Seminário regional em Jales discute combate à dengue



Com o objetivo de debater ações de prevenção e combate à Dengue, profissionais de saúde de Jales e região participaram na manhã dessa quinta-feira, dia 24 de outubro, de um encontro promovido pela SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias de Jales, Articuladoras da Atenção Básica do DRS-XV de São José do Rio Preto e Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual – GVE-XXX de Jales.
A reunião aconteceu no Polo de Jales da Universidade Aberta do Brasil – UAB, e contou com a participação de médicos, enfermeiros, profissionais da Vigilância Epidemiológica, agentes de saúde, autoridades de Jales e região, além de representantes de todas secretarias municipais
A reunião intersetorial objetiva buscar alternativas para o controle da dengue em toda a região. A articuladora do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto, Sandra Mendes expôs o tema, falou sobre indicadores da dengue e discutiu, junto ao grupo, ações e métodos de prevenção à doença que preocupa autoridades de diversas cidades do Estado. Também palestraram no evento o chefe do setor de avaliação da Sucen, representando a diretoria regional de Rio Preto, Nestor Cyriaco da Silva Junior , o representante da VISA, Luís Eurípedes de Carvalho e o articulador da Atenção Básica, João Aldo Zanachi.
"A conscientização da população é um dos meios mais eficazes de prevenir essa doença que acomete milhares de pessoas todos os anos. A preocupação em evitar uma epidemia é grande e vamos fazer tudo que for possível para evitar que esse problema atinja nossa cidade e as cidades de nossa região. Para isso é preciso união, determinação e trabalho responsável de todos nós que estamos empenhados nessa causa", disse a secretária municipal de Saúde Nilva Gomes.
Para a chefe de gabinete da pasta, Celma Crepaldi, "abordar o tema e conscientizar ainda mais a população sobre importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes Aegypti é função de todos nós que estamos aqui hoje. É preciso que a comunidade entenda realmente a gravidade dessa doença. A dengue não é só de responsabilidade do município, cada um precisa fazer a sua parte para exterminar esse problema que preocupa toda a sociedade".
O setor de saúde realiza diversas atividades de prevenção, mas não somente a população precisa se envolver nos trabalhos, segundo os palestrantes, é necessário haver a intersetorialidade das ações, envolvendo os setores de educação, obras, planejamento, comunicação, meio ambiente e promoção social.

Comentários