“Ter um campus da UFSCar na região é um sonho que pode ser realizado”


Foi dessa forma que a presidenta da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jales, Pérola Maria Fonseca Cardoso (PT), descreveu com entusiasmo sua viagem a Sorocaba, na companhia do também vereador petista Luís Fernando Rosalino.

Luís Fernando Rosalino e Pérola Maria Fonseca Cardoso ladeando Hamilton
Pereira, Izídio de Brito Correia, Targino de Araújo Filho e Iara Bernardi.
Os dois parlamentares estiveram naquela cidade terça-feira, 17 de setembro, a convite do deputado estadual Hamilton Pereira (PT) para uma audiência com o reitor da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Targino de Araújo Filho, para conversar sobre a possibilidade de implantação de um campus da universidade na região Noroeste do Estado de São Paulo.
Durante a audiência, a vereadora Pérola afirmou que a luta para a implantação de um campus da UFSCar na região já tem cerca de sete anos. "Somos um município relativamente pequeno, mas uma universidade traria benefícios para mais de 30 outras cidades da região, inclusive com mais dois estados que fazem divisa com a região", afirmou Pérola. Na ocasião também estiveram presentes a deputada federal Iara Bernardi (PT), o vereador de Sorocaba Izídio de Brito Correia (PT), a presidente da Câmara de Araçoiaba da Serra, Adriana Ribeiro (PT), diretor do campus Sorocaba da UFSCar, Isaías Torres, o engenheiro civil da UFSCar, Carlos Marcassa, o coordenador do pólo regional de Jales da Universidade Aberta do Brasil - UAB, Nilton Aparecido Marques, e o presidente do PT de Jales, Antonio Carlos Donizeth Nogueira - Cacaio.
Os parlamentares Iara Bernardi e Hamilton Pereira se comprometeram a agendar audiência no Ministério da Educação para tratar sobre o assunto. Segundo eles "com a aprovação da Lei que destinará 75% dos royalties do petróleo para a Educação, o Governo Federal já anunciou que serão investidos desde a primeira infância até o ensino superior. Por isso, acreditamos que as expansões das universidades também deverão fazer parte deste novo plano".



Comentários