Frente de Trabalho contempla mais de 400 bolsistas na região de Jales



Na tarde de terça-feira, 20 de agosto, prefeitos e moradores de sete cidades da região de Jales participaram da assinatura de contratos da Frente de Trabalho, programa coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que promove a geração de emprego e capacitação profissional. O evento ocorreu no Ipê Park Hotel, em Cedral.
Presente, o secretário de Estado do Emprego e Realções do Trabalho, Tadeu Morais, destacou a implantação do programa. "O ponto mais importante da Frente de Trabalho é a qualificação, para que vocês possam sair daqui capacitados, com maiores chances de serem inseridos no mercado de trabalho", pontuou.
As cidades beneficiadas na região de Jales e os respectivos números de bolsas concedidas foram: Aspásia (60), Jales (90), Rubinéia (60), Santa Clara D’Oeste (60), Santana da Ponte Pensa (60), Mesópolis (50) e São Francisco (60)
Durante seis meses, o programa oferece renda e qualificação profissional à população desempregada e em situação de alta vulnerabilidade social. Os bolsistas recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais.
Os participantes devem prestar serviços de interesse local (quatro dias da semana – 6h/dia) e, no quinto dia, frequentar o curso de qualificação profissional. São 150 horas de qualificação.
Qualificação e cidades beneficiadas
- Os cursos de capacitação serão determinados entre a instituição executora e o coordenador da Frente de Trabalho no município em até três semanas após a implantação do programa. Os módulos variam conforme a carência de mão de obra local.
Em Aspásia, o convênio foi firmado com a AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência). Nas demais cidades, as entidades responsáveis pelos cursos ainda não foram definidas.
Para participar do programa, é preciso ser maior de 17 anos, estar desempregado há pelo menos um ano, residir no Estado de São Paulo há no mínimo dois anos, não ter familiar participante do programa e não receber qualquer benefício social equivalente.

Comentários