Ler e transformar


Situações de leitura em espaços públicos"
Escola "José Teixeira do Amaral" – Escola de Tempo Integral











Por que é importante ler na escola? Muitos alunos só tem acesso ao material escrito na escola e democratizar esse acesso para ampliar a visão de mundo das crianças, é papel da escola. Também é função da escola garantir momentos para que os alunos possam vivenciar diferentes situações de leitura, sem cobrança, mostrando o valor e a importância da leitura e criar e manter os vínculos do aluno com esse mundo da leitura que possibilita a inserção, o acesso a nossa cultura.
Uma vez por mês, alunos, professores e funcionários da escola EE "José Teixeira do Amaral" em parceria com a Prefeitura Municipal de Urânia que transporta os alunos, saem para ler em diversos locais do município, cada turma vai para um local: outras escolas municipais e estaduais, agência bancária, prefeitura, creche, lar dos velhinhos e praças.
Nesse projeto são oferecidas para os alunos oportunidades de trabalhar uma diversidade de situações de leitura como, por exemplo: a leitura de textos memorizados, de histórias conhecidas, textos que circulam na esfera jornalística, poemas, contos, histórias pouco ou nada conhecida pelos alunos, etc.
Ações
Caravana da Leitura
Consiste na distribuição de fichas de leitura, revistas, jornais e livros bem como a leitura desse material no centro comercial da cidade ao público em geral, nas repartições públicas como bancos, prefeitura, creches, e outras escolas do município, incentivando o hábito da leitura e formando leitores de todas as classes sociais, etnias e credos.
Dose de leitura
Destina-se aos Idosos do "Lar São Vicente de Paula" para mostrar para comunidade que leitura não tem idade. O projeto tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e a participação dos funcionários da instituição para que tornem-se leitores e continuem desenvolvendo atividades de leitura em suas rotinas com os idosos. Todo mês a escola vai ao Lar levar um pouco de alegria e cultura.

Comentários