Enfermeiros e farmacêuticos participaram de Seminário de Infectologia em Fernandópolis


 
Enfermeiros e farmacêuticos das ESF – Estratégias de Saúde da Família, Núcleo Central de Saúde e Serviço de Atendimento de Infectologia / Centro de Testagem e Aconselhamento – SAI/CTA de Jales, participaram no final do mês de novembro do I Congresso de Infectologia do Noroeste Paulista em Fernandópolis, o Infectoeste nos dias 21, 22 e 23 de novembro que teve como meta principal a divulgação da infectologia na região noroeste do Estado.

Na oportunidade foram abordados os temas Hepatites, HIV, Hanseníase e outras doenças infecto contagiosas. A infectologista Lucieni de Oliveira Conterno, professora da Faculdade Estadual de Medicina de Marília, abordou o tema "Infecções Hospitalares, abriu a série de palestras destacando que a infecção hospitalar atinge tanto o paciente, que demora mais tempo para se recuperar e pode vir a óbito, e até mesmo o hospital, com aumento dos custos para manter o doente internado e, ressaltou, a importância do paciente fiscalizar. "Quanto menos tempo a pessoa ficar no hospital, melhor. Além disso, o paciente tem que cobrar o médico e o enfermeiro, pedir sempre que lavem as mãos e não aceitar a prescrição exagerada de antibióticos".

O ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Marcos Virmond, e o presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, Mauro Salles estiveram presentes.

O evento de Fernandópolis foi o primeiro e estuda-se a possibilidade de realizar um acontecimento semelhante a cada dois anos. Além de palestras, que abordaram os temas HIV – AIDS, Hepatites Virais, Infecção Hospitalar, Hanseníase, Dengue e Leishmaniose, foram apresentados 49 trabalhos científicos das Faculdades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

"A iniciativa foi muito importante porque atualiza e capacita os profissionais da saúde com conteúdo de qualidade. Grandes estudiosos ministraram palestras ligadas a diversas doenças infectocontagiosas e isso vai ajudar os profissionais da saúde de Jales no dia a dia com seus pacientes", enfatizou Gisele Murta, a coordenadora das ESFs em Jales.

Comentários