Diretoria de Ensino Jales realiza Seminário de Boas Práticas Educacionais




A Diretoria de Ensino – Região de Jales realizou o "Seminário de Boas Práticas Educacionais", com a participação das sete Escolas Estaduais e as vinte Escolas Municipais, pertencentes aos onze municípios parceiros do Ler e Escrever, que atendem aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no dia 19/9/2013. Foram apresentadas, ao todo, onze boas práticas educacionais, sendo seis das escolas estaduais e cinco das escolas municipais.
Este Seminário contou ainda com a participação da Mestranda Adelaide Maria Nunes Camilo que falou com muita propriedade sobre "Rasuras em segmentação não convencional de palavras", tema de sua pesquisa em andamento na UNICAMP.
Contando com todo apoio e incentivo da Dirigente Regional de Ensino, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, que inclusive fez a abertura do evento e a organização das PCNPs de Alfabetização Carla Renata de Oliveira Lançoni e Lúcia Emi Nemoto Nishimoto, e ainda a participação do Supervisor de Ensino Ayrton Luís Arnoni, responsável pelo acompanhamento na Diretoria de Ensino do processo de alfabetização, que inclusive realizou uma retrospectiva sobre Alfabetização, foi possível assistir a um verdadeiro desfile de boas práticas educacionais.
Este Seminário em âmbito regional se deve ao fato de podermos compartilhar o trabalho realizado pelas escolas de acordo com toda formação recebida no pólo de Araçatuba e ainda na Diretoria de Ensino através das Orientações Técnicas realizadas pela equipe responsável pela formação e acompanhamento do processo e ainda poder através de votação democrática, escolher duas boas práticas para possível participação no Seminário Estadual que acontecerá de 21 a 24 de outubro, em Serra Negra.
O estado, como sabemos, possui noventa e uma Diretorias de Ensino, que estão agrupadas em pólos para formação continuada, em dias e formadores diferentes para a rede estadual e municipal. No pólo de Araçatuba, além de Jales ainda participam as DERs de: Fernandópolis, Votuporanga, Andradina, Penápolis, Birigui e Araçatuba. As duas escolas classificadas no Seminário de Jales irão concorrer com as escolas das outras DERs pertencentes ao pólo citado.
Em 2012, a DER de Jales representou o pólo de Araçatuba no Seminário Internacional realizado pela SEE, em Águas de Lindoia; em 2013 as práticas das EEs "José dos Santos" de Aspásia, com o Projeto "Livro Bom a gente Indica", e a "Profª Élide Apparecida Carlos" de Urânia, com o Projeto "Atividades Permanentes de Leitura", estarão concorrendo no pólo de Araçatuba na escolha da representante para o Seminário Estadual do ano em curso.
Para a equipe da DER. responsável pela formação, orientação, acompanhamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ficou muito claro que todo trabalho desenvolvido nas Orientações Técnicas está chegando e acontecendo no chão da sala de aula, o que demonstra muito compromisso e responsabilidade dos gestores envolvidos e dos professores que atuam com os alunos.
Podemos buscar em Paulo Freire palavras sábias para sintetizarmos o Seminário de Boas Práticas Educacionais: "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".

Comentários