Prelúdio tem sua primeira semifinal neste domingo






O Prelúdio, único programa de calouros da música erudita do País, promovido e exibido pela TV Cultura, apresenta sua primeira semifinal neste domingo, 24 de novembro. Gravada no auditório do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, com plateia lotada, esta etapa traz quatro jovens músicos disputando duas vagas para a grande final, na Sala São Paulo. Com apresentação de Roberta Martinelli e do maestro Júlio Medaglia, que também assume a direção artística, o programa vai ao ar às 12 horas.
Nesta fase, competem o violinista Wellington Rebouças (22 anos), a soprano Lilian Giovanini (23 anos), o violonista João Batista de Souza (22 anos) e o violoncelista Lucas de Oliveira (19 anos). Eles interpretam, respectivamente, o Concerto No. 3 - I-Allegro non Troppo, de Saint Saens; Qui La você sua soave... Vien, diletto..., da Ópera I Puritani, de Vincenzo Bellini; o Concerto para Violão em Lá Maior, Op. 30 - I - Allegro Maestoso, de Mauro Giuliani; e Concerto n.1 para cello e orquestra em do maior - 1mov, de Haydn.
Os quatro calouros serão avaliados por um júri formado pelos pianistas Gilberto Tinetti e Marcelo Bratke, pelo jornalista e crítico de música Irineu Franco Perpétuo e pela cantora lírica Rosana Lamosa.
No domingo seguinte (1º/12), outros quatro candidatos se apresentam no mesmo auditório, para disputar mais duas vagas na final. São eles: Camila Titinger (soprano), Isaac Andrade (violoncelo), Pedro Navarro (flauta) e Thierry de Lucas (violino).
No Prelúdio, instrumentistas e cantores com até 28 anos têm a oportunidade de mostrar seu talento como solistas de uma orquestra profissional regida pelo maestro Júlio Medaglia. O concurso é composto por seis eliminatórias, duas semifinais, gravadas no Centro Cultural São Paulo, e a grande final, na Sala São Paulo, que será exibida no dia 8 de dezembro.
Os prêmios para o vencedor do concurso são uma bolsa de estudos na Alemanha, oferecida pelo Instituto Goethe, e um concerto a ser realizado em 2014, no Sesi de São Paulo, acompanhado da orquestra do programa.

Comentários