Araraquara sedia o XVI Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, promovido pelo TRT da 15ª Região

Estão abertas as inscrições para o XVI Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro no Centro Internacional de Convenção "Dr. Nelson Barbieri", no município de Araraquara. Iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sob coordenação da Escola Judicial da Corte, o evento abordará, ao longo dos dois dias, temas relevantes sobre direito rural, contemplando desde aspectos polêmicos até as questões relacionadas à saúde do trabalhador do campo, com destaque para a dignidade do trabalho rural; o aperfeiçoamento das condições de trabalho nos canaviais; a questão da insalubridade no trabalho rural, com as exposições excessivas ao calor e às radiações; a viabilidade de pagamento de salário por produção na área rural; além da negociação coletiva, entre outros.
O evento é voltado para magistrados, servidores, advogados, procuradores, estudantes, estagiários e entusiastas da Justiça do Trabalho que buscam reciclagem e aprimoramento. As inscrições podem ser feitas no hotsite http://portal.trt15.jus.br/congressorural e os valores variam de 90 a 120,00 reais. A primeira edição do Congresso Rural ocorreu em 1993. "Já se foram duas décadas, com eventos a cada dois anos e uma programação instigante que buscou sempre colaborar com a dialética juslaboral brasileira", assinala o presidente do Tribunal, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper.
Além de Cooper, estão entre os palestrantes desta edição a desembargadora Elaine Machado Vasconcelos, presidente e corregedora do TRT da 10ª Região (DF e Tocantins); Elio Neves, presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP); a desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, vice-diretora da Escola Judicial do TRT da 15ª Região e membro da Comissão Organizadora do Evento; Paulo Alves Maia, coordenador do Projeto Sobrecarga Térmica da Fundacentro em Campinas; José Manuel Osvaldo Gana Soto, engenheiro químico e de segurança do trabalho; João Batista Martins César, desembargador do TRT da 15ª Região, Francisco José da Costa Alves, professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Cristiano Barreto Zaranza, consultor Jurídico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; Antonio Galvão Peres, advogado trabalhista, professor adjunto de Direito do Trabalho da FAAP; Manoel Carlos Toledo Filho, desembargador do TRT da 15ª Região, e Davi Furtado Meirelles, desembargador do TRT da 2ª Região, São Paulo. A Comissão Organizadora do evento é presidida pelo diretor da Escola Judicial do TRT15, desembargador Samuel Hugo Lima.

Comentários