No Ensaio, Tulipa Ruiz fala do encontro com David Byrne e das parcerias do seu novo CD



Nascida em Santos e criada na cidade mineira de São Lourenço, Tulipa Ruiz começou cedo sua relação com a música. Primeiro, por influência de seu pai, Luiz Chagas, guitarrista do histórico grupo Isca de Polícia. Segundo, pela trajetória iniciada na juventude, quando tinha um programa de rádio, vendia discos em uma loja e estudava canto lírico.

No Ensaio deste sábado (24/8), ela conta ao apresentador Fernando Faro o passo a passo da sua carreira, que começou no sul de Minas e, anos depois, caiu no gosto de muita gente dentro e fora do Brasil. O programa vai ao ar às 23h15, na TV Cultura.

Tulipa despertou a paixão pela música em casa, por influência da família. “Quando criança, tive a sorte de ter tido acesso aos discos dos meus pais. A discoteca era o nosso presente, meu e do meu irmão”. A lista de artistas prediletos, que moldaram seu estilo de tocar e cantar, vai de Joyce, Zezé Motta, Joni Mitchell, Baby Consuelo até as turmas da vanguarda paulistana e do Clube da Esquina. “Eram os discos que eu mais gostava”, completa.

Outro nome fundamental na sua estante de referências é o de Gal Costa. “Me encantei com ela desde a primeira ouvida. Ela é maravilhosa, grandiosa, uma grande inspiração e referência atemporal na minha vida”.

O primeiro show oficial de Tulipa foi em 2009 em um festival realizado dentro do Teatro Oficina. A partir de então, ganhou aprovação da crítica, do público e de artistas consagrados dentro e fora do território nacional. Um dos que conferiu de perto sua performance foi o ex-Talking Heads David Byrne. Tulipa conta que o convidou para assistir a uma série de shows que fazia ao lado da também a cantora Tiê em Nova York. “Foi incrível a presença dele, tanto pra gente como para as pessoas que estavam lá. Além disso, é muito legal ter esse reconhecimento”.

A cantora também compartilha no Ensaio algumas das experiências da turnê que fez em países como Japão e Inglaterra. Sobre o primeiro destino, diz que foi especial e muito intenso. “Fomos muito bem recebidos pelo público japonês. Eles são apaixonados por música brasileira”.

Em 2012, Tulipa lançou o álbum Tudo Tanto, sucessor do badalado Efêmera (2010), contando com a participação de músicos como Kassin, Lulu Santos e Criolo. Segundo ela, estes nomes surgiram depois que as canções estavam prontas ou prestes a estar, não antes. “Foram as músicas que chamaram os convidados. Elas tiveram que acontecer para eu pensar no Lulu Santos, por exemplo”. Sobre a presença do amigo Criolo no set list do CD, diz: “Foi fundamental. Ele soube lidar magistralmente com essa víbora [nome da composição assinada por ambos em parceria com Gustavo Ruiz, Luiz Chagas e Caio Lopes] que apareceu e que a gente não soube lidar”.

Além de Víbora, Tulipa canta no palco do Ensaio É, OK, Só Sei Dançar, Like This, Desinibida e Efêmera.

Comentários