Aumento na contribuição da iluminação pública, decretado pela prefeita, não se justifica

 por Luís Fernando Rosalino - Vereador
Com a edição da Portaria nº 6158, de 08 de novembro de 2013, a Prefeita surpreendeu a todos os jalesenses com um aumento na Contribuição da Iluminação Pública num percentual de 12,90%, para o exercício de 2014.
A surpresa não é pelo fato da edição do decreto, que é uma prerrogativa da Prefeita e autorizada por lei municipal, contudo o aumento de praticamente 13% mostra-se pouco razoável, visto que a inflação para o ano de 2013 ficará em menos da metade do percentual de acréscimo decretado para a iluminação pública. Destaco que mesmo sendo orientação da empresa de energia o índice de reajuste, quem faz o decreto e assina é a prefeita.
Atualmente a prefeitura precisa solicitar e pagar para a Elektro fazer novos pontos de luz, contudo, a partir do ano que vem esta será responsabilidade única e exclusiva passa a ser do município. Este ano solicitamos a intervenção da prefeitura para colocar pontos de luz na Avenida Lima Barreto no Arapuã, na ponte da Avenida Lourival de Souza, entre os bairros Pedro Nogueira e o Alvorada, bem como a troca das lâmpadas queimadas em diversos pontos da cidade. Enquanto falta iluminação pública em muitos pontos, há desperdício de energia com lâmpadas acessas durante o dia, como ocorreu na última semana na Avenida Lourival de Souza.
Ainda é tempo de a prefeita Nice rever o aumento abusivo da iluminação pública. Entendo que aumentos só podem ocorrer com uma demonstração clara de projetos onde os recursos serão investidos e sobre os quais a população possa se posicionar, acompanhar e cobrar caso os projetos não se concretizem. Sem projetos claros estaremos colocando dinheiro em um saco, que está se demonstrando sem fundo, sem que benefícios em favor da população sejam implantados.

Comentários