Prelúdio lota Sala São Paulo para escolha do vencedor






O Prelúdio
encerrou a temporada 2013 no último domingo (1/12), quando quatro candidatos subiram no palco da Sala São Paulo para disputar a grande final sob os olhares de mais de 1200 pessoas, número que se aproxima da capacidade máxima da casa de concertos. Foram seis eliminatórias, duas semifinais, 24 concorrentes de diversos cantos do Brasil, meses de preparação e algumas dezenas de ensaios. O programa vai ao ar na TV Cultura, no próximo domingo (8/12), às 12h. A apresentação é de Roberta Martinelli e do maestro Júlio Medaglia, que também assina a direção artística da atração.
A soprano Camila Titinger, de 24 anos, é a primeira do quarteto a se apresentar. Classificada na sexta eliminatória e na segunda semifinal, a paulistana que estuda canto lírico no Instituto de Artes da UNESP entoa a ária Da Tempeste da Ópera Júlio Cesar, de Handel.
Na sequência vem Wellington Rebouças, 22 anos. O violinista de São José dos Campos, que já foi spalla da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, executa o Concerto para violino em Mi Menor, op. 64, 1º mov., de Mendelssohn. Desclassificado da primeira eliminatória, ele voltou à competição após repescagem.
Nascido em Uberlândia, Minas Gerais, Isaac Andrade, de 22 anos, é o terceiro da disputa. O violoncelista egresso da quinta etapa classificatória interpreta Rapsódia Húngara, de D. Popper. Parceiro do instrumento desde os nove anos, Isaac é membro do grupo Udi Cello Ensemble e tem no currículo passagens por orquestras como Filarmônica Vera Cruz, Orquestra de Câmara Camargo Andrade e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.
A última a se apresentar no palco da Sala São Paulo é a soprano Lilian Giovanini, 23 anos. A paulista de Ribeirão Preto aprovada na primeira audição canta Glitter and be gay, de Bernstein. Aluna da Faculdade de Música da USP, Lilian estreou como solista fazendo o papel de Rosina na cantata Carmina Burana, de Carl Orff. Ganhou prêmios como o Concurso Jovens Solistas, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e o de melhor voz feminina no Concurso Carlos Gomes de Estímulo a Jovens Cantores Líricos.
O vencedor do concurso será contemplado com uma bolsa de estudos na Alemanha, oferecida pelo Instituto Goethe, e ganhará também um concerto a ser realizado em 2014, no Sesi de São Paulo (Av. Paulista, 1313 ), acompanhado da orquestra do programa.
O corpo de jurados da final é formado pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo, pelo professor e pianista Gilberto Tinetti, pelo sociólogo José Pastore e pela cantora lírica Patrícia Endo.

Comentários