SP. Ingressos à venda com os trabalhadores da casa. Corra porque não dá pra quem quer, é realmente maravilhoso o cachorro quente, molho gostoso com uma pitadinha de amor. Informações: e-mail: addavid@ig.com.br ou pelo fone: 17- 3621.6530 e 17- 97189640 (com Luiz Antonio de Denise) Com o carinho de todos estaremos realizando neste ano mais esta festa PARTICIPE!!! SEJA BEM VINDO.