Time de Jales “atropela” Sesc Rio Preto, e conquista o título da Série Prata da III Copa Monte Líbano de Basquetebol




No domingo, 27 de outubro, ocorreu, no Clube Monte Líbano, em São José do Rio Preto a disputa pelo título da Série Prata da III Copa Monte Líbano de Basquetebol, realizada na sede daquele clube.
O campeonato, que teve início no dia 17 de março deste ano, com a participação de 12 equipes, chegou à suareta final, na disputa pela Série Prata, onde se enfrentaram equipes de Jales x Catanduva e Votuporanga x Sesc Rio Preto.
A equipe jalesense conquistou o direito à disputa do título após vencer Catanduva, em jogo ocorrido no último dia 6 de outubro, pelo placar de 61x58 e, como adversário, tinha pela frente a equipe do Sesc Rio Preto, que havia eliminado Votuporanga na semifinal.
O confronto, que tinha como favorita a equipe do Sesc Rio Preto, por já ter derrotado a equipe jalesense na primeira fase da competição, não foi para a equipe riopretense o que ela esperava: o confronto começou bastante equilibrado, com a equipe jalesense marcando bem e frustrando a maioria dos ataques adversários. A forte marcação de ambas as equipes resultou em um baixo placar ao final do primeiro quarto, com vantagem para Jales: 11 x 07.
No início do segundo quarto, a equipe jalesense fez-se valer de uma marcação ainda mais forte, impondo seu ritmo de jogo até o final do quarto, desestabilizando a equipe riopretense e fechando o quarto com um placar de 16 a 09, totalizando, ao final do primeiro tempo da partida, o placar de 27 a 16 para Jales.
O melhor ataque é a defesa.
– Esta é uma tônica inconteste no basquete e foi adotada pela equipe jalesense para o prosseguimento do confronto: com uma determinação ímpar do combinado jalesense, o terceiro quarto começou já de forma avassaladora, com a equipe jalesense impondo forte marcação e convertendo a maioria das oportunidades no ataque. Os ataques do Sesc eram contidos pela quase que impenetrável defesa jalesense e a equipe riopretense não conseguia pontuar. Resultado: a equipe riopretense se desestruturou por completo em quadra e Jales se aproveitou da oportunidade, gerada pela forte marcação, e dilatou ainda mais o placar, com uma supremacia inconteste: 19 a 05 no quarto e 46 a 21 no placar do confronto.
No último quarto, o ritmo da equipe jalesense continuou forte, não possibilitando qualquer chance de reação ao Sesc. A esta altura do jogo, não havia mais o que fazer à equipe riopretense, senão admitir a supremacia da equipe de Jales, e, ao final, sucumbir à implacável marcação que possibilitou à equipe de Rio Preto anotar apenas 10 pontos, contra 13 de equipe de Jales, que já estava em ritmo de comemoração. Resultado: a pontuação do ataque da equipe riopretense, que tinha uma média na competição de 55 pontos por jogo, conseguiu anotar meros 34 pontos, enquanto o ataque jalesense, que, em média, pontuou na competição 61,3 pontos por jogo, anotou 59, portanto, estabelecendo o placar final da partida em 59 a 31 para Jales.
Os atletas da equipe jalesense comemoraram muito a conquista, pois, em uma competição longa, e que, no segundo semestre, deixaram de contar com o apoio da Prefeitura Municipal sequer para o transporte da equipe, que alegou "falta de verba" e, portanto, viajava em veículos próprios, arcando com todas as despesas da competição, mesmo assim, conseguiu enaltecer o nome de Jales, mantendo a tradição do esporte na cidade. Na competição, ficaram para trás as equipes de Votuporanga, 3ª colocada na série prata, Catanduva, 4ª colocada na série prata, além do vice-campeão, Sesc Rio Preto. Já haviam, também, ficado pelo caminho as equipes de Potirendaba, Automóvel Clube Rio Preto, Bebedouro e Rio Preto Sharks.

Comentários