Prefeitura de Jales e Sabesp firmam convênio para programa “Se Liga na Rede”


A prefeita Nice Mistilides assinou na tarde de quarta-feira, 21 de agosto, convênio com a Sabesp para a adesão ao Programa Se Liga na Rede. Pelo programa, o Governo do Estado subsidia a ligação de esgoto à rede em residências de famílias com renda de até três salários mínimos.
A assinatura que aconteceu no gabinete da prefeita contou com a presença do gerente de divisão da Sabesp de Jales, Gilmar Rodrigues de Jesus.
O objetivo do programa é incentivar as famílias de baixa renda a ligarem seus imóveis à rede de esgoto, aumentando o índice de atendimento do sistema de saneamento existente no Município. A medida já está sendo adotada nos imóveis que já tenham a rede coletora instalada na rua. Oitenta por cento dos recursos serão custeados pelo Governo do Estado e os 20% restantes pela Sabesp.
O Se Liga na Rede tem participação direta com a comunidade. As casas beneficiadas serão visitadas por um agente, que apresentará a iniciativa, explicará os benefícios da ligação de esgoto e verificará se é atendido o critério de renda familiar de até três salários mínimos. Com o Se Liga na Rede, a Sabesp faz todas as instalações internas para o morador. Após a assinatura do Termo de Adesão, o imóvel é fotografado, a obra é agendada e executada.
A ligação à rede coletora de esgotos contribui para a qualidade de vida dos moradores e para a despoluição dos mares, rios e córregos. Quando não existe a destinação correta, o esgoto acaba indevidamente lançado ao meio ambiente.
Jales conta hoje com 100% dos imóveis urbanos abastecidos com água tratada e 100% dos esgotos coletados são tratados. O índice de atendimento com coleta de esgotos é de 98,1%, restando apenas 1,9%, onde estão inclusos: praças, imóveis sem sanitário ou sem condições técnicas para atendimento (abaixo do nível da rua). O programa se liga na rede, visa atender as famílias que não tem sanitários por falta de condições financeiras.

Comentários