Ações marcam o Outubro Rosa nas unidades de saúde de Jales



A Secretaria de Saúde de Jales, através das unidades das Estratégia Saúde da Família- ESF’s, preparou uma programação especial para a campanha Outubro Rosa. Desde o início e até o final do mês, as unidades de atendimento à saúde intensificaram seus esforços, buscando a detecção e a prevenção do câncer de mama, incluindo também o combate ao câncer de colo de útero.
Com orientações sobre a importância do autoexame, baseado na palpação das mamas, e com a realização de mamografias e exames Papanicolau, a mobilização foi completa. Os profissionais de saúde reforçaram a importância da detecção precoce, incentivando as mulheres a conhecerem suas mamas e ficarem atentas para alterações suspeitas.
O foco da campanha é a população feminina na faixa etária acima de 40 anos. O câncer de mama quando diagnosticado na sua fase inicial aumenta muito as chances de sucesso no tratamento. Já o papanicolau, é recomendado que todas as mulheres, principalmente entre 25 e 64 anos de idade, e que já iniciaram a vida sexual, realizem anualmente o exame preventivo.
O Outubro Rosa vem derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte e reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida. Toda a população poderá se dirigir as ESF’s e fazer o teste cancerígeno para saber se esta ou não com a doença. Muitas pessoas afetadas pelo câncer já venceram esse mal terrível que é temido em todo o mundo, mostrando histórias de superação.
Para representar a campanha e como forma de simbolizar mundialmente a luta contra ao câncer, os profissionais envolvidos na ação estarão durante todo o mês com um laço no peito de cor rosa e também vestiram roupas da cor.
Programação de Papa Nicolau
ESF Paraíso
– 19/10, sábado, das 9 às 15 horas – ESF Oiti – 19/10, sábado, das 9 às 15 horas: a população pertencente à unidade do São Jorge também será atendida no ESF Oiti. – ESF Arapuã – 21/10, segunda-feira, das 13 às 18 horas – ESF Municipal – 22/10, terça-feira: a partir das 17 horas: a população pertencente à unidade do São Jorge também será atendida no ESF Municipal– ESF Jacb – 23/10, quarta-feira, das 17 às 21 horas – ESF Rural – 23/10, quarta-feira, a partir das 17 horas – ESF Novo Mundo – 25/10, sexta-feira, das 9 Às 19 horas e ESF Roque Viola – 30/10, quarta-feira, das 13 às 18 horas.

Comentários