Municípios região de de Jales recebem recursos para superar a extrema pobreza

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, esteve na manhã de terça-feira, 27 de agosto, em Fernandópolis, para entregar os Cadernos de Orientações do Programa São Paulo Solidário aos prefeitos de Aspásia, Dirce Reis, Marinópolis, Mesópolis, Nova Canaã Paulista, Pontalinda, e Vitória Brasil . O encontro foi na Câmara Municipal de Fernandópolis


O Caderno de Orientações do Programa São Paulo Solidário (na foto sendo entregue  ao prefeito Leandro Polarini, de Mesópolis, pelo secretário Rogério Haman)
traz as providências que as prefeituras deverão tomar para receber o pacote especial de recursos e benefícios direcionados à superação da extrema pobreza. "Essa etapa do Programa, chamada de Compromisso Paulista, tem o objetivo de promover a mobilidade social com ações em educação, qualificação profissional, melhorias na moradia, acesso à água potável e à energia elétrica, entre outros", explicou o secretário Hamam.
Com os planos de trabalho aprovados pelos Conselhos Municipais de Assistência Social, os sete municípios da região de Jales poderão receber o total de R$ 820 mil, para investirem em ações e ativos sociais de superação da pobreza multidimensional.
Recurso - Compromisso paulista
Município
Total (R$)
Aspásia 102.000,00
Dirce Reis 119.000,00
Marinópolis 158.000,00
Mesópolis 110.000,00
Nova Canaã Paulista 101.000,00
Pontalinda 128.000,00
Vitória Brasil 102.000,00
Total 820.000,00
Para o deputado estadual Sebastião Santos, o Governo Estadual tem olhado com maior atenção para o interior do Estado. "A política bem feita traz resultados positivos para a sociedade. O governador Alckmin intensificou as ações no interior, coisa que a gente não via antes. Esse País tem dado condições para aqueles que querem sair do zero e avançar", disse Santos. "Precisamos resgatar a política, porque esta é a mais alta forma de caridade humana", lembrou o juiz e diretor do Fórum de Fernandópolis, Evandro Pelarin.
O São Paulo Solidário foi lançado em 2011. No ano passado, o Programa foi implantado efetivamente em 97 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH/ 2000). Duzentos domicílios foram visitados e responderam ao questionário para avaliar as condições de saúde, educação e padrão de vida, segundo o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM). Com isso, foi possível saber quem são, onde moram e qual grau de privações sociais vivem as famílias, considerando que a pobreza não pode ser medida apenas pela renda.

Comentários