Casos de Dengue diminuem em Jales, mas população não deve se descuidar”, afirma secretária de Saúde


Diferente dos seis primeiros meses deste ano que o município foi marcado por uma epidemia de dengue, como aconteceu em toda região, os casos tem diminuído na cidade. Nos últimos três meses foram constatados apenas 23 casos, diferente dos 1640 registrados de janeiro a junho deste ano.

Mesmo com a queda, a secretaria municipal de Saúde, através equipe de Combate às Endemias, faz um alerta já que normalmente os casos zeram a partir de julho, uma vez que as temperaturas ficam baixas e diminuem as chuvas. “Esse fato é preocupante, pois mesmo o clima sendo a favor de diminuir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, ainda está havendo transmissão da doença, tememos que quando chegar o período do verão os casos aumentem. Diante desses fatos se torna cada vez mais importante à colaboração de toda população na eliminação de criadouros do mosquito”, afirmou a secretária Nilva Gomes Rodrigues.

“É importante todos verificarem em seus quintais, se as caixas de água estão bem vedadas, colocar areia ou furar os pratos de plantas, colocar cloro nas piscinas, colocar água sanitária nos ralos externos e internos (no mínimo duas vezes por semana), lavar com bucha e sabão os bebedouros dos animais, verificar se calhas e lajes não estão entupidas, verificar se encanamentos de ralos externos não estão entupidos, guardar garrafas, pneus e materiais recicláveis em local coberto, entre outros”, acrescentou a profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, Vanessa Luzia da Silva.

A secretaria de Saúde orienta que ao sentir dois ou mais sintomas relacionados ao da dengue, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor no fundo dos olhos, náuseas, vômitos, manchas avermelhadas na pele, o morador procure a unidade de saúde mais próxima.

Comentários