Jales promove ações de combate e prevenção à Leishmaniose

Entre os dias 5 e 10 de agosto será realizada em todo o país a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose e em Jales não será diferente. De acordo com a Superintendência de Controle de Endemias – Sucen, as atividades desenvolvidas ao longo da semana tem o objetivo de estimular ações educativas e preventivas, além de promover debates e discussões sobre as políticas públicas de controle da doença.
Segundo a profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, Vanessa Luzia da Silva, uma série de atividades será realizada e contarão com a participação de profissionais, agentes de saúde e comunidade. "A Leishmaniose é uma doença grave para o ser humano e é preciso manter o alerta para preveni-la. É importante que a população tenha alguns cuidados, evitando o acúmulo de lixo orgânico, para que não haja formação de focos do mosquito transmissor e tenha consciência da posse responsável do animal, potencial hospedeiro da doença", orienta.
Até o dia 10, a Secretaria de Saúde promove trabalhos educativos, alertas de prevenção em carros de som, trabalhos realizados junto às escolas municipais, envio de material educativo para as escolas, entre outras atividades. "Vamos intensificar o trabalho de educação com objetivo de diminuir a incidência de casos da Leishmaniose na cidade e, para atingir esse objetivo daremos destaque ao ciclo de evolução do mosquito, que acontece no solo, principalmente onde se encontram fezes dos animais, frutas e lixo. Vamos orientar as pessoas sobre a importância de manter quintais e o canil dos animais sempre limpos", revelou Vanessa.
Caberá aos gestores e profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária , Serviços de Saúde, equipes da Estratégia de Saúde da Família, Controle de Vetores e de Zoonoses e Controle Ambiental, o planejamento e a organização das ações e intervenções que forem necessárias para conter a expansão da transmissão da doença no município.som, trabalhos realizados junto às escolas municipais, envio de material educativo para as escolas, entre outras atividades. "Vamos intensificar o trabalho de educação com objetivo de diminuir a incidência de casos da Leishmaniose na cidade e, para atingir esse objetivo daremos destaque ao ciclo de evolução do mosquito, que acontece no solo, principalmente onde se encontram fezes dos animais, frutas e lixo. Vamos orientar as pessoas sobre a importância de manter quintais e o canil dos animais sempre limpos", revelou Vanessa.
Caberá aos gestores e profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária , Serviços de Saúde, equipes da Estratégia de Saúde da Família, Controle de Vetores e de Zoonoses e Controle Ambiental, o planejamento e a organização das ações e intervenções que forem necessárias para conter a expansão da transmissão da doença no município.

Comentários