Hospital do Câncer suscita solidariedade

por Demétrio Valentini
O Hospital do Câncer de Barretos, com suas diversas unidades, incluindo a Unidade III de Jales, é sem dúvida a obra que mais suscita solidariedade em toda a região, traduzida sobretudo em campanhas de arrecadação de recursos para a manutenção da estrutura e sustentação do atendimento médico-hospitalar.
E´ uma obra benemérita, de renome nacional e mesmo internacional, que aos poucos vai imprimindo a marca da solidariedade em toda a região, que passa a se dar conta da envergadura desta abençoada iniciativa.
Entre as múltiplas formas de colaborar com o Hospital do Câncer estão as "Casas de apoio", que se destinam a acolher e abrigar seja os pacientes como as pessoas que os acompanham. De tal modo que muitas pessoas, que precisam se deter dias ou mesmo semanas para fazerem seu tratamento junto ao Hospital do Câncer, possam encontrar acolhida e abrigo adequado, segundo suas necessidades.
Diversas cidades da região tomaram a iniciativa de abrirem uma "Casa de Apoio" específica para acolherem seus munícipes. Entre outras, dá para citar as casas de apoio de Birigui, Itajá (Goiás), Valparaíso e Araçatuba. Recentemente o local de encontros da Comunidade Rural do Quebra Cabaça também colocou suas dependências à disposição do Hospital do Câncer para lá acolher quem necessita de apoio.
Em vista desta demanda, o Hospital do Câncer decidiu ampliar sua própria "Casa de Apoio", que já existe em suas dependências. Este é um projeto mais amplo, pensado para dar abrigo simultâneo a mais de 50 pessoas.
Em vista da urgência deste projeto, a Diocese de Jales se propôs incentivar a ampliação desta "Casa de apoio" do próprio Hospital do Câncer.
Esta ajuda financeira vem se somar à outra colaboração maior que a Diocese vem mantendo com o programa de atendimento religioso, que já vem sendo feito há mais tempo. Esta atividade religiosa se traduz em visitas diárias ao Hospital do Câncer, que vem sendo feitas, de maneira organizada, em horário combinado com a direção do Hospital.
E´ de destacar que a assistência religiosa proporciona uma missa semanal, sempre às sextas-feiras, às oito horas da manhã, realizada por enquanto nas dependências do próprio Hospital, enquanto se aguarda a conclusão da capela, que já está em construção, e será inaugurada em breve, quando então a frequência das celebrações da Eucaristia poderá ser até diária. Em todo o caso, a consolidação dos serviços prestados aos doentes de câncer contará sempre com a ajuda espiritual, tão importante para os pacientes e para os funcionários, que continuará sendo prestada pelo serviço de atendimento religioso mantido pela Diocese de Jales.

Comentários