Iluminação de Natal requer cuidados, alerta CPFL Paulista

Com as festividades de Natal, residências, o comércio e as ruas das cidades ficam mais iluminados. Essa decoração, que encanta crianças e adultos e está cada vez mais presente nas cidades, requer alguns cuidados que podem evitar acidentes e gastos desnecessários.
"Antes de ligar mais elementos à rede elétrica, é sempre recomendável fazer uma revisão nas instalações. Essa dica vale não só para essa época, mas para o ano todo", diz o gerente de Serviços de Rede da CPFL Paulista, Paulo Sérgio Dato.
Após algum tempo guardado, o pisca-pisca pode sofrer danos devido ao próprio manuseio. Por isso, é importante também verificar as condições dos fios e fazer as instalações sempre com o pisca desligado da tomada. "Outro erro bastante comum é o uso de benjamins ligados a vários aparelhos. Isso pode provocar sobrecarga na tomada, resultando em curto circuito", comenta Dato. De forma alguma faça emendas nos fios do circuito de iluminação de Natal.
Por serem fontes de calor, as luzes precisam de acompanhamento contínuo e devem ser desligadas quando não houver alguém em casa ou quando estiverem dormindo. Evite o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis. Dentro de casa, o alerta é para que as crianças tenham acesso vigiado à árvore-de-natal, pois elas podem sofrer choque elétrico ou provocar acidentes ao mexer nos enfeites.
No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta "resistente ao fogo". Essa medida pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, seja provocado um incêndio. Mantenha a árvore distante de objetos que possam pegar fogo, como tapetes e cortinas. Evite o uso de luzes elétricas e piscas de árvores que contenham metal, pois estes materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos.
"A aquisição de produtos certificados com o selo do Inmetro em lojas especializadas minimiza os riscos de curto e incêndio", finaliza Dato.
Consumo
O aumento do consumo também pode ser minimizado. As lâmpadas de LED são mais econômicas e consomem menos energia. A quantidade de lâmpadas utilizadas está diretamente relacionada ao consumo, portanto, o valor da fatura da eletricidade dependerá do número de lâmpadas que serão utilizadas. Cada pequena lâmpada incandescente utilizada na decoração das árvores de Natal consome entre 1 watt e 5 watts. Portanto, um conjunto cem luzinhas (o modelo mais comum encontrado no mercado), tem uma potência equivalente a 100W e 500W. Um conjunto de 100W aceso durante 10 horas consome 1kWh de energia elétrica, o mesmo que uma lâmpada incandescente de 100W.
Confira as dicas:
· Ao comprar o pisca-pisca e a árvore de Natal busque produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
· É importante que a árvore tenha garantia de resistência ao fogo.
· Verifique as condições dos fios dos pisca-piscas e faça as instalações sempre com o equipamento desligado da tomada.
· Evite que as crianças tenham acesso livre à árvore-de-natal, pois elas podem sofrer choque elétrico ou provocar acidentes ao mexer nos enfeites.
· Evite a utilização de multiplicadores de tomadas ("T") na instalação dos enfeites luminosos.
· Use enfeites e lâmpadas resistentes à água na decoração externa.
· A decoração de Natal externa nunca deve ficar próxima ou conectada diretamente à rede elétrica da distribuidora de energia.
· Prenda bem os enfeites externos.

Comentários