É possível

Por Alcídes Leite*
Por Alcídes Leite*
Eu sou engenheiro civil e sei quanto custa construir uma casa, tanto o preço do terreno como o da construção. Sou também professor de economia e sei que é possível a todo cidadão brasileiro viver em uma casa com água tratada e coleta de esgoto. Sei que todas as crianças podem estar na escola e que todos podem ter acesso a um posto de saúde decente. O Brasil não é um país pobre. Com o nosso PIB todo cidadão pode viver decentemente.
Espero que os manifestantes que saíram às ruas recentemente canalizem suas energias: Casa, Escola e Atendimento de Saúde para todos! Devemos gritar: Favelas nunca mais! Cortiços nunca mais! Casas sem coleta de esgoto e serviço de água tratada nunca mais! Crianças brincando sobre córregos imundos nunca mais! Crianças fora da escola nunca mais!
Presidente, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados, Vereadores, Empresários, Profissionais Liberais, Servidores Públicos, Funcionários de Empresas Privadas: É possível, hoje, a todo brasileiro viver dignamente! E se é possível, então por que não conseguimos ainda?
A primeira coisa que devemos dizer é: A corrupção é um crime hediondo! Não pode haver perdão para corrupto! É dinheiro público que deixa de ser usado para o bem comum. Fora corruptos! Fora quem usa dinheiro público para benefício privado! Fora Já!
A segunda coisa que devemos fazer: Todos nós devemos nos unir para acabar com a miséria no Brasil. Vamos à luta, vamos fazer uma revolução pacífica. Vamos pressionar a Justiça para que resolva rapidamente os problemas de espólios e heranças de propriedades desocupadas. Vamos pressionar para que aqueles que possuem imóveis desocupados destinados à especulação sejam taxados progressivamente e suas propriedades sejam destinadas à desapropriação.
Se as recentes manifestações não encontrarem um canal para potencializar sua energia, o povo vai se decepcionar. Os mercadores do caos e os malandros vão entrar em ação. Aliás, eles já entraram. Depredam a cidade ou dizem que as manifestações são conseqüência das melhorias alcançadas recentemente.
Eu acredito que, com bom senso e rigor patriótico, nós podemos dar um salto em qualidade! O Brasil pode ser o país emergente que conseguiu canalizar a revolta do povo para mudar de patamar seu processo de desenvolvimento.
Quem sabe, poderemos aproveitar a visita do Papa Francisco para darmos uma guinada na nossa história. Reforma Urbana, Casa para todos, Escola para todos e Cadeia para Corruptos e Vândalos. Vamos canalizar as nossas revoltas. De forma pacífica e organizada o povo brasileiro pode mudar o Brasil.
* Alcides Leite é economista e professor da Trevisan Escola de Negócios

Comentários