Comemorações da Embrapa de Jales


Na última quinta-feira, dia 19 de setembro, produtores rurais, técnicos, representantes de instituições de ensino e autoridades se reuniram na sede da Embrapa Uva e Vinho - Estação Experimental de Viticultura Tropical (EVT) para comemorar os 40 anos da Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, os 20 anos da estação de Jales e para a inauguração do prédio do Laboratório de Recursos Genéricos e Melhoramentos da Videira.

O vice-prefeito Pedro Callado representou a administração municipal na cerimônia que contou com a presença da diretora-executiva de Administração e Finanças da Embrapa, Vânia Beatriz Rodrigues Castiglioni, do chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Lucas da Ressurreição Garrido, da diretora responsável pela estação de Jales da Embrapa, Rosimeire Lellis Neves e do chefe de pesquisa da Embrapa, Mauro Zanus.
Elogiada por seu papel na transformação do Brasil numa potência agropecuária nas últimas décadas, a empresa conta hoje com 9.812 funcionários, entre os quais 2.389 pesquisadores – desses, 81% têm doutorado ou pós-doutorado, dado que a torna uma das estatais com maior proporção de profissionais altamente qualificados. A Embrapa foi peça fundamental para que o país ganhasse projeção global no setor.
Pedro Callado deu boas vindas aos diretores da Embrapa e disse que a estatal faz parte da história de Jales, além de ressaltar o fato de a empresa, durante seus 20 anos na cidade, ter sido fundamental para revolucionar a agricultura brasileira e até mesmo a de Jales, inclusive com o cultivar de quatro novas variedades de uva. “Temos consciência da importância da Embrapa para o crescimento e desenvolvimento de nosso país. Atualmente o Brasil ostenta diversos títulos na produção e exportação de produtos agropecuários, sendo o maior exportador mundial de café, açúcar, suco de laranja, etanol de cana-de-açúcar, frango e soja, por exemplo. Grande parte desses avanços, frutos de uma verdadeira revolução no campo brasileiro são resultado da inovação e excelência, promovida pela Embrapa”, disse.
A EMBRAPA DE JALES
A história da Embrapa de Jales começou em 1988, quando a convite da Associação Brasileira de Empresas de Planejamento Agropecuário (ABEPA), da Avirjal e da Prefeitura Municipal de Jales, a Embrapa foi convidada a ministrar uma palestra sobre Viticultura no município.
No ano de 1989 foi encaminhada à Embrapa uma solicitação para elaboração de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da viticultura para a região e, dois anos depois, a Prefeitura Municipal de Jales doou 11 ha de terra para a instalação do Campo de Pesquisas em Fruticultura. Com o mesmo objetivo, a Avirjal efetuou a doação de mais 5 há.
No dia 15 de abril de 1993 aconteceu a assinatura do documento que oficializou a criação da Estação Experimental de Jales, vinculada ao Centro Nacional de Pesquisa em Uva e Vinho.

 

Comentários