Nova tecnologia reduz medo de exame e incentiva mamografias


O Hospital de Câncer de Barretos como parte do estudo clínico global está utilizando a nova tecnologia SensorySuite, que reduz a sensação de medo e ansiedade de pacientes durante a mamografia, fatores apontados por 25% das mulheres como justificativa para não realizar o procedimento.
Projetado para desviar a atenção do desconforto associado ao exame, a tecnologia oferece técnicas de imersão em realidade virtual que envolvem olfato, visão e audição.
Tudo começa na sala de espera onde a paciente assiste a um vídeo com imagens e sons relaxantes. Neste momento, é possível escolher a experiência a ser vivenciada: fazer mamografia em um jardim, em uma cachoeira ou no mar.
Já na Sala Humanizada de Mamografia, um sistema computadorizado altera instantaneamente o cenário por meio de monitores de alta definição, som surround e difusor de essências. "Estimulamos simultaneamente os sentidos, desfocando a paciente da percepção de ansiedade e desconforto. A ideia é oferecer um ambiente completamente novo", explica a Dra Silvia Prioli Souza Sabino, radiologista mamária do Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos.
A aceitação do novo modelo é grande, conforme mostra pesquisa realizada durante o primeiro mês de funcionamento do SensorySuite. Das 160 mulheres entrevistadas, o estudo considerou 89% que já haviam realizado mamografia anteriormente como base para comparação. Destas, 85% consideram mais agradável a experiência na Sala Humanizada e 58% menos dolorosa. 93% recomendariam aos amigos e 98% retornariam para realizar novo exame.
A modificação da sala de espera reduziu a ansiedade para 86% das mulheres. Já a média de dor referida durante o exame foi de três, em uma escala de 0 a 10. Não houve interferência no tempo de realização do exame.
O levantamento aponta ainda que uma em cada oito mulheres mencionou haver evitado realizar mamografia por medo e a maioria (52%) escolheu a experiência Jardim para a realização do exame.
O SensorySuite foi desenvolvido pela GE Healthcare e, hoje há três soluções instaladas realizando estudos clínicos no Brasil, Bélgica e Canadá "Estudos realizados pela companhia mostraram que experiências olfativas, visuais e sonoras proporcionam maior relaxamento reduzindo a ansiedade e sensação de dor. Foi por esse motivo que desenvolvemos o SensorySuite, trazendo conforto a paciente durante o exame de mamografia", afirma Rima Alameddine, diretora de Detection & Guidance Solution da GE Healthcare para a América Latina.

Comentários