ESF do Jacb promoveu festa para homenagear as crianças pelo seu dia




A tarde da sexta-feira, 11 de outubro, foi movimentada na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do JACB. Acostumados a procurar a unidade de saúde somente em ocasiões dolorosas, a comunidade vivenciou um início de tarde atípico. Isso porque os funcionários trabalharam de forma árdua, engajada com o objetivo de comemorar o Dia das Crianças com uma grande festa.
O evento começou a ganhar forma através de conversas entre as agentes de saúde e a população, durante as visitas de rotina. Moradores e comerciantes do bairro se dispuseram a ajudar para a realização do evento e, na véspera do "Dia das Crianças" foi só alegria. Roseli, uma das agentes estava emocionada e disse que "a maravilhosa participação do pessoal que contribuiu para a realização da festa mostrou a união da comunidade". Já a técnica de enfermagem Aparecida Conceição ressaltou que "a quantidade de gente na animada e gostosa festa foi superior ao esperado".
De acordo com os profissionais da ESF, a importância de eventos como esse, corrobora com o conceito de saúde que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de enfermidades. Sobre isso, a médica responsável pela unidade, Viviane Formiga, destacou que, "sair da rotina de cuidar de somatizações e diagnósticos é de vital importância, uma vez que, cultura e lazer estão intrinsecamente relacionados à saúde e a integração entre o particular e o coletivo é fator determinante para o bem-estar da população".
Para a dentista do núcleo, Jane Mazotti, eventos como esse correspondem "a uma maneira de integrar a comunidade do bairro com os profissionais do ESF, mostrando que a relação paciente - trabalhador envolve também amizade e paixão inerentes à profissão".
De fato, o esforço coletivo pode ser observado pelo público. Crianças e adultos do bairro compareceram em peso. A farta distribuição de cachorro-quente, doces, refrigerante, pipoca e algodão doce animaram os participantes. Além das guloseimas, as crianças se divertiram com atividades como pintura facial, cama elástica e assistiram a uma atração artística gentilmente oferecida pela companhia de dança Juliani Magri, onde as bailarinas apresentaram o "Show das poderosas".
O engajamento dos funcionários da ESF e a participação da comunidade foram comemorados pela gerente da unidade, Tatiane Sanchez. "Estou feliz e surpresa com a quantidade de crianças e adultos, que superou as expectativas. Quero agradecer a população e os comerciantes do bairro pela colaboração, pois sem essa ajuda a confraternização seria inviável". Tatiane finalizou agradecendo: "agradeço ainda a equipe de funcionários que abdicaram de seu horário de almoço para trabalhar na organização da festa e se emprenharam para que o evento fosse um sucesso. A mobilização serviu para sustentar a ideia que quando o esforço é organizado, tudo é possível".

Comentários