Depois de sete anos de funcionamento SAMU conquista selo de qualificação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Jales encerra 2013 com uma excelente notícia: o serviço receberá do Governo Federal um selo de qualidade que vai garantir o aumento de mais de 100% no incentivo financeiro repassado mensalmente. A qualificação foi anunciada na sexta-feira, 13, após uma vistoria feita por um técnico do Ministério da Saúde (MS) na sede Central de Regulação de Atendimentos do SAMU, na Avenida da Integração, em Jales.

Segundo o coordenador geral de urgência e emergência (CGUE) do MS, Lissandro Luís Pinto da Silva, o selo faz parte de uma política nacional de qualificação para incentivar melhorias no serviço e padronizar a qualidade no atendimento. “Estive aqui no mês de setembro e apontei melhorias que deveriam ser efetuadas para liberarmos a qualificação. Volto três meses depois e percebo o empenho e dedicação da equipe que me mostrou eficiência e profissionalismo e adequou o serviço de acordo com o que foi pedido”.

Segundo o diretor administrativo do CONSIRJ – Consórcio Intermunicipal de Saúde da região de Jales, que administra o SAMU, Luiz Henrique Viotto, o Macetão, para conseguir a qualificação, a prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice investiu na adequação da central de regulação do serviço, viabilizou a contratação de um médico intervencionista para atuar na Unidade de Suporte Avançado, colocou mais uma equipe de Suporte Básico com mais uma ambulância para o atendimento do SAMU e está promovendo a descentralização dos serviços através de um projeto que vai inaugurar novas bases para atender demandas no Jardim Oiti e Jardim Paraíso. “A prefeita determinou que todas as exigências feitas pelo técnico do MS fossem cumpridas e junto a toda equipe do Consirj buscou incansavelmente a qualificação do SAMU que hoje é uma realidade”.

Lissandro Silva, afirmou ainda que houve um salto de qualidade na organização do SAMU jalesense e disse que parte de Jales satisfeito com o que viu “porque percebi que a equipe médica está completa e mais presente no serviço, o software implantando melhorou muito, foram feitas as melhorias necessárias na central de regulação o que deixou o local bem mais organizado”, avaliou.

Com o selo de qualificação emitido pelo Ministério da Saúde, o SAMU que recebia mensalmente cerca de R$ 71.500,00 passará a receber do Governo Federal mais de R$ 144.600,00. “Quero parabenizar toda a equipe do SAMU e do CONSIRJ que se empenhou, lutou e conseguiu a qualificação do serviço. Desde 2007, quando foi habilitado, a administração anterior poderia ter buscado esse benefício, mas não fez. Então decidi que seria uma promessa de campanha e agora estou muito feliz em poder dizer que está cumprida. Cuidamos de vida e a saúde é prioridade em nossa administração”, disse a prefeita Nice.

A secretária de Saúde e a chefe de gabinete da pasta, Nilva Gomes e Celma Crepaldi, respectivamente, informaram que as bases descentralizadas de Urânia, Palmeira d’Oeste e Santa Albertina também receberam qualificação.

Acompanharam a visita do técnico do Ministério da Saúde, a prefeita Nice, o diretor administrativo do CONSIRJ, Macetão, a secretária de Saúde, Nilva Gomes, chefe de gabinete da pasta, Celma Crepaldi, a coordenadora do SAMU, Marineusa Neves da Silva e funcionários do CONSIRJ e SAMU.

Comentários